Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Formas de Curtir o Couro
26/03/2017, 09:35
Resposta: #36
RE: Formas de Curtir o Couro
(08/07/2012 00:04)SERGIO Escreveu:  Senhores e Senhoras, eu trago este fórum porque vejo esta técnica como algo profundamente ligado à prática do BUSHCRAFT.

Em busca do resgate de uma técnica primitiva do curtimento do couro, eu apresento uma forma tradicional para este fim.
- Abater o animal;
- Tirar o couro com muito cuidado evitando cortes no carnal (parte interna do couro);
- Com o couro ainda "fresco", passar uma pedra úmida para retirar o excesso de gordura e sangue;
- Abrir a pele e colocar "varetas" estaqueando como quem monta uma pipa;
- Pendurar em local ventilado à sombra por aproximadamente 1 mês;
- Após ter secado, em uma superfície plana, lixar o carnal com uma pedra porosa ou com um tijolo. Depois de deixá-lo macio, passar gordura animal (sem adição de sal) para hidratar.

Esta técnica pode ser usada com outros tipos de couros diferentes ao mostrado no vídeo.
Pode se usar esse couro para diversas coisas: tirar tentos (tiras finas) para confecção de cordas, recortar para fazer roupas, chapéus, bainhas, bolsas, mochilas, calçados, mantas... os nossos antepassados desenvolveram milhares de utilizações que até hoje são usadas.
Segue uma breve ilustração.

Espero que gostem e comentem.

Muito interessante!!!Confuso
Nunca tinha visto um vídeo sobre qualquer tipo de tratamento do couro.
Obrigada pela partilha.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do teblasi
11/05/2017, 17:24
Resposta: #37
Vivendo e aprendendo!
Essa do ovo não sabia mesmo!!

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do matulle
12/05/2017, 13:02 (Resposta editada pela última vez em: 12/05/2017 13:08 por Toscano.)
Resposta: #38
Acredito que este vídeo será útil principalmente para quem, como eu, conhece pouco do assunto mas tem muita curiosidade. Lembro-me que o maior problema que tive nas minhas pesquisas foi justamente entender a terminologia usada (descarne, lonqueada, estaqueamento, etc.) nas apostilas e outras fontes.

Esse vídeo é simples e direto, mostra passo a passo o processo de tratamento do couro, a partir do abate do animal, nomeando as etapas. Piscada

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
06/11/2017, 11:46
Resposta: #39
Bom dia caros amigos e, especialmente, ao criador desta postagem!

Estou com uma dúvida: ganhei algumas aparas e "sobras" de pelego e estou com dificuldade de retirar o pelo que esta sobrando... Tem alguma dica de como posso realizar esse processo?

Desde já grato!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Salsi_RS
06/11/2017, 16:45 (Resposta editada pela última vez em: 06/11/2017 17:03 por matulle.)
Resposta: #40
Se refere a pelego de carneiro?

Não tenho muito conhecimento disso...

Normalmente de usa a cal ou sal (de preferencia)... para ajudar a soltar os pelos do couro... só que pelo que sei é a ultima etapa depois do curtimento e com ele ainda úmido do banho de cal ou sal se coloca encima de um tronco e se faz a raspagem com uma espatula ou faca como é o caso do vídeo que vou anexar!

(06/11/2017 11:46)Salsi_RS Escreveu:  Bom dia caros amigos e, especialmente, ao criador desta postagem!

Estou com uma dúvida: ganhei algumas aparas e "sobras" de pelego e estou com dificuldade de retirar o pelo que esta sobrando... Tem alguma dica de como posso realizar esse processo?

Desde já grato!

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
06/11/2017, 21:37
Resposta: #41
Agradeço entrar no fórum e espero que tenhas conseguido tirar a lã do carnal.

1 Abraaaaaaaaaaço,
Sérgio

(06/11/2017 11:46)Salsi_RS Escreveu:  Bom dia caros amigos e, especialmente, ao criador desta postagem!

Desde já grato!

Utilize o seu conhecimento para o bem do próximo, seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
07/11/2017, 10:25
Resposta: #42
Obrigado pelas dicas amigo Matulle!!!

Vou ver se encontro uma proporção específica do cal para se fazer esse banho de infusão no couro!!!
(06/11/2017 16:45)matulle Escreveu:  Se refere a pelego de carneiro?

Não tenho muito conhecimento disso...

Normalmente de usa a cal ou sal (de preferencia)... para ajudar a soltar os pelos do couro... só que pelo que sei é a ultima etapa depois do curtimento e com ele ainda úmido do banho de cal ou sal se coloca encima de um tronco e se faz a raspagem com uma espatula ou faca como é o caso do vídeo que vou anexar!

Desde já grato!
07/11/2017, 10:26
Resposta: #43
Amigo Sérgio, ainda não, pois não sei ainda a melhor técnica para tal efeito... As sobras de pelegos tem mais de um mês, e não sei a proporção de cal/sal para cada litro de água!

(06/11/2017 21:37)SERGIO Escreveu:  Agradeço entrar no fórum e espero que tenhas conseguido tirar a lã do carnal.

1 Abraaaaaaaaaaço,
Sérgio

Desde já grato!
09/11/2017, 22:54
Resposta: #44
Existem diversas "receitas" que os guasqueiros usam. Vai de cada um a escolha.
Para ser sincero eu nunca vi tirar a lã do couro de ovelha.
Pelam é o couro bovino, lonca ou caprino.
O pelego tem carnal fino e frágil. Caso seja usado, deve ser para fazer artesanato.

1 Abraaaaaaaaaaaaaaço,
Sérgio

(07/11/2017 10:26)Salsi_RS Escreveu:  Amigo Sérgio, ainda não, pois não sei ainda a melhor técnica para tal efeito... As sobras de pelegos tem mais de um mês, e não sei a proporção de cal/sal para cada litro de água!

(06/11/2017 21:37)SERGIO Escreveu:  Agradeço entrar no fórum e espero que tenhas conseguido tirar a lã do carnal.

1 Abraaaaaaaaaaço,
Sérgio

Desde já grato!

Utilize o seu conhecimento para o bem do próximo, seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Como Fazer Estampos Simples p Couro gear queiroz 9 140 06/08/2017 18:23
Última Resposta: Colognese
  Impermeabilização de couro. leo0274 8 2.890 05/11/2015 21:56
Última Resposta: Buda
  Impermeabilização de couro, ajuda leo0274 21 5.731 28/04/2015 20:05
Última Resposta: Colognese
  Como endurecer couro? leo0274 21 7.622 17/12/2013 14:15