Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 3.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos
04/07/2012, 10:17
Resposta: #1
Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos
Senhores e senhoras, saudações!!!
Em diversos esportes há a necessidade do uso de óculos. Nos esporte outdoors, mais ainda!
Quando se sai para o mato é de suma importância o uso de óculos, tanto de dia quanto a noite.
A proteção dos nossos olhos não somente contra os raios solares, bem como insetos, galhos, poeira, anzóis...
Eu uso daqueles óculos que dão quando se faz cirurgia de catarata. Comprarei também um com lentes amarelas para a noite. Sei que são feios e difíceis de acondicionar, mas são parte do E.P.I (Equipamento de Proteção Individual).

[Imagem: 2yvs8m0.jpg]

Utilize o seu conhecimento para o bem do próximo, seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
04/07/2012, 11:16
Resposta: #2
RE: Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos
Ótima dica!

Como já uso óculos de grau, não me preocupo muito em carregar outro. Mas é bom também alertar que nem sempre os óculos protegem os olhos. Em minha ultima ida ao mato, entrou um galho pela lateral dos meus óculos e quase que eu seria gravemente ferido no olho direito (o melhor que eu tenho). Deve-se observar também, além da questão da proteção contra raios solares, a isenção de grau (para os que não têm problemas de visão).

Obrigado pela orientação!

O melhor manual de sobrevivência: A Bíblia!

"...ainda que morra, viverá..." João 11:25-26
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do carlos_emafil
04/07/2012, 11:39
Resposta: #3
Anotadas as observações!!!
Veja que a minha opção de óculos de proteção tem a "lente envolvente" para diminuir o risco de acidentes laterais.

Obrigado pelas contribuições.

(04/07/2012 11:16)carlos_emafil Escreveu:  Ótima dica!

Como já uso óculos de grau, não me preocupo muito em carregar outro. Mas é bom também alertar que nem sempre os óculos protegem os olhos. Em minha ultima ida ao mato, entrou um galho pela lateral dos meus óculos e quase que eu seria gravemente ferido no olho direito (o melhor que eu tenho). Deve-se observar também, além da questão da proteção contra raios solares, a isenção de grau (para os que não têm problemas de visão).

Obrigado pela orientação!

Utilize o seu conhecimento para o bem do próximo, seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
04/07/2012, 11:57
Resposta: #4
Muito bom.
Estava pensando nisso ontem. Sempre uso óculos. EPI mesmo.
Na hora do corte de madeira com facão e com machadinha sempre voa muitos pedaços e lascas de madeira nos olhos. Muito importante!

Atenciosamente;

brasil.aventura
rod.elias@terra.com.br
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do brasil.aventura
04/07/2012, 12:20
Resposta: #5
Valeu por participar!!!

(04/07/2012 11:57)brasil.aventura Escreveu:  Muito bom.
Estava pensando nisso ontem. Sempre uso óculos. EPI mesmo.
Na hora do corte de madeira com facão e com machadinha sempre voa muitos pedaços e lascas de madeira nos olhos. Muito importante!

04/07/2012, 12:21
Resposta: #6
normalmente uso aqueles oculos polarizados feitos pra pescador .

E nao sabendo que era impossivel, foram la e fizeram!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alan Candido
04/07/2012, 12:23
Resposta: #7
É isso aí, proteção para que a prática do esporte!!!

Valeu!!!

(04/07/2012 12:21)Alan Candido Escreveu:  normalmente uso aqueles oculos polarizados feitos pra pescador .

04/07/2012, 20:27
Resposta: #8
Velho, usar oculos de protecao no mato so se for uma area super fechada.( ou em um jogo de paintball nomato ou coisa parecida)
E ate aconselhavel, usar um oculos de seguranca com lentes claras, que nao atrapalhe sua visao.
Pq oculos escuros ou de lentes coloridas( pq lente colorida pode criar uma ilusao e enganar seus olhos) vai acabar te fazer pisar numa jaracucu ou uma urutu cruzeiro.
A atencao e o cuidado sao a melhor seguranca que se pode ter.
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do 1st CAVMeserve
04/07/2012, 23:07
Resposta: #9
Galera, eu acho muito importante o uso do oculos com proteções UVA e UVB pois não só usamos o oculos no mato para proteger de possiveis impactos no olho, mas tambem por causa do Sol que ta Fod*, vi uma reportagem sobre uma corrida na neve e um dos atletas não usou oculos e quase ficou cego!
Eu quase sempre uso, mas nunca pensei por esse lado que o 1ST pensou por isso acho que seria ideal o uso de oculos de EPI de lentes claras, como estes
[Imagem: img4.gif]
Aqui em minha cidade custão menos de 10 pratas!
Abraços

Sem foice ou martelo, sempre verde e amarelo, Brasil és tu guerreiro jovem forte e viril.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Crivelaro
04/07/2012, 23:12 (Resposta editada pela última vez em: 04/07/2012 23:13 por Dambrós.)
Resposta: #10
Sérgio, excelente dica.
Uso esse do meu avatar, uso direto no mato mesmo. Tenho olhos claros e o sol sempre castiga, sem falar as outras coisas que vc citou. Ele e de segurança mesmo, é um EPI, linha de produção automotiva, com proteção UVA e UVB.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Dambrós
05/07/2012, 15:21
Resposta: #11
Valeu a participação!!!
Também concordo que a atenção é muito importante.
Quanto a cor da lente, é de gosto do freguês.
A proteção contra as radiações solares é muito importante.

(04/07/2012 20:27)1st CAVMeserve Escreveu:  Velho, usar oculos de protecao no mato so se for uma area super fechada.( ou em um jogo de paintball nomato ou coisa parecida)
E ate aconselhavel, usar um oculos de seguranca com lentes claras, que nao atrapalhe sua visao.
Pq oculos escuros ou de lentes coloridas( pq lente colorida pode criar uma ilusao e enganar seus olhos) vai acabar te fazer pisar numa jaracucu ou uma urutu cruzeiro.
A atencao e o cuidado sao a melhor seguranca que se pode ter.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do SERGIO
05/07/2012, 15:25
Resposta: #12
As lentes claras que possuem proteções UVA e UVB são ideais, mas para que tem olhos claros, uma lente escura ajuda em outros aspectos.
Estes modelos que tu apresentou são bem mais bonitos dos que os meus. kkkkkkk
Valeu a participação.

(04/07/2012 23:07)Crivelaro Escreveu:  Galera, eu acho muito importante o uso do oculos com proteções UVA e UVB pois não só usamos o oculos no mato para proteger de possiveis impactos no olho, mas tambem por causa do Sol que ta Fod*, vi uma reportagem sobre uma corrida na neve e um dos atletas não usou oculos e quase ficou cego!
Eu quase sempre uso, mas nunca pensei por esse lado que o 1ST pensou por isso acho que seria ideal o uso de oculos de EPI de lentes claras, como estes

Aqui em minha cidade custão menos de 10 pratas!
Abraços

05/07/2012, 15:38
Resposta: #13
Salve, Mestre Dambrós!!!
Jamais poderemos descuidar da segurança, caso contrário, os esportes outdoors serão vistos como algo perigoso e serão levados à marginalidade.

É sempre um prazer receber sua colaboração nos nossos fóruns.

(04/07/2012 23:12)Dambrós Escreveu:  Sérgio, excelente dica.
Uso esse do meu avatar, uso direto no mato mesmo. Tenho olhos claros e o sol sempre castiga, sem falar as outras coisas que vc citou. Ele e de segurança mesmo, é um EPI, linha de produção automotiva, com proteção UVA e UVB.

Abraço.

06/07/2012, 01:50
Resposta: #14
Perai galera, oculos de protecao (resistente contra corpos que possam vir a penetrar ou chocar-se contra os olhos) e uma coisa, oculos de sol (protecao contra luz solar e raios UVA,UVB, descansa as vistas e etc.) e outra.
Eu uso oculos de sol o tempo todo, nao vivo sem eles em hipotese alguma.
Mas, nao o uso no mato fechado, primeiro que na mata fechada nao tem sol, e se o mato e cruel eu uso oculos de protecao de lente clara. Porque um espinho ou um graveto no olho e fod@*, melhor previnir usando um oculos dessa natureza.
Agora se o mato nao for cruel, eu so jogo o oculos de sol pra cima na cabeca pra estudar minha rota e e isso mesmo.
Depois de checar onde vou passar,baixo ele de novo nos olhos e vou embora. Se o mato e cruel eu USO e RECOMENDO USAR OCULOS DE PROTECAO DELENTE CLARA.
Mas honestamente, foram poucos matos onde eu julguei a necessidade do oculos de protecao. E acreditem, lentes coloridas iludem os olhos, cores mudam, sombras, formatos.
Agora oculos de sol uso todo dia, no meu dia a dia. E nao vou em lugar nenhum sem eles.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do 1st CAVMeserve
06/07/2012, 01:58
Resposta: #15
Oculos de Sol hoje em dia é indispensavel ao meu ver

Sem foice ou martelo, sempre verde e amarelo, Brasil és tu guerreiro jovem forte e viril.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Crivelaro
06/07/2012, 16:33
Resposta: #16
A ideia é essa mesmo!!!

Obrigsado por participar.

(06/07/2012 01:50)1st CAVMeserve Escreveu:  Perai galera, oculos de protecao (resistente contra corpos que possam vir a penetrar ou chocar-se contra os olhos) e uma coisa, oculos de sol (protecao contra luz solar e raios UVA,UVB, descansa as vistas e etc.) e outra.
Eu uso oculos de sol o tempo todo, nao vivo sem eles em hipotese alguma.
Mas, nao o uso no mato fechado, primeiro que na mata fechada nao tem sol, e se o mato e cruel eu uso oculos de protecao de lente clara. Porque um espinho ou um graveto no olho e fod@*, melhor previnirusando umoculos dessa natureza.
Agora se o mato nao for cruel, eu so jogo o oculos de sol pra cima na cabeca pra estudar minha rota e e isso mesmo.
Depois de checar onde vou passar,baixo ele de novo nos olhos e vou embora.
Mas honestamente, foram poucos matos onde eu julguei a necessidade do oculos de protecao. E acreditem, lentes coloridas iludem os olhos, cores mudam, sombras, formatos.
Agora oculos de sol uso todo dia, no meu dia a dia. E nao vou em lugar nenhum sem eles.

06/07/2012, 16:35
Resposta: #17
Cada tipo de proteção para cada tipo de terreno.
Óculos escuros no claro; óculos claro na penumbra.

Grato pela participação.

(06/07/2012 01:58)Crivelaro Escreveu:  Oculos de Sol hoje em dia é indispensavel ao meu ver

07/07/2012, 14:18
Resposta: #18
Olá pessoal...excelente tópico.
Passei a utilizar óculos de proteção sempre que vou entrar em mata fechada, principalmente "no facão".

Certa vez, estava na mata, e ao cortar uma folhagem seca, adivinhem só.....foi tenso. Soro, água, pinça etc etc. Depois dessa, tenho sempre um óculos de proteção em minha mochila.
[Imagem: DSC06600.jpg]
Abraço

Selvaaa
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do PAULOCINTI
07/07/2012, 20:59
Resposta: #19
Valeu por participar, postar depoimento e foto no fórum.

Ainda bem que não aconteceu o pior!!!

(07/07/2012 14:18)PAULOCINTI Escreveu:  Olá pessoal...excelente tópico.
Passei a utilizar óculos de proteção sempre que vou entrar em mata fechada, principalmente "no facão".

Certa vez, estava na mata, e ao cortar uma folhagem seca, adivinhem só.....foi tenso. Soro, água, pinça etc etc. Depois dessa, tenho sempre um óculos de proteção em minha mochila.

Abraço

Selvaaa

10/07/2012, 11:26
Resposta: #20
Muito bem lembrado!

Como opção, a motovisor tem uma linha de óculos BBB (barato, barato, barato) e como é feito para motorciclista, aguenta muito bem os "estilhaços" no mato.
Procurem no Gougou!

Abraços a todos!

Mato não é brincadeira, é onde aplicamos o que aprendemos. Respeite!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do rpinkovai
10/07/2012, 11:46
Resposta: #21
Valeu!
Obrigado pela contribuição.

(10/07/2012 11:26)rpinkovai Escreveu:  Muito bem lembrado!

Como opção, a motovisor tem uma linha de óculos BBB (barato, barato, barato) e como é feito para motorciclista, aguenta muito bem os "estilhaços" no mato.
Procurem no Gougou!

Abraços a todos!

13/07/2012, 11:52
Resposta: #22
Ja vi uma reportagem em que um menino índio caiu com o olho em uma ponteira de uma arvore podre!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do ViniciusBR
13/07/2012, 12:02
Resposta: #23
Item importante, principalmente quando é preciso cortar ou abrir trilhas com facão..

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
13/07/2012, 14:23
Resposta: #24
Justo!!!
Obrigado por participar.

(13/07/2012 12:02)Saymon Escreveu:  Item importante, principalmente quando é preciso cortar ou abrir trilhas com facão..

13/07/2012, 14:25
Resposta: #25
Acidentes são muito comuns e muitas pessoas acabam perdendo a visão.

Obrigado por participar.

(13/07/2012 11:52)ViniciusBR Escreveu:  Ja vi uma reportagem em que um menino índio caiu com o olho em uma ponteira de uma arvore podre!!

18/07/2012, 02:02
Resposta: #26
Já me safei de várias galhos nos olhos. Tenho um óculos balístico que o correto era usar nas minhas andadas também, mas por desleixo só uso pra praticar tiro mesmo. Valeu por lembrar e nos alertar!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CR2011VSF
18/07/2012, 11:04
Resposta: #27
Valeu pela sua participação!!!

(18/07/2012 02:02)CR2011VSF Escreveu:  Já me safei de várias galhos nos olhos. Tenho um óculos balístico que o correto era usar nas minhas andadas também, mas por desleixo só uso pra praticar tiro mesmo. Valeu por lembrar e nos alertar!

18/07/2012, 12:09
Resposta: #28
Excelente dica Sérgio, uso um de Sol, o mesmo do meu avatar e um de cor amarelada a noite, ajuda muito pois abre o campo de visão e clareia bem o ambiente. Já me safei de vários acidentes, principalmente com iscas artificiais, quando se está puxando a linha e escapa do peixe ou até de um enrosco, imagina né? vem direto no rosto, hoje to mais esperto, mais já dei graças por estar de óculos.

Abraço.

Não busco a Natureza para fugir da Vida... Busco a Natureza para a Vida não fugir de mim!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Don Colleoni
18/07/2012, 15:08
Resposta: #29
Don Colleoni, obrigado por sua participação no fórum.
Seu depoimento enriquece o assunto abordado.
Eu também já tive acidentes com iscas artificiais. É punk!!!

Valeu.

(18/07/2012 12:09)Don Colleoni Escreveu:  Excelente dica Sérgio, uso um de Sol, o mesmo do meu avatar e um de cor amarelada a noite, ajuda muito pois abre o campo de visão e clareia bem o ambiente. Já me safei de vários acidentes, principalmente com iscas artificiais, quando se está puxando a linha e escapa do peixe ou até de um enrosco, imagina né? vem direto no rosto, hoje to mais esperto, mais já dei graças por estar de óculos.

Abraço.

30/07/2012, 12:12
Resposta: #30
Eu tenho um óculos desse,realmente protege.Abraço.

[Imagem: 14j85md.jpg]

Verdadeiramente só o Senhor é Deus e Jesus Cristo é o Senhor.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do maceió
30/07/2012, 15:08
Resposta: #31
Realmente este modelo protege.
Eu só tenho a versão escura, mas ainda terei a transparente para a noite.

Obrigado por participar!

(30/07/2012 12:12)maceió Escreveu:  Eu tenho um óculos desse,realmente protege.Abraço.

31/07/2012, 14:38
Resposta: #32
vou incluir esse EPI as minhas coisas, obrigado pela dica
Abraços
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Bruno Basile
31/07/2012, 21:08
Resposta: #33
Isso aí, proteja-se!!!
Obrigado por participar.

(31/07/2012 14:38)Bruno Basile Escreveu:  vou incluir esse EPI as minhas coisas, obrigado pela dica
Abraços

01/08/2012, 23:12
Resposta: #34
Depois que uma mosca bateu no meu olho, quando estava andando no meio da floresta, estou sempre usando, boas dicas
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Flavio Ohhira
02/08/2012, 01:18
Resposta: #35
Eu não uso óculos de proteção e óculos escuro também nunca usei na vida. Tenho que rever esse negócio e conseguir um óculos, porque problemas e acidentes com os olhos podem comprometer e estragar tudo que se está fazendo.
É importante este assunto.

Red
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Red
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança e Estratégia de Navegação Roger Dantas 5 1.085 31/08/2017 14:01
Última Resposta: Graxaim Urbano
  Segurança na escalada Jeferson 15 3.928 24/08/2017 14:19
Última Resposta: Graxaim Urbano
  Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca? Norton 66 3.992 28/04/2017 00:15
Última Resposta: 1stCAVMeserve
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 5.858 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 315 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Módulo de Segurança no campo. Kevin S. 5 576 28/02/2017 23:17
Última Resposta: Ronaldão
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 1.504 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai
  Auto segurança no rapel Alvaro 18 5.397 23/04/2013 13:14
Última Resposta: Jeferson

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes