Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Formigas - como se prevenir?
21/06/2012, 02:17 (Resposta editada pela última vez em: 14/12/2012 20:24 por João_C.)
Resposta: #1
Formigas - como se prevenir?
Há algum tempo, um amigo meu foi acampar na divisa de SP com PR, às margens do Rio Paranapanema, e à noite teve uma visita inesperada...

[Imagem: 227091_211772465521527_4504552_n.jpg]
[Imagem: 226762_211772502188190_383556_n.jpg]
[Imagem: 249261_211772525521521_3982342_n.jpg]
[Imagem: 247037_211772558854851_4981187_n.jpg]
[Imagem: 248501_211772642188176_5625765_n.jpg]
[Imagem: 249212_211772685521505_5530_n.jpg]
[Imagem: 249008_211772712188169_5914809_n.jpg]

Como se prevenir dessas formigas?

"Pior do que não terminar uma viagem é nunca partir." - Amyr Klink
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do João_C
21/06/2012, 02:26
Resposta: #2
RE: Formigas - como se prevenir?
puts mano nem imagino como se livrar delas,mas fiquei com dó de ti com essas fotos
que estrago ein irmão?!?!?!?!?
um abraço
Andriolli

"Há um prazer na floresta sem trilhas,
Há um êxtase na margem deserta,
No mar profundo, Há música no seu refúgio.
Eu não amo o homem menos, mas a Natureza mais!"

Lord Byron
21/06/2012, 02:32
Resposta: #3
a barraca teve q costurar ela inteira de novo praticamente auhsuauhshas
mas eu nao tava nesse dia não... graças a deus!

21/06/2012, 02:45 (Resposta editada pela última vez em: 21/06/2012 02:51 por Red.)
Resposta: #4
Que formigas danadas estas aí. Já vi alguns vídeos no you tube que relatam ataque dessas formigas, alguns dizem que elas vão andando e atacando tudo que encontram, outros dizem que é porque vc acampou perto do formigueiro e gerou algum dano a elas.
Eu achei curioso porque aquela tela da foto provavelmente é feita de material sintético e os bichos normalmente não comem este tipo de material. Talvez apenas cortaram a tela para entrar e ver o que tinha lá dentro da barraca.

Excelente ajuda amigo, ótimas fotos.

Red
21/06/2012, 02:49
Resposta: #5
no MINIMO alguem fez o favor de derruba um refrigerante ou algo do tipo,foi o caso?
pq fica muito estranho mesmo irmão,ou alguem tava com algum tipo de perfume que impregnou,do nada elas não iriam come a barraca.
um abraço
Andriolli

"Há um prazer na floresta sem trilhas,
Há um êxtase na margem deserta,
No mar profundo, Há música no seu refúgio.
Eu não amo o homem menos, mas a Natureza mais!"

Lord Byron
21/06/2012, 03:08
Resposta: #6
então, de acordo com meu amigo, eles montaram o acampamento próximo a uma trilha dessas formigas, bem próximo pelo visto...

21/06/2012, 04:21
Resposta: #7
Cara pra evitar formigas o principal é andar uns 10, 15 metros em volta da onde vc quer acampar e ver se não existe nenhum formigueiro grande, se existir nem tente, procure outro local, olhe pro chão também e veja se não tem nenhuma trilha com as formigas andando, as formigas são incetos extremamente organizados que seguem todos as mesmas trilhas não ficam andando desgovernadas então olhe pro chão e veja se não tem trilhas com várias formigas seguindo uma atrás da outra, elas só se desagrupam pra atacar uma ameaça.

em redes use uma técnica que eu já ensinei em um vídeo meu que é usando um pedaço de fita silvertape ao contrário e prender nas cordas da rede, deixando o lado colante pra cima, tudo o que passar ali vai ficar grudado.

Eu tinha uma rede de nylon que usava pra acampar e ela estava dobrada dentro de um armário velho na área de serviço aqui de casa, eu acho que não lavei da ultima vez que tinha usado e ao abrir surpresa, toda picotada com um ninho de formigão vermelho dentro dela, perca total, acho que deveria ter micro restos de comida e as formigas acamparam ali e fizeram ninho, juntei tudo taquei fogo só de raiva e comprei duas redes novas.

em barracas cara, é o que eu disse olhe o local pra ver se não tem formigueiro perto ou se voce não montou a barraca em cima do formigueiro, olhe também em troncos e arvores podres e mortas, algumas formigas costumam fazer ninho nesses lugares também, evite.

se você tiver cinzas da fogueira jogue em volta da barraca toda isso ajuda a evitar as formigas também mas não tem como garantir que você não vai passar por isso, a natureza é complexa e isso é uma coisa normal que temos que estar preparados, já vi casos da pessoa levar spray anti insetos e passar em toda volta da barraca externamente, assim repele as formigas também mas ao chegar em casa tem que lavar a barraca pra tirar o veneno ou tomar cuidado pra não por a mão na barraca com veneno e ir comer depois.

Os antigos falam que formiga não gosta de canela nem de cravo e isso as repele, nunca testei mas está ai mais uma coisa pra testar, evite comer dentro ou próximo a barraca também pra não cair migalhas e chamar essas pragas.

Bom são esses métodos que conheço, flw.

"Aquila non capit muscas."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 12 Membros Gostaram da Resposta do fry
21/06/2012, 04:26
Resposta: #8
Cravo e canela, anotado! hehe

Valeu fry!

21/06/2012, 09:46
Resposta: #9
O irmao, Essa formiga paressem da especie conhecida como correiçao, ela sai a noite busca de alimento o que encontra pela frente.
Melhor desse caso é levar um veneno e passar em volta, onde vai acampar, pelo menos evita transtorno.
21/06/2012, 22:57
Resposta: #10
As dicas do Fry são ótimas, pode seguir sem medo delas. Eu já tive perrengue parecido com isso com essas danadas. Cinza salva qualquer acampamento, sempre me safa delas, mesmo qdo uso rede coloco nas cordas da rede, é tranquilo, não me incomodo com elas o campo todo.
Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
21/06/2012, 23:21
Resposta: #11
Senhores e senhoras, boa noite!!!
Todas as dicas são ótimas, corroboro a dica do Dambrós, a cinza da fogueira é muito boa para espantar, não só as formigas, mas muitos outros intrusos.
Todos os animais não se sentem confortáveis em locais que tenham cinzas. Creio que seja instinto de preservação.
Já havíamos abordado algumas técnicas para se evitar as visitar indesejadas num outro fórum.

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do SERGIO
22/06/2012, 23:02
Resposta: #12
eu sempre uso as cinzas da fogueira tbm, penduro minhas coisas num tripé e faço um montinho de cinzas envolta, quando tem lixo proximo como garrafas de refri que e muito comum vc encontrar num mato graças aos poluidores sem consiencia que fodem com o ambiente deixam p traz, ou que vc mesmo tenha levado, corte elas no meio enfia 3 no chão com a boca p cima, encha d'agua e coloque os pés do tripé dentro, ou faça as 3 poças d'agua usando sacolinhas plasticas mesmo em uns buraquinhos no chão, coloque os pés do tripe bem no centro, longe das bordas, assim as formigas não atravessam nadando e seu tripé estará seguro... valew abraço!

Low tech man in a high tech world
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Marcos Bontempo
23/06/2012, 01:06 (Resposta editada pela última vez em: 24/06/2012 23:58 por Toscano.)
Resposta: #13
(21/06/2012 04:21)fry Escreveu:  Cara pra evitar formigas o principal é andar uns 10, 15 metros em volta da onde vc quer acampar e ver se não existe nenhum formigueiro grande, se existir nem tente, procure outro local, olhe pro chão também e veja se não tem nenhuma trilha com as formigas andando, as formigas são incetos extremamente organizados que seguem todos as mesmas trilhas não ficam andando desgovernadas então olhe pro chão e veja se não tem trilhas com várias formigas seguindo uma atrás da outra, elas só se desagrupam pra atacar uma ameaça.

em redes use uma técnica que eu já ensinei em um vídeo meu que é usando um pedaço de fita silvertape ao contrário e prender nas cordas da rede, deixando o lado colante pra cima, tudo o que passar ali vai ficar grudado.

Eu tinha uma rede de nylon que usava pra acampar e ela estava dobrada dentro de um armário velho na área de serviço aqui de casa, eu acho que não lavei da ultima vez que tinha usado e ao abrir surpresa, toda picotada com um ninho de formigão vermelho dentro dela, perca total, acho que deveria ter micro restos de comida e as formigas acamparam ali e fizeram ninho, juntei tudo taquei fogo só de raiva e comprei duas redes novas.

em barracas cara, é o que eu disse olhe o local pra ver se não tem formigueiro perto ou se voce não montou a barraca em cima do formigueiro, olhe também em troncos e arvores podres e mortas, algumas formigas costumam fazer ninho nesses lugares também, evite.

se você tiver cinzas da fogueira jogue em volta da barraca toda isso ajuda a evitar as formigas também mas não tem como garantir que você não vai passar por isso, a natureza é complexa e isso é uma coisa normal que temos que estar preparados, já vi casos da pessoa levar spray anti insetos e passar em toda volta da barraca externamente, assim repele as formigas também mas ao chegar em casa tem que lavar a barraca pra tirar o veneno ou tomar cuidado pra não por a mão na barraca com veneno e ir comer depois.

Os antigos falam que formiga não gosta de canela nem de cravo e isso as repele, nunca testei mas está ai mais uma coisa pra testar, evite comer dentro ou próximo a barraca também pra não cair migalhas e chamar essas pragas.

Bom são esses métodos que conheço, flw.

Em adição às informações prestadas pelo Fry, lembro que as aberturas dos ninhos dessas formigas em geral têm montes de terra solta formados pela
terra retirada de seu interior. Assim, mesmo que durante o dia vocês não as vejam andando (elas tem hábitos predominantemente noturnos), observe se existem aberturas na terra com essa terra solta. Se tiver, pode esperar que a tardinha e a noite serão "movimentadas" por lá. Apenas como curiosidade, o tamanho de um formigueiro dessas gracinhas ai pode alcançar mais de 200 m² de área, ok? Daí, observar ao redor, como falado pelo Fry, é mesmo essencial. Já que não é permitido se ter um tamanduá de estimação, uma alternativa barata é espalhar mamonas amassadas ao redor de sua barraca. O efeito repelente, nesse caso, tem haver com o efeito toxicante da mamona sobre o fungo, que na verdade é o alimento dessas meninas...

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
23/06/2012, 15:38
Resposta: #14
Salve! todas as dicas ai foram muito boas mas a boa e velha atençao no local aonde vai subir o acampamento é o principal de tudo, as cinzas ajudam bem mas dormir suspenso em chão brasileiro é quase que uma regra, mas a atenção em ver se não está proximo a formigueiros é o principal
23/06/2012, 16:35
Resposta: #15
Pois é Richard, apesar de tudo, o bom mesmo é dormir em rede! O duro é quando você está em vários e apenas uma barraca... Mas as dicas já vão me ajudar bastante!

Obrigado galera!

23/06/2012, 19:07
Resposta: #16
O pessoal deu dicas excelentes, não tenho nada a acrescentar...
Apenas uma observação, não sei que espécie de formiga são essas da foto.
Mas se for formiga de correição, elas não fazem ninhos (formigueiros), elas simplesmente vivem "correndo" dentro das matas, devorando tudo oque tiver no caminho, não param nunca... são nômades.
Talvez a barraca estivesse no caminho delas...hehehhe.

" Para o triunfo do mal, basta apenas que os bons não façam nada."
23/06/2012, 19:22
Resposta: #17
Formigas comedoras de barracas ! ! !
Formigossauros famintus barraquensis.

Cara, me deu pena tb... Ter um equipamento destruído pelas formigas é triste.
Imagina vc dormindo e ser atacado com várias picadas dessas...

Nunca tinha visto formigas comedoras de barracas... Chega a ser engraçado se não fosse triste!

Atenciosamente;

brasil.aventura
[email protected]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do brasil.aventura
23/06/2012, 20:19
Resposta: #18
Tenho um problema idêntico aqui nos fundos da minha casa. Devido à comida do cão e do gato, as formigas são aos milhôes quando o calor começa. Foi à dois dias que isso se passou novamente. Já tenho experiência e aplico um pó proprio contra formigas nos locais onde elas costumam circular e nos buracos dos ninhos. Durante uns 2 meses desaparecem, mas depois o efeito passa elas voltam e tenho de aplicar novamente. Até descobrir esse pó era uma luta diária durante 5 ou 6 meses. Quando vou acampar levo sempre uma bisnaga e nunca fui atacado. Antes usava um spray para uma ou duas semanas de campismo, mas para mais tempo o pó é melhor. Acho que é da Bayer.

Feliciano Paixão
Portugal
23/06/2012, 22:36
Resposta: #19
Ola Pessoal !!!
O que da para observar nas fotos as formigas são SAÚVAS especie de tamanho grande avermelhadas e com truques para cortes as CORREIÇÃO são pequenas e escuras são muito rapidas e não param.

Provavelmente o acampamento foi montado proximo ao formigueiro ou no seu carreiro, elas vao longe para buscar sua comida e cortam como mavalhas.
Espero ter ajudado em algo, Abraço a todos do mato.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do saimon100
25/06/2012, 00:00 (Resposta editada pela última vez em: 25/06/2012 00:02 por Toscano.)
Resposta: #20
(23/06/2012 01:06)Toscano Escreveu:  Em adição às informações prestadas pelo Fry, lembro que as aberturas dos ninhos dessas formigas em geral têm montes de terra solta formados pela
terra retirada de seu interior. Assim, mesmo que durante o dia vocês não as vejam andando (elas tem hábitos predominantemente noturnos), observe se existem aberturas na terra com essa terra solta. Se tiver, pode esperar que a tardinha e a noite serão "movimentadas" por lá. Apenas como curiosidade, o tamanho de um formigueiro dessas gracinhas ai pode alcançar mais de 200 m² de área, ok? Daí, observar ao redor, como falado pelo Fry, é mesmo essencial. Já que não é permitido se ter um tamanduá de estimação, uma alternativa barata é espalhar mamonas amassadas ao redor de sua barraca. O efeito repelente, nesse caso, tem haver com o efeito toxicante da mamona sobre o fungo, que na verdade é o alimento dessas meninas...

Fui ao mato hoje e fiz questão de fotografar uns formigueiros que ficam no caminho por onde passo.
A tal terra solta de que falei tem esta aparência:

[Imagem: 20ppz6r.jpg]

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
25/06/2012, 00:06
Resposta: #21
Nossa esses são os ferozes, se montar barraca perto de um desses pode se prepara pra tormenta noturna hehe

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
26/06/2012, 04:56 (Resposta editada pela última vez em: 26/06/2012 05:03 por Red.)
Resposta: #22
Pode mesmo ser que sejam da espécie saúva. Por aqui são fáceis de encontrar, é uma formiga grande e vermelha.
Já ouvi histórias, não comprovadas, que estas formigas saúvas podem ser usadas para fazer pontos na pele quando nos cortamos. Quando ela te morde ela não solta mais, entao é só segurar ela de modo que propositalmente te morda e feche o corte, depois é só arrancar o corpo dela que a cabeça fica grudada e segurando a pele unida até que cicatrize.

[Imagem: images1.jpg]

Red
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Red
26/06/2012, 16:12
Resposta: #23
Tem uns indios que fazem isso mesmo Red, ja vi isso uma vez na tv...

Low tech man in a high tech world
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Marcos Bontempo
26/06/2012, 16:20 (Resposta editada pela última vez em: 27/06/2012 19:40 por Dambrós.)
Resposta: #24
Já ouvi sobre isso tbém.
Vou começar a levar umas dentro de um vidro, pra me garantir pros próximos cortes. hehehehe

Abraços.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Dambrós
27/06/2012, 19:30
Resposta: #25
(26/06/2012 16:20)Dambrós Escreveu:  Já ouvi sobre isso tbém.
Vou começar a levar umas dentro de um vidro, pra me garantir pro próximos cortes. hehehehe

Abraços.
Isso deve doer pra cacete pqp

"Sejam educados com um homem armado... é uma questão de bom senso" -Merle Dixon
27/06/2012, 20:14
Resposta: #26
É o que dizem Igor, quem não tem cão, casa com gato...

Mas se for observar, pra eles deve ser mais do que normal, até onde sei, o ritual de iniciação dos índios amazônicos ao âmbito de guerreiro é colocando a mão em uma "luva de formigas".

10/07/2012, 18:32
Resposta: #27
por aqui elas são conhecidas como formigas cortadeiras, o terror da soja, elas rapam um pé de soja deixando só o talo. Caçei muito essas porcaria de formiga quando era pia, achava o carreiro e seguia ele até o ninho, jogava um pouco de veneno na boca da toca e elas faziam o resto. Dizem que citronela espanta essas mer**.

Si vis pacem, para bellum
10/07/2012, 20:20
Resposta: #28
Olá pessoal!

Semana passada fiz um acampamento de 5 dias aqui na Amazônia. Fiz um tripé para as mochilas e no dia seguinte tinha um ninho inteiro de cupins dentro da minha Deuter novinha. Um dos matreiros que estavam na equipe passou óleo diesel nos pés do tripé e até o fim da missão nenhum outro bicho havia subido pelo tripé.
Não aconselho ficar jogando diesel no solo porque contamina o meio ambiente. Mas se não tiver outra opção, saibam que comigo funcionou muito bem.

Abraços,
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Felipe Rosa Rabello Ramos
11/07/2012, 14:01
Resposta: #29
(21/06/2012 02:17)João_C Escreveu:  Há algum tempo, um amigo meu foi acampar na divisa de SP com PR, às margens do Rio Paranapanema, e à noite teve uma visita inesperada...

[Imagem: 227091_211772465521527_4504552_n.jpg]
[Imagem: 226762_211772502188190_383556_n.jpg]
[Imagem: 249212_211772685521505_5530_n.jpg]

Como se prevenir dessas formigas?
O melhor a fazer é evitar derrubar líquidos dôces, tipo refrigerante ou suco e t/b não deixar restos de comida perto de barracas ou perto das mochilas. Qdo eu acampo, evito de pendurar a sacola de comidas até mesmo no tripé, pois elas sobem por ele, eu prefiro atar a sacola com uma corda fina em um galho, isso atrapalha elas de chegarem nos alimentos. Abraço!!!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Norton
24/07/2012, 00:07
Resposta: #30
(23/06/2012 19:22)brasil.aventura Escreveu:  Formigas comedoras de barracas ! ! !
Formigossauros famintus barraquensis.

Ahuahahahahaahahha!!! Adorei o nome científico que vc deu para essas bichinhas. Sorrisão

Sds
Toscano VIX
24/07/2012, 00:10
Resposta: #31
Hoje ouvi uma conversa que urina repele formigas devido a amônia... dar uma bela "regada" em volta da barraca e do tripé talvez seria a solução ? irei provocar um formigueiro da próxima vez que for pro mato e tentar esse método, vamos ver se repele mesmo e conto pra vcs...

24/07/2012, 00:11
Resposta: #32
(11/07/2012 14:01)Norton Escreveu:  ... eu prefiro atar a sacola com uma corda fina em um galho, isso atrapalha elas de chegarem nos alimentos...

Boa ideia Norton! Penso em usar sua técnica usando uma linha de pesca (em nylon), que é fina, lisa e forte o bastante para suportar o peso. Valeu!!! Tímido

Sds
Toscano VIX
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
25/07/2012, 02:55
Resposta: #33
Olá Pessoal
Gostei muito da dica da cinza, vou testar.
Eu sempre passo repelente nas cordas da rede, na base dos tripés e assim sucessivamente. Não passo meu EXPOSIS porque é muito caro, então levo um repelente caseiro para esse fim, a base de citronela e cravo; tem funcionado. SorrisãoSorrisão

Selvaaaaa
Citar esta mensagem em uma resposta
25/07/2012, 13:15
Resposta: #34
A cinza funciona muito bem... já o diesel e o pó da bayer que o pessoal aconselha não posso indicar porque infelizmente estes materiais prejudicam não só o meio ambiente... o fato de aspirar este pó é extremamente nocivo à saúde...

Usem a Cinza e caso queira usem o tripé porém dependurem a mochila ou sacola e na corda coloquem a silvertape ao contrário... creio que assim não ocorrerão riscos...

Agora a dica mais adequada é a de um escoteiro: "sempre alerta"! ou seja, observem ao redor, mantenham a área limpa não só de sujeiras trazidas por você, mas de galhos e folhas e na barraca, realize um contorno cavado com cerca de 5 cm de profundidade e coloque as cinzas.

VAlew!
30/07/2012, 11:50 (Resposta editada pela última vez em: 30/07/2012 11:51 por maceió.)
Resposta: #35
Cravo com álcool ou vinagre afasta as formigas é só borrifar no local.Abraço.

[Imagem: 4iy2o9.jpg]

Verdadeiramente só o Senhor é Deus e Jesus Cristo é o Senhor.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do maceió
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Como secar suas botas molhadas Toscano 15 6.588 26/04/2019 23:31
Última Resposta: Toscano
  ONÇA: Como espantar ? andertribo 14 1.618 24/04/2019 10:32
Última Resposta: matulle
  Uso perneira... Mas como protejo meus braços?! José Biologia 14 3.856 18/12/2017 09:59
Última Resposta: José Biologia
  Catástrofes, como agir? vi1fusca 1 1.682 17/01/2014 15:45
Última Resposta: VM3

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes