Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 4.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Demonstraçao de como se rachar lenha grossa com faca (Mors Kochanski)
06/02/2013, 12:52
Resposta: #36
RE: Demonstraçao de como se rachar lenha grossa com faca (Mors Kochanski)
(12/12/2012 10:39)Farrobeira Escreveu:  Já testei em madeira de plátano (relativamente dura) e não funcionou.
Neste caso o mestre Kochanski está a rachar lenha de uma árvore resinosa, é muito mais mole e não têm nós, se já apanhou gelo também fica mais fácil de rachar.
Aí no Brasil deve ser mais complicado, já alguém testou?

Eu já tentei com eucalipto, mas desisti, não deu certo.

No meu último vídeo, o da faca do PL, dá pra se ter uma ideia da densidade do eucalipto que eu encontro por aq, pois com uma faca de 5mm tive que dar muita pancada no lombo dela para poder rachar o tronco.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Dambrós
07/02/2013, 22:39
Resposta: #37
[
Citar:quote='Airton Sergio F Prieto' pid='57997' dateline='1360156801']
Essa técnica de rachar lenha é muito boa descordando de muitos acredito que da para fazer com uma faca de cozinha mais resistente.
[/quote]

Airton, as facas peixeiras de aço carbono da tramontina sao facas que pegam um fio muito bom , quando era garoto e comecei a acampar eu levava apenas uma faca dessas, cortam muito bem , tem um otimo fio e sao baratissimas .
Uma dessas de 4 polegadas nao passa de 6,00 R$ .
E uma alternativa barata !
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Rodrigo Milan
07/02/2013, 22:44
Resposta: #38
(06/02/2013 12:19)Yanaco Escreveu:  
Citar:Este eve ter sido o primeiro vídeo de Mors Kochanski a que eu assisti. Adorei.
Depois disso, fiquei fã.
Ele tem uma visão das coisas do jeito que eu gosto: Sem amostramento. Sem andar descalço pra todo o canto, e sem usar roupinha camuflada até pra ir a casamento. Usa uma faquinha que funciona pra ele, e dane-se o mundo. Nada de facas caríssimas e cheias de "praqueisso".
Já deixou de usar um modelo de canivete por que era caro demais pros alunos.
Sou fã do véio.
E, quando assisto aos vídeos dele, dá uma vontade de ter pinheiros aqui por perto...

Yanaco, Mors Kochanski e o cara no bushcraft, o vovozinho se vira com coisas baratas , a maioria dos videos dele e utilizada a faca mora 511 que é uma das mais baratas , custa la nos EUA uns 10 dolares e com esta faca ele passa todo o conhecimento para seus alunos .
E como o Mac falou , nao e a faca e sim a pessoa que faz a coisa acontecer , conhecimento .
Tambem sou muito fã do veio , gosto muito do estilo dele
valeu !
07/02/2013, 22:47
Resposta: #39
Citar:Subscrevo completamente. Este senhor Kochanski sim é uma pessoa sábia e com uma visão extremamente prática, da minha parte merece todo os respeito.

Apesar de as técnicas por vezes precisarem de ser adaptadas a outras regiões a sua forma de pensar simples, na minha opinião, é a filosofia base do bushcraft.
[/quote]

concordo plenamente com o que falou sem tirar nem por palavras , a simplicidade de Mors e fenomenal !
Como dizem , o simples simplismente funciona e muito bem !!!
07/02/2013, 23:34
Resposta: #40
Mas como ele cortou aquele toco? Quem tem grupião tem outras ferramentas mais adequadas não acham?

Abraços
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do BECEVELI
08/02/2013, 11:04
Resposta: #41
[quote]
(07/02/2013 23:34)BECEVELI Escreveu:  Mas como ele cortou aquele toco? Quem tem grupião tem outras ferramentas mais adequadas não acham?

Sim Beceveli, mas ali no meu ver foi uma demonstraçao de como se racha o toco na falta de um machado, ou seja em uma situaçao em que vc so tenha uma faca !
abraço!
09/02/2013, 06:03
Resposta: #42
Rodrigo, o cara é fera e muito habilidoso, vi o vídeo com calma e achei muito legal, parece o pessoal cortando pedra, com calma e com várias cunhas. Mas ainda acho que só é possível com a madeira cortada de topo, condição improvável se dispormos de apenas uma faca pequena. Mas me desculpo se meu comentário pareceu grosseiro ou pura inveja, não foi esta a intenção.
Abraços a todos.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do BECEVELI
09/02/2013, 09:50
Resposta: #43
Citar:
(09/02/2013 06:03)BECEVELI Escreveu:  Rodrigo, o cara é fera e muito habilidoso, vi o vídeo com calma e achei muito legal, parece o pessoal cortando pedra, com calma e com várias cunhas. Mas ainda acho que só é possível com a madeira cortada de topo, condição improvável se dispormos de apenas uma faca pequena. Mas me desculpo se meu comentário pareceu grosseiro ou pura inveja, não foi esta a intenção.
Abraços a todos.

Que nada Beceveli, nao tem que se desculpar de nada nao , teu comentario nao foi grosseiro, nao esquenta a cabeça !hehehehe
Aqui no meu estado tem alguns parques que nao e permitido entrar nem com facao , imagina machado entao hahaha, ai esta dica do velhinho vem muito bem a calhar .
Ultimamente no parque do Canion guartela aqui no Parana, em alguns lugares nao se pode nem acampar mais e nem andar sem um guia .
Os lugares que se pode acampar nao se pode levar ferramentas pesadas ai pelo menos uma faca tem que ter, ai entra as tecnicas pra gente nao sofrer
Abraço !!
10/02/2013, 12:10
Resposta: #44
OK,
Toda vez que assisto a vídeos em que alguém está rachando lenha, fico encucado por que toda a madeira mostrada está serrada, lisinha, bem apoiada...
Aí me lembrei que nenhum desses caras advoga que se vá ao mato despreparado. Que se leve um machado ou uma serra. Nenhum desses caras faz referência a "Se seu avião cair no meio da floresta amazônica e, por milagre, você não tiver sofrido nenhum arranhão"...
Dia destes, assistindo ao Dual Survival, aprendi a fazer uma serra de cabo, trançando arames. Testei, e prestou.
Mas ainda resta, depois de cortar a madeira, rachá-la para poder fazer fogo. E é aí que essa dica entra.
E outra: Anteontem usei a dica da cunha pra rachar um galho caído no chão. Fiz as cunhas com um canivete e comecei batendo com uma pedra. Funciona.
Por isso que gostei do vídeo. Aprendi as dicas e já usei. Funciona, mesmo que a madeira não esteja motosserramente lisinha.

Sacou?
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Yanaco
11/02/2013, 01:51
Resposta: #45
[
Citar:quote='Yanaco' pid='58540' dateline='1360505428']
OK,
Toda vez que assisto a vídeos em que alguém está rachando lenha, fico encucado por que toda a madeira mostrada está serrada, lisinha, bem apoiada...
Aí me lembrei que nenhum desses caras advoga que se vá ao mato despreparado. Que se leve um machado ou uma serra. Nenhum desses caras faz referência a "Se seu avião cair no meio da floresta amazônica e, por milagre, você não tiver sofrido nenhum arranhão"...
Dia destes, assistindo ao Dual Survival, aprendi a fazer uma serra de cabo, trançando arames. Testei, e prestou.
Mas ainda resta, depois de cortar a madeira, rachá-la para poder fazer fogo. E é aí que essa dica entra.
E outra: Anteontem usei a dica da cunha pra rachar um galho caído no chão. Fiz as cunhas com um canivete e comecei batendo com uma pedra. Funciona.
Por isso que gostei do vídeo. Aprendi as dicas e já usei. Funciona, mesmo que a madeira não esteja motosserramente lisinha.

Sacou?
[/quote]

Tambem ja utilizei a tecnica no vovô Kochanski em meio a mata e nao tem erro , ate achei melhor utilizar a cunha do que ficar sentando porrada na faca do começo ao fim, pois a faca nao vai ultrapassar 6 mm de expessura , ja a cunha pode começar com 1 mm e terminar com 5 cm ou mais !
nao tem boca mesmo Yanaco, ela entra e vai abrindo a medeira sem fazer força .
Concordo com vc plenamente!
11/02/2013, 11:07
Resposta: #46
(10/02/2013 17:34)Roberto Argento Filho Escreveu:  
(10/02/2013 12:10)Yanaco Escreveu:  OK,

Sacou?

Não vejo a série. É possível postar um LINK para o vídeo?

Eu baixei todos os episódios via Torrent.
Basta você entrar em http://www.kat.ph e digitar "Dual Survival Season 01". Depois que baixá-lo, você faz o mesmo para a Season 02 e para os episódios da terceira temporada (só que ao invés de "season 03" você vai ter que colocar S03E00, S03E01, S03E02, S03E04, S03E05 e S03E06, que é o mais recente).
Vais precisar tambem de um cliente de Torrent, e sugiro o Bit Torrent. Basta digitar o nome dele no Google que acharás como baixá-lo.

Um abraço!
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Yanaco
11/02/2013, 11:32
Resposta: #47
Os vídeos que mais gosto de ver são do Mors Kochanski e do Keith Burgess. São senhores com décadas de experiência do mais puro bushcraft e adoram compartilhar o seu conhecimento. O Keith ainda é ativo no youtube, você pergunta nos vídeos dele e ele responde prontamente. Posso dizer que aprendi muito com os dois. Lembrando que o Mors Kochanski possui a maior biblioteca existe sobre Bushcraft e assuntos relacionados. Fico torcendo para aparecer uma alma bondosa e transformar em PDFs toda essa obra, antes que se perca.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
25/04/2017, 21:09
Resposta: #48
Ressuscitando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
26/04/2017, 16:43
Resposta: #49
(20/06/2012 11:33)Rodrigo Milan Escreveu:  Segue mais um video de Mors Kochanski definindo uma faca de bushcraft .
Este e o estilo de faca que ele tem usado por dezenas de decadas e neste video ele demosntra como se racha uma lenha bem grossa com a utilizaçao de uma faca de 4 polegadas .
Valeu!

Técnica muito interessante, na qual a faca só é usada num primeiro momento e, após isso, o trabalho é finalizado com lascas de madeira. Isso, afinal, polpa a lâmina de esforços mais brutais.

Aliás, gostaria de propôr uma revisão no nome do tópico (rsrsrs) onde, ao invés de chama-se simplesmente "Demonstração de como se rachar lenha grossa com faca" ele passe a chamar-se "Demonstração de como se rachar lenha grossa com faca BOA". Hehehe

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
31/05/2017, 09:39
Resposta: #50
(26/04/2017 16:43)Toscano Escreveu:  
(20/06/2012 11:33)Rodrigo Milan Escreveu:  Segue mais um video de Mors Kochanski definindo uma faca de bushcraft .
Este e o estilo de faca que ele tem usado por dezenas de decadas e neste video ele demosntra como se racha uma lenha bem grossa com a utilizaçao de uma faca de 4 polegadas .
Valeu!

Técnica muito interessante, na qual a faca só é usada num primeiro momento e, após isso, o trabalho é finalizado com lascas de madeira. Isso, afinal, polpa a lâmina de esforços mais brutais.

Aliás, gostaria de propôr uma revisão no nome do tópico (rsrsrs) onde, ao invés de chama-se simplesmente "Demonstração de como se rachar lenha grossa com faca" ele passe a chamar-se "Demonstração de como se rachar lenha grossa com faca BOA". Hehehe

Hahahahahahaha, verdade a faca e muito boa mesmo!
Esta tecnica e legal pois qualquer faca razoavelmente boa faz este trabalho, como ele mesmo diz em outros videos, quanto maior for o conhecimento mais simples e seu equipamento!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Milan
31/05/2017, 10:22 (Resposta editada pela última vez em: 31/05/2017 10:22 por teblasi.)
Resposta: #51
Caramba, demais a técnica!!!
Vivendo e aprendendo...
Se me deparasse com uma lenha dessa grossura, já ia querer uma faca de no mínimo 10 polegadas e full tang, ia sentar o cacete e suar muito...kkk
Como o simples pode ser eficiente!!!Piscada

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
31/05/2017, 10:40
Resposta: #52
(31/05/2017 10:22)teblasi Escreveu:  Caramba, demais a técnica!!!
Vivendo e aprendendo...
Se me deparasse com uma lenha dessa grossura, já ia querer uma faca de no mínimo 10 polegadas e full tang, ia sentar o cacete e suar muito...kkk
Como o simples pode ser eficiente!!!Piscada

Verdade Teblasi, por isso gosto dos videos de mors Kochanski, ele utiliza equipamentos simples e baratos por muitas vezes, cada video dele e uma aula !
Abraço!
31/05/2017, 10:41 (Resposta editada pela última vez em: 31/05/2017 10:42 por teblasi.)
Resposta: #53
Rodrigo, li o tópico inteiro!
Valeu amigos todas as observações e respostas me fizeram aprender um bocado!Piscada
Vou me inscrever no canal dele... não conhecia.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do teblasi
03/06/2018, 22:49
Resposta: #54
Reavivando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
04/06/2018, 12:06
Resposta: #55
muito bom o vídeo, mostra como técnica é muito mais importante que ter equipamento X ou Y...
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do jrazeponi
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Idéia Como Espantar Mosquitos (Cupinzeiro) Danilo Coelho 2 63 23/08/2018 13:29
Última Resposta: Paul0w
  Cadeira do Mato, como fazer ? Luiz Uezu 47 22.622 20/06/2018 06:47
Última Resposta: Maka
  Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF) Cliceu 12 6.148 03/06/2018 22:47
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como Funciona a Comunicação via Rádio acima dos 30Mhz (VHF, UHF, etc...) Cliceu 10 4.906 03/06/2018 22:46
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como conhecer tipos de madeira Graxaim Urbano 3 760 23/09/2017 09:53
Última Resposta: Leticia
  Como Fazer Estampos Simples p Couro gear queiroz 9 1.733 06/08/2017 18:23
Última Resposta: Colognese
  Como afiar facas no mato? leo0274 35 21.174 07/07/2017 05:25
Última Resposta: SEVERINO ESDRAS
  Como fazer um tripé (sem amarra quadrada) Rodolpho Menegueti Teixeira 41 17.397 27/04/2017 10:07
Última Resposta: Toscano
  Como se prevenir de ataques de felinos? ribeirinho 129 85.251 26/09/2016 10:24
Última Resposta: matulle
  Como retirar a casca do cipó da mucunã Siará Santos 7 2.480 19/09/2016 23:51
Última Resposta: Siará Santos

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes