Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aliviar dor por ferroada de peixe
17/06/2012, 18:58 (Resposta editada pela última vez em: 17/06/2012 19:55 por fry.)
Resposta: #1
Aliviar dor por ferroada de peixe
Boa tarde, existem alguns peixes de couro que possuem ferrão, se por acaso alguem sofrer algum acidente do tipo cravar o ferrão na mão ou qualquer outra parte do corpo a dica e tirar o olho do peixe e esfregar no local do ferimento.
Eu mesmo ja fiz isso e o resultado foi muito bom!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
17/06/2012, 19:53
Resposta: #2
RE: ferroada de peixe
Foi um jundia estava pescando de espinhel e quando puxei o peixe pra dentro do caico ele ficou cravado em minha perna direita tche que dor macabra, ai fiz o esquema do olho do peixe e a dor aliviou na hora.
18/06/2012, 00:43
Resposta: #3
RE: Aliviar dor por ferroada de peixe
aqui o pessoal usa muito essa do olho de peixe, eu prefiro lavar bem e ja passei pinga tambem(era a unica coisa que tinha rsrsrs), mais em alguns casos so hospital cara tenho um amigo que caiu sentado em cima de um bagre mandi o ferrao entrou uns 4cm ai acabou a pescada e fomos no hospital o medico fez um corte enorme pra tira aquele ferrao deu uns 5 pontos na nadega.

E nao sabendo que era impossivel, foram la e fizeram!
18/06/2012, 01:44
Resposta: #4
funciona mesmo estava pescando uma vez e quando fui tirar o mandi do anzol ele escapuliu e eu o segurei ainda no ar p nãp deixar escapar, entrou uns 3 cm do ferrão dele em minha mão, quando isso acontece o melhor a ser feito e acaber de puchar o ferrão pro outro lado se tiver varado, pois ele tem uma serrinha tipo uma fisga q se puxar de volta ele sai rasgando tudo, meu caso infelismente não atravessou e o companheiro q tava comigo puxou com alicate na hora eu fiz isso ai , furei o olho do peixe e passei a gelatina q tem dentro no local, realmente funciona, ja foi umas 3 vezes q tive d fazer isso, dessa vez anestesiou por uma meia hora depois voltou a doer e não adiantou mais passar o olho dele, meu braço inteiro começou a latejar e doer, tive ate febre por causa disso a pescada p mim acabou tbm, tomei umas 50 gotas de dipirona e dormi umas 4 horas, acordei com o braço e a mão doendo ainda, tive que ficar os outros dois dias da pescaria sem ir pescar, só bebendo comendo e olhando a turma pescar, quando acontece de ser só um arranhão ou uma espetada de leve resolve o problema mas quando e muito fundo só alivia na hora depois o bixo pega, meu avô era benzedor de cobra, muita coisa eu duvido e ate acho graça desses assuntos, mas tem coisa q eu vi ele fazendo que eu tiro o chapéu, da assunto pra um novo topico, uma das coisas que aprendi com ele foi essa manha de furar o olho do peixe, outra que eu me lembrei agora foi no caso de uma picada de abelha em que vc cospe no chão e faz um barrinho com o dedo usando sua saliva depois passa no local da picada, a dor some na hora, e muito doido essas tecnicas e o pior e que comigo funciona!

Low tech man in a high tech world
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Marcos Bontempo
18/06/2012, 12:35
Resposta: #5
Legal, vivendo e aprendendo dessa eu não sabia, valew Mr pampa, abraço

``Sou igual a um puro sangue que não deita no arreio,
prefiro morrer de pé, do que viver de joelho ´´
( Tião Carreiro e Pardinho- Boiadeiro de Palavra )
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
18/06/2012, 12:47
Resposta: #6
Senhores e senhoras, bom dia!!!
Lá pelos idos de 1976/77, eu tinha 9 ou 10 anos de idade, eu fui ferroado na mão direita por um bagrezinho de m@#%*&, numa pescaria lá no rio Mampituba, divisa do RS com SC. Doeu pra burro! Um senhor que estava próximo disse que eu deveria urinar sobre o local. Não fiz isso, mas se fosse hoje, com certeza eu faria. kkkkk

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do SERGIO
18/06/2012, 21:54
Resposta: #7
Foi a única ferroada que levei, tbém de um maledeto de um bagre, dói muito mesmo, mas o que fiz, foi apenas retirar o ferrão e amarguei a dor por um bom tempo. hehehe Coisas de amador na pesca.
Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
12/12/2012, 20:19
Resposta: #8
Quando eu tinha 10 anos levei uma ferroada de bagre, e eu senti tanta dor que quase desmaiei.
O veneno de animais são proteínas, e algumas dessas proteínas de venenos perdem sua eficácia quando se aplica calor no local (água quente, morna, ou até mesmo um secador de cabelo, por exemplo) durante alguns minutos (10-30 mins.).
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Pangeia
12/12/2012, 20:39
Resposta: #9
pessoal,

o uso da urina pra aliviar algumas toxinas é real sim. a urina é um mix de tanta coisa, e nesse suco vão algumas substancias q aliviam principalmente a dor local.

não sei se ainda tenho, teria de procurar, um trabalho feito por um pesquisador brasileiro sobre este uso em alguns casos (mas é coisa antiga, no google já devem se achar mais coisas novas).

eu mesmo já tive de me valer desse recurso qd em uma certa feita atravessei um aglomerado de medusas (água-viva), depois de tomar uma mega vaca na época q ainda tinha as juntas moles pra pegar onda. aqui não se usa roupa de neoprene, no minimo a camisa de lycra, mesmo no inverno, e no dia eu estava só de bermuda. as costas foram totalmente atingidas pelos tentaculos, um pouco do pescoço e as pernas tb. a sorte foi achar uma garrafa pet cortada pela metade e ter liquido suficiente na bexiga pra tomar um banho.

" Aquilo que um homem pensa de si mesmo - é isso que determina, ou antes indica, o seu destino. " (H. D. Thoreau)
12/12/2012, 22:32
Resposta: #10
O que ja usei para tratar (de forma caseira) picada de abelha e queimadura de agua viva foram respectivamente bicabornato de sodio e urina, funcionaram de forma razoavel hehehehehehheheh

abraço

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
13/12/2012, 15:19 (Resposta editada pela última vez em: 13/12/2012 15:25 por Toscano.)
Resposta: #11
Fiz uma pesquisa séria (P.Ex., no artigo Caracterização microbiológica do veneno do ferrão do Bagre (Cathorops agassizii and Genidens genidens)), no Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science e confirmei a suspeita de que realmente existe um tipo de veneno nos ferrões dos bagres. Portanto, o sofrimento da vítima não se deve apenas à perfuração da pele, mas também ao efeito danoso do veneno. Além disso, é necessário cuidar do ferimento a fim de evitar o risco de infecções secundárias, pois a carga de bactérias presentes nesses ferrões é grande.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo, orienta a conduta médica no tratamento e também indica quais ações podem ser tomadas pela vítima no caso de acidentes com ferrões de peixes do tipo Bagre:

PRIMEIROS SOCORROS:
(Vítima) Lavagem intensiva do local;
(Vítima) Imersão em água quente (cerca de 50ºC / testar com a mão) por tempo entre 30 e 90 minutos.

NO ATENDIMENTO HOSPITALAR:
(Médico) Anestésica local; Retirar espículas ou fragmentos de ferrão ou epítelio glandular (Exploração cirúrgica); Fazer profilaxia do tétano.
Caso persistam os sintomas em fases tardias, recomenda-se um raio-x para avaliar possível existência de fragmentos do ferrão.
Em todos os casos (especialmente ferimentos lacerados), avaliar antibioticoterapia: Cafalexina 2,0g/dia por 10 dias ou Amoxicilina e clavulinato de potássio 1,5/dia por 10 dias.

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
13/12/2012, 15:33
Resposta: #12
Se eu pegar um trem desses eu sento a faca no bicho antes de tirar o anzol...

Espere pelo melhor.
Prepare-se para o pior.
22/09/2017, 21:27
Resposta: #13
Retomando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
26/03/2018, 22:33
Resposta: #14
Olá pessoal, nunca tinha ouvido falar dessa dica de passar o olho do peixe no local da picada!

O que sei sobre picadas de peixe é que devemos evitar ao máximo, mexer na parte afectada, porque a tóxina está no local e nada vai retirá-la! O melhor a fazer é manter a calma, mastigar um dente de alho se tiver à mão, se preferir também poderá cortar uma rodela de alho e colocar em cima da picada, para o alho absorver algum desse veneno, mas não se pode apertar a picada! A dor da picada, depende da quantidade de veneno, do sítio onde foi picado e varia de pessoa para pessoa!

A urina também tem efeito analgésico porque a temperatura da urina neutraliza os efeitos da toxina e pode também desinfectar a ferida, porque a urina contém amoníaco, muitos patogénicos não resistem à urina, evitando assim um cenário de uma infeção complicada! Mas a urina trás também as suas consequências sobre uma ferida, se mata os patogénicos, também poderá queimar as células dos tecidos lesados e resultar dai uma cicatriz menos bonita.

O melhor desinfectante que podemos fazer em campo é ferver água e dissolver umas pedras de sal, "atenção ao colocar a água muito quente, para evitar queimaduras na pele"!

Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa! "Ironia do destino!"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Joao Carmo
07/04/2018, 12:15
Resposta: #15
E pra mordida de traíra tem remédio? Fura o "zóio" do peixe nesse caso não funciona, já testei. Depois de levar muita ferroada de mandi levo sempre um alicate em qualquer pescaria, só de ouvir o ronco dele já dá raiva. Confuso

Si vis pacem, para bellum
07/04/2018, 12:38
Resposta: #16
Poxa para mordida de traíra não sei nada que alivie a dor e o pior é que dói pra valer e também sangra muito em virtude de um anti coagulante que tem nas gengivas da bocuda, dai é aguentar no osso do peito!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Mr pampa
07/04/2018, 15:12
Resposta: #17
Quando dá pra desnucar a bocuda é tranquilo, uma tremidinha no rabo e tá no céu, acabou o perigo de toma uma dentada. Agora quando é um bitelona fica dificil e perigoso... é que nem tenta desnucar um cabrito, nada que um pontaço na parte macia atras da cabeça que não resolva.

Si vis pacem, para bellum
07/04/2018, 15:37
Resposta: #18
a espora de um mandim ja passou triscando na minha mão....e só isso ja deixou doendo um bocado.
Rapaz....dessa historia do olho, não sabia. rsrsrs

Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens.
Ecl. 9:10
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Reynhard
08/04/2018, 19:59
Resposta: #19
Mas se é pra matar traíra é fácil, é só dar uma batida firme com as costas de uma faca cerca de um dedo atrás da linha dos olhos e tá feito o nocaute eterno!
15/04/2018, 14:55 (Resposta editada pela última vez em: 17/04/2018 11:19 por Miztli.)
Resposta: #20
@LEÃO DO MATO, que bom retomar o tópico, tanto para os novos membros quanto para os velhos!

Os acidentes com animais no meio aquático também merecem atenção.
Há mais pesquisa nos acidentes com animais terrestres, peçonhentos ou não.
O grande @Toscano já resumiu as medidas básicas, que ainda estão vigentes, Neste post vou atualizar, ampliar e justificar um pouco por que sim as medidas a tomar e por que não aquelas que melhor não.

As ferroadas de raias e bagres e os acidentes com "água-viva" ainda merecem mais atenção científica (vou comentar em outro post sobre as "águas vivas", ou "mãe-d'água").
Na falta de evidência, a necessidade e a medicina popular (tradicional ou apenas a baseada em dizem-que-dizem) estão cheias de receitas, pouco confirmadas pelo método científico.

Do que sabemos até hoje é que todos os Bagres (peixe-gato) tem espinhas defensivas e, várias famílias, tem veneno.
Os acidentes acontecem durante a manipulação, seja na pesca esportiva quanto nos criadouros.
No Sul dos EUA (USA) há até uma tradição-esporte (chamam de Noodling) de pegar só com a mão bagres escondidos em toucas, algo que possivelmente também seja feito aqui pelos ribeirinhos.
As principais famílias de Bagre de água doce envolvidas com envenenamento na América do Sul são a Doradidae (como o "Cui-Cui" e o Abotoado) e a Pimelodidae (principalmente o "Mandi", mas também está o Pintado), e representam, sozinhas até 40% de todos os acidentes com peixes, peçonhentos ou não (5% é com raias, e o restante 55% por peixes apenas traumatizantes como piranhas e traíras, mas também inclui ferimentos puntiformes sem envenenamento, como os causados por armaus, tilápias, tucunarés, corvinas, piaparas e piaus através dos espinhos das nadadeiras).
O veneno dos bagres de água salgada é, geralmente, mais potente.
Os Bagres tem um ferrão tanto na barbatana dorsal como nas peitorais.
Na foto a seguir da para ver uma barbatana dorsal e a posição dos receptáculos do veneno, num bagre de água doce.

[Imagem: 24l0uqd.jpg]

Tratamento para acidente com Bagres
No geral, o envenenamento é menor quanto mais rápido são iniciadas as medidas terapêuticas.
Dor é a principal manifestação e esta é dada, primeiro pelo ferrão (a maior ferrão, maior trauma e maior dor) e depois, também pelo veneno.

Uma medida comum para todos é a de aplicar calor local para diminuir a dor, seja inibindo a progressão ou, além disso, revertendo os efeitos do veneno ao serem quase todos eles feitos de proteínas termo-sensíveis.
Como a maioria das vezes as áreas comprometidas são as extremidades, recomenda-se colocar em água quente (MAXIMO 45 GRAUS CELSIUS) por 30 a 90 minutos ou até conseguir melhora da dor.
Há livros e manuais que falam de um máximo de 50ºC, mas geralmente, acima de 45ºC é bem mais difícil tolerar a água quente.
É claro que, raramente, alguém terá água quente pronta na hora do acidente; então, entanto ela é providenciada, a colocação de uma fonte de calor PERTO poderá ajudar (chaleira com líquido dentro, tição).
E como saber quanto são 45º se menos que alguém carregue termômetro?
Em termos bem gerais, se conseguimos assegurar o nosso dedo da mão dentro da água por 10 segundos, a temperatura é por volta dos 43ºC (essa técnica é emprestada da cozinha e funciona!).
O comentário do @Pangeia, quanto a usar um secador de cabelo, é certamente ótima ideia, mas apenas para quem levar secador de cabelo numa pescaria. Feliz.

Urina, a 36-37º, NÃO será quente o suficiente para inativar o veneno ( a propósito dos comentários do @wguerreiro , @AndreAugusto e o @JoaoCarmo .
E mais uma esclarecimento fisiológico: urina não é expelida nem tem componentes capazes de provocar lesão direta no tecido. Indiretamente, por ser um bom meio de cultura bacteriana, poderia propiciar a reprodução de bactérias já no local (introduzidas com o ferrão ou não), que não foram levadas pelo fluxo de xixí.

Entre outras medidas populares não-científicas está também a de utilizar o muco da pele do bagre para esfregar na ferida do ferrão MAS diversas especies destes peixes tem veneno liberado na superfície da pele durante o estresse, o que pode complicar ainda mais as coisas.
Gelatina do olho do peixe? Não encontrei nada acadêmico sobre isso (@Mr pampa) mas o @marcos Bontempo refere ter usado várias vezes com sucesso; pessoalmente, se eu tentasse, teria bem cuidado de tirar o olho lavar para tirar qualquer resíduo do muco da pele e só depois furaria para obter a gelatina.

É importante a higiene do local da ferida para evitar o outro problema associado que é a infecção da ferida, que pode ser apenas local ou, no pior dos casos, extensa e profunda a partir da local da ferida. Ideal, água fervida ou qualquer líquido disponível, inclusive pinga (se é o que houver) a como @Alan Candido fez. Mas água limpa (preferível potável ou fervida) é sempre o melhor.
Na figura copiei uma tabela com os diversos agentes nocivos que já foram encontrados nas feridas de bagre. Alguns moram pacificamente na nossa pele intata, ainda sendo perigosos, outros podem ser da água onde o peixe estava e outros são próprios da superfície do peixe.

Analgésico oral (ou injetado) ajudaria no componente traumático da dor.

Assim que possível: a ferida deve ser explorada (aberta) por pessoal da saúde para buscar/retirar restos do ferrão, sujeira, tecido morto (o veneno é necrosante) e até resíduos de veneno.

Acidentes com ferrão podem também ser MUITO graves, comprometendo a viabilidade de um membro, por lesão de nervo ou de artéria, ou até comprometendo a vida, se por azar pegar artéria importante e não são dados os primeiros socorros e a posterior atenção médica apropriada.

Por último, aproveitando o post do @Mr pampa, a Traíra (assim como a Piranha), na verdade, não tem anticoagulante na gengiva. O trauma com os dentes afiados e a força com que morde provocam o sangramento, que deverá se conter por pressão direta mantida durante pelo menos 5 minutos, e sem ficar olhando cada 30 segundos e sem ficar mexendo o dedo, porque não permite (retrasa) a formação adequada do coágulo.

Saludos!

Obs: bibliografia consultada, além do artigo na foto, o Wilderness Medicine de Auerbach 7ma ed., e a dissertação de mestrado "Acidentes com pescadores por peixes traumatizantes e peçonhentos no baixo curso do rio Tietê, Estado de São Paulo" (https://repositorio.unesp.br/bitstream/h...llowed=y).
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Miztli
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Tratar ou aliviar dores de queimaduras. F.Paixão 29 13.114 19/12/2017 14:54
Última Resposta: RafaelgBotelho

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes