Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bushcraft & sobrevivência abaixo de zero graus
01/12/2012, 21:44
Resposta: #36
RE: Bushcraft & sobrevivência abaixo de zero graus
caramba!

aqui esse ano tb fez frio, deve ter dado uns 24º C, huahuahuhua

caras, se der 22º C os casacos mofados saem do armário; 20º C aqui na cidade o povo acha q tá começando uma nova glaciação.

com 15º C aqui na capital a baianada entra em extinção.

particularmente adoro o frio. no interior pegamos umas friacas boas, principalmente nas serras e na Chapada Diamantina. no sertão à noite tb desce a temperatura e aí só uma fogueira e um whisky de cana pra esquentar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do wguerreiro
02/12/2012, 09:20
Resposta: #37
(01/12/2012 21:04)Caburai Escreveu:  Olá pessoal, o frio por aqui chegou. Pretendo fazer mais alguns vídeos nesse inverno. Espero que os irmãos gostem.
Abs

Brother, obrigado por partilhar connosco o clima onde reside... como disse é apenas o começo, lá para o principio do ano vai ter de juntar mais uma manta ao seu agasalho... mas faz parte né..
Abraço

Vai e, se der medo, vai com medo mesmo.
02/12/2012, 13:44
Resposta: #38
Isso memo Carlos. No meio de janeiro, 0C é quente em vista dos -15 ou -20C hhhbhhh
Abracao e obrigado por comentar.

"Vede como é grande o amor concedido a nós pelo Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." 1 Jo 3:1
15/12/2012, 20:34
Resposta: #39
(08/06/2012 14:07)Vagnei Ioner Escreveu:  Pois é meu amigo Caburai, hoje me levantei e pensei nisso, aqui amanheceu com 6° graus positivos mas na minha terrinha esta -2°, heheheheheh São José dos Ausentes -6°. Como sou da capital o frio não pega tanto mas apesar disto gosto muito do frio, mas uma coisa interessante é o nosso frio aqui no Sul, cara é muito humido então quando voce tem -5° a sensação é de -13°, nosso tipo de roupa não é apropriada para isso e nem se tem como comprar roupas melhores para isso, quando era militar eu notei isso na pele no EB não tinha roupas quentes porque a maior parte do país faz uma media de 20° somente aqui no sul tinhamos a japona de combate que não era la grande coisa não.......
Esse tópico é muito bom porque penso que podemos discutir técnicas de quem conhece frio porque te confesso que nestes 3 meses não da vontade de ir para o mato não. Mas em fim voltando a hoje pela manhã eu pensava porque não ir nesta época? Agora abro o pc e vejo este tópico, só tenho a dizer que realemente é uma ótima idéia mesmo. Um abraço

Mas barbaridade irmão... legal encontrar um vivente destas paragens por aqui! Tenho parentes e amigos ai em São Jose dos Ausentes. Sou natural do RS mas ultimamente moro aqui em Floripa. No ultimo maio estive fazendo uma trilha saindo de Morro Grande SC e chegando em São Jose dos Ausentes pelo Aparados, passando pela serra do Pilão e serra do realengo,
punck pra caramba. Cara estou pra chegar por aí em janeiro, de repente combinamos uma incursão dos grotões da serra.
16/12/2012, 16:06
Resposta: #40
Neste final de semana fui até ao mato... por aqui está passando a depressão Niky... chuva para cacete... lama, riacho cheio e cima de tudo estava 2 grau hoje pela madrugada... mas estava tudo tão bonito... valeu o esforço...
Abraço
[Imagem: 2psj5et.jpg]

16/12/2012, 16:58
Resposta: #41
(16/12/2012 16:06)Carlos Santos Escreveu:  Neste final de semana fui até ao mato... por aqui está passando a depressão Niky... chuva para cacete... lama, riacho cheio e cima de tudo estava 2 grau hoje pela madrugada... mas estava tudo tão bonito... valeu o esforço...
Abraço

Bonito lugar Carlos, deve ser muito bom para uns acampamentos, passeios e aventuras.

Red
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Red
16/12/2012, 17:42
Resposta: #42
(16/12/2012 16:58)Red Escreveu:  
(16/12/2012 16:06)Carlos Santos Escreveu:  Neste final de semana fui até ao mato... por aqui está passando a depressão Niky... chuva para cacete... lama, riacho cheio e cima de tudo estava 2 grau hoje pela madrugada... mas estava tudo tão bonito... valeu o esforço...
Abraço

Bonito lugar Carlos, deve ser muito bom para uns acampamentos, passeios e aventuras.

Sem duvida amigo... costumo pernoitar no sitio abaixo... junto ao rio... mas com o frio que estava, fiquei foi na lareira com a piazada e a patroa assando umas entremeadas...
Abraço
[Imagem: 1zgxbb5.jpg][Imagem: 2u6k1tg.jpg]

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Carlos Santos
16/12/2012, 18:30 (Resposta editada pela última vez em: 16/12/2012 18:51 por rafael trentin.)
Resposta: #43
Opa, assunto bom!

Também prefiro ir para o mato no inverno, pelos motivos já citados acima.
Menos pessoas acampando, menos insetos, e menos calor(óbvio).
Eu odeio dormir calor pq não tem outra solução senão ventilado ou ar condicionado(nada pratico), já no frio é só colocar roupa e se cobrir bem.

Moro na zona sul do RS que quase não possui serras e morros, apenas pampa, é menos frio que a serra gaucha e catarinense, mas perde por poucos graus, 2 ou 3 geralmente.

É frio, mas nada comparado com países do norte ou até mesmo aos países das patagônias e cordilheiras aqui do lado. Considero o frio daqui( de 5 a -5) agradável para acampar.

Tem os agravantes do frio que são a umidade e o vento, eles transformam um frio de 0 graus em sensação térmica de -10. Evitar a umidade e suor é vital, e logo após o minuano(vento cortante de origem polar).
As extremidade sofrem bastante, a dica das camadas é de fato uma das melhores maneiras de contornar o suor que depois de frio é congelante.
Eu também levo muitas mudas de meia, o pés suam e ficam muito frios.

Minha experiencia mais fria foi este ano com -2 graus, e sensação de -14.
Eu nunca dou uma de bear grylls, levo sempre tudo que acho necessário para passar bem! Pratico as técnicas de bushcraft, mas sempre tenho uma estrutura de acampamento.
Para dormir usamos barraca de 4 estações, eu dormi com um isolante térmico EVA de 5mm comum, e um saco de dormir da DOITE primex hollo tec 1 para 0 graus(marca argentina, boa por sinal). Dormi de camiseta e bermuda de futebol, tranquilo, nem precisei fechar muito a boca do saco de dormir.
Meus amigos, menos experientes, dormiram em colchão inflável e com edredons, passaram muito frio e demoraram para conseguir dormir, o colchão inflável não isola o frio do chão e o ar dentro dele é gelado, além do edredom deixar o frio entrar pelos lados.

Queimamos muita lenha, a dica é levar uma corda grossa para amarrar e puxar troncos grande caídos de lugar de difícil acesso, ou ainda presas por fibras da arvore, para depois processar a lenha com calma em um lugar melhor.

A comida é pesada, quando levamos carne assamos na primeira noite, levamos tbm linguiça seca defumada, queijo em barra, pão, massa instantânea e normal, molhos prontos, queijo ralado, bastante água, suco em pó, e quando levamos isopor fazemos barras de gelo com potes de sorvete que duram quase três dias(puro conforto), e mais algumas coisas...

Vou continuar acompanhando o tópico!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do rafael trentin
17/12/2012, 09:49
Resposta: #44
Caburai aqui no Rio Grande do Sul (serra gaucha) no período do inverno a temperatura baixa muito e um cobertor desse ajudaria a enfrentar o frio no meio do mato ou na beira de um rio pescando trutas. Nessa época do ano temperaturas negativas fazem parte do nosso cotidiano.
Abraço.
[Imagem: 2i8ke49.jpg]
[Imagem: awvs7m.jpg]

Quem muito fala não pensa ! Quem pensa não fala, se comunica.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Colognese
17/12/2012, 17:17
Resposta: #45
(16/12/2012 18:30)rafael trentin Escreveu:  Opa, assunto bom!

Eu odeio dormir calor pq não tem outra solução senão ventilado ou ar condicionado(nada pratico), já no frio é só colocar roupa e se cobrir bem.

Moro na zona sul do RS que quase não possui serras e morros, apenas pampa, é menos frio que a serra gaucha e catarinense, mas perde por poucos graus, 2 ou 3 geralmente.

É frio, mas nada comparado com países do norte ou até mesmo aos países das patagônias e cordilheiras aqui do lado. Considero o frio daqui( de 5 a -5) agradável para acampar.

Tem os agravantes do frio que são a umidade e o vento, eles transformam um frio de 0 graus em sensação térmica de -10. Evitar a umidade e suor é vital, e logo após o minuano(vento cortante de origem polar).
As extremidade sofrem bastante, a dica das camadas é de fato uma das melhores maneiras de contornar o suor que depois de frio é congelante.

Eu nunca dou uma de bear grylls, levo sempre tudo que acho necessário para passar bem! Pratico as técnicas de bushcraft, mas sempre tenho uma estrutura de acampamento.
Para dormir usamos barraca de 4 estações, eu dormi com um isolante térmico EVA de 5mm comum, e um saco de dormir da DOITE primex hollo tec 1 para 0 graus(marca argentina, boa por sinal). Dormi de camiseta e bermuda de futebol, tranquilo, nem precisei fechar muito a boca do saco de dormir.
Meus amigos, menos experientes, dormiram em colchão inflável e com edredons, passaram muito frio e demoraram para conseguir dormir, o colchão inflável não isola o frio do chão e o ar dentro dele é gelado, além do edredom deixar o frio entrar pelos lados.

Queimamos muita lenha, a dica é levar uma corda grossa para amarrar e puxar troncos grande caídos de lugar de difícil acesso, ou ainda presas por fibras da arvore, para depois processar a lenha com calma em um lugar melhor.

A comida é pesada, quando levamos carne assamos na primeira noite, levamos tbm linguiça seca defumada, queijo em barra, pão, massa instantânea e normal, molhos prontos, queijo ralado, bastante água, suco em pó, e quando levamos isopor fazemos barras de gelo com potes de sorvete que duram quase três dias(puro conforto), e mais algumas coisas...

Vix... acampamento 5 ***** vai bem preparado para todas as eventualidadesSorrisão
Abs.

17/12/2012, 17:22 (Resposta editada pela última vez em: 17/12/2012 17:31 por rafael trentin.)
Resposta: #46
(17/12/2012 17:17)Carlos Santos Escreveu:  
(16/12/2012 18:30)rafael trentin Escreveu:  Opa, assunto bom!

Vix... acampamento 5 ***** vai bem preparado para todas as eventualidadesSorrisão
Abs.

Carlos

Isso quando vamos de carro! Ai não tem desculpa para passar sufoco...
Mas quando vamos de ônibus ai bicho pega e não tem muita mordomia! hahaha
Ah sim e quase sempre ficamos 4 dias e 3 noites...
06/01/2013, 03:56
Resposta: #47
Pessoal, mais algumas dicas para o frio. Abs

"Vede como é grande o amor concedido a nós pelo Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." 1 Jo 3:1
06/01/2013, 05:55
Resposta: #48
(06/01/2013 03:56)Caburai Escreveu:  Pessoal, mais algumas dicas para o frio. Abs

É sempre bom estar minimamente preparado...
Abraço

06/01/2013, 10:28
Resposta: #49
Fry, nas caçadas de marrecão este cantil é um companheiro inseparável.
Um gole de whisky aquece o peito do vivente e da coragem para ficar horas dentro do banhado.
Abraço !

06/01/2013, 10:51
Resposta: #50
[quote='Caburai' pid='52702' dateline='1357451769']

Caburai, excelente o teu vídeo !
Têm muitas coisas que vou agregar ao meu carro, já fiquei atolado em estradas que cortam fazendas e tive que passar a noite, sinalizei a posição do veículo com luz química e um bom cobertor quebrou o galho, pois os campos amanheceram brancos de geada.
Abraço !

06/01/2013, 16:42
Resposta: #51
(06/01/2013 05:55)Carlos Santos Escreveu:  
(06/01/2013 03:56)Caburai Escreveu:  Pessoal, mais algumas dicas para o frio. Abs

É sempre bom estar minimamente preparado...
Abraço

Obrigado Carlos,
Abs

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Caburai
06/01/2013, 16:43
Resposta: #52
(06/01/2013 10:51)Colognese Escreveu:  [quote='Caburai' pid='52702' dateline='1357451769']

Caburai, excelente o teu vídeo !
Têm muitas coisas que vou agregar ao meu carro, já fiquei atolado em estradas que cortam fazendas e tive que passar a noite, sinalizei a posição do veículo com luz química e um bom cobertor quebrou o galho, pois os campos amanheceram brancos de geada.
Abraço !

Colognese, que bom que gostou. Realmente coisas simples mais eficientes fazem toda a diferença na hora do aperto.
Abs

10/02/2013, 12:05
Resposta: #53
Pessoal, todos viram pela televisão sobre a nevasca que afetou a região norte dos EUA. Alguns me perguntaram se estou bem, sim, graças a Deus. Tudo bem.
Aproveitei para fazer um vídeo sobre a nevasca e mostrando um pouco para vocês como é que ficou por aqui.
Espero que gostem.

[/video]

10/02/2013, 12:16
Resposta: #54
Isso sim é neve. Parabéns pelo vídeo Caburai. Vlw por compartilhar.

Nessas horas, vendo imagens assim, agradeço a Deus em morar em uma lugar de clima tropical.

Não deve ser nada fácil enfrentar algo assim.

Conheço neve e frio moderado. Acampei muito na serra catarinense, já peguei -7 graus, uma delícia, mas algo dessa magnitude tem que estar praparado mesmo.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
10/02/2013, 14:18
Resposta: #55
Caburai,
Fico contente que está tudo ok com você, após enviar a resposta da minha MP.
Abração e "divirta-se" com a neve Lingua
Noinha !

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
11/02/2013, 01:30
Resposta: #56
(10/02/2013 12:16)Dambrós Escreveu:  Isso sim é neve. Parabéns pelo vídeo Caburai. Vlw por compartilhar.

Nessas horas, vendo imagens assim, agradeço a Deus em morar em uma lugar de clima tropical.

Não deve ser nada fácil enfrentar algo assim.

Conheço neve e frio moderado. Acampei muito na serra catarinense, já peguei -7 graus, uma delícia, mas algo dessa magnitude tem que estar praparado mesmo.

Pois é irmão, realmente não é fácil, mas chega a um ponto que vc acaba acostumando.
Abs.

11/02/2013, 20:06
Resposta: #57
Caburai, moro na serra gaucha onde no inverno faz muito frio, nevando eventualmente, mas nada pode ser comparado a isso que você nos mostra.
Valeu por compartilhar as imagens.

13/02/2013, 15:33
Resposta: #58
(10/02/2013 12:05)Caburai Escreveu:  Pessoal, todos viram pela televisão sobre a nevasca que afetou a região norte dos EUA. Alguns me perguntaram se estou bem, sim, graças a Deus. Tudo bem.
Aproveitei para fazer um vídeo sobre a nevasca e mostrando um pouco para vocês como é que ficou por aqui.
Espero que gostem.

[/video]

Bem elucidativo da sua situação seu video.... neve pelo joelho... me lembro que um lindo dia em Dusseldorf (Alemanha) nos aconteceu o mesmo.... mas aí fomos todos jogar á bola em cueca no campo de futebol com neve acima do joelho... foi bem divirtido... o pior foi o banho quente de seguida.... o corpo deitava fumo tal era a diferença de temperatura....kkkkkkkkkkkk
Abraço amigo...
[Imagem: 9q9ut0.jpg]

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Carlos Santos
03/01/2014, 00:35
Resposta: #59
O tempo está inclemente aqui na região nordeste dos EUA.
Já nevou o dia inteiro, aproximadamente 17 cm de neve, ainda com previsão para nevar mais 25 a 45 cm no período da noite.
A temperatura está em -6C, e com sensação térmica de -25

[Imagem: noaa-clouds.jpg]

19/07/2014, 18:11
Resposta: #60
Legal, eu já usei pedras enterradas quando acampo na beira do rio no inverno, faço uma fogueira e coloco muitas pedras no meio depois espalho as pedras e as brasas e cubro com areia uma boa camada pois fica muito quente, depois é só montar a barraca, mas acaba com a resistência do piso da barraca, quero testar montando a rede bem baixo a uns trinta cm do chão e ver se aquece do mesmo jeito.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do FERO
19/07/2014, 19:18
Resposta: #61
Faço algumas pescarias de Trutas no inverno, ainda não arrisquei passar a noite acampado com temperaturas negativas, apesar de já ter pensado no assunto !
Vamos ver se nesse inverno colocamos em prática esse projeto .
Abrs.

19/07/2014, 20:49
Resposta: #62
(19/07/2014 18:11)FERO Escreveu:  Legal, eu já usei pedras enterradas quando acampo na beira do rio no inverno, faço uma fogueira e coloco muitas pedras no meio depois espalho as pedras e as brasas e cubro com areia uma boa camada pois fica muito quente, depois é só montar a barraca, mas acaba com a resistência do piso da barraca, quero testar montando a rede bem baixo a uns trinta cm do chão e ver se aquece do mesmo jeito.

Fero experimente embrulhar algumas pedras numa toalha e colocar dentro do saco de dormir. Não há nada melhor.
Abs

19/07/2014, 20:50
Resposta: #63
(19/07/2014 19:18)Colognese Escreveu:  Faço algumas pescarias de Trutas no inverno, ainda não arrisquei passar a noite acampado com temperaturas negativas, apesar de já ter pensado no assunto !
Vamos ver se nesse inverno colocamos em prática esse projeto .
Abrs.

Colognese, é muito bão acampar no frio. Mas, um conselho, vá preparado, com boas roupas, saco de dormir bom e um excelente isolante térmico.
Utilize o conceito de camadas para se vestir.

abs

23/07/2014, 17:44
Resposta: #64
(19/07/2014 20:49)Caburai Escreveu:  
(19/07/2014 18:11)FERO Escreveu:  Legal, eu já usei pedras enterradas quando acampo na beira do rio no inverno, faço uma fogueira e coloco muitas pedras no meio depois espalho as pedras e as brasas e cubro com areia uma boa camada pois fica muito quente, depois é só montar a barraca, mas acaba com a resistência do piso da barraca, quero testar montando a rede bem baixo a uns trinta cm do chão e ver se aquece do mesmo jeito.

Fero experimente embrulhar algumas pedras numa toalha e colocar dentro do saco de dormir. Não há nada melhor.
Abs

Sugestão aceita, me caro, e veio na época certa, ta um friozinho por aqui essa semana, final de semana estarei no mato e colocarei a dica em pratica.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do FERO
23/07/2014, 22:36
Resposta: #65
(23/07/2014 17:44)FERO Escreveu:  
(19/07/2014 20:49)Caburai Escreveu:  

Abs

Sugestão aceita, me caro, e veio na época certa, ta um friozinho por aqui essa semana, final de semana estarei no mato e colocarei a dica em pratica.

Fero,
Depois conta para nós como é que foi a experiência.
Abraços

24/07/2014, 00:58
Resposta: #66
(01/12/2012 21:44)wguerreiro Escreveu:  caramba!

caras, se der 22º C os casacos mofados saem do armário; 20º C aqui na cidade o povo acha q tá começando uma nova glaciação.

particularmente adoro o frio. no interior pegamos umas friacas boas, principalmente nas serras e na Chapada Diamantina. no sertão à noite tb desce a temperatura e aí só uma fogueira e um whisky de cana pra esquentar.

Muito bacana seu comentario, me recordei quando estive no Pará, e lá é muito quente, medias acima dos 30ºC facilmente, recordo duas ocasiões, uma cheguei em Belem eram 4:00 da madrugada estava 36ºC e durante o dia ficou em torno dos 42ºC; passado alguns dias, muita chuva caiu para 28ºC e o filho de um amigo ficou resfriado por conta do "frio"e no PS estava lotado de crinaças com problemas respiratórios por conta da queda de temperatura.

Lucio Travassos
=============
Si vis pacem, para bellum
24/07/2014, 02:16
Resposta: #67
(24/07/2014 00:58)Luciotravassos Escreveu:  

Muito bacana seu comentario, me recordei quando estive no Pará, e lá é muito quente, medias acima dos 30ºC facilmente, recordo duas ocasiões, uma cheguei em Belem eram 4:00 da madrugada estava 36ºC e durante o dia ficou em torno dos 42ºC; passado alguns dias, muita chuva caiu para 28ºC e o filho de um amigo ficou resfriado por conta do "frio"e no PS estava lotado de crinaças com problemas respiratórios por conta da queda de temperatura.

Essa questão da adaptação do corpo ao clima regional é muito interessante mesmo. Sempre que viajo noto essa diferença. O estado do Tocantins, na minha opinião, é o inferno na terra, o lugar é quente que até a lente do óculos fica embaçada, mas curiosamente o povo de lá consegue até usar polo e calça jeans. Aqui no DF muitas pessoas sentem bastante a questão da umidade relativa do ar que é baixíssima, acarretando diversos problemas de saúde.

O dia mais seco já registrado na história da cidade foram incríveis 5% de umidade no ano de 2010. Em tempos assim o que tem de gente em hospital com nariz sangrando ou boca repleta de feridas não é brincadeira.

[Imagem: ur_brasilia_aero_set2010.jpg]

Outro fator muito preocupante em tempo mais seco é a elevação de casos de doenças pulmonares. A baixa umidade facilita a suspensão de diversas partículas, dentre elas o pólen, terra e poeira, que adentram nos pulmões e ocasionam alergias, crises de asma e bronquite, e por ai vai.

Segundo o Correio Brasiliense, às vezes, alguns dados acerca da umidade relativa e o regime de chuvas são manipulados afim de evitar calamidades.

Essas considerações são de suma importância na preparação daquele que vai acampar numa região adversa, afinal, como foi muito bem colocado, o "fresco" para uns, pode ser o "frio de rachar" para outros. O mesmo com o calor e a umidade, quem não esta habituado a eles deve sempre reforçar a hidratação, do contrário as dores de cabeça e outros sintomas da desidratação serão certos.

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do VM3
24/07/2014, 03:19
Resposta: #68
(24/07/2014 02:16)VM3 Escreveu:  
(24/07/2014 00:58)Luciotravassos Escreveu:  

Essa questão da adaptação do corpo ao clima regional é muito interessante mesmo. Sempre que viajo noto essa diferença. O estado do Tocantins, na minha opinião, é o inferno na terra, o lugar é quente que até a lente do óculos fica embaçada, mas curiosamente o povo de lá consegue até usar polo e calça jeans. Aqui no DF muitas pessoas sentem bastante a questão da umidade relativa do ar que é baixíssima, acarretando diversos problemas de saúde.

O dia mais seco já registrado na história da cidade foram incríveis 5% de umidade no ano de 2010. Em tempos assim o que tem de gente em hospital com nariz sangrando ou boca repleta de feridas não é brincadeira.

[Imagem: ur_brasilia_aero_set2010.jpg]

Outro fator muito preocupante em tempo mais seco é a elevação de casos de doenças pulmonares. A baixa umidade facilita a suspensão de diversas partículas, dentre elas o pólen, terra e poeira, que adentram nos pulmões e ocasionam alergias, crises de asma e bronquite, e por ai vai.

Segundo o Correio Brasiliense, às vezes, alguns dados acerca da umidade relativa e o regime de chuvas são manipulados afim de evitar calamidades.

Essas considerações são de suma importância na preparação daquele que vai acampar numa região adversa, afinal, como foi muito bem colocado, o "fresco" para uns, pode ser o "frio de rachar" para outros. O mesmo com o calor e a umidade, quem não esta habituado a eles deve sempre reforçar a hidratação, do contrário as dores de cabeça e outros sintomas da desidratação serão certos.

Lembro em uma epoca da minha vida, que vivia na ponte aére RJ-SP, saindo de SP com 12ºC e chegando no RJ com 30ºC e na volta , saia do RJ com 35ºC e chegava em SP com 9ºC; passei um ano gripado até meu organismo se adaptar, as vezes tinha que ir a noite para São Caetano do Sul, no ABC, era mais frio ainda, batia facil a casa dos 5ºC, era de matar qualquer um.

Lucio Travassos
=============
Si vis pacem, para bellum
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Luciotravassos
24/07/2014, 16:04
Resposta: #69
Esse negócio de adaptação do corpo realmente é interessante.

O período de inverno aqui no Hemisfério Norte é de Dezembro a Fevereiro. E nesse período quando o inverno está correndo solto, as temperaturas podem cair até -30º C ou mais, dependendo do fator vento.

Dentro do período de inverno existe um fenômeno que se chama "Indian Summer" ou "Verão de Índio ou Verão Indígena" traduzido livremente. Esse "Indian Summer" pode durar as vezes até uma semana inteira durante o inverno.

Nesse fenômeno, as temperaturas sobem de -30º C para 0º C. A diferença de temperatura é tão brusca que quando está a 0º C, o pessoal sai de shorts e camiseta nas ruas pois está "calor", hhhhhh

Abraços

24/07/2014, 17:00
Resposta: #70
(24/07/2014 16:04)Caburai Escreveu:  
Esse negócio de adaptação do corpo realmente é interessante.

O período de inverno aqui no Hemisfério Norte é de Dezembro a Fevereiro. E nesse período quando o inverno está correndo solto, as temperaturas podem cair até -30º C ou mais, dependendo do fator vento.

Dentro do período de inverno existe um fenômeno que se chama "Indian Summer" ou "Verão de Índio ou Verão Indígena" traduzido livremente. Esse "Indian Summer" pode durar as vezes até uma semana inteira durante o inverno.

Nesse fenômeno, as temperaturas sobem de -30º C para 0º C. A diferença de temperatura é tão brusca que quando está a 0º C, o pessoal sai de shorts e camiseta nas ruas pois está "calor", hhhhhh

Abraços

Em Las Vegas presenciei algo semelhante, porém, completamente oposto. Se tratava da inversão do calor extremo para o "frio", mas não sei se há alguma expressão que utilizam para isso.

Todos passavam os dias nas ruas com roupas leves e shorts ridiculamente curtos face a média de 40º C, mas daí durante a noite caia para uns 20º~24º C e o pessoal se agasalhava... Lingua Isso na rua né.

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do VM3
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF) Cliceu 12 8.250 03/06/2018 22:47
Última Resposta: LEÃO DO MATO

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes