Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fibra natural extraída do Rami, muito forte.
19/07/2019, 18:44
Resposta: #1
Fibra natural extraída do Rami, muito forte.
Boa noite companheiros! Fiz um vídeo que pra nós acho de grande valia, mostrando a utilização do Rami para fazermos cordas. Material semelhante ao Sisal, porém bem mais forte. Espero servir aos companheiros.
Forte abraço a todos!!!

As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.

Charles Darwin
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Survival Mac
21/07/2019, 08:39
Resposta: #2
RE: Fibra natural extraída do Rami, muito forte.
(19/07/2019 18:44)Survival Mac Escreveu:  Boa noite companheiros! Fiz um vídeo que pra nós acho de grande valia, mostrando a utilização do Rami para fazermos cordas. Material semelhante ao Sisal, porém bem mais forte. Espero servir aos companheiros.
Forte abraço a todos!!!

Vou procurar esta planta por aqui...Obrigado pela contribuição guerreiro....

Desbravando sempre.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
22/07/2019, 22:02
Resposta: #3
(19/07/2019 18:44)Survival Mac Escreveu:  Boa noite companheiros! Fiz um vídeo que pra nós acho de grande valia, mostrando a utilização do Rami para fazermos cordas. Material semelhante ao Sisal, porém bem mais forte. Espero servir aos companheiros.
Forte abraço a todos!!!

Gostei muito do vídeo meu caro! Confesso que não conhecia essa planta, na vdd pode até ser q já tenha visto em minhas andanças mas não sabia dessa possibilidade de extrair fibras tão resistentes.

Por aqui, encontro muita espada de São Jorge (já está virando praga rssss) da qual extraio as fibras e faço cordame como o que utilizei nos itens primitivos em ambos os concursos do FBB que participei e inclusive estou devendo postar um vídeo ou fotos do processo (fotos e vídeos já estão gravados, só preciso de um tempinho pra montar).

Grato por compartilhar mais esse conhecimento.

Grande abraço

"Atire-me aos lobos e
voltarei liderando a alcatéia."
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Maka
23/07/2019, 07:07
Resposta: #4
Realmente Mec foi de grande valia! gostei do vídeo! também, não tinha conhecimento
desta planta Rami, vou da uma busca pó esta banda vê se tem
Parabéns e muito obrigado pó compartilhar!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do SEVERINO ESDRAS
23/07/2019, 12:37
Resposta: #5
Uso esse modelo de espiriteira para fazer café também. Acho melhor que usar uma feita de latinha que pode deformar com facilidade.

Manufatura de cordames de forma simples ou primitiva é algo que não se fala muito. Uma por que todos levam as cordas e fios necessários outra por ser demora para obter as fibras; algumas cascas ou tipos de agaves tem que ser secos por dias para se tirar as fibras de qualidade. Alguns indígenas colocam para apodrecer na lama para facilitar a colheita das fibras, simulando um semi apodrecimento que mantém as fibras verdes.

Já o trançado, sempre difere de pessoa para pessoa. E se pode fazer uma mini maquina de fazer corda quando se precisa de muita corda.

Boa aula!

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do matulle
23/07/2019, 15:01
Resposta: #6
(21/07/2019 08:39)Expedicionário Escreveu:  
Forte abraço a todos!!!

Vou procurar esta planta por aqui...Obrigado pela contribuição guerreiro....

Expedicionário tmj irmão!

As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.

Charles Darwin
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Survival Mac
23/07/2019, 15:10
Resposta: #7
(22/07/2019 22:02)Maka Escreveu:  
Forte abraço a todos!!!

Gostei muito do vídeo meu caro! Confesso que não conhecia essa planta, na vdd pode até ser q já tenha visto em minhas andanças mas não sabia dessa possibilidade de extrair fibras tão resistentes.

Por aqui, encontro muita espada de São Jorge (já está virando praga rssss) da qual extraio as fibras e faço cordame como o que utilizei nos itens primitivos em ambos os concursos do FBB que participei e inclusive estou devendo postar um vídeo ou fotos do processo (fotos e vídeos já estão gravados, só preciso de um tempinho pra montar).

Grato por compartilhar mais esse conhecimento.

Grande abraço
Fico feliz que tenha contribuído meu amigo, já aprendi tanta coisa no fórum e poder retribuir é satisfatório. Posta as fotos pra gente ????. Grande abraço meu amigo!

Charles Darwin
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Survival Mac
23/07/2019, 15:18
Resposta: #8
(23/07/2019 07:07)SEVERINO ESDRAS Escreveu:  Realmente Mec foi de grande valia! gostei do vídeo! também, não tinha conhecimento
desta planta Rami, vou da uma busca pó esta banda vê se tem
Parabéns e muito obrigado pó compartilhar!!!

É de grande satisfação saber que contribui meu amigo! Espero que encontre na sua região e faça bom uso dela, eu esqueci de mencionar no vídeo mas essa planta também serve de alimento para galinha e coelho. Abraço meu amigo!

Charles Darwin
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Survival Mac
23/07/2019, 15:30
Resposta: #9
(23/07/2019 12:37)matulle Escreveu:  Uso esse modelo de espiriteira para fazer café também. Acho melhor que usar uma feita de latinha que pode deformar com facilidade.

Manufatura de cordames de forma simples ou primitiva é algo que não se fala muito. Uma por que todos levam as cordas e fios necessários outra por ser demora para obter as fibras; algumas cascas ou tipos de agaves tem que ser secos por dias para se tirar as fibras de qualidade. Alguns indígenas colocam para apodrecer na lama para facilitar a colheita das fibras, simulando um semi apodrecimento que mantém as fibras verdes.

Já o trançado, sempre difere de pessoa para pessoa. E se pode fazer uma mini maquina de fazer corda quando se precisa de muita corda.

Boa aula!
Apesar de achar um pouco grande essa espiriteira eu gostei dela, só vou modificar os 3 apoios. O correto realmente é deixar elss secarem ao sol por pelo menos 2 dias, mas eu achei o resultado dela satisfatório mesmo antes da secagem total. Eu estou pra postar um vídeo sobre a Agave Sisalana. Mas notei que as outras agaves também tem fibras bem resistentes só não sei se a da sisalana é mais forte, mas se for a diferença não é tão grande, pois consegui fazer umas amaras que tiveram o mesmo aproveitamento das que fiz com a sisalana. Quem deu uma aula aqui foi vc meu amigo! Aprecio muito essas informações sobre a nossa cultura, na minha opinião os nossos indígenas são os verdadeiros mestres do nosso bushcraft. Grande abraço meu amigo!

Charles Darwin
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Survival Mac
23/07/2019, 15:50 (Resposta editada pela última vez em: 23/07/2019 15:51 por matulle.)
Resposta: #10
Aqui, usávamos o que chamávamos de varana, um tipo de agape mais fina e maleável. Para amarrar sacaria de milho e feijão, etc. Era cortada verde e usada em seguida e depois de seca, ficava muito firme e só cortando à faca que dava para abrir a sacaria.

Vi um trançado grosso no estilo de laço, certa vez, feito com ela acho que dava trabalho para arrebentar aquilo.

A minha espiriteira é um pouco menor mas já fiz até sopa de legumes com ela.

[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
23/07/2019, 17:04
Resposta: #11
(23/07/2019 15:50)matulle Escreveu:  Aqui, usávamos o que chamávamos de varana, um tipo de agape mais fina e maleável. Para amarrar sacaria de milho e feijão, etc. Era cortada verde e usada em seguida e depois de seca, ficava muito firme e só cortando à faca que dava para abrir a sacaria.

Vi um trançado grosso no estilo de laço, certa vez, feito com ela acho que dava trabalho para arrebentar aquilo.

A minha espiriteira é um pouco menor mas já fiz até sopa de legumes com ela.

Interessante, pois o uso ainda verde nos serve bem para um dia de campo, vou pesquisar sobre essa varanda e ver se chega a planta. Estou pensando em fabricar uma espiriteira com algumas coisas que tenho aqui, se eu fizer vou compartilhar aqui. Obrigado mais uma vez pelas informações meu amigo! Grande abraço!

Charles Darwin
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Survival Mac
23/07/2019, 17:41
Resposta: #12
Fórmio. Esse é o nome dessa planta. Varana é do dialeto local aqui.

[Imagem: muda-de-formio-verde-phormium-tenax-D_NQ...018-O.webp]

[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
25/07/2019, 17:40
Resposta: #13
(23/07/2019 17:41)matulle Escreveu:  Fórmio. Esse é o nome dessa planta. Varana é do dialeto local aqui.

[Imagem: muda-de-formio-verde-phormium-tenax-D_NQ...018-O.webp]

Já vi essa fulana em jardins por aqui. Hehe... ela que me aguarde. Kkkkk....Obrigado pela dica.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Fibra da Folha de Agave Para Costuras Emergenciais Norton 9 4.120 24/06/2017 16:19
Última Resposta: Toscano
  Usos muito práticos e inteligentes do " canudinho " plástico para nosso uso!! Fernando Percio 33 25.198 23/09/2014 20:27
Última Resposta: FERO
  Como extrair fibra de ticum e seus usos Geyer 29 24.237 16/12/2013 22:25
Última Resposta: vitor123
  Tornar uma corda mais forte. F.Paixão 21 13.052 28/09/2012 17:41
Última Resposta: Toscano

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes