Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Risco Controlado ou Risco Assumido
29/03/2019, 14:42
Resposta: #1
Risco Controlado ou Risco Assumido
Fala Galera!
Na sobrevivência, muito ouvimos falar no tal "risco controlado", como por exemplo: arriscarmos comer algo ou beber água sem purificar em situação extrema. Mas será que podemos "controlar" um risco ou seria melhor o termo "risco assumido"?
A opinião de todos é bem-vinda!
Um forte abraço!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Norton
29/03/2019, 16:20
Resposta: #2
RE: Risco Controlado ou Risco Assumido
Bom Norton... pode-se também dizer que seria auto conhecimento. Já que se sabemos nossos limites tanto físicos como mentais, podemos fazer ou deixar de fazer coisas que não nos fariam bem.

Sei quanto tempo fico sem agua em determinadas condições. Sei até onde poço forçar uma caminhada no plano ou em uma subida... pois passar desta linha posso ter problemas. Quanto peso posso carregar... e os alimentos que me fazem mal ou bem. E as formas de me precaver para determinados problemas de saúde.

Se sabemos esta linha sabemos até onde podemos ariscar.

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do matulle
29/03/2019, 18:08
Resposta: #3
(29/03/2019 16:20)matulle Escreveu:  Bom Norton... pode-se também dizer que seria auto conhecimento. Já que se sabemos nossos limites tanto físicos como mentais, podemos fazer ou deixar de fazer coisas que não nos fariam bem.

Sei quanto tempo fico sem agua em determinadas condições. Sei até onde poço forçar uma caminhada no plano ou em uma subida... pois passar desta linha posso ter problemas. Quanto peso posso carregar... e os alimentos que me fazem mal ou bem. E as formas de me precaver para determinados problemas de saúde.

Se sabemos esta linha sabemos até onde podemos ariscar.
Obrigado pela participação matulle!
Abraço!

[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Norton
30/03/2019, 09:53
Resposta: #4
(29/03/2019 14:42)Norton Escreveu:  Fala Galera!
Na sobrevivência, muito ouvimos falar no tal "risco controlado", como por exemplo: arriscarmos comer algo ou beber água sem purificar em situação extrema. Mas será que podemos "controlar" um risco ou seria melhor o termo "risco assumido"?
Um forte abraço!
Acho que seria risco assumido.
Qual controle teríamos ao beber água sem purificar???
Ou damos sorte e a água está potável, ou azar e ela está contaminada.
No quesito comer acho que podemos ser mais cuidadosos e escolher só o conhecido, o grande problema inicial é a água sem a qual só sobrevivemos por 3 dias.
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do Carlos Veyl
31/03/2019, 11:21
Resposta: #5

Um forte abraço!
Bom dia Norton! E muito bom ver o irmão de volta com bons tópicos!
Norton, na sobrevivência temos que tomar decisão, e ante de qualquer decisão
temos que saber os nosso limites. risco assumido.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do SEVERINO ESDRAS
31/03/2019, 12:18
Resposta: #6
Um forte abraço!

Muito bom este tema meu amigo @Norton
Eu particularmente adotaria o termo risco assumido, já passei por situação real de ser obrigado a consumir água de potencial de contaminação bem alto, e graças a Deus estou aqui vivo. Assumi o risco, mas não teria como controlar as possíveis consequências. No vídeo abaixo eu relato como aconteceu.

Desbravando sempre.
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
31/03/2019, 15:31
Resposta: #7
(31/03/2019 12:18)Expedicionário Escreveu:  
Um forte abraço!

Muito bom este tema meu amigo @[Norton]
Eu particularmente adotaria o termo risco assumido, já passei por situação real de ser obrigado a consumir água de potencial de contaminação bem alto, e graças a Deus estou aqui vivo. Assumi o risco, mas não teria como controlar as possíveis consequências. No vídeo abaixo eu relato como aconteceu.
Obrigado pela contribuição irmão!
Um forte abraço!

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Norton
31/03/2019, 15:33
Resposta: #8
(31/03/2019 11:21)SEVERINO ESDRAS Escreveu:  

Um forte abraço!
Bom dia Norton! E muito bom ver o irmão de volta com bons tópicos!
Norton, na sobrevivência temos que tomar decisão, e ante de qualquer decisão
temos que saber os nosso limites. risco assumido.
Valeu Severino!
Abração!

31/03/2019, 15:35
Resposta: #9
(30/03/2019 09:53)Carlos Veyl Escreveu:  
Um forte abraço!
Acho que seria risco assumido.
Qual controle teríamos ao beber água sem purificar???
Ou damos sorte e a água está potável, ou azar e ela está contaminada.
No quesito comer acho que podemos ser mais cuidadosos e escolher só o conhecido, o grande problema inicial é a água sem a qual só sobrevivemos por 3 dias.
Boas observações Carlos!
Obrigado por participar!
Abraço!

01/04/2019, 12:08
Resposta: #10
Antes de mais nada, ótimo tópico @Norton! E parabéns à todos os outros irmãos mateiros por seus comentários e depoimentos.

Pensando no assunto proposto, Risco Assumido Vs Risco Controlado, posso estar totalmente equivocado, mas acabo dividindo da seguinte forma:

Risco Assumido - Qualquer exposição deliberada à uma situação de risco, ou seja, de forma consciente, assume-se a exposição ao risco (controlado ou não) independente de "saber" quais desdobramentos aquela exposição poderá ter como consequência da exposição (Ex: Ao fugir de um ataque de abelhas, o indivíduo chega ao alto de uma cachoeira e decide (mesmo que tomado pelo desespero) saltar para dentro da água mesmo sem saber se a profundidade do local será suficiente para "amortecer" a queda).

Risco Controlado - Acredito que seja a exposição deliberada a uma situação de risco cujas consequências sejam, de certa forma "conhecidas" / "esperadas", "tratáveis" e, inclusive, "gerenciáveis" (Ex: Caminhar descalço, sem dormir e sem se alimentar, ingerindo água de qualidade duvidosa por horas e quilômetros a fio pois sabe) que mesmo chegando bastante ferido e debilitado, em mais uma hora conseguirá chegar à beira de uma estrada movimentada conseguindo socorro).

Sei que os exemplos são relativamente toscos mas espero ter conseguido expor minha visão.

Creio que podemos trazer mais casos e histórias reais para servirem de estudo de caso.

"Atire-me aos lobos e
voltarei liderando a alcatéia."
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Maka
01/04/2019, 14:52
Resposta: #11
(01/04/2019 12:08)Maka Escreveu:  Antes de mais nada, ótimo tópico @[Norton]! E parabéns à todos os outros irmãos mateiros por seus comentários e depoimentos.

Pensando no assunto proposto, Risco Assumido Vs Risco Controlado, posso estar totalmente equivocado, mas acabo dividindo da seguinte forma:

Risco Assumido - Qualquer exposição deliberada à uma situação de risco, ou seja, de forma consciente, assume-se a exposição ao risco (controlado ou não) independente de "saber" quais desdobramentos aquela exposição poderá ter como consequência da exposição (Ex: Ao fugir de um ataque de abelhas, o indivíduo chega ao alto de uma cachoeira e decide (mesmo que tomado pelo desespero) saltar para dentro da água mesmo sem saber se a profundidade do local será suficiente para "amortecer" a queda).

Risco Controlado - Acredito que seja a exposição deliberada a uma situação de risco cujas consequências sejam, de certa forma "conhecidas" / "esperadas", "tratáveis" e, inclusive, "gerenciáveis" (Ex: Caminhar descalço, sem dormir e sem se alimentar, ingerindo água de qualidade duvidosa por horas e quilômetros a fio pois sabe) que mesmo chegando bastante ferido e debilitado, em mais uma hora conseguirá chegar à beira de uma estrada movimentada conseguindo socorro).

Sei que os exemplos são relativamente toscos mas espero ter conseguido expor minha visão.

Creio que podemos trazer mais casos e histórias reais para servirem de estudo de caso.
Obrigado pela contribuição e opinião Maka!
Um forte abraço!

10/04/2019, 08:55
Resposta: #12
(31/03/2019 12:18)Expedicionário Escreveu:  
Um forte abraço!

Muito bom este tema meu amigo @Norton

Muito interessante seu relato!
Acho que no seu lugar faria o mesmo, desidratação é cruel!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Carlos Veyl
16/04/2019, 09:48
Resposta: #13
Na minha opinião, risco controlado pode ser aplicado a alguma situação em que o sobrevivente, na falta de conhecimento ou técnica, submete-se a fazer ou deixar de fazer algo que porventura possa colocar sua vida em risco.
E o risco assumido é a situação que o sobrevivente, mesmo tendo conhecimento suficiente para contornar a situação e sendo essa impossível, assume o risco do procedimento.
Abs.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
28/04/2019, 22:23
Resposta: #14
Olá Norton tenho andando ocupado com acampamentos e vídeos, depois o tempo não chega para tudo, mas hoje consegui fazer uma vista mais aprofundada aqui no FBB!

Respondendo à tua questão que acho muito importante, no meu pensamento diria que uma pessoa quando está numa situação de perigo e tenha que entrar na condição de risco controlado, à partida tudo aquilo que virá depois seja para o bem ou para o mal, passa a ser um risco assumido!

O que quero dizer com isto é o seguinte: Qualquer indivíduo que vai para o mato, deve ter em mente, aquilo que vai encontrar, por isso qualquer ação que seja premeditada ou que surja de surpresa, causando um acidente, passa automaticamente para risco assumido, porque se essa pessoa não tivesse entrado no mato não iria encontrar esse problema.

Com isto posso concluir que o melhor termo a ser usado é mesmo, o "Risco Assumido", porque mesmo que exista controle numa certa situação, se houver um acidente é da responsabilidade do próprio, porque agiu por sua conta em risco!

Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa! "Ironia do destino!"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Joao Carmo
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes