Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ONÇA: Como espantar ?
26/02/2019, 14:02 (Resposta editada pela última vez em: 09/03/2019 21:30 por andertribo.)
Resposta: #1
ONÇA: Como espantar ?
Salve Guerreiros

se houver uma situação de ficar cara a cara no mato
com uma onça, qual as medidas possíveis que poderiam
ser válidas para espantar uma onça ?

Lança?
Zagaia ?

Disparo de Arma de Fogo?

postem suas opiniões

[Imagem: 0003112011161349.jpg]

"A Dor é Temporária , a Gloria é para sempre"
Andersen
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do andertribo
26/02/2019, 15:57
Resposta: #2
RE: ONÇA: Como espantar ?
Que situação!

Acredito que, primeiro, é não fazer movimentos bruscos. O animal pode não estar com o ímpeto de ataque aguçado no momento do encontro. Então, as chances de sair sem ocorrer um acidente é grande.

Então, puxar vagarosamente sua faca, mas não esperar o embate. Sair de fininho sem tirar os olhos do animal. Não demonstrar medo, nem alterar a frequência da respiração. Se o animal se colocar em posição de ataque (nem pergunte qual é essa posição, você vai reconhecer a posição na hora), então pare, encare o animal nos olhos, reze três ave-marias mentalmente, e se prepare, porque a chibata vai cantar!

Espantar não é um bom negócio. A reação pode ser contrária. E estimular o ataque do animal.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do Washington
26/02/2019, 16:49 (Resposta editada pela última vez em: 26/02/2019 16:50 por matulle.)
Resposta: #3
Felino é felino deu bobeira vira lanche.

"Provocar não é aconselhado pois assim o bicho ataca, não correr ou fazer movimentos bruscos, manter o sangue frio (se possível né), colocar uma arvore ou arbusto resistente entre você e a onça, bombinhas bem fumacentas são boas. Se for usar arma de fogo que seja barulhenta e certeira, lança ou zagaia. E ir se afastando vagarosamente dando espaço para o animal entender que tu não é perigoso." (Digitei aqui parte de um texto de li em uma revista antiga)

Acho que já discutimos aqui sobre ataques de grandes predadores. Ficar quieto, deixando o animal confortável, em seu ambiente até que decida ir embora é o ideal... mas existe o porem de estar com crias pequenas, perigo dobrado dai. Já dei de cara com vacas meio ariscas com cria nova... a coisa fica complicada. Se correr o bicho pega de ficar se proteja e mantenha a calma. Sei Onça pra vaca ou boi não é a mesma coisa, só que a adrenalina foi uma escala de 3 em 10.

http://recordtv.r7.com/jornal-da-record/...s-05102018

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do matulle
27/02/2019, 19:04
Resposta: #4
Me cago todo. E ela vai ter que comer um homem cagado.

Tirando a brincadeira. Certa vez me vi na situação e que achei que ia der de cara com a malvada. Graças a Deus era um tamandua. Mas na minha mente ia ser a onça. E vou dizer uma unica coisa. Só o instinto de sobrevivência permanece.

Estava munido de um facão e uma picareta. Tirando minhocas na foz de um pequeno rego de água , onde já haviam observado onça. Só coloquei a costas na parede de pedras, coloquei o facão enfiado na terra, armei a picareta para um lançamento desesperado, e esperei o barulho revelar seu dono. Ai sai o bandeira em busca de água. Só ai eu recobrei a capacidade de raciocinar.

Nada pode nos preparar para esse encontro.

É pau de dar em doido, é cabeludo, é Jamarí!!!
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Bruno Costa
27/02/2019, 21:50
Resposta: #5
Sou do interior de Rondônia e aqui tem muitas onças, porém tratando de se espantar fica difícil, pois o animal só ataca homens e mulheres quando está com extrema fome, geralmente em sítios e fazendas atacam as criações e em acampamentos só se for no extremo, pelo menos aqui.
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do Brunão
28/02/2019, 11:59
Resposta: #6
Acho que o principal é não demontrar medo, não correr ou dar as costas para o animal, estas atitude podem atiçar o instinto de caça.

Não achei o vídeo que astava procurando, mas este vai servir como exemplo onde David Salmoni enfrenta leões:

[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do rodarte
05/03/2019, 11:27 (Resposta editada pela última vez em: 05/03/2019 11:36 por SERGIO.)
Resposta: #7
Bom, se a onça estiver com fome, terminamos o assunto por aqui.
Mas na hipótese da onça estiver somente curiosa:
- não virar de costas;
- sem movimentos bruscos;
- evitar de entrar na zona de conforto dela e/ou aproximar-se dos filhotes, se houver;
- armas longas não são eficientes para ação em curtas distâncias;
- barulhos alertam as onças e fazem com que elas se afastem;
- cheiro de fumaça barulhos ou gritos ajudam;
- facão é uma opção de defesa. Desde que seja grande para aumentar a distância entre a pessoa e o animal e que esteja afiado.

1 Abraaaaaaço,
Sérgio

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
06/03/2019, 21:40
Resposta: #8
(26/02/2019 14:02)andertribo Escreveu:  Salve Guerreiros

Zagaia ?

Disparo de Arma de Fogo?

postem suas opiniões

Boa noite @andertribo, tudo bem? Sou caçador, porem não tenho experiencia com onças pintadas, que são bem maiores que as que tem na minha região(onças pardas e jaguatiricas, que são menores), se sua pergunta for apenas para onças pintadas, o meu conselho é atirar pra matar no caso de arma de fogo (longa ou curta, mas vai depender da distancia entre vc e a onça, claro) ou lança/zagaia(não arremesse a lança, crave a lança). Digo isso pq ja tive varias conversas com rastreadores de onças e se a distancia for curta, conselho nenhum vai servir a nao ser esse. Mas se for onças pardas ou jaguatiricas, pode atirar pro rumo ou fazer algum som alto que normalmente elas irão fugir(experiencia propria).

Espero ter ajudado. Abraços.

"Pegue apenas lembranças, deixe apenas pegadas."
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Paul0w
09/03/2019, 21:28
Resposta: #9
Uma boa alternativa é deixar uma lança de prontidão
Improvisar uma com uma faca na ponta de uma madeira comprida

(06/03/2019 21:40)Paul0w Escreveu:  

Zagaia ?

Disparo de Arma de Fogo?

postem suas opiniões

Boa noite @andertribo, tudo bem? Sou caçador, porem não tenho experiencia com onças pintadas, que são bem maiores que as que tem na minha região(onças pardas e jaguatiricas, que são menores), se sua pergunta for apenas para onças pintadas, o meu conselho é atirar pra matar no caso de arma de fogo (longa ou curta, mas vai depender da distancia entre vc e a onça, claro) ou lança/zagaia(não arremesse a lança, crave a lança). Digo isso pq ja tive varias conversas com rastreadores de onças e se a distancia for curta, conselho nenhum vai servir a nao ser esse. Mas se for onças pardas ou jaguatiricas, pode atirar pro rumo ou fazer algum som alto que normalmente elas irão fugir(experiencia propria).

Andersen
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do andertribo
11/03/2019, 04:16
Resposta: #10
(09/03/2019 21:28)andertribo Escreveu:  Uma boa alternativa é deixar uma lança de prontidão
Improvisar uma com uma faca na ponta de uma madeira comprida

(06/03/2019 21:40)Paul0w Escreveu:  

Zagaia ?

Disparo de Arma de Fogo?

postem suas opiniões

Eu acho que o ideal, é levar uma lança apropriada(e não improvisada), ou arma adequada a sua escolha, se tiver certeza de que é uma região habitada por onça. Tb aconselho que treine antes de usar qualquer arma, pois nesse caso sus vida pode depender dela. Dou esse conselho pq uma lança improvisada pode quebrar, ou apenas ferir o animal, o que pode deixa-lo mais irritado.

Abraços.

"Pegue apenas lembranças, deixe apenas pegadas."
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Paul0w
17/03/2019, 20:02
Resposta: #11
[Imagem: 21894167-8-B3-A-4-AEC-A840-017-D4-BD26-FC8.jpg]

Andersen
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do andertribo
29/03/2019, 14:02
Resposta: #12
onde moro atualmente, tem onças tanto a pintada, quanto a parda entre outros animais perigosos.
O sítio fica encravado em uma serra, tendo como vizinhos alguns milhares de alqueires de reservas.
Pegadas são rotina, ver nem sempre.
E pra acabar de feder crio caprinos e ovinos, mas felizmente até hoje pra onça não perdi nenhuma cabeça.
Ao passo que os vizinhos até gado bovino perdem, obviamente não são apenas onças.
O que faço caso seja necessário e afugentar, no sítio e ou quando estou em pastoreio semi nômade os cães dão conta do recado mantendo os predadores afastados sem a necessidade de matar, inclusive este é meu objetivo.
Agora quando a campo quer seja em pesquispesquisa ou com alunos, primeira linha de defesa são cães sentinelas que avisam a presença e ou aproximação contudo sem acuar (importantíssimo), isso já elimina o fator surpresa.
Mas nas raras vezes onde o animal não se afastou rojões foram o suficiente.
Felizmente não foi preciso ainda abater nenhuma e só o faria pra proteger a mim próprio, familiares, amigos, alunos.

" O lobo é a força da alcatéia e a alcatéia é a força do lobo".
Rudyard Kipling .
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Tiago
16/04/2019, 11:41
Resposta: #13
Uma vez eu fiz um mergulho noturno no ponto Pedras Secas, em Fernando de Noronha. E estava infestado de tubarões galha-preta. Pequenos, de aproximadamente 1,2mt...mas muitos.
Eram atraídos pelas lanternas de mergulho e faziam passagens rápidas entre o grupo de mergulhadores.
Foi a primeira vez que eu tive o medo da morte. Se alguém fosse mordido ou ferido pelas passagens rápidas, seria um festim. E para ajudar, um chocou-se contra o meu peito.
Mesmo possuindo uma faca de perna, esta não serviria para uma proteção. Muito menos um arbalete ou arpão.
Caiu na água procurando sarna? Vai ter que se coçar! kkkkkkk
O mesmo acontece na mata. Espingarda, cartucheira, revólver, rojão, faca, zagaia...vamos ter sangue frio e calma para encarar o ataque do felino?
E se for pintada caçando, a coisa fica mais complicada. Um bicho que encara jacarés enormes de 3 metros...imagine com reles humanos se borrando de medo.
Contamos mais com sorte do que valentia.
A única coisa que eu sei: não vire de costas e corra.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
24/04/2019, 06:59
Resposta: #14

(29/03/2019 14:02)Tiago Escreveu:  onde moro atualmente, tem onças tanto a pintada, quanto a parda entre outros animais perigosos.
O sítio fica encravado em uma serra, tendo como vizinhos alguns milhares de alqueires de reservas.
Pegadas são rotina, ver nem sempre.
E pra acabar de feder crio caprinos e ovinos, mas felizmente até hoje pra onça não perdi nenhuma cabeça.
Ao passo que os vizinhos até gado bovino perdem, obviamente não são apenas onças.
O que faço caso seja necessário e afugentar, no sítio e ou quando estou em pastoreio semi nômade os cães dão conta do recado mantendo os predadores afastados sem a necessidade de matar, inclusive este é meu objetivo.
Agora quando a campo quer seja em pesquispesquisa ou com alunos, primeira linha de defesa são cães sentinelas que avisam a presença e ou aproximação contudo sem acuar (importantíssimo), isso já elimina o fator surpresa.
Mas nas raras vezes onde o animal não se afastou rojões foram o suficiente.
Felizmente não foi preciso ainda abater nenhuma e só o faria pra proteger a mim próprio, familiares, amigos, alunos.

(16/04/2019 11:41)Noinha Escreveu:  Uma vez eu fiz um mergulho noturno no ponto Pedras Secas, em Fernando de Noronha. E estava infestado de tubarões galha-preta. Pequenos, de aproximadamente 1,2mt...mas muitos.
Eram atraídos pelas lanternas de mergulho e faziam passagens rápidas entre o grupo de mergulhadores.
Foi a primeira vez que eu tive o medo da morte. Se alguém fosse mordido ou ferido pelas passagens rápidas, seria um festim. E para ajudar, um chocou-se contra o meu peito.
Mesmo possuindo uma faca de perna, esta não serviria para uma proteção. Muito menos um arbalete ou arpão.
Caiu na água procurando sarna? Vai ter que se coçar! kkkkkkk
O mesmo acontece na mata. Espingarda, cartucheira, revólver, rojão, faca, zagaia...vamos ter sangue frio e calma para encarar o ataque do felino?
E se for pintada caçando, a coisa fica mais complicada. Um bicho que encara jacarés enormes de 3 metros...imagine com reles humanos se borrando de medo.
Contamos mais com sorte do que valentia.
A única coisa que eu sei: não vire de costas e corra.

Andersen
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do andertribo
24/04/2019, 10:32
Resposta: #15
Eeeee caboco... tu fica na ideia as hora que ela para e sente o cheiro do cara trepado. e depois quando ela vê. Só foi fica quieto que o bicho ficou numa desconfiança.

Lindo animal. E parabéns ao cinegrafista corajoso. Sim porque aquela arvore era uns dois pulinhos. ConfusoConfusoConfusoConfusoConfuso

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Como secar suas botas molhadas Toscano 15 7.067 26/04/2019 23:31
Última Resposta: Toscano
  Uso perneira... Mas como protejo meus braços?! José Biologia 14 4.270 18/12/2017 09:59
Última Resposta: José Biologia
  Formigas - como se prevenir? João_C 73 55.372 26/02/2014 19:24
Última Resposta: Roberto
  Catástrofes, como agir? vi1fusca 1 1.778 17/01/2014 15:45
Última Resposta: VM3

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes