Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A psicologia é tão ou mais importante do que a preparação de um indivíduo!
28/03/2018, 23:21 (Resposta editada pela última vez em: 29/03/2018 01:52 por Joao Carmo.)
Resposta: #1
A psicologia é tão ou mais importante do que a preparação de um indivíduo!
Sobre a psicologia e preparação muitos podem não estar totalmente preparados e só numa situação real podem pôr à prova todos os conhecimentos adquiridos.
Não vale de nada, ter conhecimento técnicos, se nunca passou por uma situação de stress!

Digo isto porque um indivíduo tem que saber controlar os seus impulsos, conhecer os limites do seu corpo, sejam eles físicos ou psíquicos.
Não adianta ter músculos fortes se não sabe utilizar a mente! Sobrevivente é aquele que já passou por uma situação real e todos aqueles que se interessam por este tema, devem pensar assim!

Já estive numa situação difícil e consegui superar, havia uma formação rochosa com várias centenas de metros de altura e eu queria tirar umas fotos lá do alto, sem equipamento de segurança, decidi subir aquele morro quase na vertical.
Quando cheguei lá em cima, a vista era de cortar a respiração com o pôr-do-sol no horizonte, quase a tocar a Terra, simplesmente maravilhoso!
Só que depois, para descer é que reparei no perigo que estava à minha frente.. sozinho, não tinha rede de telemóvel e estava por minha conta! Olhei para baixo por onde tinha escalado e não consegui ver onde tinha colocado os pés e a minha visão periférica só focava o fundo do precipício!

Em momento algum eu perdi o controle e todas as manobras que iria realizar para descer aquela formação rochosa, teriam que ser planeados dedo-a-dedo! À medida que se sobe, não fazemos ideia da altitude, porque vamos sempre com o olhar à nossa frente, onde metemos a mão, acabamos por meter o pé e assim vai na subida, mas quando estamos no alto do monte e olha-mos para baixo, só conseguimos ver o precipício, eu queria pôr o pé para descer, mas não via nenhum ponto de apoio, o meu pensamento estava bloqueado pelo medo de cair! Nosso corpo fica muito estranho, a tensão arterial sobe, a nossa mente pensa em tudo e não pensa em nada, o pânico começa a tomar conta de nós e ficamos muito perto de entrar em estado de choque! Foi aqui que percebi a importância de sabermos controlar a nossa mente, para baixar o ritmo cardíaco e evitar outros problemas mais sérios!

Recuei um pouco para posição segura, respirei fundo, tentei-me acalmar, olhei no horizonte e tentei abstrair-me daquela situação! Era fim de tarde eu tinha que chegar ao trilho que me levava até ao carro. Subi aquele rochedo para pegar umas fotos e levei somente um chupa-chupa na boca para ir saboreando ao longo da escalada e sempre daria alguma energia extra, acalmando o stress, mas quando estava lá em cima para descer, o nervosismo era tanto, que desfiz o pau do chupa na boca, mordendo com toda a força!
Minhas mãos suavam, minhas pernas tremiam e eu só pensava em duas coisas... "se um pé escorrega ou uma mão, é o meu fim"... "se perder os sentidos na descida, não saberei que morri"!

Virei costas para o precipício e comecei a descer sempre com o olhar na rocha e só deslocava um pé ou uma mão, quando os outros membros estão todos bem firmes! Fiz pausas para respirar e manter o ritmo cardíaco em níveis mais baixos, mas a adrenalina era tanta que faziam os meus músculos ficarem rijos! Comecei a ter pouca luz do dia e não tinha levado a lanterna comigo, porque pensei que fosse mais fácil alcançar o topo do monte!
Com menos luz, deixei de ver o precipício ao fundo o que me ajudou no campo de visão. Cheguei na base dessa formação rochosa e senti uma alegria tão grande, parecia um maluco, saltei e gritei ali sozinho de felicidade por estar vivo! Acreditem amigos, nunca mais tentei fazer nada disto, apesar de ter controlado a situação, podia ter terminado numa tragédia! Reconheço que fiz muito mal ter subido aquele monte sem equipamento e sozinho, mas foi preciso cometer aquele erro, para nunca mais repetir!

Infelizmente há casos, que não tiveram a mesma sorte que eu, para contar a experiência vivida! Piscada

Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa! "Ironia do destino!"
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Joao Carmo
29/03/2018, 10:25
Resposta: #2
RE: A psicologia é tão ou mais importante do que a preparação de um indivíduo!
É verdade, o indivíduo (qualquer um). Normalmente, age com impulso de curiosidade.
"A vamo lá ver!" E esquece de como ficar no local do objetivo e de como voltar.

E planejar uma eventual permanência e como voltar deste objetivo. É algo que tem que ser previsto com antecedência ou ser planejado durante o percurso de ida ao local.

Ainda bem que o ser humano ganha experiência a cada objetivo alcançado!

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Acrônimo de psicologia na sobrevivência Marujo Cardoso 11 2.962 19/12/2016 22:19
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Manual de psicologia de sobrevivência (inglês) simonbaush 0 926 10/01/2013 01:15
Última Resposta: simonbaush

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes