Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sensor de alagamento ou mare alta
29/08/2017, 20:48
Resposta: #1
Sensor de alagamento ou mare alta
[Imagem: 2nhqh3m.jpg]
Com uma garrafa pet e dois parafusos e um pouco de mercurio (retirado de uma valvula ignitron, que acabou virando fogareiro) é possivel fazer um sensor de nivel de agua.

Sds

E vós guerreiros, por acaso sois combatentes pela virtude e soldados da fé? A volta de Cristo - M. Roso De Luna
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Milton Correia Aguiar
29/08/2017, 22:47
Resposta: #2
RE: Sensor de alagamento ou mare alta
(29/08/2017 20:48)Milton Correia Aguiar Escreveu:  [Imagem: 2nhqh3m.jpg]
Com uma garrafa pet e dois parafusos e um pouco de mercurio (retirado de uma valvula ignitron, que acabou virando fogareiro) é possivel fazer um sensor de nivel de agua.

Sds

Milton mostra como se faz e como que funciona. Isso pode ser de grande ajuda para muitos e quanto maior for a explicação, maior a chance de sucesso.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
30/08/2017, 08:30
Resposta: #3
(29/08/2017 22:47)Ronaldão Escreveu:  

Sds

Milton mostra como se faz e como que funciona. Isso pode ser de grande ajuda para muitos e quanto maior for a explicação, maior a chance de sucesso.

La se vai Ronaldão.

Material
2 parafusos M3x10
4 porcas M3
4 arruelas M3
pet pequena
Um pouco de mercúrio

Montagem

Na tampa da pet fazer 2 furos de 3,5 mm distante 8mm um do outro.
Prender os 2 parafusos com as 4 arruelas e 2 porcas (as outras 2 porcas são para prender os fios de acionamento do dispositivo de alarme (sirene, luz de alerta, bobinha, etc)
Colocar o mercúrio na pet e fechar

Uso
Prenda a pet pelo gargalo sem tolher seus movimentos
Com a pet na horizontal o mercúrio não alcança os parafusos e não há comutação.
Quando a agua alcança a pet, ela tende a ficar na vertical, o mercúrio alcança a tampa da pet e comuta as cabeças dos parafusos, acionando o dispositivo de alarme.

Obs: Não usar para controlar nível de caixas d`agua e cisterna, pois a possibilidade de vazamento de mercúrio.

SDS

E vós guerreiros, por acaso sois combatentes pela virtude e soldados da fé? A volta de Cristo - M. Roso De Luna
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Milton Correia Aguiar
30/08/2017, 09:53
Resposta: #4
Salve Pessoal, tudo bem?

Muito show esse alarme, parabéns. Vou estudar uma maneira de substituir o mercúrio (que é mais difícil de encontrar) por alguma outra coisa...

Um forte abraço.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Graxaim Urbano
31/08/2017, 10:26
Resposta: #5
(30/08/2017 08:30)Milton Correia Aguiar Escreveu:  
(29/08/2017 22:47)Ronaldão Escreveu:  

Sds

La se vai Ronaldão.

Material
2 parafusos M3x10
4 porcas M3
4 arruelas M3
pet pequena
Um pouco de mercúrio

Montagem

Na tampa da pet fazer 2 furos de 3,5 mm distante 8mm um do outro.
Prender os 2 parafusos com as 4 arruelas e 2 porcas (as outras 2 porcas são para prender os fios de acionamento do dispositivo de alarme (sirene, luz de alerta, bobinha, etc)
Colocar o mercúrio na pet e fechar

Uso
Prenda a pet pelo gargalo sem tolher seus movimentos
Com a pet na horizontal o mercúrio não alcança os parafusos e não há comutação.
Quando a agua alcança a pet, ela tende a ficar na vertical, o mercúrio alcança a tampa da pet e comuta as cabeças dos parafusos, acionando o dispositivo de alarme.

Obs: Não usar para controlar nível de caixas d`agua e cisterna, pois a possibilidade de vazamento de mercúrio.

SDS

Genial, muito útil no meio urbano para locais de risco e no meio mateiro, quando acampamos próximos de rios ou cachoeiras.
Obrigada pela partilha.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
01/09/2017, 14:08
Resposta: #6
Parabéns pela ideia amigo @Milton Correia Aguiar simples e perfeitamente funcional!

(30/08/2017 09:53)Graxaim Urbano Escreveu:  Muito show esse alarme, parabéns. Vou estudar uma maneira de substituir o mercúrio (que é mais difícil de encontrar) por alguma outra coisa...

Caro amigo Graxaim, talvez possa realizar essa substituição por uma esfera de aço de rolamentos (encontradas comercialmente ou removidas de rolamentos sucateados) tenho algumas em minhas tralhas. Vou dar uma procurada, se achar alguma que possa funcionar posso testar e depois se lhe interessar arrumo um modo de lhe enviar.

"Atire-me aos lobos e
voltarei liderando a alcatéia."
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Maka
01/09/2017, 14:12
Resposta: #7
Costumava construir alarmes de perímetro com essas esferas, seringas descartáveis bateria 9v e fogos de artifício (é fazia coisas inconsequentes quando mais novo e inexperiente).

As seringas, baterias e esferas eram para o "gatilho" que acionava um rojão ou uma das "famigeradas morteiras(os)".

Hj sou adepto daqueles alarmes de 1,99 já mostrados em outro tópico.

"Atire-me aos lobos e
voltarei liderando a alcatéia."
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Maka
03/09/2017, 23:08
Resposta: #8
E aí pessoal, tudo bem?

Como eu prometi segue a minha versão do alarme de alagamento e maré alta, é muito mais simples mas acredito que seja eficiente, espero que gostem, e é claro, aceito sugestões para melhorar o projeto...

Um forte abraço
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Graxaim Urbano
04/09/2017, 09:53
Resposta: #9
(03/09/2017 23:08)Graxaim Urbano Escreveu:  E aí pessoal, tudo bem?

Como eu prometi segue a minha versão do alarme de alagamento e maré alta, é muito mais simples mas acredito que seja eficiente, espero que gostem, e é claro, aceito sugestões para melhorar o projeto...

Um forte abraço

Bem bolado!Piscada
Parabéns!

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
04/09/2017, 14:49
Resposta: #10
(03/09/2017 23:08)Graxaim Urbano Escreveu:  E aí pessoal, tudo bem?

Um forte abraço

Acho que é um sensor de chuva, mesmo sem alagamento ele vai encher de agua, aconselho a testar em campo, na bancada tudo é tranquilo, no uso real a coisa varia muito.

Sds

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Milton Correia Aguiar
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes