Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fabricando sachês a prova d'água.
08/06/2017, 23:36
Resposta: #36
RE: Fabricando sachês a prova d'água.
(08/06/2017 23:21)Ronaldão Escreveu:  Estou prevendo uma incursão à caixa de ferramentasSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Sim, mas infelizmente mal sucedida... Triste
Na verdade, sei que tenho duas ou três serrinhas aqui. Só não faço ideia de onde foram parar... Nervoso

O teste feito com o ferro de soldar foi um sucesso: tive que fazer força para fazer soltar a área selada.
Em compensação, a vedação no traço maior (de uma lateral à outra da sacola) teve falhas em alguns pontos, ficaram um pouco fracos.
Penso que seja uma questão de calibrar a força/o peso da mão. Piscada

O teste com a serrinha vai precisar ficar para depois. Piscada

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
08/06/2017, 23:39
Resposta: #37
(08/06/2017 23:28)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Estava pensando na resistência destas sacolas e realmente podemos reaproveitá-las. Se não der certo usando a serrinha, podemos usar o ferro de solda. Um deles tem que funcionarPiscada

Material selecionado ( sacos de arroz, tábua, ferro de soldar, maçarico p/ aquecer a serrinha - FALTOU A SERRINHA Triste )
Teste feito com o ferro de soldar. Fiz um traço horizontal de um lado a outro e também no furo que fiz para retirar o arroz da sacola:
note que o ferro já cortou à medida em que selou as faces da sacola.
Legal, né?
Ah, já contei o resultado..... Manhoso
A conclusão é essa (o que vocês acham, selou? Hehehe):

Show de bola. A solda parece ter ficado perfeita.
Quais as suas considerações sobre este método?

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
08/06/2017, 23:48
Resposta: #38
(08/06/2017 23:36)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 23:21)Ronaldão Escreveu:  Estou prevendo uma incursão à caixa de ferramentasSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Sim, mas infelizmente mal sucedida... Triste
Na verdade, sei que tenho duas ou três serrinhas aqui. Só não faço ideia de onde foram parar... Nervoso

O teste feito com o ferro de soldar foi um sucesso: tive que fazer força para fazer soltar a área selada.
Em compensação, a vedação no traço maior (de uma lateral à outra da sacola) teve falhas em alguns pontos, ficaram um pouco fracos.
Penso que seja uma questão de calibrar a força/o peso da mão. Piscada

O teste com a serrinha vai precisar ficar para depois. Piscada

Serrinhas são assim mesmo. Quando mais se precisa elas não aparecemSorrisãoSorrisão
Calibre também a velocidade. Acredito que se passar mais devagar vai soldar melhor.
Estou em viagem a trabalho e volto amanhã para casa. Estou aqui vendo o seu resultado e pensando chegar em casa e fazer os testes. Só espero encontrar a minha serrinha onde deixei.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
08/06/2017, 23:51
Resposta: #39
(08/06/2017 23:39)Ronaldão Escreveu:  
(08/06/2017 23:28)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Estava pensando na resistência destas sacolas e realmente podemos reaproveitá-las. Se não der certo usando a serrinha, podemos usar o ferro de solda. Um deles tem que funcionarPiscada

Material selecionado ( sacos de arroz, tábua, ferro de soldar, maçarico p/ aquecer a serrinha - FALTOU A SERRINHA Triste )
Teste feito com o ferro de soldar. Fiz um traço horizontal de um lado a outro e também no furo que fiz para retirar o arroz da sacola:
note que o ferro já cortou à medida em que selou as faces da sacola.
Legal, né?
Ah, já contei o resultado..... Manhoso
A conclusão é essa (o que vocês acham, selou? Hehehe):

Show de bola. A solda parece ter ficado perfeita.

Tem só que acertar a pressão da ponta do soldador contra o plástico pois, se você acerta a colagem fica um show, mas se erra para mais ou para menos é garantido que vai falhar (ou embola/derrete o plástico ou a selagem fica fraca).

Uma coisa eu digo com certeza: eu não esperava que fosse funcionar tão bem. Hehehe

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
09/06/2017, 00:07
Resposta: #40
(08/06/2017 23:51)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 23:39)Ronaldão Escreveu:  Show de bola. A solda parece ter ficado perfeita.

Tem só que acertar a pressão da ponta do soldador contra o plástico pois, se você acerta a colagem fica um show, mas se erra para mais ou para menos é garantido que vai falhar (ou embola/derrete o plástico ou a selagem fica fraca).

Uma coisa eu digo com certeza: eu não esperava que fosse funcionar tão bem. Hehehe

Você acertou a mão na primeira tentativa. Parabéns.
Essas sacolas abrem um leque de oportunidades quanto ao uso, sem contar que são próprias para uso com alimentos.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
09/06/2017, 11:10
Resposta: #41
(09/06/2017 00:07)Ronaldão Escreveu:  ...
Essas sacolas abrem um leque de oportunidades quanto ao uso, sem contar que são próprias para uso com alimentos.

Sim e, na pior das hipóteses, a técnica serve muito bem para tornar a lacrar a sacola quando apenas uma pequena porção for retirada dela.

Sds
Toscano VIX
12/06/2017, 08:42
Resposta: #42
(19/04/2017 16:14)Richardalmeida Escreveu:  Uma maneira prática de selar pequenas embalagens.
Valeu!

Richard, fantástica essa ideia de selar com ferro de solda!!!Piscada
Será que dá certo para qualquer tipo de saquinho plástico?

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
12/06/2017, 08:51
Resposta: #43
(01/06/2017 23:04)Toscano Escreveu:   ACHEI !!!!!!!!! Sorrisão Sorrisão Sorrisão

Esses saquinhos são vendidos na CENTRAL DE AVIAMENTOS (loja que minha esposa, que é artesã, frequenta semanalmente) para servirem como embalagens para festas e de produtos de artesanato em geral. Comprei vários pacotinhos com 10 saquinhos cada. Há de tamanhos variáveis mas escolhi os menores. Os que comprei tem preços variando entre R$ 0,90 e R$ 2,40 o pacote.
Existem saquinhos pequenos (4x6cm, 6x10cm, etc.), médios (14x20cm) e grandes (20x40cm e até maiores).

EM TEMPO: eu que vivia reclamando de ter que levar minha esposa a esses locais (lojas de aviamentos e de produtos/insumos para artesanato) NUNCA MAIS VOU RECLAMAR. Hehehe
Ao contrário, descobri que esses lugares são um paraíso para nós também.

Encontrei e comprei, além dos saquinhos: barbante camuflado (750m), tiras de couro de diferentes tamanhos e espessuras, tesourinhas dobráveis, fios encerados e agulhas para costura em couro, contas de madeira (para fazer conta-passos), argila em barra, parafina a granel, elástico redondo (tipo "rabo de rato") que é usado dentro nas hastes de barracas (comprei 100 m daquele troço), e por aí vai... Piscada

kkk... Toscano, vivendo e aprendendo!Piscada
Você não mencionou, mas nesse tipo de loja encontramos também a famosa Terebentina.
Comprei como furador de papel, a ferramenta que uso para furar couro na confecção de bainhas.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
12/06/2017, 09:00
Resposta: #44
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  
(08/06/2017 12:45)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 00:16)Ronaldão Escreveu:  Quando fiz o teste (há muitos anos atrás), usei a parte serrilhada. Estava testando em uma sacola de arroz vazia (um plástico mais resistente) a solda ficou perfeita. Como já faz muitos anos que testei, vou testar novamente quando chegar em casa e depois posto aqui, mostrando o resultado.

Acho que vale muito a pena fazermos esse teste. Inclusive com o plástico do saco de arroz.

Nesse caso, se der certo com o saco de arroz eu vou ficar feliz pois, por coincidência eu comprei 4 pacotes de 5 kg ontem à noite. Hehehe

Como eu passo todo o arroz para garrafas pet grandes (5 litros), vou ter 4 sacos dos grandes para embalar outros itens depois. Piscada

Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Será que o ferro de passar roupa não seria um item a ser testado também?Piscada

[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
12/06/2017, 12:14
Resposta: #45
(12/06/2017 08:51)teblasi Escreveu:  ... Você não mencionou, mas nesse tipo de loja encontramos também a famosa Terebentina...

SIM !!! É verdade !!! Sorrisão

E o engraçado sabe o que é? Semana passada eu vi uma prateleira de lá cheia de vidrinhos de terebentina. Parei, pensei, tentei lembrar aonde é que eu já tinha ouvido falar naquele nome e.... não lembrei de jeito nenhum. Hehehe

O que estou procurando atualmente para comprar é o BREU, justamente o resíduo da resina das coníferas após a retirada da terebentina. Piscada
A ideia é fazer o visgo para caça com ele, conforme foi discutido lá no tópico do BK zero.

Sds
Toscano VIX
12/06/2017, 21:42
Resposta: #46
(12/06/2017 09:00)teblasi Escreveu:  Será que o ferro de passar roupa não seria um item a ser testado também?Piscada

Acredito que o ferro também pode ser usado, o único problema que vejo nele é quanto ao tamanho. Se não tiver um bom controle da mão pode queimar muito plástico.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
13/06/2017, 11:05
Resposta: #47
(12/06/2017 21:42)Ronaldão Escreveu:  Acredito que o ferro também pode ser usado, o único problema que vejo nele é quanto ao tamanho. Se não tiver um bom controle da mão pode queimar muito plástico.

Aproveitei o momento de passarmos roupas em casa e testei o método com o ferro de passar. Usei o plástico dos sacos de arroz.

Na minha opinião, não deu muito certo não, viu? Ele até funciona e, sendo a única opção disponível, talvez valesse a pena tentar mas, fora isso... eu não faria mais.

Além de ter sido MUITO complicado passa-lo nos lugares, nos ângulos e com o peso corretos, eu só não me queimei porque desisti de continuar tentando.
Tava na cara que ia dar M... então parei. Piscada Lingua

O bicho é pesado, grande e quente demais. Ele colou as faces do plástico sim, a bem da verdade, mas MUITAS vezes ele derreteu, retorceu e até perfurou o plástico.

Sds
Toscano VIX
13/06/2017, 11:06
Resposta: #48
(12/06/2017 09:00)teblasi Escreveu:  Será que o ferro de passar roupa não seria um item a ser testado também?Piscada

Então, Teresa, eu testei e não fui muito feliz não.
Olha na resposta ali em cima o que eu contei para o Ronaldão.

Sds
Toscano VIX
13/06/2017, 12:15
Resposta: #49
Achei muito bom! Ficou 100% vedado?

Atenciosamente;

brasil.aventura
rod.elias@terra.com.br
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do brasil.aventura
13/06/2017, 12:41 (Resposta editada pela última vez em: 17/06/2017 17:12 por Toscano.)
Resposta: #50
(13/06/2017 12:15)brasil.aventura Escreveu:  Achei muito bom! Ficou 100% vedado?

Você está perguntando isso para quem, Rodrigo?

A propósito, há um tempo venho pensando em lhe dar essa dica:

Ao invés de clicar no botão "Nova resposta", como você costuma fazer, prefira clicar no botão "Responder" no post sobre o qual será sua resposta, sacou?

Isso traz algumas vantagens:

1) a pessoa a quem você se dirige é automaticamente informada de que foi citada numa resposta - sem necessidade do uso do @[nome], inclusive.
( A exemplo do que aconteceu agora, com você: note que eu ter lhe respondido essa pergunta aqui, fez você ser notificado dessa minha resposta. Piscada );

2) todo mundo vai saber sobre o que (e com quem) você está falando Sorrisão ;

3) você evita que algumas respostas suas passem batido, sem que o interessado as veja. Piscada

Sds
Toscano VIX
13/06/2017, 14:39
Resposta: #51
(12/06/2017 08:42)teblasi Escreveu:  
(19/04/2017 16:14)Richardalmeida Escreveu:  Uma maneira prática de selar pequenas embalagens.
Valeu!

Richard, fantástica essa ideia de selar com ferro de solda!!!Piscada
Será que dá certo para qualquer tipo de saquinho plástico?

Obrigado, amigo Teblasi.
O saquinho não pode ser muito fininho, funciona melhor nos lisinhos de polipropileno, fáceis de achar em lojas de embalagem.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
13/06/2017, 14:42
Resposta: #52
(12/06/2017 09:00)teblasi Escreveu:  
(08/06/2017 12:45)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 00:16)Ronaldão Escreveu:  Quando fiz o teste (há muitos anos atrás), usei a parte serrilhada. Estava testando em uma sacola de arroz vazia (um plástico mais resistente) a solda ficou perfeita. Como já faz muitos anos que testei, vou testar novamente quando chegar em casa e depois posto aqui, mostrando o resultado.

Acho que vale muito a pena fazermos esse teste. Inclusive com o plástico do saco de arroz.

Nesse caso, se der certo com o saco de arroz eu vou ficar feliz pois, por coincidência eu comprei 4 pacotes de 5 kg ontem à noite. Hehehe

Como eu passo todo o arroz para garrafas pet grandes (5 litros), vou ter 4 sacos dos grandes para embalar outros itens depois. Piscada

Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Me disseram que dá pra selar caixas de tetrapack com ferro de passar roupa, ainda quero testar levar comida pronta em caixas de leite seladas com ferro.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
13/06/2017, 19:59
Resposta: #53
(13/06/2017 14:42)Richardalmeida Escreveu:  
(08/06/2017 12:45)Toscano Escreveu:  Acho que vale muito a pena fazermos esse teste. Inclusive com o plástico do saco de arroz.

Me disseram que dá pra selar caixas de tetrapack com ferro de passar roupa, ainda quero testar levar comida pronta em caixas de leite seladas com ferro.

Opa, aí sim, hein? Se isso for mesmo viável, vai dar para levar e armazenar alimentos (não perecíveis) num local que sirva de base permanente para acampamentos. Só de não precisar carregar certos itens na mochila todas as vezes, já facilita muito a ida ao mato. Ainda mais quando se está ficando velho e a coluna começa a dar sinais de desgaste. Hehehe

Sds
Toscano VIX
14/06/2017, 09:37
Resposta: #54
(13/06/2017 11:06)Toscano Escreveu:  

Então, Teresa, eu testei e não fui muito feliz não.
Olha na resposta ali em cima o que eu contei para o Ronaldão.

Legal o teste Toscano, valeu!
O ferro estava regulado em qual temperatura no teste?

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
14/06/2017, 12:04 (Resposta editada pela última vez em: 14/06/2017 12:04 por Toscano.)
Resposta: #55
(14/06/2017 09:37)teblasi Escreveu:  Legal o teste Toscano, valeu!

Estou no trabalho agora e sem acesso ao ferro propriamente dito, Teresa.
Não lembro o número exato, mas sei que deixei na posição imediatamente anterior à que inicia o vapor.

Como sei que isso varia de modelo/marca para modelo/marca, segue uma imagem de um idêntico ao meu (essa imagem eu peguei na internet, não é exatamente o meu)

[Imagem: CIMG0125.jpg]

Sds
Toscano VIX
16/06/2017, 12:03 (Resposta editada pela última vez em: 16/06/2017 12:04 por Toscano.)
Resposta: #56

Pronto, olhei lá.
A potência que usei foi a 3 (Poliester) e, como eu disse, no modelo do meu ferro é a que fica imediatamente antes ao início do vapor.

Sds
Toscano VIX
16/06/2017, 17:42
Resposta: #57

[/quote]

Salve @Richardalmeida,
A caixa ainda não consegui, mas com tubos de pasta-de-dente, com um ferro simples, dá prá vedar bem.
Abrço

"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Airton
19/06/2017, 01:46
Resposta: #58
(16/06/2017 17:42)Airton Escreveu:  

Salve @[Richardalmeida],
A caixa ainda não consegui, mas com tubos de pasta-de-dente, com um ferro simples, dá prá vedar bem.
Abrço
[/quote]

Salve Airton,
Vou fazer uns testes aqui também, abraço.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
20/06/2017, 09:30
Resposta: #59
(16/06/2017 12:03)Toscano Escreveu:  

Pronto, olhei lá.
A potência que usei foi a 3 (Poliester) e, como eu disse, no modelo do meu ferro é a que fica imediatamente antes ao início do vapor.

Toscano, não fiz teste nenhum por aqui.
Mas dando uma olhada no meu ferro, observei que ele tem uma escala de temperatura que vai da opção mínima até a máxima indicada para linho e algodão.
Assim que possível vou testar meu ferro na temperatura mínima e posto o resultado aqui.
Estou deduzindo ( será ?) que você ligou o ferro em uma temperatura intermediária e não na mínima.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
20/06/2017, 10:20 (Resposta editada pela última vez em: 20/06/2017 10:23 por Toscano.)
Resposta: #60
(20/06/2017 09:30)teblasi Escreveu:  Toscano, não fiz teste nenhum por aqui.
Mas dando uma olhada no meu ferro, observei que ele tem uma escala de temperatura que vai da opção mínima até a máxima indicada para linho e algodão.
Assim que possível vou testar meu ferro na temperatura mínima e posto o resultado aqui.
Estou deduzindo ( será ?) que você ligou o ferro em uma temperatura intermediária e não na mínima.

Teresa, com certeza não foi na potência mínima que eu regulei não. A regulagem 3 fica no meio do caminho. Desconfiado

Vou aguardar pelo seu teste, esperando que possamos aprender ainda mais com ele. Vai que o meu problema foi mesmo usar uma potência alta demais, né? Piscada

Sds
Toscano VIX
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Roda d'água Licht 19 3.798 18/11/2014 23:56
Última Resposta: Andre Augusto
  Água quente sem energia alexandrer 11 3.017 21/10/2013 22:20
Última Resposta: gear queiroz

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: BRAVO, 1 Visitantes