Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fabricando sachês a prova d'água.
19/04/2017, 16:14
Resposta: #1
Fabricando sachês a prova d'água.
Uma maneira prática de selar pequenas embalagens.
Valeu!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 19 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
20/04/2017, 12:57 (Resposta editada pela última vez em: 20/04/2017 12:58 por Toscano.)
Resposta: #2
RE: Fabricando sachês a prova d'água.
(19/04/2017 16:14)Richardalmeida Escreveu:  Uma maneira prática de selar pequenas embalagens.
...
Valeu!

Ideia simplesmente fantástica !!! O vídeo foi você mesmo quem fez ? Se foi, penso que seria MUITO importante sabermos qual tipo de saquinho você usou, pois não é qualquer plástico que se permite vedar dessa maneira.

Você poderia, por favor, nos informar qual tipo é, mesmo que seja indicando algum similar ?

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
20/04/2017, 19:13
Resposta: #3
(20/04/2017 12:57)Toscano Escreveu:  
(19/04/2017 16:14)Richardalmeida Escreveu:  Uma maneira prática de selar pequenas embalagens.
...
Valeu!

Ideia simplesmente fantástica !!! O vídeo foi você mesmo quem fez ? Se foi, penso que seria MUITO importante sabermos qual tipo de saquinho você usou, pois não é qualquer plástico que se permite vedar dessa maneira.

Você poderia, por favor, nos informar qual tipo é, mesmo que seja indicando algum similar ?

Fico muito feliz que tenha apreciado, caro Toscano. fui eu quem fez sim, como disse é um saquinho que já tinha aqui, ele é bem lisinho, a selagem com ferro de solda deve funcionar também com aqueles que usam pra embalar DVDs pirata ou qualquer outro um pouco mais espesso que os de hortifruti de supermercado. Vou testar em outros e te aviso.
Grande abraço.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
20/04/2017, 19:52
Resposta: #4
Olha...! Que bacana sua dica @Richardalmeida, soluciona muita coisa como peso e pacotes demais. Video muito bom, parabéns e grande abraço.

Valeu!

...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Braulio Fadda
20/04/2017, 21:42
Resposta: #5
(20/04/2017 19:52)Braulio Fadda Escreveu:  Olha...! Que bacana sua dica @[Richardalmeida], soluciona muita coisa como peso e pacotes demais. Video muito bom, parabéns e grande abraço.

Valeu!

Obrigado, caro Braulio. Espero que lhe seja útil.
Abraço.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
20/04/2017, 23:11
Resposta: #6
Nota 10 camarada Richard, ficou muito bom!
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Brenner
21/04/2017, 13:41
Resposta: #7
Boa dica amigo, creio que precisa ser daqueles finos, dos que tem pra comprar em loja de embalagens. Eu estou usando daqueles ziplok pequenos, tempos atrás achei em uma loja de embalagens em Curitiba, grande quantidade e bem barato.
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
21/04/2017, 14:24
Resposta: #8
(21/04/2017 13:41)CR2011VSF Escreveu:  Boa dica amigo, creio que precisa ser daqueles finos, dos que tem pra comprar em loja de embalagens. Eu estou usando daqueles ziplok pequenos, tempos atrás achei em uma loja de embalagens em Curitiba, grande quantidade e bem barato.

Só lhes digo uma coisa: a partir do momento em que eu encontrar desses saquinhos para comprar, o meu ferro de soldar passará a ser ITEM DE COZINHA aqui em casa. Hehehe

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
01/06/2017, 23:04 (Resposta editada pela última vez em: 01/06/2017 23:08 por Toscano.)
Resposta: #9
ACHEI !!!!!!!!! Sorrisão Sorrisão Sorrisão

Esses saquinhos são vendidos na CENTRAL DE AVIAMENTOS (loja que minha esposa, que é artesã, frequenta semanalmente) para servirem como embalagens para festas e de produtos de artesanato em geral. Comprei vários pacotinhos com 10 saquinhos cada. Há de tamanhos variáveis mas escolhi os menores. Os que comprei tem preços variando entre R$ 0,90 e R$ 2,40 o pacote.
Existem saquinhos pequenos (4x6cm, 6x10cm, etc.), médios (14x20cm) e grandes (20x40cm e até maiores).

EM TEMPO: eu que vivia reclamando de ter que levar minha esposa a esses locais (lojas de aviamentos e de produtos/insumos para artesanato) NUNCA MAIS VOU RECLAMAR. Hehehe
Ao contrário, descobri que esses lugares são um paraíso para nós também.

Encontrei e comprei, além dos saquinhos: barbante camuflado (750m), tiras de couro de diferentes tamanhos e espessuras, tesourinhas dobráveis, fios encerados e agulhas para costura em couro, contas de madeira (para fazer conta-passos), argila em barra, parafina a granel, elástico redondo (tipo "rabo de rato") que é usado dentro nas hastes de barracas (comprei 100 m daquele troço), e por aí vai... Piscada

Sds
Toscano VIX
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
02/06/2017, 01:00
Resposta: #10
(01/06/2017 23:04)Toscano Escreveu:  EM TEMPO: eu que vivia reclamando de ter que levar minha esposa a esses locais (...)
Encontrei e comprei, além dos saquinhos: barbante camuflado (750m), tiras de couro de diferentes tamanhos e espessuras, tesourinhas dobráveis, fios encerados e agulhas para costura em couro, contas de madeira (para fazer conta-passos), argila em barra, parafina a granel, elástico redondo (tipo "rabo de rato") que é usado dentro nas hastes de barracas (comprei 100 m daquele troço), e por aí vai... Piscada

Parabéns Toscano. Acho que mudou o seu olhar, de "olhar de marido acompanhando esposa a comprinhas Confuso" para "olha qué legal!Demais"
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Miztli
02/06/2017, 01:02
Resposta: #11

Excelente! Brilhante solução!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Miztli
02/06/2017, 11:41
Resposta: #12
@Richardalmeida,

Excelente solução na falta de saquinhos zip-lock (aqueles com tirinha vermelha).
Como o @Toscano, perguntei para a Dona Onça que saquinho poderia ser o que você utilizou. Ela tem uns parecidos com o seu, mas com uma fita de cola, para vedâ-los. São utilizados em lojas que vendem bijuterias e o plástico parece com aqueles utilizados para lacrar maços de cigarro.
Obrigado por compartilhar mais essa dica.
Abração.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
02/06/2017, 22:39
Resposta: #13
Valeu!

Richard, gostei do sistema de empacotar o café. Como você mesmo disse, serve pra empacotar qualquer outro material.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
02/06/2017, 22:42
Resposta: #14
(01/06/2017 23:04)Toscano Escreveu:   ACHEI !!!!!!!!! Sorrisão Sorrisão Sorrisão

Esses saquinhos são vendidos na CENTRAL DE AVIAMENTOS (loja que minha esposa, que é artesã, frequenta semanalmente) para servirem como embalagens para festas e de produtos de artesanato em geral. Comprei vários pacotinhos com 10 saquinhos cada. Há de tamanhos variáveis mas escolhi os menores. Os que comprei tem preços variando entre R$ 0,90 e R$ 2,40 o pacote.
Existem saquinhos pequenos (4x6cm, 6x10cm, etc.), médios (14x20cm) e grandes (20x40cm e até maiores).

EM TEMPO: eu que vivia reclamando de ter que levar minha esposa a esses locais (lojas de aviamentos e de produtos/insumos para artesanato) NUNCA MAIS VOU RECLAMAR. Hehehe
Ao contrário, descobri que esses lugares são um paraíso para nós também.

kkkkkkkkkkk
Toscano, nada como aproveitar estes momentos e "achar" algumas coisinhas que nos agradam.
Suspeito que você tenha comprado mais que a patroa

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
03/06/2017, 01:00
Resposta: #15
Grande sacada guerreiro . Mais uma utilização pro ferro de solda

Valeu por compartilhar

Valeu!

Andersen
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do andertribo
03/06/2017, 10:56
Resposta: #16
(02/06/2017 22:42)Ronaldão Escreveu:  ...
Suspeito que você tenha comprado mais que a patroa

Comentário dela foi que eu gasto muito mais do que ela e que, enquanto ela pensa em economizar, a minha preocupação é justamente o contrário. Kkkkkkk

Sds
Toscano VIX
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
03/06/2017, 12:01
Resposta: #17
Boa idéia! Tem umas seladoras baratinhas chinesas que vendem nas casas de 1,99. Acho que ví por 4,99. Mas barato que um ferreo de solda para quem não tem!

Atenciosamente;

brasil.aventura
rod.elias@terra.com.br
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do brasil.aventura
04/06/2017, 22:05
Resposta: #18
(02/06/2017 11:41)Noinha Escreveu:  @[Richardalmeida],

Excelente solução na falta de saquinhos zip-lock (aqueles com tirinha vermelha).
Como o @[Toscano], perguntei para a Dona Onça que saquinho poderia ser o que você utilizou. Ela tem uns parecidos com o seu, mas com uma fita de cola, para vedâ-los. São utilizados em lojas que vendem bijuterias e o plástico parece com aqueles utilizados para lacrar maços de cigarro.
Obrigado por compartilhar mais essa dica.
Abração.

Perguntei para o vendedor da loja de embalagens, me disse que o saquinho era de polipropileno (PP). Me disse também que dá pra soldar com uma régua de metal ou alumínio aquecida pressionando-a sobre o saquinho. Segundo ele, é assim que os vendedores de bala que as penduram sobre os retrovisores no semáforo fazem.
Grande abraço, mestre Noinha.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Richardalmeida
05/06/2017, 12:37
Resposta: #19
(03/06/2017 12:01)brasil.aventura Escreveu:  Boa idéia! Tem umas seladoras baratinhas chinesas que vendem nas casas de 1,99. Acho que ví por 4,99. Mas barato que um ferreo de solda para quem não tem!

Eu tenho uma dessas mini-seladoras chinesinhas, Rodrigo. Comprei-a na Central de Aviamentos também, se não me falha a memória (ôh lugar bom de ir. Hehehe)
Eu o utilizo para lacrar as embalagens de chips (os meninos adoram Fandangos. rsrsrs) e ela realmente funciona para esse tipo de embalagem.

Confesso que ainda não o testei com as sacolinhas, mas farei isso assim que chegar em casa hoje. Piscada

Sds
Toscano VIX
05/06/2017, 12:44
Resposta: #20
(04/06/2017 22:05)Richardalmeida Escreveu:  Perguntei para o vendedor da loja de embalagens, me disse que o saquinho era de polipropileno (PP).

Agora eu tenho certeza de que o saquinho que comprei é mesmo o que você tem. Hehehe

(04/06/2017 22:05)Richardalmeida Escreveu:  Me disse também que dá pra soldar com uma régua de metal ou alumínio aquecida pressionando-a sobre o saquinho...

Dica bacana, pois dá para esquentar a régua em qualquer chama, sem a necessidade de energia elétrica. Se bem que, se a mini-seladora chinesinha (à pilha) funcionar também nesse material, pode até ser possível usa-la no mato. Não vejo a hora de chegar em casa e testar. Piscada

Sds
Toscano VIX
05/06/2017, 20:51
Resposta: #21
Sacolinhas de sacolé, vulgo chup-chup!
Deve ficar show!

Atenciosamente;

brasil.aventura
rod.elias@terra.com.br
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do brasil.aventura
06/06/2017, 13:45
Resposta: #22
(05/06/2017 12:44)Toscano Escreveu:  
(04/06/2017 22:05)Richardalmeida Escreveu:  Perguntei para o vendedor da loja de embalagens, me disse que o saquinho era de polipropileno (PP).

Agora eu tenho certeza de que o saquinho que comprei é mesmo o que você tem. Hehehe

(04/06/2017 22:05)Richardalmeida Escreveu:  Me disse também que dá pra soldar com uma régua de metal ou alumínio aquecida pressionando-a sobre o saquinho...

Dica bacana, pois dá para esquentar a régua em qualquer chama, sem a necessidade de energia elétrica. Se bem que, se a mini-seladora chinesinha (à pilha) funcionar também nesse material, pode até ser possível usa-la no mato. Não vejo a hora de chegar em casa e testar. Piscada

Uma outra forma que sei que funciona é usar uma sera de cortar metal apoiar a sacola e dobra-la por cima da serra do lado serrilhado e passar a chama do isqueiro próximo à dobra. Isso fará com que haja a solda entre as partes da sacola. Já testei e funciona. Hoje penso que poderia ser utilizado a parte lisa da serra, sendo assim, até mesmo a lâmina de uma faca funcionaria, mas precisaria ser testado primeiro.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
06/06/2017, 13:46
Resposta: #23
(05/06/2017 20:51)brasil.aventura Escreveu:  Sacolinhas de sacolé, vulgo chup-chup!
Deve ficar show!

Também tive esta ideia.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
07/06/2017, 10:50
Resposta: #24
(03/06/2017 12:01)brasil.aventura Escreveu:  Boa idéia! Tem umas seladoras baratinhas chinesas que vendem nas casas de 1,99. Acho que ví por 4,99. Mas barato que um ferreo de solda para quem não tem!

NOVIDADES !!!

Primeiro, confirmei que as sacolinhas são mesmo as do tipo que queremos. Fiz o teste do ferro de soldar e colou perfeitamente. Piscada

Segundo, as mini seladoras chinesinhas FUNCIONAM !!! Hehehe
Sim, elas colam direitinho o plástico. E MELHOR: dependendo da força empregada, à medida em que elas vão colando as partes, elas vão cortando o plástico ao mesmo tempo. Sorrisão

Sds
Toscano VIX
07/06/2017, 10:56
Resposta: #25
(06/06/2017 13:45)Ronaldão Escreveu:  Uma outra forma que sei que funciona é usar uma sera de cortar metal apoiar a sacola e dobra-la por cima da serra do lado serrilhado e passar a chama do isqueiro próximo à dobra. Isso fará com que haja a solda entre as partes da sacola. Já testei e funciona. Hoje penso que poderia ser utilizado a parte lisa da serra, sendo assim, até mesmo a lâmina de uma faca funcionaria, mas precisaria ser testado primeiro.

Desde que você não tenha mais a intensão de usar a serra como serra (propriamente dita), tudo bem, pois a resistência e a flexibilidade dela já não serão as mesmas depois de tantos "esquenta e esfria". Triste

Sds
Toscano VIX
07/06/2017, 11:31
Resposta: #26
(05/06/2017 20:51)brasil.aventura Escreveu:  Sacolinhas de sacolé, vulgo chup-chup!
Deve ficar show!

Das sacolinhas de chup-chup do tipo das que tenho aqui em casa, lamento, mas não funcionou. O plástico derreteu na hora, assim que toquei o ferro de soldar. Da mesma forma, com a mini seladora até que alguns pontos colaram (um pouco), porém, o problema com ela foi outro: diferente das seladoras profissionais, em que a sacola plástica fica parada enquanto as duas partes da seladora são pressionadas contra ela, a mini seladora exige que a sacolinha seja passada/movimentada de um lado para o outro, enquanto a mini seladora o pressiona, e isso acabou por deformar a sacolinha um bocado. Triste

Sds
Toscano VIX
07/06/2017, 11:37
Resposta: #27
(06/06/2017 13:45)Ronaldão Escreveu:  ... Hoje penso que poderia ser utilizado a parte lisa da serra, sendo assim, até mesmo a lâmina de uma faca funcionaria, mas precisaria ser testado primeiro.

Ah, e sobre se usar a face serrilhada ou a lisa, considerando que a ideia aqui é a de que a sacolinha fique o mais vedada (impermeável?) possível, penso que a face lisa (a exemplo do que já foi sugerido com relação à régua de alumínio) será mais eficiente. Piscada

Sds
Toscano VIX
08/06/2017, 00:12
Resposta: #28
(07/06/2017 10:56)Toscano Escreveu:  
(06/06/2017 13:45)Ronaldão Escreveu:  Uma outra forma que sei que funciona é usar uma sera de cortar metal apoiar a sacola e dobra-la por cima da serra do lado serrilhado e passar a chama do isqueiro próximo à dobra. Isso fará com que haja a solda entre as partes da sacola. Já testei e funciona. Hoje penso que poderia ser utilizado a parte lisa da serra, sendo assim, até mesmo a lâmina de uma faca funcionaria, mas precisaria ser testado primeiro.

Desde que você não tenha mais a intensão de usar a serra como serra (propriamente dita), tudo bem, pois a resistência e a flexibilidade dela já não serão as mesmas depois de tantos "esquenta e esfria". Triste

Até que não. O isqueiro é passado a uma distancia capaz de apenas derreter e soldar o plastico mas sem esquentar a lâmina, e é bem rápido a tarefa.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
08/06/2017, 00:16
Resposta: #29
(07/06/2017 11:37)Toscano Escreveu:  
(06/06/2017 13:45)Ronaldão Escreveu:  ... Hoje penso que poderia ser utilizado a parte lisa da serra, sendo assim, até mesmo a lâmina de uma faca funcionaria, mas precisaria ser testado primeiro.

Ah, e sobre se usar a face serrilhada ou a lisa, considerando que a ideia aqui é a de que a sacolinha fique o mais vedada (impermeável?) possível, penso que a face lisa (a exemplo do que já foi sugerido com relação à régua de alumínio) será mais eficiente. Piscada

Quando fiz o teste (há muitos anos atrás), usei a parte serrilhada. Estava testando em uma sacola de arroz vazia (um plástico mais resistente) a solda ficou perfeita. Como já faz muitos anos que testei, vou testar novamente quando chegar em casa e depois posto aqui, mostrando o resultado.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
08/06/2017, 12:41
Resposta: #30
(08/06/2017 00:12)Ronaldão Escreveu:  Até que não. O isqueiro é passado a uma distancia capaz de apenas derreter e soldar o plastico mas sem esquentar a lâmina, e é bem rápido a tarefa.

Nesse caso, não afeta muito a durabilidade da serra mesmo não. Piscada

Sds
Toscano VIX
08/06/2017, 12:45
Resposta: #31
(08/06/2017 00:16)Ronaldão Escreveu:  Quando fiz o teste (há muitos anos atrás), usei a parte serrilhada. Estava testando em uma sacola de arroz vazia (um plástico mais resistente) a solda ficou perfeita. Como já faz muitos anos que testei, vou testar novamente quando chegar em casa e depois posto aqui, mostrando o resultado.

Acho que vale muito a pena fazermos esse teste. Inclusive com o plástico do saco de arroz.

Nesse caso, se der certo com o saco de arroz eu vou ficar feliz pois, por coincidência eu comprei 4 pacotes de 5 kg ontem à noite. Hehehe

Como eu passo todo o arroz para garrafas pet grandes (5 litros), vou ter 4 sacos dos grandes para embalar outros itens depois. Piscada

Sds
Toscano VIX
08/06/2017, 22:34
Resposta: #32
(08/06/2017 12:45)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 00:16)Ronaldão Escreveu:  Quando fiz o teste (há muitos anos atrás), usei a parte serrilhada. Estava testando em uma sacola de arroz vazia (um plástico mais resistente) a solda ficou perfeita. Como já faz muitos anos que testei, vou testar novamente quando chegar em casa e depois posto aqui, mostrando o resultado.

Acho que vale muito a pena fazermos esse teste. Inclusive com o plástico do saco de arroz.

Nesse caso, se der certo com o saco de arroz eu vou ficar feliz pois, por coincidência eu comprei 4 pacotes de 5 kg ontem à noite. Hehehe

Como eu passo todo o arroz para garrafas pet grandes (5 litros), vou ter 4 sacos dos grandes para embalar outros itens depois. Piscada

Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Estava pensando na resistência destas sacolas e realmente podemos reaproveitá-las. Se não der certo usando a serrinha, podemos usar o ferro de solda. Um deles tem que funcionarPiscada

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
08/06/2017, 23:07
Resposta: #33
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  

Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Estava pensando na resistência destas sacolas e realmente podemos reaproveitá-las. Se não der certo usando a serrinha, podemos usar o ferro de solda. Um deles tem que funcionarPiscada

Sacolas já disponíveis, material selecionado (só não tô achando a bendita serrinha). Pronto para fazer o teste com o ferro de soldar, pelo menos. Piscada

Sds
Toscano VIX
08/06/2017, 23:21
Resposta: #34
(08/06/2017 23:07)Toscano Escreveu:  
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  

Sacolas já disponíveis, material selecionado (só não tô achando a bendita serrinha). Pronto para fazer o teste com o ferro de soldar, pelo menos. Piscada

Estou prevendo uma incursão à caixa de ferramentasSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
08/06/2017, 23:28
Resposta: #35
(08/06/2017 22:34)Ronaldão Escreveu:  Ordem do dia: Reaproveitar as sacolas de arrozSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

Material selecionado ( sacos de arroz, tábua, ferro de soldar, maçarico p/ aquecer a serrinha - FALTOU A SERRINHA Triste )

[Imagem: 21ee2dc.jpg]

Teste feito com o ferro de soldar. Fiz um traço horizontal de um lado a outro e também no furo que fiz para retirar o arroz da sacola:

[Imagem: 25q6flg.jpg]

[Imagem: 11rdb8n.jpg]

ACIMA, note que o ferro já cortou à medida em que selou as faces da sacola.
Legal, né?

Ah, já contei o resultado..... Manhoso

A conclusão é essa (o que vocês acham, selou? Hehehe):

[Imagem: 2dotmu.jpg]

Sds
Toscano VIX
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Martelo Movido A Água Hugo Henrique 3 92 01/07/2017 08:37
Última Resposta: rodarte
  Roda d'água Licht 19 4.775 18/11/2014 23:56
Última Resposta: Andre Augusto
  Água quente sem energia alexandrer 11 3.350 21/10/2013 22:20
Última Resposta: gear queiroz