Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .




Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Repetidoras de Rádio VHF e UHF
02/11/2016, 12:31 (Resposta editada pela última vez em: 12/11/2016 23:45 por Cliceu.)
Resposta: #1
Repetidoras de Rádio VHF e UHF
Se lembram do problema que temos com rádios em VHF e UHF não se falarem muito longe?

[Imagem: 2v85wgp.jpg]

Pois então, existe uma solução muito comum no meio radioamador e profissional que é o uso de estações repetidoras.

Mas o que é uma estação repetidora?
É uma estação que tem a função de pegar um sinal em sua frequência de entrada e retransmiti-la em sua frequência de saída de forma simultânea, um detalhe interessante destas estações é que normalmente são montadas em pontos estratégicos de modo a ter uma área de cobertura muito maior que as estações que a acionam, permitindo assim aumentar drasticamente o alcance de quem conseguir fazer seu acionamento.

[Imagem: 332547l.jpg]


Assim estações que antes não se "enxergavam" conseguem falar uma com as outras, distancias que seriam impossíveis de ser alcançadas com equipamentos funcionando de forma independente são facilmente conseguidas com a ajuda de uma repetidora. Só como exemplo, aqui na minha região conseguimos de forma fácil contatos a mais de 100km através da repetidora de nosso grupo, claro que sempre respeitando a lei da visada entre a minha estação e a estação repetidora.


Uma repetidora é composta de dois rádios, um que recebe (RX) e outro que transmite (TX), também temos que utilizar um módulo de repetição, que pode ser um equipamento, uma placa ou simplesmente um cabo dependendo do modelo de rádio utilizado que fará o link de áudio de um rádio para o outro e a interpretação para acionamento da transmissão. Dependendo da sofisticação do módulo de repetição, é possível incrementar uma série de facilidades na estação, desde sinalização de falta de energia e até a programação remota dos rádios e o comportamento da estação (transmissão de indicativo, habilitação/desabilitação de subtom, roger bip, etc...).

Por questão de economia e de espaço físico adequado (tanto físico quanto eletromagnético) é utilizado uma só antena na maioria das repetidoras que usam a mesma banda na entrada e saída, seja VHF/VHF ou UHF/UHF. Para garantir a integridade dos rádios na ligação de uma só antena é necessário o isolamento da recepção de um rádio com a transmissão do outro e isso é feito com um filtro de cavidades mecânico chamado duplexador (esse é um papo para horas, acredite apenas que é mecânico devido as dimensões da onda magnética que já é o suficiente), sem ele a transmissão iria queimar a recepção do outro rádio.
A ligação disso tudo fica mais ou menos como na figura abaixo:

[Imagem: 23k24w8.jpg]


Um detalhe importante é o "offset", que nada mais é que a diferença da frequência de entrada com a frequência de saida da repetidora e sua função é permitir a recepção e transmissão simultâneas da repetidora. O offset é padrão e é normatizado pela ANATEL, a tabela abaixo segue como exemplo e foi retirada do "Anexo Resolução 452-2006 - Banda de Serviço Radioamador" e define as frequências em que as repetidoras podem ser instaladas e qual o offset a ser seguido na banda de 2 metros de Radioamador (ATENÇÃO: tem diferença para outros serviços e bandas, na duvida consulte a ANATEL):

[Imagem: 2d1av4.jpg]

No exemplo da tabela acima vemos que o offset de uma estação repetidora de Radioamador na banda de VHF pode ser de +600Hz ou -600Hz dependendo de qual frequência ela irá operar dentro do espectro liberado.

Também existem as repetidoras de banda cruzada ou "Cross Band", estas são menos comuns. Sua função é praticamente a mesma das repetidoras mono bandas com a diferença de que trabalham com bandas diferentes VHF/UHF, HF/VHF, UHF/HF...

É comum hoje termos equipamentos que possibilitam fazer uma repetidora Cross-Band com um só rádio, nesse tipo de equipamento a isolação do TX com o RX é feita dentro do próprio rádio e é possível devido a grande diferença entre as frequências de transmissão e recepção diminuindo o tamanho físico do filtro duplexador. Não é necessário a interface de repetição, pois esse trabalho é feito dentro do próprio rádio bastando apenas programa-lo para isso. Também é utilizado uma só antena que trabalha nas duas bandas (Dual-Band) permitindo assim uma simplificação da instalação física da estação.

Uma repetidora Cross-Band pode ser de grande valia em situações onde o relevo impede a comunicação direta, por exemplo: um acampamento em um local mais baixo que não permite a comunicação direta pode se beneficiar se um equipamento Cross-Band funcionando como repetidora for instalado em uma arvore num local mais alto e com visada para a estação de suporte ou apoio.

[Imagem: 2myqagi.jpg]

A maioria dos equipamentos Cross Band operam nas bandas de VHF e UHF e inclusive existem alguns rádios portáteis capazes de operar no modo de repetição em Cross-Band, vou citar alguns modelos e marcas apenas como referencia (coloquei modelos de todas as marcas conhecidas por aqui que possuem o recurso de Cross-Band para tentar ser o mais neutro possível):

Rádios para estações Móveis/Bases: Kenwood TM-D710, Yaesu FTM-400 FT-8900, Icom IC-2820H ID-5100, Wouxum kg-uv920p .....
Rádios Portáteis: TYT TH-UV8000D, Wouxung KG-UV9DPlus, Puxing PX-UV973, Kenwood TH-72H....
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
02/11/2016, 13:38
Resposta: #2
RE: Repetidoras de Rádio
Cliceu. Existe algum tipo de repetidor portátil? Lembro de ter lido algo a respeito!

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
02/11/2016, 13:46
Resposta: #3
RE: Repetidoras de Rádio
Olá Matulle,
Na ultima linha do post tem alguns modelos de rádios portáteis que funcionam como repetidor Cross-Band, acho que é sobre isso a sua pergunta correto?
Abraços, cliceu.

(02/11/2016 13:38)matulle Escreveu:  Cliceu. Existe algum tipo de repetidor portátil? Lembro de ter lido algo a respeito!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
02/11/2016, 13:51
Resposta: #4
RE: Repetidoras de Rádio
Opa! Li duas vezes! E não o fim do texto ManhosoManhosoManhosoConfusoConfusoConfusoConfusoIndecisoIndecisoIndecisoIndeciso
Isso mesmo!!

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
02/11/2016, 13:54
Resposta: #5
RE: Repetidoras de Rádio
Olá Mattule,
Que é isso, eu é que agradeço, quando li sua pergunta percebi um erro na ultima figura que já arrumei. Piscada
Qualquer coisa é só perguntar.

(02/11/2016 13:51)matulle Escreveu:  Opa! Li duas vezes! E não o fim do texto ManhosoManhosoManhosoConfusoConfusoConfusoConfusoIndecisoIndecisoIndecisoIndeciso
Isso mesmo!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
02/11/2016, 15:28
Resposta: #6
RE: Repetidoras de Rádio
Cliceu, na empresa que trabalho, usávamos muito os rádio veiculares e tínhamos algumas repetidoras que nos permitiam comunicar com outros veículos a grandes distancias ou até mesmo com as estações fixas. Hoje infelizmente este sistema está acabando. Nossas comunicações estão sendo realizadas através de equipamentos mais "modernos", mas que deixam muito a desejar. Já deixamos de executar serviços importantes pela falta de comunicação eficaz. Todos aqueles que usaram os saudosos rádios, percebem o quanto eles eram melhores que os equipamentos utilizados hoje. Somente quem poderia tomar uma decisão favorável é que não tem essa percepção. Só que já esteve com um veículo estragado em um lugar totalmente isolado e com grande possibilidade de pernoitar no mato sem estar devidamente equipado, sabe o valor de um rádio e de uma repetidora funcionando aos contentos.
Obrigado por mais uma aula e por me transportar ao início dos anos 90.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
02/11/2016, 18:37 (Resposta editada pela última vez em: 02/11/2016 18:38 por Cliceu.)
Resposta: #7
RE: Repetidoras de Rádio
Pois é Ronaldão,
Por aqui o pessoal das turmas de linha de transmissão estão em situação pior, eles contam somente com os rádios dos carros, já o pessoal da distribuição possuem um sistema de bases distribuídas que possui uma boa cobertura e que era pra ser substituída este ano por uma planta mista de bases fixas com repetição operando em vhf com modulação digital, os rádios para os veículos já chegaram ano passado e estamos quase terminando a instalação dos mesmos, mas infelizmente quiseram economizar e não foi comprado as bases... Dormindo
É complicado a situação de quando a "cabeça não pensa, o corpo padece". Nervoso

Abraços, cliceu.

(02/11/2016 15:28)Ronaldão Escreveu:  Cliceu, na empresa que trabalho, usávamos muito os rádio veiculares e tínhamos algumas repetidoras que nos permitiam comunicar com outros veículos a grandes distancias ou até mesmo com as estações fixas. Hoje infelizmente este sistema está acabando.....
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Cliceu
03/11/2016, 21:59
Resposta: #8
RE: Repetidoras de Rádio
(02/11/2016 18:37)Cliceu Escreveu:  Pois é Ronaldão,
Por aqui o pessoal das turmas de linha de transmissão estão em situação pior, eles contam somente com os rádios dos carros, já o pessoal da distribuição possuem um sistema de bases distribuídas que possui uma boa cobertura e que era pra ser substituída este ano por uma planta mista de bases fixas com repetição operando em vhf com modulação digital, os rádios para os veículos já chegaram ano passado e estamos quase terminando a instalação dos mesmos, mas infelizmente quiseram economizar e não foi comprado as bases... Dormindo
É complicado a situação de quando a "cabeça não pensa, o corpo padece". Nervoso

Abraços, cliceu.

Contar só com os rádios dos carro é ruim mesmo. A distância de comunicação é muito curta. Nos anos 90, além de termos as repetidoras, tínhamos as bases fixas nos escritórios com um alcance bem maior Os rádios veiculares tinham prefixo PRW e os fixos PVW. Só conheço as siglas mas nunca soube o que significavam ou representavam. Sei que nesta época éramos felizes e não sabíamos. Quando os rádios começaram a ser substituídos começaram nossas dificuldades. Uma comunicação simples que era instantânea, passou a demorar de 2 a 3 minutos quando o tempo estava bom. Se estivesse ruim, podia esperar 5, às vezes ela nem chegava. Como você mesmo disse: A cabeça (do líder) não pensa, o corpo (do peão) padeceNervoso

Abraços,
Ronaldão

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Ronaldão
04/11/2016, 07:57
Resposta: #9
RE: Repetidoras de Rádio
(02/11/2016 12:31)Cliceu Escreveu:  Se lembram do problema que temos com rádios em VHF e UHF não se falarem muito longe?

Salve @Cliceu,
Obrigado pelas informações e aula.
Para nós leigos (amadores) é sempre instrutivo e amplia nossos conhecimentos.
Abrço


"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Airton
04/11/2016, 19:20
Resposta: #10
RE: Repetidoras de Rádio
Olá Airton,
É um assunto técnico e que não tem muito a ver com a arte mateira, mas em que se tendo uma noção de como as coisas funcionam pode ajudar no uso de um rádio a ponto deste ser uma ferramenta útil em situações onde a comunicação entre bases, grupos, elementos de um grupo ou até mesmo em uma situação de emergência seja necessária.

Fico feliz que o amigo tenha gostado.

Abs cliceu.


(04/11/2016 07:57)Airton Escreveu:  Salve Cliceu,
Obrigado pelas informações e aula.
Para nós leigos (amadores) é sempre instrutivo e amplia nossos conhecimentos.
Abrço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Cliceu
03/06/2018, 22:46
Resposta: #11
RE: Repetidoras de Rádio VHF e UHF
Reavivando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  A importância dos códigos de comunicação por radio ou similares Crivelaro 30 13.415 18/06/2018 21:58
Última Resposta: Maka
  Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF) Cliceu 12 5.566 03/06/2018 22:47
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como Funciona a Comunicação via Rádio acima dos 30Mhz (VHF, UHF, etc...) Cliceu 10 4.443 03/06/2018 22:46
Última Resposta: LEÃO DO MATO

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes