Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca?
30/08/2016, 08:42
Resposta: #36
RE: Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca?
Beleza de enquete. Sem dúvida o que mais usei foi a barraca, mas não me sinto protegido nela a não ser em um camping particular. O facão e a lanterna estão sempre do lado pronto para qualquer emergência. Na rede apesar de estar mais exposto, ficamos mais atentos. Agora a forma que eu realmente me sinto mais seguro, não por causa de alguma barreira física mas por estar muito mais alerta e pronto a reagir mais rapidamente é com uma simples cobertura de um toldo ou poncho, num bivaque.
Sim, ficamos mais expostos aos animais peçonhentos e demais bichos mas o fato de vc ter uma visão periférica indiscutivelmente maior que uma barraca e a agilidade/facilidade para abandonar o abrigo me dá essa sensação de segurança.
Por mais de uma vez já deixei de montar barraca em acampamentos mesmo depois de carrega-lá. É isso aí pessoal. O que acham?

Se você quer chegar onde a maioria não chega, terá que fazer o que a maioria não faz.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Edimar
30/08/2016, 22:44
Resposta: #37
(30/08/2016 08:42)Edimar Escreveu:  Beleza de enquete. Sem dúvida o que mais usei foi a barraca, mas não me sinto protegido nela a não ser em um camping particular. O facão e a lanterna estão sempre do lado pronto para qualquer emergência. Na rede apesar de estar mais exposto, ficamos mais atentos. Agora a forma que eu realmente me sinto mais seguro, não por causa de alguma barreira física mas por estar muito mais alerta e pronto a reagir mais rapidamente é com uma simples cobertura de um toldo ou poncho, num bivaque.
Sim, ficamos mais expostos aos animais peçonhentos e demais bichos mas o fato de vc ter uma visão periférica indiscutivelmente maior que uma barraca e a agilidade/facilidade para abandonar o abrigo me dá essa sensação de segurança.
Por mais de uma vez já deixei de montar barraca em acampamentos mesmo depois de carrega-lá. É isso aí pessoal. O que acham?
Excelente resposta Edimar!
Valeu por participar!
Um grande abraço!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Norton
16/09/2016, 14:28
Resposta: #38
Fala Norton! Tudo tranquilo!?

Realmente este é um assunto questionável!

- Barraca bem fechada não entra insetos e outros animais! Na rede existe a possibilidade de insetos aéreos e os demais que sobem em árvores!

- Uso uma barraca que possui 2 portas. Essa pode ser uma alternativa, deixando uma virada pro mato.

Agora, no quesito segurança, não vejo muita diferença entre essas opções!
O negócio é colocar um alarme sonoro há alguns metros do acampamento!

Grande abraço!

(21/07/2016 18:30)Norton Escreveu:  Fala galera!
Já vi vários debates sobre o que é mais seguro, acampar em rede ou barraca?
Caso nosso acampamento for invadido por alguma ameaça hostil, seja humana ou de algum animal perigoso, o que é mais seguro?
Acampar numa rede ou numa barraca?
Levando em conta que na barraca, não temos visão da para a parte externa, caso seja preciso sairmos rapidamente, sair pela "porta" da barraca, pelo zíper, seria muito previsível por uma ameaça humana, talvez teríamos que sacrificar uma das laterais da barraca e fazer um corte em "L" com a faca e sairmos rapidamente.
Já com a rede, temos mais visão da área externa, através do mosquiteiro e no caso de estarmos armados, poderíamos efetuar algum disparo na possível ameaça, mas talvez seja mais demorado sair da rede e mosquiteiro e ficarmos em prontidão.
Qual a opinião de vocês?
Toda dica e justificativa é bem vinda para debatermos o assunto.
Um forte abraço!

Mas não basta pra ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.
17/09/2016, 01:46
Resposta: #39
Caso nosso acampamento for invadido por alguma ameaça hostil, seja humana ou de algum animal perigoso, o que é mais seguro?
Levando em conta que na barraca, não temos visão da para a parte externa, caso seja preciso sairmos rapidamente, sair pela "porta" da barraca, pelo zíper, seria muito previsível por uma ameaça humana, talvez teríamos que sacrificar uma das laterais da barraca e fazer um corte em "L" com a faca e sairmos rapidamente.
Já com a rede, temos mais visão da área externa, através do mosquiteiro e no caso de estarmos armados, poderíamos efetuar algum disparo na possível ameaça, mas talvez seja mais demorado sair da rede e mosquiteiro e ficarmos em prontidão.
Qual a opinião de vocês?
Um forte abraço!

Salve Norton

Mediante a excelente ponderações dos demais amigos vou registrar minha preferencia sempre a REDE. ótimo tópico.

Grande abraço!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Pampa Bushcraft
17/09/2016, 14:55
Resposta: #40
(17/09/2016 01:46)Pampa Bushcraft Escreveu:  
Qual a opinião de vocês?
Um forte abraço!

Salve Norton

Mediante a excelente ponderações dos demais amigos vou registrar minha preferencia sempre a REDE. ótimo tópico.

Grande abraço!!
Valeu por participar com sua opinião irmão!
Um forte abraço!

17/09/2016, 22:27 (Resposta editada pela última vez em: 17/09/2016 22:30 por JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA.)
Resposta: #41
Em campo aberto e áreas a beira mar prefiro barracas...Agora em matas sem duvidas a rede de preferencia longe do solo.
[Imagem: i1a54h.jpg]
[Imagem: 14y9vcx.jpg]
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA
18/09/2016, 21:17
Resposta: #42
(17/09/2016 22:27)JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA Escreveu:  Em campo aberto e áreas a beira mar prefiro barracas...Agora em matas sem duvidas a rede de preferencia longe do solo.
Show de bola!
Assim fica muito legal!

19/09/2016, 19:41
Resposta: #43
(18/09/2016 21:17)Norton Escreveu:  
(17/09/2016 22:27)JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA Escreveu:  Em campo aberto e áreas a beira mar prefiro barracas...Agora em matas sem duvidas a rede de preferencia longe do solo.
Show de bola!
Assim fica muito legal!
Norton, meu pai sempre falava comigo: "Quem fica no chão de mata quando o sol baixa e a noite chega ou está procurando problema ou quer virar presa.
Fica a dica! kkkkkkk.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA
19/09/2016, 21:49
Resposta: #44
(19/09/2016 19:41)JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA Escreveu:  
(18/09/2016 21:17)Norton Escreveu:  
Show de bola!
Assim fica muito legal!
Norton, meu pai sempre falava comigo: "Quem fica no chão de mata quando o sol baixa e a noite chega ou está procurando problema ou quer virar presa.
Fica a dica! kkkkkkk.
kkkkkkk.....
Temos que abrir o olho mesmo, rsrsrs...
Abração!

21/09/2016, 21:38
Resposta: #45
Olá meu Amigo Norton, sobre segurança no acampamento eu posso dizer que hoje em dia temos que ficar muito arisco mesmo , a um enorme grupo de miliantes mal intencionados andando e até refugiado nos matagais e áreas remotas das Cidades. Quando vou acampar eu penso muito no requisito segurança , pois eu acampo sozinho aí já viu né, totalmente exposto , más para compensar isto eu acampo as vezes de rede as vezes de barraca não importa , o importante é deixar a área de acampamento bem protegida . Eu armo vários alarmes de tropeço se preocupando com todos os trios que levam até a minha barraca ou rede que estou dormindo . Não podemos vacilar se não o cachimbo caí aí não dá né. Valeu meu amigo , um forte abraço e fica com Deus !.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Lobo da Mata
22/09/2016, 03:18
Resposta: #46
(21/09/2016 21:38)Lobo da Mata Escreveu:  Olá meu Amigo Norton, sobre segurança no acampamento eu posso dizer que hoje em dia temos que ficar muito arisco mesmo , a um enorme grupo de miliantes mal intencionados andando e até refugiado nos matagais e áreas remotas das Cidades. Quando vou acampar eu penso muito no requisito segurança , pois eu acampo sozinho aí já viu né, totalmente exposto , más para compensar isto eu acampo as vezes de rede as vezes de barraca não importa , o importante é deixar a área de acampamento bem protegida . Eu armo vários alarmes de tropeço se preocupando com todos os trios que levam até a minha barraca ou rede que estou dormindo . Não podemos vacilar se não o cachimbo caí aí não dá né. Valeu meu amigo , um forte abraço e fica com Deus !.
Realmente Hélio, temos que estar sempre atentos!
Aqui na minha cidade está muito complicado, assaltos para todos os lados, então evito de acampar ou fazer trilha sozinho, no mínimo dois para se ter mais olhos vigilantes.
Um forte abraço irmão!

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Norton
26/10/2016, 23:02
Resposta: #47
Nervoso Olá Amigos do BUSHCRAFT

Independente de ficarmos ou repousarmos em Barraca ou Rede o mais prudente e recomendável, caso se esteja acompanhado de mais uma, duas ou mais pessoas, é um revezamento noturno ... Isto é, um fica de Observador ( Plantão ) por um período médio de duas horas, enquanto o(s) outro(s) dorme(m).

No caso de Pernoite Individual tudo fica mais delicado ou complicado, por que tanto a Barraca como a Rede apresentam pontos Positivos como Negativos, diante de possíveis ameaças ou ataques.

Saudações com CHEIRO DE MATO !!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Ronaldo Ponciano
27/10/2016, 11:05
Resposta: #48
Se a segurança for relativa a prevenção do "bixo homem" indico a rede. Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
27/10/2016, 11:07
Resposta: #49
Isso ai Guerreiro a boa e veia Sentinela no "quarto de hora" sempre é uma boa pedida.

Inclusive nesse quesito vale a pena a criação de um tópico (#Fica a Dica, rsrs)

Abs Guerreiro Piscada

(26/10/2016 23:02)Ronaldo Ponciano Escreveu:  Nervoso Olá Amigos do BUSHCRAFT

Independente de ficarmos ou repousarmos em Barraca ou Rede o mais prudente e recomendável, caso se esteja acompanhado de mais uma, duas ou mais pessoas, é um revezamento noturno ... Isto é, um fica de Observador ( Plantão ) por um período médio de duas horas, enquanto o(s) outro(s) dorme(m).

No caso de Pernoite Individual tudo fica mais delicado ou complicado, por que tanto a Barraca como a Rede apresentam pontos Positivos como Negativos, diante de possíveis ameaças ou ataques.

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
27/10/2016, 19:25
Resposta: #50
(21/07/2016 22:12)Red Escreveu:  Eu prefiro a barraca, mas é pura opinião pessoal, me acostumei desde cedo com ela e nunca consegui me adaptar a rede, tive algumas experiências ruins com rede e depois parei de tentar, um exemplo é um acampamento que peguei uma chuva de várias horas e tive que ficar esperando a chuva passar deitado na rede, em uma barraca você tem mais espaço e liberdade de movimento enquanto espera a chuva parar, apesar de não ser recomendado é possível por exemplo cozinhar dentro da barraca sem maiores dificuldades, com a barraca as coisas ficam melhor protegidas de água, sujeira, insetos e animais. A barraca também me traz uma sensação de estar melhor protegido, apesar de ilusória esta suposta proteção faz diferença para mim, em relação a proteção contra animais eu acho que a barraca é mais segura, pois o animal não enxergando você, tem menos chances dele te atacar, em se tratando de uma ameaça humana a rede levaria vantagem, pois uma possível resposta a esta ameaça seria mais rápida.
Já vi pessoas reclamando que a barraca não pode ser colocada em locais com muitas pedras, mas por outro lado a rede não pode ser posta onde não tiver disponível pontos de amarrações compatíveis, áreas de campo e algumas montanhas descampadas, por exemplo, então neste quesito acho que elas empatam, cada uma tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do local.
Outra suposta vantagem da rede seria o baixo peso e volume para se transportar, mas hoje em dia você pode encontrar barracas tao leves que a diferença de peso é quase nenhuma, somando peso da rede, mosquiteiro, lona(toldo), cordas, etc, esta vantagem de peso é bastante minimizada pelas barracas modernas.
Para noites frias também vejo vantagem na barraca, principalmente pela maior proteção contra o vento, que é um dos principais fatores que influenciam na sensação térmica, além da perda de calor ser menor, por se tratar de um ambiente mais "fechado". Por outro lado já cansei de ver pessoas acampando no frio com rede, então isto é apenas uma questão de adaptação a forma de acampar de cada um.
Minha escolha é a barraca, mas sempre estarei aberto a testar outras formas de abrigo, mais seguros ou mais práticos, acho que muitos novos produtos ainda vão surgir nos próximos anos e quem sabe estes produtos não deixem obsoletas tanto a rede como a barraca.

Excelentes considerações amigo @Red, creio que a questão se resume mesmo em preferência.
Eu prefiro as redes. Eu acho que nós ficamos muito confortáveis dentro da barraca (não que estar confortável não seja bom) e e esquecemos um pouco da segurança lá fora. Seu sono vai ser muito mais pesado dentro de uma barraca e você pode não notar alguém ou algo rondando seu acampamento.
Já na rede você fica muito mais ligado, e basta abrir metade do olho para verificar se é apenas um galho se mexendo por causa do vendo ou se é outra coisa que mereça mais atenção.
Ótimo tópico @Norton, 100% operacional.
Abraços.

"Vede como é grande o amor concedido a nós pelo Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." 1 Jo 3:1
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Caburai
29/10/2016, 02:57 (Resposta editada pela última vez em: 29/10/2016 03:01 por gribel.)
Resposta: #51
Muito relativo,né.
Fico vendo o Rodrigo e o Poell acampando em caxias, outros amigos tb perto de grandes centros. Isso acho perigoso.
Mas é achismo.
Quando era mais novo, o mundo era mais maneiro, mais manso....a gente ia à escoteira feliz da vida, pimpolho ainda.
Tem um detalhe, coincidente ou não....naquela época, as pessoas, principalmente nas roças, tinham armas. Mesmo mais meninos. Mas essa é outra história.
O que a gente tem de concreto é o nosso exemplo. convivemos aqui há quantos anos? Quantos casos de risco vimos aqui?
Só me lembro de um vídeo recente do mestre @Saymon bolado num passeio de um dia. E das Gurias do Mato num encontro no morro gaúcho. Mas tudo correu bem.
Tem algumas variáveis: Solo ou com turma, lugar conhecido, talvez particular ou ermo. Com turma, c pode teorizar uma escala...mas acho que fica na teoria. Com turma, vc pode dividir ferramentas, lâminas, lanças..... solo vc tem a invisibilidade.
Eu acho bacana o cachorro. Brasileiro não tem muito esse costume, né.
Minha conclusão é...vai pro mato...vai simples, humilde de tralha, roupa e alma. Se misture ao local. Com respeito.
Sozinho..prefiro rede. Chama menos atenção e ostenta menos tb. Mas depende do terreno.
No meu caso, que fica na base da hipótese além apartamentícia, tou tranquilo: Meu ronco é que espanta as almas penadas.

"Cai no mato, Corisco, que lá envém a volante! Escuita só..."
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do gribel
25/01/2017, 13:45
Resposta: #52
Ótimo tópico. Obrigado por compartilharem conhecimento!

"O preguiçoso não ara a terra por causa do clima frio; no entanto, na época da colheita procura por frutos, mas nada encontra."
-Provérbios 20:4
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do zebento
28/01/2017, 13:31
Resposta: #53
( Parte I ) Com o pouco de experiência que tenho acredito que ambos os abrigos possuem características específicas para cada situação. Em caso de emergência, rasgar um mosqueteiro ou uma barraca só depende do fio da navalha. Tanto um quanto o outro podem prover abrigo contra chuva porém numa situação onde uma tempestade se forma, uma rede e tarpe/lona bem ancorados podem ter uma grande vantagem pois a distância solo - ocupante vai ser de grande importância caso exista acumulo de água na superfície ou, dependendo da intensidade dessa chuva e a irregularidade do terreno,evitaria ser quase levado pela força dos "caminhos de água" que se formam. E água, sem comentários, arrasta o que estiver no caminho. Animais Peçonhentos serão um constante, e nessa a barraca leva a vantagem ( isso se você ou acompanhante não esquecer a porta aberta nem um minuto sequer ). Porém, como sou adepto da rede, digo que se o mosqueteiro estiver bem firme e preso às cordas do balanço fica quase impossível que algum invada seu espaço. Entre os peçonhentos que estão no tronco da árvore e os que estão se arrastando pelo solo, prefiro os das árvores. O cuidado extra que se deve ter nesses casos com a rede é o de suspender o equipamento a uma altura maior que 1 metro em relação ao solo. Veja bem, assisti um vídeo onde foi feita uma entrevista com um biólogo do Butantã e foi dito que a maior serpente peçonhenta no nosso território pode chegar a três metros de comprimento e sabendo que o bote de uma cobra é de cerca de 30% do seu tamanho fica clara a altura da rede que seria de aproximadamente 1 metro em ralação ao solo o que evitaria qualquer ataque na busanfa. Atenção ao detalhe de que a rede deve ficar a essa distância "QUANDO VOCÊ ESTIVER DENTRO DELA" pois o meu erro mais comum é sempre errar e ficar quase arrastando no chão. hahaha. E claro que também vai ficar mas protegido de outros animais e da perda de temperatura que é muito maior para o solo do que para o ar. Na rede fica fácil e na verdade quase obrigatório o uso da posição decúbito dorsal ( barriga pra cima ) para dormir o que para algumas pessoas pode parecer desconfortável, mas, porém, contudo, " NÃO PODE DORMIR NA REDE COMO SE FOSSE UMA BANANA", ou seja, depois de deitado é preciso girar até ficar atravessado. Imagine um relógio analógico. Sua rede está armada exatamente as 12:30 ou 00:30, portanto posicione-se de forma que você marque + ou - 10:20 ( ou 22:20 ) Sério, vai parecer uma cama e nunca mais vai existir problema de colchão ruim na sua vida. Principalmente pra um cara que tem problema de coluna lombar como eu. A impossibilidade de se mover muito tem uma vantagem grande. Quando estou lá sozinho seja num camping ou mato, minha faca, facão e lanterna de cabeça estão sempre sobre a barriga, de fácil acesso e logicamente embainhados... ( Continua )
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Funari
28/01/2017, 13:34
Resposta: #54
... ( Parte II ) ...o que me dá a possibilidade de, com movimentos curtos e com o máximo de silêncio dar início a uma ação tanto de ataque quanto de fuga. Dentro da barraca fica um pouco mais complicado pois durante a noite com a movimentação sobre um colchão inflável ( pra quem usa ) seu equipamento pode escorregar mais pra debaixo dele, ou se a pessoa é um pouco menos organizada, pode não ter a mínima noção de onde foi parar a tal lâmina sem contar que tem que contar com o fator desorientação no caso de adeptos com pouca experiência. Pode ser difícil acordar no meio da noite dentro de uma situação onde você deve usar toda frieza que o solo passou pro teu sangue seja num colchão inflável ou num saco de dormir com isolante. No fim das contas ganha quem se adaptar melhor com o equipamento que tem. Agora se formos falar de acampamento solo, bom, daí é rede mesmo devido a essa versatilidade que encontro nesse equipamento. Costumo levar a minha dentro de um saco estanque junto com lona, mosquiteiro, cordas e ganchos. Como? Se todos os itens forem dobrados com a mesma dimensão do saco estanque fica fácil tirar todo o ar excedente de dentro dele criando aquele vácuo que molda a bolsa compactando assim todo o equipamento numa fina camada ( tipo uma calça dobrada ) que pode ser alocado sem ocupar muito espaço dentro da mochila. Faço o mesmo com as roupas e economizo muito espaço. É só ficar de joelhos em cima do saco estanque e fechar em seguida. Se for campo solo, na minha opinião, será desde o início uma situação de sobrevivência visto que quando solitário nossa mente trabalha de forma diferente e realmente não adianta gritar por socorro ( isso num cenário extremo ).Na verdade gritar atrai inimigos. Tanto rede quanto barraca estão sujeitas à queda de galhos portanto é preciso escolher o melhor local. Certamente a barraca leva vantagem em campo aberto onde fica impossível montar a rede, mas o olho do sol… dizem que abrir um desses cobertores de emergência aluminizados por cima ajuda a manter uma temperatura mais amena no interior da barraca mas ainda não fiz essa experiência. Hoje em dia dá pra carregar uma barraquinha tipo bivaque no equipamento. Encontrei uma esses dias que pesava umas 600 gramas. Melhor ter uma e não precisar do que precisar e não ter uma. Enfim, REDE pra mim. Mais tranquila e confortável além de te deixar mais dentro do clima de acampamento. Espero não ter sido chato pois extenso já fui. Como comecei a praticar recentemente e vejo que tem muitos colegas aqui como Bushcrafter Novo como eu, provavelmente serão de uso comum essas informações. Avalie sempre os riscos. Abraço pessoal.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Funari
03/02/2017, 20:37
Resposta: #55
Por questões de segurança tbm faço opção pela rede, o conforto da barraca é grande, mas segurança vêm em primeiro lugar.

Desbravando sempre.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
03/02/2017, 23:48 (Resposta editada pela última vez em: 03/02/2017 23:48 por Braulio Fadda.)
Resposta: #56
A minha opção é a rede, pesa menos e nos climas quentes é ótima...
Abs.

...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Braulio Fadda
13/02/2017, 22:55
Resposta: #57
(27/10/2016 11:07)LEÃO DO MATO Escreveu:  Isso ai Guerreiro a boa e veia Sentinela no "quarto de hora" sempre é uma boa pedida.

Inclusive nesse quesito vale a pena a criação de um tópico (#Fica a Dica, rsrs)

Abs Guerreiro Piscada

(26/10/2016 23:02)Ronaldo Ponciano Escreveu:  Nervoso Olá Amigos do BUSHCRAFT

Sentinela cumprindo o quarto de hora...me faz lembrar da época que servi no TG, de 00:00hs às 02:00 hs e de 02:00 hs às 04:00hs parece que o relógio pára....tem que ter algo para ajudar fiar acordado...um bom café ajuda. E muita atenção no mato galera.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
14/02/2017, 11:04
Resposta: #58
Alguns aspectos que observei agora que estamos acampando com redes.
- A rede, quando bem instalada e conseguindo deitar do jeito certo, é mais confortável do que dormir no chão da barraca, só com isolante térmico e saco de dormir...
- Em ambas eu vejo a obrigatoriedade do uso do isolante térmico em climas temperados ou pelo menos de algo que não deixe em contato direto com o solo/ar... porém, em situações de calor, a rede ainda pode ser usada sem nada (não pra mim, porque sou a pessoa mais friorenta do universo!)
- Em termos de portabilidade, temos duas situações: um vivente sozinho ou, como é o nosso caso, um CASAL...
Uma pessoa levar uma barra ou uma rede, claro que vai ser mais portátil o conjunto da rede... A não ser que compre aquelas barracas importadas levíssimas e caríssimas. Mas já pra um casal, em que serão duas redes, duas lonas, e etc, dependendo do modelo de barraca utilizado, dá quase na mesma...
Nossa barraca, por exemplo, é uma Guepardo Vênus 3, que pesa 3,5 Kg (e geralmente dividimos as partes da barraca pra carregarmos entre as duas)
Se formos somar os pesos das duas redes, mais lonas, cordas, mosquiteiros etc... não fica assim tão mais leve ou tão menos volumoso...
Porém, num caso de chuva, a barraca corre o risco de molhar por baixo (se o volume for grande) além de que o nylon é impermeabilizado, e não impermeável... Logo, com o tempo, pode ser que a água comece a passar... Já a lona que usamos nas redes é plástica e impermeável (por isso não quis comprar toldos ou tarps, que também são impermeabilizados... O @Dambrós já se lascou por causa da perda da impermeabilidade de um desses toldos... tem até tópico aqui no fórum falando sobre).
- Agora, no quesito segurança, tem duas coisas que podem ser consideradas:
1. Na barraca, se estiver frio e não tiver nenhuma parte dela aberta (só com o mosquiteiro fechado) não dá pra ver o que está acontecendo do lado de fora. Da mesma forma que na rede, caso a lona esteja voltada bem pra baixo (pra evitar ventos e chuvas) também não vai dar pra enxergar nada!
2. Na barraca, podemos dormir as duas juntas, e ainda com as mochilas e equipamentos dentro... Na rede, além de ficarmos separadas, não dá pra colocar muita coisa... Acaba sendo obrigatório deixar a mochila fora, mesmo que seja num tripé, debaixo da lona...

Por isso, como alguns já colocaram aqui, a questão de escolher usar uma ou outra forma de abrigo, no nosso caso, vai depender do tipo de situação.
Se estivermos num camping, ou ainda num local onde haja outros seres humanos desconhecidos, vamos optar pela barraca, pra podermos estar juntas e com nossos equipamentos.
Se estivermos em mata, sozinhas ou com um grupo conhecido, vamos usar as redes.

Abraço;

A liberdade e o respeito ao próximo caminham juntos. A plenitude de um é diretamente proporcional à importância que se dá ao outro.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Mel_Machado
14/02/2017, 20:38
Resposta: #59
(14/02/2017 11:04)Mel_Machado Escreveu:  Alguns aspectos que observei agora que estamos acampando com redes.
- A rede, quando bem instalada e conseguindo deitar do jeito certo, é mais confortável do que dormir no chão da barraca, só com isolante térmico e saco de dormir...
- Em ambas eu vejo a obrigatoriedade do uso do isolante térmico em climas temperados ou pelo menos de algo que não deixe em contato direto com o solo/ar... porém, em situações de calor, a rede ainda pode ser usada sem nada (não pra mim, porque sou a pessoa mais friorenta do universo!)
- Em termos de portabilidade, temos duas situações: um vivente sozinho ou, como é o nosso caso, um CASAL...
Uma pessoa levar uma barra ou uma rede, claro que vai ser mais portátil o conjunto da rede... A não ser que compre aquelas barracas importadas levíssimas e caríssimas. Mas já pra um casal, em que serão duas redes, duas lonas, e etc, dependendo do modelo de barraca utilizado, dá quase na mesma...
Nossa barraca, por exemplo, é uma Guepardo Vênus 3, que pesa 3,5 Kg (e geralmente dividimos as partes da barraca pra carregarmos entre as duas)
Se formos somar os pesos das duas redes, mais lonas, cordas, mosquiteiros etc... não fica assim tão mais leve ou tão menos volumoso...
Porém, num caso de chuva, a barraca corre o risco de molhar por baixo (se o volume for grande) além de que o nylon é impermeabilizado, e não impermeável... Logo, com o tempo, pode ser que a água comece a passar... Já a lona que usamos nas redes é plástica e impermeável (por isso não quis comprar toldos ou tarps, que também são impermeabilizados... O @[Dambrós] já se lascou por causa da perda da impermeabilidade de um desses toldos... tem até tópico aqui no fórum falando sobre).
- Agora, no quesito segurança, tem duas coisas que podem ser consideradas:
1. Na barraca, se estiver frio e não tiver nenhuma parte dela aberta (só com o mosquiteiro fechado) não dá pra ver o que está acontecendo do lado de fora. Da mesma forma que na rede, caso a lona esteja voltada bem pra baixo (pra evitar ventos e chuvas) também não vai dar pra enxergar nada!
2. Na barraca, podemos dormir as duas juntas, e ainda com as mochilas e equipamentos dentro... Na rede, além de ficarmos separadas, não dá pra colocar muita coisa... Acaba sendo obrigatório deixar a mochila fora, mesmo que seja num tripé, debaixo da lona...

Por isso, como alguns já colocaram aqui, a questão de escolher usar uma ou outra forma de abrigo, no nosso caso, vai depender do tipo de situação.
Se estivermos num camping, ou ainda num local onde haja outros seres humanos desconhecidos, vamos optar pela barraca, pra podermos estar juntas e com nossos equipamentos.
Se estivermos em mata, sozinhas ou com um grupo conhecido, vamos usar as redes.

Abraço;

Muito bom seu ponto de vista em relação ao uso da barraca ou rede, concordo com vc, tudo é relativo e vai depender do local em que se acampa e quem está ao redor. Melhor coisa é usar o bom senso e a experiência.

Desbravando sempre.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
28/03/2017, 01:56
Resposta: #60
Eu prefiro barraca, aquela sensação de abrigo gosto muito. A questão do animal a barraca leva vantagem por não estar te vendo, mas quando nossa amiga pintadinha quer meu querido...só com pau de fogo mesmo p sair ileso...

Ninguém bate mais forte que a vida. Não importa o quanto você bate e sim o quanto você aguenta apanhar e continuar lutando...
Sylvester Stallone
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CHAGULOSO
28/03/2017, 10:47
Resposta: #61

Posso estar criando "mal juízo" da opção do irmão JOSÉ LUIZ... mas, nesse tipo de abrigo aí, eu vou muito (já fui mais, a bem da verdade. rsrsrs) com outras intensões: para obtensão de "alimento alternativo", por assim dizer. Hehehe

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
28/03/2017, 11:19
Resposta: #62
No quesito segurança, tanto as barracas quanto as redes nos expõem a algum tipo de risco, seja porque não nos permitem enxergar a aproximação de um eventual agressor (como nas barracas), seja porque dão ao agressor a vantagem de escolher a melhor posição para nos atacar (no caso de redes).

Certo é que as barracas (ao mesmo tempo que nos impedem de enxergar um agressor) também deixa nele a dúvida sobre se o ocupante da barraca está armado e/ou preparado para reagir ou não. Ao mesmo tempo, a rede traz a vantagem de permitir (se com sorte) ver o agressor antes que se aproxime.

Desse modo, melhor que a escolha dependa mais do grau de risco do local do que de nosso gosto pessoal. E precisa ser assim.

Tomemos como base a elevação do abrigo proposta pelo José Luiz (considerando-a apenas como forma de dar segurança ao abrigo). De pendendo das características (grau de risco) do local, esta talvez fosse a melhor ou até mesmo a única opção segura.

Daí, penso que seja imprescindível fazermos uma boa análise de riscos antes de escolhermos a tralha para nossos acampamentos.

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
28/03/2017, 11:38
Resposta: #63
Complementando minha resposta anterior, desde já, acredito ser impossível esgotarmos um assunto tão vasto como este em poucas linhas mas, acho que seja possível orientarmos nossas análises de risco com base em algumas questões sobre se é possível ou não nos depararmos com as seguintes situações ou cenários a seguir (A quais riscos estamos sujeitos no local para onde vamos):

(se lembrarem de alguma mais, por favor, incluam-a nas suas respostas, ok?)

1) insetos e animais peçonhentos;
2) ataque de felinos ou de animais territorialistas (javalis e cães, p.ex.);
3) incêndios;
4) quedas de árvores ou galhos sobre o acampamento;
5) agressores humanos (roubo/assalto, reação a uma possível invasão nossa - mesmo que involuntária - de áreas particulares, etc.);
6) enchentes repentinas de rios, córregos, etc.;
7) tempestades com ou sem raios.

Na hora de escolher uma ou outra opção de abrigo, pensar antes nessas coisas é uma boa ideia. Piscada

Sds
Toscano VIX
29/03/2017, 09:13 (Resposta editada pela última vez em: 29/03/2017 09:24 por JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA.)
Resposta: #64
(28/03/2017 10:47)Toscano Escreveu:  [quote='JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA' pid='159525' dateline='1474158439']
Em campo aberto e áreas a beira mar prefiro barracas...Agora em matas sem duvidas a rede de preferencia longe do solo.

Posso estar criando "mal juízo" da opção do irmão JOSÉ LUIZ... mas, nesse tipo de abrigo aí, eu vou muito (já fui mais, a bem da verdade. rsrsrs) com outras intensões: para obtenção de "alimento alternativo", por assim dizer. Hehehe

Meu amigo Toscano realmente sou caçador de espera e faço controle de javali dentro das normas do Ibama. Mas a rede dentro de mata fechada sem sombra de duvidas é a melhor opção seja para se proteger de animais do solo ou obter alimento em caso de emergência. Quando você desenvolve a técnica é fantasístico e implica em boas redes e seguras como redes feitas para esse fim. Ja vivi duas situações dentro de mata que quem me salvou foi a rede : um dia estava dormindo na rede 2:00H da madrugada passou ao lado da minha arvore um grupo com 10 homens e não perceberam minha presença. No outro dia liguei para meu Batalhão para saber de ocorrências e me foram que estavam a procura de 10 assalteantes de banco. Outra foi assaltantes que passaram por mim de dia e não me viram pois esta alto em uma arvore deitado com todo conforto. Um forte abraço meu irmão Toscano.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA
29/03/2017, 11:33
Resposta: #65
(29/03/2017 09:13)JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA Escreveu:  Meu amigo Toscano realmente sou caçador de espera e faço controle de javali dentro das normas do Ibama.

A gente se reconhece nas imagens. Piscada
E, sendo assim, tendo javalis na sua região, quaisquer incursões na mata já exigiriam cuidados adicionais. Acampamentos no solo, então, seriam demasiado arriscados.

(29/03/2017 09:13)JOSÉ LUIZ COSTA DA SILVA Escreveu:  Mas a rede dentro de mata fechada sem sombra de duvidas é a melhor opção seja para se proteger de animais do solo ou obter alimento em caso de emergência. Quando você desenvolve a técnica é fantasístico e implica em boas redes e seguras como redes feitas para esse fim. Ja vivi duas situações dentro de mata que quem me salvou foi a rede : um dia estava dormindo na rede 2:00H da madrugada passou ao lado da minha arvore um grupo com 10 homens e não perceberam minha presença. No outro dia liguei para meu Batalhão para saber de ocorrências e me foram que estavam a procura de 10 assalteantes de banco. Outra foi assaltantes que passaram por mim de dia e não me viram pois esta alto em uma arvore deitado com todo conforto. Um forte abraço meu irmão Toscano.

Falando em cuidados adicionais... de que baita encrencas você se livrou, hein? Ia ser "estar no lugar errado, na hora errada"... Deus livrou você, com certeza!

Meu irmão, sua área é o mais forte exemplo que eu conheço de um lugar onde não se deve ficar na altura dos olhos. De fato, o melhor lugar para se ficar é na mais alta árvore que se encontrar.

Paz !

Sds
Toscano VIX
11/04/2017, 22:57
Resposta: #66
No dia 24/04 estaremos com um pequeno grupo acampando na Pedra do Moitão aqui no município onde resido, e será hora de estréia da minha rede e ver como ela se sai. As informações aqui foram valiosas pra mim, e como os outros irão acampar de barraa, faremos uma plataforma e montaremos o abrigo suspenso. Eu que não sou nada bobo manterei minha rede ainda mais acima deles. Vamos aguardar e ver no que vai dar essa aventura.

Desbravando sempre.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
28/04/2017, 00:15
Resposta: #67
Rede e barraca mas toda vida... Eu fui aprender acampar em rede bem mais tarde, quisera eu ter conhecido rede e lona antes. comecei acampar naquelas barraquinhas canadenses de 2 pessoas kkkkk... Dormia no chão sem o minimo de conforto. Lona e rede e tudo!!! Tenho vários tipos de redes e lonas e nunca mais acampei sem.

[Imagem: 1zz3kf7.jpg]
[Imagem: 15ed6io.jpg]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do 1stCAVMeserve
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos SERGIO 115 35.127 15/04/2017 07:50
Última Resposta: Expedicionário
  Segurança e Estratégia de Navegação Roger Dantas 4 1.024 13/04/2017 17:24
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 5.675 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 255 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Módulo de Segurança no campo. Kevin S. 5 521 28/02/2017 23:17
Última Resposta: Ronaldão
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 1.201 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai
  Auto segurança no rapel Alvaro 18 5.176 23/04/2013 13:14
Última Resposta: Jeferson
  Segurança na escalada Jeferson 14 3.684 11/11/2012 02:11
Última Resposta: 1st CAVMeserve

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes