Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidado com os calçados no mato.
17/01/2016, 13:46
Resposta: #1
Cuidado com os calçados no mato.
A maioria de nós acampa com rede no mato e geralmente tira a bota/calçado quando vai dormir a noite e deixa elevado em um tripé ou preso na corda da lona. Essa medida é melhor do que deixar diretamente no chão e evita que uma cobra use seu calçado como toca, porém não evita que aranhas adentrem durante a noite, esperando você colocar o pé dentro ao amanhecer para picar.
A picada de aranhas, principalmente a marrom, pode causar muitos danos ao seu pé, vejam esse vídeo da retirada de um dreno de secreção do local da picada:

Uma medida simples pode proteger seu calçado tanto de aranhas como de cobras:

[Imagem: k0k58i.png]

Levar um saco de lixo 100 litros vai servir para proteger o calçado de animais e também da chuva e da umidade, além de servir como um tapete quando você acordar.
É uma dica simples porém bastante útil para nossos campos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 16 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
17/01/2016, 14:53 (Resposta editada pela última vez em: 17/01/2016 14:56 por matulle.)
Resposta: #2
RE: Cuidado com as calçados no mato
Acreditem picadas da aranhas armadeiras faziam parte de minha infância!! Dor por horas, mas não eram cobras, colocar calçados mochilas roupas em local seguro e alto ainda não é o suficiente. A ideia do saco plástico é muito boa!! E as barracas sempre bem fechadas e sempre ver onde se coloca a mão ou senta!! Tenha o sempre o vivido pensamento que tem algo mais que você por perto, pois podemos sentar em um tronco e uma cobra estar debaixo dele só querendo ficar na dela!!

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do matulle
18/01/2016, 08:13
Resposta: #3
(17/01/2016 13:46)CR2011VSF Escreveu:  A maioria de nós acampa com rede no mato e geralmente tira a bota/calçado quando vai dormir a noite e deixa elevado em um tripé ou preso na corda da lona. Essa medida é melhor do que deixar diretamente no chão e evita que uma cobra use seu calçado como toca, porém não evita que aranhas adentrem durante a noite, esperando você colocar o pé dentro ao amanhecer para picar.
A picada de aranhas, principalmente a marrom, pode causar muitos danos ao seu pé, vejam esse vídeo da retirada de um dreno de secreção do local da picada:

Levar um saco de lixo 100 litros vai servir para proteger o calçado de animais e também da chuva e da umidade, além de servir como um tapete quando você acordar.

Uau, que estrago!!!
Muito boa a dica do saco plástico! Piscada
Cristian, como moro "acampada em uma casa no meio do mato" convivo diariamente com todo tipo de inseto, tenho muita sorte de não ter esse tipo de aranha por aqui, pois a bota de lida ora dorme para fora, ora dorme para dentro... mas nunca olhei antes de calçar e nunca tive um acidente com qualquer inseto dentro de bota.

Mas por incrível que pareça, um danado de um rato catou do lixo uma casca de castanha portuguesa e foi raspar o resto dentro da máquina de lavar.
Quando abri para usar, lá estava a surpresa: casca da castanha e um monte de cocô de rato dentro da máquina.
Como ele entrou lá dentro arrastando a casca, estou me perguntando até hoje, pois a máquina estava com a tampa fechada.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
18/01/2016, 14:17 (Resposta editada pela última vez em: 20/01/2016 11:36 por Airton.)
Resposta: #4
Ótima observação @CR2011VSF,
Utilizo, nem que seja, sacola de supermercado, no qual faço alguns furos para ventilar e amarro na boca da bota.
Vi um sujeito que coloca uma tela de mosquiteiro, embaixo da palmilha da bota ou junto ao cano e, de noite, prende ela com o cadarço na boca da bota. Não entra nem mosquito !!!!
Abrço

"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Airton
18/01/2016, 14:29
Resposta: #5
Sabe aquele habito de bater a bota, para tirar a "poeira" de dentro e depois disso colocar a mão com cuidado para ver se tem "poeira" ainda é muito bom!! SorrisãoSorrisãoSorrisãoLinguaLinguaLinguaLingua

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
18/01/2016, 21:04
Resposta: #6
E olhe que bizus existem, suspender os "caeçados", por em pacotes/sacos, cobrir o cano com a meia.... etc...

Importante o lembrete CR Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
19/01/2016, 23:15
Resposta: #7
Outra opção seria aquele saco de peixe comprado em loja de pesca, com micro furos, porém ai perde-se a função de tapete do saco de lixo, não tem coisa pior que acordar de manhã e ter que colocar o pé no chão. Há quem consiga colocar o calcado sentado na rede, eu não tenho essa habilidade.

(18/01/2016 14:17)Airton Escreveu:  Ótima observação @[CR2011VSF],
Utilizo, nem que seja, sacola de supermercado, no qual faço alguns furos para ventilar.
Vi um sujeito que coloca uma tela de mosquiteiro, embaixo da palmilha da bota ou junto ao cano e, de noite, prende ela com o cadarço na boca da bota. Não entra nem mosquito !!!!
Abrço
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
28/01/2016, 15:10
Resposta: #8
(19/01/2016 23:15)CR2011VSF Escreveu:  Outra opção seria aquele saco de peixe comprado em loja de pesca, com micro furos, porém ai perde-se a função de tapete do saco de lixo, não tem coisa pior que acordar de manhã e ter que colocar o pé no chão. Há quem consiga colocar o calcado sentado na rede, eu não tenho essa habilidade.

Ou, utilizar o saco de lixo prá carro (aqueles que se prende no cambio).
Inverter e colocar na boca da bota.
Estes também são úteis para guardar sílica.
Abrço

"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Airton
29/01/2016, 09:31
Resposta: #9
RE: Cuidado com os calçados no mato.
Eu sempre carrego ma mochila uma fronha de travesseiro velha pois é um saco que pode ter muitas utilidades e uma delas é guardar a minha bota a noite.
Coloco o par de botas nela e mais alguma coisa que não quero que insetos invadam e amarro a boca.
A vantagem dela sobre o saco plástico é que ela é respirável e mesmo uma bota molhada tem a chance de secar durante a noite. A desvantagem é que se chover vai ficar tudo molhado se estiver exposta aos elementos a não ser que fique embaixo do abrigo.
Eu já fui picado por uma aranha viúva negra na mão e não foi uma experiência muito boa, apesar de não ter sido doloroso.

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
29/01/2016, 09:38
Resposta: #10
Muito bom o tópico! Minha mãe ia jogar fora um mosquiteiro velho, há uns 4 anos. Pedí pra ela dobrar o tecido desse mosquiteiro, para reforçar e costurar no formato de dois sacos. Guardo minhas botas nesses sacos. O bom é que ventila e seca as botas turante a noite e protege contra esses bichinhos.

O melhor manual de sobrevivência: A Bíblia!

"...ainda que morra, viverá..." João 11:25-26
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do carlos_emafil
29/01/2016, 13:37
Resposta: #11
Amigos um aviso pois aconteceu comigo, cuidado tambem com o papel higienico, a bicharada adora ficar no vão interno.

SDS

Milton

E vós guerreiros, por acaso sois combatentes pela virtude e soldados da fé? A volta de Cristo - M. Roso De Luna
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Milton Correia Aguiar
29/01/2016, 15:05
Resposta: #12
é eu também já fui picado por uma; a dor e o susto foi grande, me serviu de lição para olhar bem onde colocar amão.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do jose luiz
29/01/2016, 20:57
Resposta: #13
Eu nunca coloco qualquer calçado sem antes bate-lo e verificar se o mesmo não virou abrigo, em casa na praia ou em qualquer lugar.
A utilização de saco de lixo é muito comum, vcs tem que lembrar que os insetos e cobras irão entrar na sua bota, mochila ou qualquer outra peça de roupa que estivar no alcance da mesma.
Eu utilizo saco de 200 litros pois posso colocar a mochila principalmente quando for cargueira, evitando os animais e umidade, quando o equipamento fica exposto ao alcance dos insetos e cobras é risco real.
Então se liguem, existem erros que só acontecem uma vez!

Prepare -se, e Sobreviva!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Júlio Rafael
29/01/2016, 22:40
Resposta: #14
(17/01/2016 13:46)CR2011VSF Escreveu:  A maioria de nós acampa com rede no mato e geralmente tira a bota/calçado quando vai dormir a noite e deixa elevado em um tripé ou preso na corda da lona. Essa medida é melhor do que deixar diretamente no chão e evita que uma cobra use seu calçado como toca, porém não evita que aranhas adentrem durante a noite, esperando você colocar o pé dentro ao amanhecer para picar.

Caracas, que cenas feias de se ver, rsrsrs....
Bem lembrado Cristian, o cuidado com os calçados é muito importante mesmo. Muito boa a dica de ensacar os calçados para evitar acidentes.
Abração!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Norton
15/02/2016, 20:33
Resposta: #15
Vendo cenas comò essa creio que muitos vão tomar mais cuidado, no meu novo local de acampamento tem muita aranha, lá está sendo vital ensacar o calçado a noite.

(29/01/2016 22:40)Norton Escreveu:  Caracas, que cenas feias de se ver, rsrsrs....
Bem lembrado Cristian, o cuidado com os calçados é muito importante mesmo. Muito boa a dica de ensacar os calçados para evitar acidentes.
Abração!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
15/02/2016, 20:36
Resposta: #16
Acho que são pequenos para uma bota de cano longo, calçado curto pode ser.

(28/01/2016 15:10)Airton Escreveu:  Ou, utilizar o saco de lixo prá carro (aqueles que se prende no cambio).
Abrço
15/02/2016, 20:42
Resposta: #17
É aquela história, basta acontecer uma vez para dar estrago. Quanto ao rato dentro da máquina, não faço idéia de como entrou, mas daria uma excelente armadilha residência para ratos, só colocar um gatilho na tampa entre aberta e a isca lá dentro, depois dá umas giradas na máquina e captura o rato tonto.

(18/01/2016 08:13)teblasi Escreveu:  Uau, que estrago!!!
Cristian, como moro "acampada em uma casa no meio do mato" convivo diariamente com todo tipo de inseto, tenho muita sorte de não ter esse tipo de aranha por aqui, pois a bota de lida ora dorme para fora, ora dorme para dentro... mas nunca olhei antes de calçar e nunca tive um acidente com qualquer inseto dentro de bota.

Mas por incrível que pareça, um danado de um rato catou do lixo uma casca de castanha portuguesa e foi raspar o resto dentro da máquina de lavar.
Quando abri para usar, lá estava a surpresa: casca da castanha e um monte de cocô de rato dentro da máquina.
Como ele entrou lá dentro arrastando a casca, estou me perguntando até hoje, pois a máquina estava com a tampa fechada.
16/02/2016, 05:54
Resposta: #18
(15/02/2016 20:42)CR2011VSF Escreveu:  É aquela história, basta acontecer uma vez para dar estrago. Quanto ao rato dentro da máquina, não faço idéia de como entrou, mas daria uma excelente armadilha residência para ratos, só colocar um gatilho na tampa entre aberta e a isca lá dentro, depois dá umas giradas na máquina e captura o rato tonto.

kkk... Cristian, gostei da armadilha máquina de lavar!!!
Mas já peguei rato sem querer em armadilha melhor: o vaso sanitário.
O tonto entra lá para beber água e não consegue mais sair, de manhã é só dar descarga e lá vai o tonto afogado para o esgoto... kkk

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
21/02/2016, 15:28
Resposta: #19
Não sabia desse seu lado Teresa, não basta capturar o rato, tem que torturá-lo via afogamento kkkkkkk Brincadeira

(16/02/2016 05:54)teblasi Escreveu:  
(15/02/2016 20:42)CR2011VSF Escreveu:  É aquela história, basta acontecer uma vez para dar estrago. Quanto ao rato dentro da máquina, não faço idéia de como entrou, mas daria uma excelente armadilha residência para ratos, só colocar um gatilho na tampa entre aberta e a isca lá dentro, depois dá umas giradas na máquina e captura o rato tonto.

(18/01/2016 08:13)teblasi Escreveu:  

Uau, que estrago!!!

kkk... Cristian, gostei da armadilha máquina de lavar!!!
Mas já peguei rato sem querer em armadilha melhor: o vaso sanitário.
O tonto entra lá para beber água e não consegue mais sair, de manhã é só dar descarga e lá vai o tonto afogado para o esgoto... kkk
13/04/2017, 12:36 (Resposta editada pela última vez em: 13/04/2017 12:37 por Toscano.)
Resposta: #20
(17/01/2016 13:46)CR2011VSF Escreveu:  A maioria de nós acampa com rede no mato e ...
...

Dica excelente! Proteção contra animais peçonhentos é imprescindível nos acampamentos pois os riscos são grandes e a possíveis consequências são graves. Basta pensarmos no quanto deve ter doído a destruição dos tecidos do pé desse infeliz do vídeo.

Muito sobre aranhas existe no nosso acervo e pode ser útil a quem ainda não leu a respeito ( e aos que já leram nunca é demais reler. Piscada ). Olhem lá:

http://www.bushcraftbr.com/forum/search....order=desc

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
08/02/2018, 12:06
Resposta: #21
(29/01/2016 20:57)Júlio Rafael Escreveu:  Eu nunca coloco qualquer calçado sem antes bate-lo e verificar se o mesmo não virou abrigo, em casa na praia ou em qualquer lugar.
A utilização de saco de lixo é muito comum, vcs tem que lembrar que os insetos e cobras irão entrar na sua bota, mochila ou qualquer outra peça de roupa que estivar no alcance da mesma.
Eu utilizo saco de 200 litros pois posso colocar a mochila principalmente quando for cargueira, evitando os animais e umidade, quando o equipamento fica exposto ao alcance dos insetos e cobras é risco real.
Então se liguem, existem erros que só acontecem uma vez!

Exatamente, por eu morar em uma chácara e antes disso sempre morei em casa com terreno grande, sempre costumo bater os calçados antes, as vezes até pisar em cima dele, porém sempre bata ou pise no sentido do bico para cano, assim caso algo esteja lá dentro tenha como sair, e costumo bater também roupas, já tive o desprazer de colocar uma calça e antes de sair meu pé, pulou uma aranha de dentro dela.
Minha sorte que a aranha preferiu ir para outro lado, pois deve ter visto que tinha uma saída.

Boa a ideia do saco de lixo também.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do jrazeponi
08/02/2018, 15:10
Resposta: #22
(15/02/2016 20:36)CR2011VSF Escreveu:  Acho que são pequenos para uma bota de cano longo, calçado curto pode ser.

(28/01/2016 15:10)Airton Escreveu:  Ou, utilizar o saco de lixo prá carro (aqueles que se prende no câmbio).
Abrço

Salve @[CR2011VSF]
Creio que não me fiz entender ... inverter o saco (que é pequeno) e colocar na boca do cano da bota.
Já fiz e prendi com borracha de pneu de bicicleta.
Apenas uma sugestão.
Abrço

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo Saymon 133 102.770 22/05/2018 14:49
Última Resposta: pessoa82
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 10.252 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes