Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .




Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
14/01/2016, 15:36 (Resposta editada pela última vez em: 14/01/2016 15:46 por Cliceu.)
Resposta: #1
Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Este tópico é uma continuação do anterior e aqui vou falar um pouco sobre equipamentos que transmitem abaixo dos 50Mhz que compreendem as bandas de VHF baixo e HF, e pra quem não leu o tópico sobre VHF e UHF coloco o link abaixo:

http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...p?tid=4279

É interessante ler o tópico anterior para entender esta continuação. Piscada

Porque dois tópicos separados?
A resposta é que a maioria do pessoal não vai utilizar o HF e aqui neste tópico vou explicar o motivo, evitando dessa forma o inchaço do outro tópico. Demais

Segue por curiosidade uma imagem de uma estação de radioamador com equipamento de HF logo abaixo:
[Imagem: 28w2hy0.jpg]

A principal diferença entre os equipamentos de VHF/UHF e os de HF são: preço, tamanho das antenas, dificuldade de montagem e portabilidade/estrutura.

Essas diferenças é que molda o modo que o usuário irá utilizar o sistema de forma meio "Highlander":
- Apesar de ter algumas opções mais em conta nos usados, o equipamento novo é sempre caro e isso não o torna acessível
- O tamanho das antenas exige grande espaço, boa habilidade e conhecimento técnico do usuário para montagem e funcionamento correto das mesmas
- A dificuldade de montagem dos equipamentos, o usuário tem que saber o que está fazendo para que tudo funcione bem
- A estrutura de alimentação, fixação de antenas, cabos, instrumentos e equipamentos é essencial para um bom desempenho de uma estação normal de HF com 100W de potencia. Não é impossível ter um equipamento portátil, mas a autonomia, potencia, antenas, peso e preço irão impactar negativamente na configuração de estação ideal.
- Tem muitos usuário que até conseguem sobreviver ao mencionado acima, mas são vencidos pelo ruído e forma errada de operação do rádio e acabam por desistir do hobby

É inevitável, toda estação de HF vai ter um dos itens acima que irá penar o usuário final de alguma forma.

Mas vamos começar a falar da mágica do negócio, e é aqui que as barreiras acima começam a cair ou se tornar menos intransponíveis.

Vantagens de um sistema HF em relação ao VHF e UHF:
- Os equipamentos são caros, mas com conhecimento é possível a montagem de todo ou parte do sistema no bom e velho estilo DIY. Aqui a gente entende o sentido de ser "Highlander" do radioamador, quem se dedica se torna um verdadeiro profissional na arte de se comunicar.
- O ganho de conhecimento é muito maior, as variáveis que influenciam no sistema são muitas e tão sutis a ponto de inviabilizar seu funcionamento, toda vez que você descobre uma delas é como um troféu conquistado a base de muito estudo e aplicação na prática.
- O espaço físico para as antenas é um desafio para muitos radioamadores, e apesar de ser um problema também é um fator que aguça a criatividade e uma busca incansável por soluções criativas muito operacionais.
- Ter paciência é um dom de todo bom radioamador, isso faz com que o processo de tentativa e erro se torne um divertimento e não um sofrimento. É comum de se ouvir nas rodas de conversas dos colegas de RF as grandes "vazas" conseguidas a duras custas com muita satisfação de que valeram cada gota de suor pingado.
- Por mais simples que seja, um sistema bem montado tem alcance global.

Como já expliquei algo no tópico do VHF e UHF, vamos para alguns detalhes que fazem a grande diferença de alcance no HF.
O fato das ondas eletromagnéticas percorrerem uma trajetória retilínea no HF também é valida, porém aqui temos uma ajuda da mãe natureza, a ionosfera e obstáculos que no VHF e UHF não eram significativas ou atrapalhavam na propagação, aqui são nossas aliadas e definirão junto com as antenas o alcance de meu sistema.
Devido a suas propriedades magnéticas a ionosfera funciona como se fosse um refletor para os sinais de RF abaixo dos 50MHz ajudando nosso sinal a ir mais longe mais ou menos como na figura abaixo:
[Imagem: 11in2qh.jpg]

Agora pra deixar a coisa mais complexa, some a capacidade da ionosfera em refletir nossos sinais, as alterações meteorológicas e os obstáculos (relevo, mar, prédios, árvores....) que também podem fazer o processo de reflexão e até mesmo de condução dos sinais de RF, dependendo da frequência que você utilizar o resultado disso é uma verdadeira mágica.
Agora se você leu o primeiro tópico e prestou bem atenção, você deve ter percebido que parece que eu errei no titulo deste.
Não, não errei, na prática sinais das bandas de VHF baixo dentro do intervalo de 30Mhz a 50Mhz também se beneficiam das "janelas" de propagação criadas pelas alterações meteorológicas e obstáculos, tornando possível conseguir contatos de longas distancias quando o fenômeno ocorre, e ocorre de forma frequente, saindo assim da sua forma "normal" de funcionamento.
Claro que nem tudo são flores e você pode ficar na condição do rádio D da figura acima, ou seja no meio do "salto" e sem comunicação, afinal não dá para ganhar todas.

Sobre antenas, você pode comprar, mas é muito comum o radioamador confeccionar sua própria antena de HF. Veja a antena abaixo:
[Imagem: 11t4m12.jpg]

A mesma antena em processo de levantamento do boom (espinha da antena):
[Imagem: 2qum3kl.jpg]

A antena acima é uma direcional rígida para a banda de 80 metros montada em torre, possui boom de 20 metros, pesa mais de 300kg, possui um rotor para mudar sua direção, pasmem foi projetada e construida por um radioamador de Santa Catarina, nessa antena foi utilizado um rádio com amplificador de potencia de 1000W. E pensar que esse cara deve ter conversado com uma estação no fim do mundo com uma antena de fio flexível igual a abaixo, empurrada por um rádio a bateria de 5W de potencia:
[Imagem: 33o5dly.jpg]

Aqui dá pra ter uma noção que dinheiro e tamanho faz diferença, mas não é impedimento. Sabendo como montar e posicionar a antena, mesmo com pouco dinheiro, pode-se sim conseguir bons contatos.

Mas dá para usar um sistema desse em campo?
Sim, dá para utilizar e usam bastante, abaixo a foto de uma estação portátil completa (esse rádio tem alimentação interna com pack de baterias):
[Imagem: 301d9w5.jpg]

Em HF existem sistemas pequenos no quesito tamanho e peso, um sistema desses terá as dimensões aproximadas de umas duas garrafas de óleo de cozinha e irá pesar em torno de 4 quilos dependendo do tipo de antena e bateria que acompanha o conjunto.
Para se conseguir contato com um sistema deste parte-se do básico, o segredo está na antena: local onde é montada em relação a posição geográfica, ao relevo, a vegetação e obstáculos.
O ponto fraco é a alimentação, normalmente feita através de packs de baterias. Existem sistemas de alimentação com células solares e baterias mais eficientes que irão sacrificar a portabilidade do conjunto tornando-o mais volumoso e pesado. Ai o usuário terá que avaliar o que é realmente necessário, autonomia ou peso.
Veja abaixo uma estação portátil em operação:
[Imagem: 9k8egh.jpg]

Pra fechar vou falar sobre Modulação.
Modulação é a forma como nossa voz irá "modelar" a onda eletromagnética a ser irradiada, nossa voz ou dados modulam uma onda portadora na frequência de transmissão e isso é feito de diversas maneiras, no radioamadorismo:
- AM - Amplitude Modulada
- FM - Frequencia Modulada
- CW - Portadora Continua utilizada em código morse (Continuous Wave em inglês)
- SSB - Banda Lateral Simples (Single Side Band em inglês)
- PSK, PSK31, RTTY - Modos Digitais para dados em HF
- Dstar - Modo Digital para voz da Icom em VHF e UHF
- C4FM FDMA - Modo Digital para voz da Yaesu em VHF e UHF
Temos que saber delas, pois temos que seguir as leis de definem como utiliza-las dentro do espectro de frequências, tem muito equipamento onde o operador define como o sistema modula o sinal e é importante fazer isso corretamente para garantir o contato com a outra ponta, afinal eu tenho que modular da mesma forma de que quem irá receber senão não rola a comunicação.

Na figura abaixo temos uns exemplos da atuação da modulação AM e FM na portadora:
[Imagem: 2r2bse0.jpg]

Nos outros tipos de modulação o que irá mudar basicamente é a forma de onda na saída do nosso transmissor.
De um modo geral uma modulação mais "refinada" assim dizendo, traz ganhos ao sistema como economia de energia, tamanho dos componentes, imunidade a ruídos, custo de produção, etc..

Tem muitos detalhes da arte que poderiam gerar horas e horas de leitura, não é essa minha intenção e sim mostrar de forma bem simplificada como que um sistema em HF funciona e de que forma ele pode nos ser útil. Demais

Então qualquer coisa é só perguntar, que a gente dá um jeito de arranjar uma resposta. Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
14/01/2016, 16:27
Resposta: #2
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Salve @Cliceu,
Cada tópico melhor e complementar ao outro. Show!
Gostaria de saber quanto aos rádios (tem uma infinidade de modelos, etc..). Se fosse iniciar na lida, quais recomendaria, frente ao teu conhecimento e ao dos equipamentos?
Abrço


"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Airton
14/01/2016, 17:24 (Resposta editada pela última vez em: 14/01/2016 17:26 por Cliceu.)
Resposta: #3
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
(14/01/2016 16:27)Airton Escreveu:  ...Gostaria de saber quanto aos rádios (tem uma infinidade de modelos, etc..). Se fosse iniciar na lida, quais recomendaria, frente ao teu conhecimento e ao dos equipamentos?
....
Olá Airton,
Primeiramente obrigado.
É bem difícil indicar um equipamento, basicamente depende muito do valor que você quer investir, espaço físico e também do gosto.
Vai dois de entrada de cada marca possível de encontrar aqui em terras tupiniquins, sendo um somente HF e outro All in One (HF, VHF e UHF):
- Icom IC-718 equipamento para base fixa simples e bom que opera somente em HF
- Icom IC-7100 equipamento muito bom que pode ser montado como móvel em um veiculo e que pode operar em HF, VHF e UHF
- Yaesu FT-450AT equipamento para base fixa simples e bom que opera somente em HF
- Yaesu FT-857D equipamento bom que pode ser montado como móvel em um veiculo e que pode operar em HF, VHF e UHF
- Kenwood TS-480-sat equipamento muito bom que pode ser montado como móvel que opera somente em HF
- Kenwood TS-2000 equipamento para base fixa muito bom que opera em HF, VHF e UHF

Se você quer um portátil novo aqui no Brasil só tem da Yaesu modelo FT-817ND (5W HF, VHF e UHF).

Já te adianto para se segurar na cadeira quando for ver o preços, e vc vai ver que mesmo sendo equipamentos de entrada o preço é alto e a diferença enorme de preço entre os equipamentos acima são basicamente devido a qualidade de construção e quantidade de recursos.

Tem a opção de rádio usado , mas vai o alerta, o problema do usado é a procedência, tem muita gente, mas muita mesmo, que mexe internamente nos rádios (desbloqueios, adaptações, aumento de potencia...) o que acaba danificando ou encurtando a vida útil do equipamento, quando a figura percebe o tamanho da #@%&}%... que fez, passa o equipo pra frente e coitado de quem pegar. Confuso

A dica é ter paciência. Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
15/01/2016, 15:34
Resposta: #4
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Obrigado pelo tópico e explicações @Cliceu.
Aproveitando o tópico, estou pensando em montar uma estação fixa (base camp) para os nossos acampamentos.
Eu estava pensando em um rádio uhf/vhf daqueles utilizados em carros, mas portáteis que podem ser alimentados via bateria de 12V/9Ah e dotados de uma boa antena para melhorar a recepção/transmissão.
Tenho notado nos últimos campos, mesmo utilizando antenas de ganho, os rádios baofeng de 5 watts não estão dando conta do recado.
Mesmo a pequenas distâncias (600 metros) e dependendo do relevo do terreno, as transmissões/recepções apresentam problemas.
Olhe esse modelo de 20-25W (abaixo). O problema de alimentação está sanado, pois tenho o equipamento para fornecer a energia necessária pelo tempo que for preciso - bateria, controlador solar, painel solar dobrável de 18W/18V. Praticamente o "sistema" pode ser acomodado em uma "caixa de sapatos".
Fica o problema da antena.
Se você tiver alguma ideia, peço a gentileza de postar aqui no seu tópico.
Abração e obrigado.

Link do produto - só para informações técnicas. O preço da DX está salgado demais.

http://www.dx.com/p/megaxun-mt-8600plus-...pkp7vkrL4Y

[Imagem: myt9800.jpg]

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Noinha
15/01/2016, 19:13 (Resposta editada pela última vez em: 23/01/2016 23:55 por Cliceu.)
Resposta: #5
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
(15/01/2016 15:34)Noinha Escreveu:  Obrigado pelo tópico e explicações Cliceu.
Aproveitando o tópico, estou pensando em montar uma estação fixa (base camp) para os nossos acampamentos.
Eu estava pensando em um rádio uhf/vhf daqueles utilizados em carros, mas portáteis que podem ser alimentados via bateria de 12V/9Ah e dotados de uma boa antena para melhorar a recepção/transmissão.
Tenho notado nos últimos campos, mesmo utilizando antenas de ganho, os rádios baofeng de 5 watts não estão dando conta do recado.
Mesmo a pequenas distâncias (600 metros) e dependendo do relevo do terreno, as transmissões/recepções apresentam problemas.
Olhe esse modelo de 20-25W (abaixo). O problema de alimentação está sanado, pois tenho o equipamento para fornecer a energia necessária pelo tempo que for preciso - bateria, controlador solar, painel solar dobrável de 18W/18V. Praticamente o "sistema" pode ser acomodado em uma "caixa de sapatos".
Fica o problema da antena.
Se você tiver alguma ideia, peço a gentileza de postar aqui no seu tópico.....
Olá Noinha,
Primeiramente obrigado.
Agora vamos tentar dar uns palpites para aumentar seu problema começando pelo rádio. Tecnicamente falando, no mato não há diferença significativa do VHF para o UHF, então no lugar desse "megaxun" de 25W eu iria de Yaesu FT-1900 que é só VHF, possui 4 níveis de potencia de saída e tamanho relativamente pequeno, mas que pela situação atual de nossas fronteiras acaba saindo mais barato e no final tenho um equipamento bem melhor (ai na casa de 700 dilmas). Agora se você precisa do UHF para falar com talkabout's ai a opção mais barata é os "megaxun" mesmo, pois a opção ideal seria o Yaesu FTM-10R que se eu mencionasse como melhor solução você provavelmente cairia de costas devido ao preço. Piscada

Agora sobre a antena, acredito que para uso em campo sua melhor opção é a Slim Jim confeccionada a partir de uma "ladder line" que é um cabo paralelo com impedância de 450 ohms, é uma antena dualband UHF/VHF, pequena e muito prática, pois você pode enrolar para guardar e para instalar basta lançar um paracord no galho mais alto que seu estilingue alcançar e puxa-la para cima e pronto. Eu tenho uma e funciona muito bem. Você pode comprá-la pronta (vide mp) ou confeccionar em casa.
Ela é assim:

[Imagem: vno8z4.jpg]

[Imagem: 35bdpwh.jpg]

Com essa antena você consegue 6dB de ganho, ou seja, você terá 4 vezes mais sinal na recepção e na transmissão.

Se teu problema era a antena espero ter te ajudado. Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
15/01/2016, 22:09
Resposta: #6
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Lendo e aprendendo simples assim!! ohhohhSorrisãoSorrisãoSorrisão

Ouça o silencio da floresta!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
22/01/2016, 13:28
Resposta: #7
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Obrigado pelas dicas @Cliceu .
Achei interessante esse tipo de antena.
Abração.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Noinha
22/01/2016, 14:00
Resposta: #8
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Interessante esta antena Slim Jim, @Cliceu.

O custo dela é acessível e está disponível para aquisição/importação ??
Pelo fato de ser removível e transportável, entendo que seja bem prática e de fácil instalação em qualquer ambiente urbano/rural.
Abrço


"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Airton
22/01/2016, 22:04 (Resposta editada pela última vez em: 22/01/2016 23:28 por Cliceu.)
Resposta: #9
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
(22/01/2016 13:28)Noinha Escreveu:  Obrigado pelas dicas Cliceu.
Achei interessante esse tipo de antena....
Tranquilo Noinha,
Realmente é uma antena bem interessante pois tem "porte" para base fixa, é pequena, de fácil transporte, fácil instalação e que pode ser utilizada inclusive com rádios portáteis para fazer uma "mini-base" caso não queira investir em um sistema mais caro. Piscada
Abs.


(22/01/2016 14:00)Airton Escreveu:  Interessante esta antena Slim Jim, Cliceu.
O custo dela é acessível e está disponível para aquisição/importação ??
Pelo fato de ser removível e transportável, entendo que seja bem prática e de fácil instalação em qualquer ambiente urbano/rural...
Olá Airton,
Se tiver as manhas dá até pra fazer, agora está bem ruim de comprar de fora principalmente via eBay dos EUA devido a forma de envio adotada pela maioria dos vendedores por influencia do próprio eBay, mas ainda é possível comprá-la e vai sair na casa de 250 dilmas se vc achar um vendedor que não caiu do conto do vigário (já contando o imposto que agora é certo).
A instalação é muito fácil dá para pendura-la em qualquer lugar.
Abs.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
23/09/2016, 16:12
Resposta: #10
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
@Cliceu, boa tarde... Eu entendo quase nada de radios amadores, UHF, VHF, HF.. enfim, eu procuro por conteúdo mas não consigo entender muito bem... Meu pai trocou de carro e veio junto um radio amador, agora queria saber que tipo de equipamento preciso pra me comunicar com ele.... a intenção é pra algo portátil, tipo aqueles talkabout, temos um par desses também, eles se comunicam com o radio do carro?
A comunicação seria entre uma distancia de 5km, mais ou menos.
Parabéns pelo conteúdo dos dois posts.

Grande abraço

Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do [email protected]
24/09/2016, 21:11
Resposta: #11
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Olá Fellipe,
Fica difícil de te responder da forma como perguntou, não sabendo marca e modelo do tem instalado no veiculo de seu pai não tenho nem como chutar uma resposta.

No mundo do rádio temos varias áreas de interesse: se comunicar com o mundo, falar com amigos a longa distancia, falar com os amigos em curta distancia, hobby, competição, colecionar contatos, uso profissional, uso militar, ter apenas um meio de comunicação de ponto a ponto em uma caminhada... e para atender essas áreas de interesse tão diversas existe uma gama de equipamentos bem variada classificados como uso amador, uso profissional, uso restrito e uso informal.

Então seu próximo passo é ver a marca e modelo do equipamento que tem ai instalado no veiculo de seu pai, que ai sim a gente pode te ajudar.

Att cliceu.

(23/09/2016 16:12)[email protected] Escreveu:  ....... Meu pai trocou de carro e veio junto um radio amador, agora queria saber que tipo de equipamento preciso pra me comunicar com ele.... a intenção é pra algo portátil, tipo aqueles talkabout, temos um par desses também, eles se comunicam com o radio do carro?
A comunicação seria entre uma distancia de 5km, mais ou menos.
Parabéns pelo conteúdo dos dois posts.
Grande abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Cliceu
14/10/2016, 09:49
Resposta: #12
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Obrigado Cliceu um verdadeiro Mestre na Temática equipamentos de Comunicação

Abs Mestre Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
03/06/2018, 22:47
Resposta: #13
RE: Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF)
Reavivando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Idéia Como Espantar Mosquitos (Cupinzeiro) Danilo Coelho 2 82 23/08/2018 13:29
Última Resposta: Paul0w
  Cadeira do Mato, como fazer ? Luiz Uezu 47 22.946 20/06/2018 06:47
Última Resposta: Maka
  A importância dos códigos de comunicação por radio ou similares Crivelaro 30 14.828 18/06/2018 21:58
Última Resposta: Maka
  Demonstraçao de como se rachar lenha grossa com faca (Mors Kochanski) Rodrigo Milan 54 27.669 04/06/2018 12:06
Última Resposta: jrazeponi
  Como Funciona a Comunicação via Rádio acima dos 30Mhz (VHF, UHF, etc...) Cliceu 10 4.981 03/06/2018 22:46
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Repetidoras de Rádio VHF e UHF Cliceu 10 3.529 03/06/2018 22:46
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como conhecer tipos de madeira Graxaim Urbano 3 805 23/09/2017 09:53
Última Resposta: Leticia
  Como Fazer Estampos Simples p Couro gear queiroz 9 1.801 06/08/2017 18:23
Última Resposta: Colognese
  Como afiar facas no mato? leo0274 35 21.433 07/07/2017 05:25
Última Resposta: SEVERINO ESDRAS
  Como fazer um tripé (sem amarra quadrada) Rodolpho Menegueti Teixeira 41 17.667 27/04/2017 10:07
Última Resposta: Toscano

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes