Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Módulo de Segurança no campo.
11/01/2016, 20:21
Resposta: #1
Módulo de Segurança no campo.
Boas mateiros e mateiras! Como vão? Aqui tudo em cima.
Venho tratar de um assunto super importante, relativo a segurança do campo dos Senhores.
Tratei em outro tópico sobre a importância de fazer um alarme de perímetro. O Grande @Noinha fez um super alarme, muito em conta, que vale muito a pena ter em seus kits de campo, caso vocês venham a acampar em uma região mais suscetível a invasão.
Vale lembrar que agora o interesse do tópico é quanto a ameaça humana, no campo.

Muitos de nós acampam em regiões próximas a rios, lagos, lagoas e represas. E qual o risco? Pescadores. Muitos pescam por esporte, outros apenas por hobbie, alguns para trazer alimentos a família, tampouco os que tem isso como profissão. Muitos tem boa índole, mas grande parte, também, tem o espírito de porco.
Logo eu lanço a pergunta:

[b]Viu alguém entrando em sua área estabelecida como campo, o que fazer?
[/b]

Acalmar-se, abaixar a silhueta e se esconder.
Devemos sempre e em toda a situação, manter a calma na medida do possível. O correto é abaixar-se, tentar não fazer barulho e observar a situação e o que está ocorrendo.

Observar a situação e detalhes pessoais

Pode ser apenas um pescador que deixou sua espera, e foi você quem chegou 'atrasado' no local. Mas também pode ser alguém esperando para dar o bote em um outro pescador desavisado. Procure sinais no indivíduo que remetam uma imagem ameaçadora: Se ele está armado, se possui alguma lâmina, se está revirando o acampamento, se está dando passos cuidadosos ou andando normalmente.

Procure Ver, ouvir, sentir

Como dito anteriormente, veja se o indivíduo possui alguma coisa para defesa pessoal dele. Ouça se há vozes ou passos além do dele.

Evitar sempre que possível o combate

Não sabemos se é uma pessoa de má fé ou apenas um pescador curioso. Também não sabemos se está sozinho, em grupo e suas intenções. Além disso, nossa legislação nos impedem de nos proteger adequadamente, portando armas de fogo.

Lembre-se: Sua vida vale mais do que qualquer equipamento no campo!

Já passaram por alguma situação parecida!?
Nós do GES já passamos por algumas... Uma vez, vimos algumas pessoas com alguns sacos na costa, o que, para nós, parecia ser de caça. Entretanto, devido a situação e por eles não estarem nem próximos do nosso campo, deixamo-os seguir a trilha.
Grande abraço!

Aqui eu fiz amigos. Aqui eu encontrei a paz. Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Ninguém é tão ignorante que não possa ensinar. CWB-Paraná. SELVA! Deus acima de tudo.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Kevin S.
06/11/2016, 01:09
Resposta: #2
RE: Módulo de Segurança no campo.
Excelentes dicas @Kevin S. Eu graças a Deus nunca passei por situações de perigo em campo. Obrigado pelas dicas.

"Vede como é grande o amor concedido a nós pelo Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." 1 Jo 3:1
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Caburai
28/02/2017, 21:35
Resposta: #3
Realmente essa é uma temática que da um bom debate Piscada

Tks Kevin Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
28/02/2017, 21:36
Resposta: #4
Transferindo o tópico da área de "Conhecimentos Gerais" para a área de "Segurança no Mato" Idéia Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
28/02/2017, 22:22
Resposta: #5
Realmente o perigo é real e a vida vale muito mais que um equipamento, boas dicas, acho que em locais muito frequentado o pernoite não é indicado e andar em grupo é mais seguro.

Não sabendo que era impossível foi e fez.
Londrina-PR
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Ailton Gomes
28/02/2017, 23:17
Resposta: #6
Excelente tópico Kevin. Realmente é muito chato ver alguém desconhecido rondando o campo. Nunca se sabe as reais intenções do sujeito. Acredito que pessoas de bem não ficariam rondando barracas alheias sem se identificar. O importante de se esconder (nessas hora é que dou valor ao camuflado do EB) é que quem está rondando não fica sabendo as intenções de que está acampando e vai ficar aquela sensação de estou sendo visto mas não vejo ninguém.

Nestas horas ter gravado aquele barulho característico de uma 12 sendo armada, seria muito bom. O cara que ouvir aquele som, reconhece na hora e o lugar mais próximo que vai parar é em casa, afinal de contas uma 12 faz um estrago danado no couroSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoPiscada Vale ressaltar que estou brincando, nunca faça isso, pode ser ainda mais perigoso.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
03/02/2019, 22:29
Resposta: #7
Evitar áreas de acesso fácil a qualquer um e estar sempre preparado para uma eventualidade é primordial. Obs: nunca deixem o bom senso de lado.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
04/02/2019, 15:26
Resposta: #8
Concordo com o Expedicionário e também sugiro que leve um cão pois ele será alarme e segurança, mês passado fomos acampar e meu amigo levou o rottweiler dele, recomendo.

Não sabendo que era impossível foi e fez.
Londrina-PR
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ailton Gomes
04/02/2019, 19:43
Resposta: #9
(04/02/2019 15:26)Ailton Gomes Escreveu:  Concordo com o Expedicionário e também sugiro que leve um cão pois ele será alarme e segurança, mês passado fomos acampar e meu amigo levou o rottweiler dele, recomendo.

@Ailton Gomes tenho esse projeto de adquirir um cão e treinar ele para me acompanhar em algumas incursões no mato.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos SERGIO 118 90.826 26/04/2019 12:43
Última Resposta: Airton
  Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca? Norton 70 34.399 13/02/2019 17:36
Última Resposta: Washington
  Segurança e Estratégia de Navegação Roger Dantas 7 4.236 03/01/2018 15:14
Última Resposta: RafaelgBotelho
  Segurança na escalada Jeferson 15 10.687 24/08/2017 14:19
Última Resposta: Graxaim Urbano
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 14.857 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 8.597 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 13.691 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai
  Auto segurança no rapel Alvaro 18 13.313 23/04/2013 13:14
Última Resposta: Jeferson

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes