Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Kit de sobrevivência: a importância do Abrigo.
11/12/2015, 09:22 (Resposta editada pela última vez em: 11/12/2015 09:27 por teblasi.)
Resposta: #36
RE: Kit de sobrevivência: a importância do Abrigo.
(10/12/2015 14:41)TueriNatura Escreveu:  Amiga Teresa,
Eu também falo "Embornal" e uso desde criança quando saia para as pescarias com meu tio.
Minha avó confeccionava os embornais com o que tivesse disponível e era simplesmente um saco de pano com uma alça para carregar no ombro.

Você está certa quanto a importância do abrigo na sobrevivência e eu já tive uma ocorrência onde meu único abrigo era minha capa de chuva mas me salvou de uma hiportemia certa pois tomei uma chuva forte por quase uma hora e ela, como um abrigo primário, funcionou como deveria, me mantendo seco e quente durante a chuva gelada no hemisfério norte.
Eu fiquei sentado embaixo de um tronco de árvore caído, que estava me dando uma certa proteção e lá fiquei durante a duração da chuva.
Eu também costumo carregar um grande saco, em forma de tubo para qualquer emergência, poder montar um abrigo rápido.
Na região serrana do estado do Rio já me salvou a pele quando estava fazendo uma trilha e uma chuva forte, que veio de trás da serra me pegou de surpresa pois estava, até aquele ponto, fazendo um dia lindo.

kkk... os "imborná" de antigamente eram assim mesmo, também me lembro.
José Carlos, seus relatos comprovam a importância do abrigo.
Imagine que se ao invés de apenas ser surpreendido por uma chuva, você estivesse entrado em situação de sobrevivência e tivesse que aguardar resgate por 24 a 72 horas; é claro que a capa ou o saco ajudariam muito, mas pense que ao invés de ter somente a capa você tivesse uma rede para dormir fora do chão, lona, cordas e cobertor aluminizado em um bornal com apenas 1k e 600 gr.
Penso que o conjunto ajudaria muito para que qualquer um de nós fosse resgatado em melhor estado de saúde.

No contexto urbano tenho dentro da mochila uma capa de chuva descartável o ano inteiro (não tem volume ou peso e até esqueço que ela está lá) e em época de chuva ainda tenho uma sombrinha.
No bagageiro da moto tem sempre a inseparável capa de chuva de motoqueiro.

Tanto no contexto urbano como no mato, pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença.

Abraços conterrâneo.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
11/12/2015, 19:55 (Resposta editada pela última vez em: 11/12/2015 20:07 por teblasi.)
Resposta: #37
(10/12/2015 16:19)Ronaldão Escreveu:  
(10/12/2015 08:33)teblasi Escreveu:  
(08/12/2015 23:55)Ronaldão Escreveu:  
(01/12/2015 05:39)teblasi Escreveu:  Amigos,

Esse vídeo aborda a importância de se portar um abrigo de rápida construção em situações de sobrevivência.
Temos que ter muito claro e saber diferenciar o que é uma situação de sobrevivência ou treinamento de técnicas mateiras.
Não diferenciar uma coisa da outra pode fazer a diferença entre sobreviver ou não.

Abraços.

Muito bom Teresa. Esse negocio que ocê chamou de embornal aqui nois chama de borná ou imborná.SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoLinguaPiscada
Gostei do bornal onde conseguiu? Fiquei fascinado com o seu capricho e organização. Excelente a sacada do silver tape. Existe uma lona preta de um lado e branca do outro que é mais resistente. É a lona que se usa pra fazer silagem. Talvez seja uma boa ideia usa-la. Quanto aos nós da rede, leve-a pra Blumenau que tentarei retirá-los pra você. Pra fazer a pingadeira na corda utilizo um mosquetão de alumínio. Serve como ancoragem e pingadeira.
Fiquei curioso com os dois kits que não mostrou o conteúdo. Vindo de você, só pode ser coisa boa. Acabe com o suspense e mostre pra gente.AlegreAlegreAlegreAlegre
Grande abraço conterrânea.

Obrigada Ronaldo!
O hábito do cachimbo põe a boca torta.
Dei muita rizada quando estava editando o vídeo e vi que falei "imbornal" o tempo todo ao invés de bornal, o correto.
Se a gente chegar em qualquer loja daqui e pedir um bornal, o vendedor gentilmente corrige perguntando: que tipo de "imbornal" a sra. quer?... kkk

Conheço esse tipo de lona que você falou, qualidade e durabilidade muito maior, mas o peso e preço também.
Como se trata de um abrigo para kit de sobrevivência preferi usar a lona mais barata e leve; quando estragar compro outra (paguei só $ 9,00 e ainda tirei um metro dela que guardei para qualquer outra finalidade).

Para mim pensar a ordem de uso dentro de um espaço tão apertado como o bornal, já é o 1º ponto ganho em uma situação de sobrevivência.
Imagine tendo que desmontar o bornal inteiro para pegar um item debaixo de uma chuva molhando todo o resto.
Acredite, conheço mulheres que com muita frequência jogam em algum local todo conteúdo da bolsa pessoal para encontrar um item... kkk
O mesmo princípio uso para minha bolsa pessoal, advinha qual é o item separado dos outros e de muto fácil acesso: o cigarro e isqueiro, "mardito" vício... kkk

Link para compra do bornal:

Na Militar Brasil tem outro modelo maior e com qualidade muito superior, é o 1º da lista:

Vou mostrar os outros kits em outro vídeo... aguarde Piscada

Abração conterrâneo.

kkkkkkk. Aqui em Minas usamos embornal, imbornal e até borná. O pessoal da área rural usa muito pra levar as "matutage" (leia-se merenda: bolo, café, queijo, doce e até armoço)SorrisãoSorrisão
Cortava-se a perna de uma calça, costurava o fundo, colocava uma arça e tava pronto o borná. Ê vida boa.

Já presenciei muitas mulheres esvaziando as bolsas pra achar um pequeno item.
Obrigado pelas indicações.
Abração.

kkk... Ronaldo, nunca ouvi a palavra matutage, o que prova que dentro de Minas tem termos próprios de uma região e que não são de outras.
Mas armoço tô cansada de escutar.
Aqui perto tem nego que fala espanha de café ao invés apanhar café (panha de café) ...kkk
Abração.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
11/12/2015, 20:32
Resposta: #38
(11/12/2015 19:55)teblasi Escreveu:  
(10/12/2015 16:19)Ronaldão Escreveu:  
(10/12/2015 08:33)teblasi Escreveu:  
(08/12/2015 23:55)Ronaldão Escreveu:  Muito bom Teresa. Esse negocio que ocê chamou de embornal aqui nois chama de borná ou imborná.SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoLinguaPiscada
Gostei do bornal onde conseguiu? Fiquei fascinado com o seu capricho e organização. Excelente a sacada do silver tape. Existe uma lona preta de um lado e branca do outro que é mais resistente. É a lona que se usa pra fazer silagem. Talvez seja uma boa ideia usa-la. Quanto aos nós da rede, leve-a pra Blumenau que tentarei retirá-los pra você. Pra fazer a pingadeira na corda utilizo um mosquetão de alumínio. Serve como ancoragem e pingadeira.
Fiquei curioso com os dois kits que não mostrou o conteúdo. Vindo de você, só pode ser coisa boa. Acabe com o suspense e mostre pra gente.AlegreAlegreAlegreAlegre
Grande abraço conterrânea.

Obrigada Ronaldo!
O hábito do cachimbo põe a boca torta.
Dei muita rizada quando estava editando o vídeo e vi que falei "imbornal" o tempo todo ao invés de bornal, o correto.
Se a gente chegar em qualquer loja daqui e pedir um bornal, o vendedor gentilmente corrige perguntando: que tipo de "imbornal" a sra. quer?... kkk

Conheço esse tipo de lona que você falou, qualidade e durabilidade muito maior, mas o peso e preço também.
Como se trata de um abrigo para kit de sobrevivência preferi usar a lona mais barata e leve; quando estragar compro outra (paguei só $ 9,00 e ainda tirei um metro dela que guardei para qualquer outra finalidade).

Para mim pensar a ordem de uso dentro de um espaço tão apertado como o bornal, já é o 1º ponto ganho em uma situação de sobrevivência.
Imagine tendo que desmontar o bornal inteiro para pegar um item debaixo de uma chuva molhando todo o resto.
Acredite, conheço mulheres que com muita frequência jogam em algum local todo conteúdo da bolsa pessoal para encontrar um item... kkk
O mesmo princípio uso para minha bolsa pessoal, advinha qual é o item separado dos outros e de muto fácil acesso: o cigarro e isqueiro, "mardito" vício... kkk

Link para compra do bornal:

Na Militar Brasil tem outro modelo maior e com qualidade muito superior, é o 1º da lista:

Vou mostrar os outros kits em outro vídeo... aguarde Piscada

Abração conterrâneo.

kkkkkkk. Aqui em Minas usamos embornal, imbornal e até borná. O pessoal da área rural usa muito pra levar as "matutage" (leia-se merenda: bolo, café, queijo, doce e até armoço)SorrisãoSorrisão
Cortava-se a perna de uma calça, costurava o fundo, colocava uma arça e tava pronto o borná. Ê vida boa.

Já presenciei muitas mulheres esvaziando as bolsas pra achar um pequeno item.
Obrigado pelas indicações.
Abração.

kkk... Ronaldo, nunca ouvi a palavra matutage, o que prova que dentro de Minas tem termos próprios de uma região e que não são de outras.
Mas armoço tô cansada de escutar.
Aqui perto tem nego que fala espanha de café ao invés apanhar café (panha de café) ...kkk
Abração.

kkkk Usando o dicionário mineirês, "Matutage" é igual "Trem" só que serve pra coisa de comer.
O nosso povo tem um linguajar muito próprio conterrânea. SorrisãoSorrisãoSorrisão

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
18/12/2015, 16:21
Resposta: #39

Esse vídeo aborda a importância de se portar um abrigo de rápida construção em situações de sobrevivência.
Temos que ter muito claro e saber diferenciar o que é uma situação de sobrevivência ou treinamento de técnicas mateiras.
Não diferenciar uma coisa da outra pode fazer a diferença entre sobreviver ou não.

Abraços.

ÓTIMO!

O problema é achar que tudo está certo.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Pedro Lucas Almeida
19/12/2015, 07:13
Resposta: #40
(18/12/2015 16:21)Pedro Lucas Almeida Escreveu:  

Abraços.

ÓTIMO!

Obrigada Pedro!

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
19/12/2015, 19:49
Resposta: #41
legallll parabéns

:desconfiado:Que vou,isto tenho e certeza, se volto isto já não sei responder!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Jotinha
20/12/2015, 06:55
Resposta: #42
(19/12/2015 19:49)Jotinha Escreveu:  legallll parabéns

Obrigada! SorrisãoPiscada

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do teblasi
25/06/2016, 21:48
Resposta: #43
Uma boa lona é sempre bem vinda no kit, e pode ser um abrigo praticamente instantâneo...

Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens.
Ecl. 9:10
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Reynhard
15/08/2016, 09:51 (Resposta editada pela última vez em: 18/08/2016 09:31 por Airton.)
Resposta: #44
Salve @Teblasi,

Se permite, para enriquecer o tópico que já é "diamante" e ter-se uma noção da realidade dos fatos, o Julio Lobo fez um teste sobre o kit de emergência.
Postei no tópico do mestre Toscano, para caso alguém não visse no seu, tenha a oportunidade de visualizar no tópico dele (http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...ergencia):
Abrço

"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Airton
17/08/2016, 08:30
Resposta: #45
(15/08/2016 09:51)Airton Escreveu:  Salve @[Teblasi],

Se permite, para enriquecer o tópico e ter-se uma noção da realidade dos fatos, o Julio Lobo fez um teste sobre o kit de emergência.
Postei no tópico do mestre Toscano, para caso alguém não visse no seu, tenha a oportunidade de visualizar no tópico dele (http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...ergencia):
Abrço

Airton, o Julio tem feito alguns vídeos muito bons testando equipamentos na prática, esse é um deles!
Obrigada por enriquecer o tópico.
Abraços.

17/08/2016, 19:37
Resposta: #46
(17/08/2016 08:30)teblasi Escreveu:  

Se permite, para enriquecer o tópico e ter-se uma noção da realidade dos fatos, o Julio Lobo fez um teste sobre o kit de emergência.
Postei no tópico do mestre Toscano, para caso alguém não visse no seu, tenha a oportunidade de visualizar no tópico dele

Airton, o Julio tem feito alguns vídeos muito bons testando equipamentos na prática, esse é um deles!
Abraços.

Já usei esse equipamento. Em um,a ida ao Pico da Bandeira e com muito frio, peguei o meu saco de dormir e coloquei dentro dese saco de emergência. Estava também com uma barraca e um isolante térmico. Embora tenha esfriado muito a noite foi tranquila. Essa barraca de emergência pode ser boa no sentido de cobertura, porém não segura o frio externo. Acredito que em uma emergência, poderíamos colocar arbustos encostados nela o que melhoraria a questão do frio externo. Outra coisa é com a chuva, a corda de sustentação passa dentro da barraca e vai conduzir a água pra dentro. Enfim é um bom e necessário equipamento pra emergência.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
19/08/2016, 08:01
Resposta: #47
(17/08/2016 19:37)Ronaldão Escreveu:  

Postei no tópico do mestre Toscano, para caso alguém não visse no seu, tenha a oportunidade de visualizar no tópico dele

Abraços.

Já usei esse equipamento. Em um,a ida ao Pico da Bandeira e com muito frio, peguei o meu saco de dormir e coloquei dentro dese saco de emergência. Estava também com uma barraca e um isolante térmico. Embora tenha esfriado muito a noite foi tranquila. Essa barraca de emergência pode ser boa no sentido de cobertura, porém não segura o frio externo. Acredito que em uma emergência, poderíamos colocar arbustos encostados nela o que melhoraria a questão do frio externo. Outra coisa é com a chuva, a corda de sustentação passa dentro da barraca e vai conduzir a água pra dentro. Enfim é um bom e necessário equipamento pra emergência.

Que legal sua experiência Ronaldo!
Já tenho ouvido que ter o saco é muito melhor que somente o cobertor, como montei nesse kit.
Penso que o duro mesmo é que esse tipo de equipamento só serve em temperaturas muito baixas, senão a gente começa a suar lá dentro como se sua dentro da capa de chuva da moto quando esquenta.

Tem toda a razão sobre a barraca de emergência, eu bolaria alguns furos com reforçados com silver tape, faria uma porta com pedaços de cobertor aluminizado e amarraria nesses furos.
Retirava a corda central e amarrava a barraca no mesmo sistema: furos com silver tape e cordas externas ao invés da original passando pelo meio da barraca.
Pensando bem é muito trabalho e pouca praticidade, melhor mesmo o saco de dormir!Piscada

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
19/08/2016, 13:23
Resposta: #48
(19/08/2016 08:01)teblasi Escreveu:  
(17/08/2016 19:37)Ronaldão Escreveu:  

Abraços.

Que legal sua experiência Ronaldo!
Já tenho ouvido que ter o saco é muito melhor que somente o cobertor, como montei nesse kit.
Penso que o duro mesmo é que esse tipo de equipamento só serve em temperaturas muito baixas, senão a gente começa a suar lá dentro como se sua dentro da capa de chuva da moto quando esquenta.

Tem toda a razão sobre a barraca de emergência, eu bolaria alguns furos com reforçados com silver tape, faria uma porta com pedaços de cobertor aluminizado e amarraria nesses furos.
Retirava a corda central e amarrava a barraca no mesmo sistema: furos com silver tape e cordas externas ao invés da original passando pelo meio da barraca.
Pensando bem é muito trabalho e pouca praticidade, melhor mesmo o saco de dormir!Piscada

Teresa, pode se passar um a silver tape na parte superior da barraca no sentido do comprimento (no lugar que passa a corda) dessa forma ficaria mais resistente nas pontas podendo fazer a amarração direta.
Penso mesmo, que o melhor é nunca ter que precisar dela. Ainda assim é ítem obrigatório em nossos kits.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
21/08/2016, 17:07
Resposta: #49
(10/12/2015 08:07)Dambrós Escreveu:  [Imagem: 2ztbkb6.jpg]

É uma variação simples desse tipo de abrigo:

[Imagem: 29uoot4.jpg]
bem simples e pratico

Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens.
Ecl. 9:10
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Reynhard
28/08/2016, 09:41
Resposta: #50

Abraços.

Parabéns pelo vídeo, eu tenho só uma dica , como a sua lona já tá preparada com a ponta com silver tape, caso você não tivesse a ponta preparada, você pode utilizar um papel, saco plástico ou outro material, de forma a fazer uma pequena bolinha e embrulhar com a ponta da lona e passar a corda.

[Imagem: vnfn8l.jpg]
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Franco
29/08/2016, 11:56
Resposta: #51
Fala pessoal, em todos os meus kits, tanto de acampamento, do carro, da bike, em todos tenho diferentes abrigos, é claro que o do carro é maior em razão do espaço e o da bike menor, mas todos eles me atendem perfeitamente em situações de risco. Entre eles tenho lonas, essas barracas de emergência aluminizadas, cobertores desse tipo que podem ser utilizados como um rápido abrigo, ponchos, e até uma barraca no carro.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigodsu
15/04/2017, 08:01
Resposta: #52
Boas dicas de abrigos rápidos, nada que um pouco de treino não resolva. Em relação aos ilhoses, acho que dá pra fazer eles com pedaços de plástico grosso (ex: pedaços de reservatório de água, ou bombonas plásticas, etc)

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
15/04/2017, 10:00
Resposta: #53
Obrigado teblasi pelas valiosas dicas!

Do mato eu vim, para o mato voltarei!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do ricendres
16/04/2017, 08:36
Resposta: #54
(28/08/2016 09:41)Franco Escreveu:  

Abraços.

Parabéns pelo vídeo, eu tenho só uma dica , como a sua lona já tá preparada com a ponta com silver tape, caso você não tivesse a ponta preparada, você pode utilizar um papel, saco plástico ou outro material, de forma a fazer uma pequena bolinha e embrulhar com a ponta da lona e passar a corda.

[Imagem: vnfn8l.jpg]

Obrigada Franco, como se trata de abrigo para kit de sobrevivência o ideal é que esteja tudo muito bem preparado, pronto para o uso imediato!
Mas todos nós devemos conhecer a alternativa demonstrada por você, afinal quem é que sabe quando um equipamento vai estragar e precisar de um improviso.
Obrigada pela sua sugestãoPiscada

16/04/2017, 08:47
Resposta: #55
(29/08/2016 11:56)Rodrigodsu Escreveu:  Fala pessoal, em todos os meus kits, tanto de acampamento, do carro, da bike, em todos tenho diferentes abrigos, é claro que o do carro é maior em razão do espaço e o da bike menor, mas todos eles me atendem perfeitamente em situações de risco. Entre eles tenho lonas, essas barracas de emergência aluminizadas, cobertores desse tipo que podem ser utilizados como um rápido abrigo, ponchos, e até uma barraca no carro.

Legal estar sempre prevenido Rodrigo!
Emergências e acidentes não escolhem hora ou local para acontecer.
Recentemente tive uma pane elétrica no carro, em uma estrada sem acostamento e logo após uma curva.
Tinha lanternas, além do triângulo (é claro) para sinalizar o local perigoso.
A noite esfriou bastante e se o guincho não tivesse chegado, teria que fazer uso de cobertor aluminizado, que também tinha comigo.Piscada

16/04/2017, 08:50
Resposta: #56
(15/04/2017 08:01)Expedicionário Escreveu:  Boas dicas de abrigos rápidos, nada que um pouco de treino não resolva. Em relação aos ilhoses, acho que dá pra fazer eles com pedaços de plástico grosso (ex: pedaços de reservatório de água, ou bombonas plásticas, etc)

Boa ideia Expedicionário!
Qual é sua sugestão para fixar esse material na lona, cola???

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do teblasi
16/04/2017, 18:56
Resposta: #57
(16/04/2017 08:50)teblasi Escreveu:  
(15/04/2017 08:01)Expedicionário Escreveu:  Boas dicas de abrigos rápidos, nada que um pouco de treino não resolva. Em relação aos ilhoses, acho que dá pra fazer eles com pedaços de plástico grosso (ex: pedaços de reservatório de água, ou bombonas plásticas, etc)

Boa ideia Expedicionário!
Qual é sua sugestão para fixar esse material na lona, cola???

@teblasi acho que seria uma boa utilizar cola instantânea tipo super bonder ou Tekbond, sai bem mais em conta que o silver tape, apesar da fita ter muitas outras utilidades.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Kit de Sobrevivência no Cinto dan 29 9.403 30/07/2017 19:28
Última Resposta: Miztli
  Ração de Sobrevivência BRAVO 25 798 09/07/2017 17:48
Última Resposta: Airton
  Entendendo o que é um Kit de sobrevivência fry 56 20.845 11/10/2016 01:44
Última Resposta: CHAGULOSO
  Montando meu kit de sobrevivência F.Paixão 232 86.656 08/03/2016 13:27
Última Resposta: CR2011VSF
  Kit de Sobrevivência Hartwig Kevin S. 33 10.676 22/01/2015 18:01
Última Resposta: Colognese
  Kit sobrevivência na BK2 e Glock ceboladp 15 5.657 02/08/2014 00:13
Última Resposta: Norton
  Meu kit de sobrevivência. Phael M.Ribeiro 8 3.320 14/02/2014 20:56
Última Resposta: Pedro Lucas Almeida
  Kit de sobrevivência moderno Rodolpho Menegueti Teixeira 10 3.403 11/08/2013 11:38
Última Resposta: Rodolpho Menegueti Teixeira
  Meu mini kit de sobrevivência luan pegado 5 2.026 02/08/2013 16:25
Última Resposta: luan pegado
  Kit de Sobrevivência ORIGIN - S.O.L. LeoDias 43 14.966 12/07/2013 22:03
Última Resposta: Shittal

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes