Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Kit de sobrevivência: a importância do Abrigo.
01/12/2015, 05:39
Resposta: #1
Kit de sobrevivência: a importância do Abrigo.
Amigos,

Esse vídeo aborda a importância de se portar um abrigo de rápida construção em situações de sobrevivência.
Temos que ter muito claro e saber diferenciar o que é uma situação de sobrevivência ou treinamento de técnicas mateiras.
Não diferenciar uma coisa da outra pode fazer a diferença entre sobreviver ou não.

Abraços.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 28 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
01/12/2015, 08:41
Resposta: #2
RE: Kit de sobrevivência: a importância do Abrigo.
Belo vídeo Teresa, ficou muito bom.
Eu tenho uma barraca de emergência no meu kit sobrevivência. Armei ela apenas uma vez para testar o equipamento, resistência e outras coisas. Acho que gastei uns 10 minutos para armar ela.

"Árvore bonita, flor bonita. Raiz mais importante"
Shunji Nishimura
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do Rodolpho Menegueti Teixeira
01/12/2015, 09:38 (Resposta editada pela última vez em: 15/08/2016 10:03 por Airton.)
Resposta: #3
Parabéns @Teblasi,

Ótimas dicas e vídeo bem didático. Não tem como não aproveitar.
Tenho vários kits, incluindo abrigo e cobertor também no carro e na bike
Gostei do "embornal" (regionalismo respeitado) e da configuração do cinto.
Obrigado por compartilhar.
Abrço

"Tudo que ocorrer com a terra, ocorrerá aos filhos da terra" - Cacique Seatle,em 1855.
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Airton
01/12/2015, 21:43
Resposta: #4
sobrevivência e bushcraft...
Realmente eixos indissociáveis nas atividades indoor (ate mesmo em ambientes "controlados" dependendo do nível do dito "controle")

Grande Teresa, muito importante suas colocações em reforçar a possibilidade de ocorrer o modulo de sobrevivência durante as atividades mateiras e independente da configuração ( que sempre deve ser cautelosa) o quesito abrigo é algo que necessitamos nos atentar e que muitas vezes deixamos em segundo plano(atrás do fogo, hidratação e alimento) onde em alguns casos deveria ser o 1º.

Atualmente no KS já pode-se ter um abrigo completo, pratico, leve e funcional quase "hi-tech" rsrs

Parabéns por enfatizar esse ponto tão importante Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
02/12/2015, 05:36
Resposta: #5
(01/12/2015 08:41)Rodolpho Menegueti Teixeira Escreveu:  Belo vídeo Teresa, ficou muito bom.
Eu tenho uma barraca de emergência no meu kit sobrevivência. Armei ela apenas uma vez para testar o equipamento, resistência e outras coisas. Acho que gastei uns 10 minutos para armar ela.

Obrigada Rodolfo!
A sua barraca de emergência é aluminizada do tipo vendida pela Guepardo?
Tentei compor a rede com uma barraca dessa, mas o cumprimento da mesma é de 2,44 mt e não cobre a rede.
Mas muito legal, pelo menos você tem um abrigo prontro, para situações de sobrevivência.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
02/12/2015, 05:56
Resposta: #6
(01/12/2015 09:38)Airton Escreveu:  Parabéns @[Teblasi],

Ótimas dicas e vídeo bem didático. Não tem como não aproveitar.
Tenho vários kits, incluindo abrigo e cobertor também no carro e na bike
Gostei do "embornal" e da configuração do cinto.
Obrigado por compartilhar.
Abrço

Obrigada Airton!
Para enriquecer o tópico mostre para nós o abrigo e cobertor que você leva no carro e na bike.
kkk... o bornal (deixando a mineirisse de lado): é um item muito barato, prático, que cabe mais coisa que parece.
Dependendo da situação pode ser destacado do cinto e levado dentro de uma mochila.
Imagine uma trilha aberta para uma cachoeira ( eu adoro ), uma configuração no cinto NA como mostrei, faria com que eu parecesse um ET no meio do pessoal que só leva uma garrafinha de água... kkk
Hora de enfiar o bornal, faca, cantil e o restante do kit de sobrevivência dentro de uma mochila.
Abraços.

[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
02/12/2015, 06:17
Resposta: #7
(01/12/2015 21:43)LEÃO DO MATO Escreveu:  sobrevivência e bushcraft...
Realmente eixos indissociáveis nas atividades indoor (ate mesmo em ambientes "controlados" dependendo do nível do dito "controle")

Grande Teresa, muito importante suas colocações em reforçar a possibilidade de ocorrer o modulo de sobrevivência durante as atividades mateiras e independente da configuração ( que sempre deve ser cautelosa) o quesito abrigo é algo que necessitamos nos atentar e que muitas vezes deixamos em segundo plano(atrás do fogo, hidratação e alimento) onde em alguns casos deveria ser o 1º.

Atualmente no KS já pode-se ter um abrigo completo, pratico, leve e funcional quase "hi-tech" rsrs

Parabéns por enfatizar esse ponto tão importante Piscada

Obrigada Grande Guerreiro!
O Fórum tem um tópico (não me lembro qual) sobre notícias de pessoas que entram despreparadas em trilhas no mato e acabam se perdendo e as vezes levando dias para serem localizados.
Me lembro de ter lido que um garoto não saiu vivo de uma situação dessa, morreu de hipotermia.
Esse caso exemplifica muito bem, que o abrigo deve ter seu lugar em 1º plano, pois a hipotermia mata.
Não custa nada carregarmos uma versão "hi-tech", principalmente se estivermos sozinhos na aventura.
Abraços.

02/12/2015, 09:13
Resposta: #8
Sim Teresa, a barraca que tenho é a aluminizada da Guepardo.
Realmente, a rede fica saindo um pouco pra fora.
Uma vez o irmão @Toscano mostrou em um tópico uma configuração dessas, barraca de emergência + rede, eu só não me lembro que rede ele usava e qual a barraca também.
Mais em uma situação de apuro, na minha opinião ela serve bem.

"Árvore bonita, flor bonita. Raiz mais importante"
Shunji Nishimura
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Rodolpho Menegueti Teixeira
02/12/2015, 14:15
Resposta: #9
Muito bom Teresa, as dicas dos saquinhos também aprendi aqui no fórum e é muito boa mesmo. Ótimo kit de abrigo.

A questão da silver tape na ponta da lona, ouve algum tipo de costura ou foi apenas colada???

abraço

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Andre Augusto
03/12/2015, 03:18
Resposta: #10
Muito bom Tere, excelente vídeo. Parabéns.

Gostei muito da abordagem. Da organização e disposição dos equipamentos no NA.
Essa sua lona com os ilhóses em silvertape mataram a pau. PiscadaSorrisãoLingua
Tenho até hj um punhado de ilhóses de plástico para esse tipo de coisa, pois como parei de usar essas lonas pretas, acabaram sobrando.

http://www.megaduck.com.br/ilhoses-plast...lan-s.html

Tbém gosto de deixar o material o mais pronto para uso possível, que em poucos minutos esta o abrigo pronto.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Dambrós
03/12/2015, 05:22
Resposta: #11
(02/12/2015 09:13)Rodolpho Menegueti Teixeira Escreveu:  Sim Teresa, a barraca que tenho é a aluminizada da Guepardo.
Realmente, a rede fica saindo um pouco pra fora.
Uma vez o irmão @[Toscano] mostrou em um tópico uma configuração dessas, barraca de emergência + rede, eu só não me lembro que rede ele usava e qual a barraca também.
Mais em uma situação de apuro, na minha opinião ela serve bem.

Rodolfho, também me lembro dessa publicação do Toscano, ele não entrou em detalhes sobre a marca da barraca ou do tipo de rede, apenas publicou um desenho com os tipos de amarrações para se entrar na rede.
Testei essa sugestão dele, mas quando vi que a barraca não cobria a rede, cortei a barraca e enverti ao lados, de forma que ela ficou no mesmo formato da lona e também com o mesmo tipo de colagem com Silver Tape.
Deixei no tempo testando a resistência do conjunto.
Durou 48 horas e um vento forte rasgou um dos lados da lona barraca.
Então descartei essa possibilidade, pois em uma situação de sobrevivência real o conjunto poderia te deixar na mão.

Acho que a barraca de emergência é um item muito válido para emergências como o próprio nome diz, mas não é um equipamento de sobrevivência, penso que devido a fragilidade do material e do fato da montagem ficar em contato com o chão, é um item questionável para sobrevivência; porém infinitamente melhor do que não portar nada.
Abraços.

03/12/2015, 06:10
Resposta: #12
(02/12/2015 14:15)Andre Augusto Escreveu:  Muito bom Teresa, as dicas dos saquinhos também aprendi aqui no fórum e é muito boa mesmo. Ótimo kit de abrigo.

A questão da silver tape na ponta da lona, ouve algum tipo de costura ou foi apenas colada???

abraço

Obrigada André!
A silver tape foi apenas colada.
Quando estava testando agumas configurações para uma cobertura de rede que não molhasse com a chuva: http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...+Guepardo, comprei essa lona que aparece no vídeo com 4 mt de cumprimento:

[Imagem: dpk29u.jpg]

O silver tape da parte de cima descolou de um dia para o outro, mas acho que foi em decorrência do tamanho do produto fixado.
Passada a fase de teste, cortei essa lona no cumprimento de 3 metros e é claro que a amarra do meio ficou fora de lugar.
Fui tentar descolar e quase rasguei a lona, passado algum tempo da fixação os 2 materias se fundem.

O sinal da silver tape que não consegui descolar aparece no vídeo exatamente aos 9:38 minutos, como um objeto estranho entre a fixação da ponta e a do meio.

03/12/2015, 06:39
Resposta: #13
(03/12/2015 03:18)Dambrós Escreveu:  Muito bom Tere, excelente vídeo. Parabéns.

Gostei muito da abordagem. Da organização e disposição dos equipamentos no NA.
Essa sua lona com os ilhóses em silvertape mataram a pau. PiscadaSorrisãoLingua
tenho até hj um punhado de ilhóses de plástico para esse tipo de coisa, pois como parei de usar essas lonas pretas, acabaram sobrando.

http://www.megaduck.com.br/ilhoses-plast...lan-s.html

Tbém gosto de deixar o material o mais pronto para uso possível, que em poucos minutos esta o abrigo pronto.

Abraço.

Muito obrigada Dambrós por suas palavras!
Já tinha visto em algumas lojas especializadas esse tipo de ilhós, mas como o que eu tinha em mãos era o siver tape, fiz a gambiarra.
Como você avalia a eficiência desses ilhóses, não enfraquessem a lona preta que também é relativamente frágil?

Deixar o equipamento o mais pronto possível em situação de sobrevivência é fundamental, pois não sabemos em que situação de integridade física estaremos.
Acabei não falando no vídeo, mas as cores dos cordeletes foi proposital.
Quando estava testando o equipo aqui em casa, emprestrei os cordeletes pretos que acompanham o toldo da Guepardo.
A noite mesmo com lanterna tropecei várias vezes neles, em momentos que parava a chuva e eu ia verificar se havia molhado a rede.
Cordelete preto é uma péssima ideia!

Abraço.

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
03/12/2015, 11:24 (Resposta editada pela última vez em: 03/12/2015 11:27 por Toscano.)
Resposta: #14
(03/12/2015 05:22)teblasi Escreveu:  Rodolfho, também me lembro dessa publicação do Toscano, ...
Testei essa sugestão dele, mas quando vi que a barraca não cobria a rede, cortei a barraca e enverti ao lados, de forma que ela ficou no mesmo formato da lona e também com o mesmo tipo de colagem com Silver Tape.
Então descartei essa possibilidade, ...

Teresa, antes de tudo, agradeço por você me fazer relembrar um tempo em que eu experimentava alternativas (algumas bem loucas... rsrsrs) de como sobreviver tirando o máximo de meus equipamentos. E, desde já, lamento muito saber que você teve problemas ao testar o conjunto rede + barraca de emergência nos moldes que sugeri. Se me permitir, vou tentar esclarecer aos nossos amigos alguns detalhes, tanto sobre os equipamentos que usei quanto sobre o esquema que propus no referido tópico, ok?

Contextualizando, a nossa discussão girava em torno da preferência dos membros pela barraca OU pela rede em seus acampamentos e, na ocasião, argumentávamos sobre prós, contras e riscos (fragilidades / deficiências) de cada opção diante de uma situação de emergência... Então contei sobre um teste que eu havia feito com itens que eu dispunha em meu kit de sobrevivência, simulando uma situação de emergência na qual o plástico preto (tempos de vacas magras... Kkkkk) havia rasgado. Meu desafio era combinar o que eu tinha, suprindo minhas necessidades de abrigo / cobertura. Alegre

O que eu tinha era uma barraca de emergência da Guepardo (que é nada além de "tubo" triangular aluminizado) e uma rede Kampa Joy (cujo tamanho excede uns 10 cm o comprimento da barraca de emergência). Eu também poderia cortar o "tubo" transformando-o num toldo, porém, não fiz isso porque sabia que o tornaria mais frágil (você pôde comprovar isso, pessoalmente, pelo o que entendi) e o estaria desperdiçando como opção de abrigo fechado (esta, aliás, é a diferença entre uma barraca e um cobertor de emergência), caso eu precisasse.

Foi daí que adotei a inserção da rede no tudo da barraca, tentando não danificar nenhum dos dois, montando um esquema mais ou menos assim:

[Imagem: 2q8a3qg.jpg]
No desenho acima a imagem da rede pode até parecer estar ao lado da barraca, mas na verdade ela está dentro da barraca. É apenas para se ter uma ideia de como ela fica enfiada dentro do "tubo" formado pela barraca. Ela, evidentemente, não seria visível numa foto pois estaria encoberta pela lateral da barraca, né? rsrsrs

Para quem não conhece a tal barraca de emergência, segue uma foto (comercial) dela:

[Imagem: ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=2747966]

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
03/12/2015, 14:16
Resposta: #15
Teresa muito bom seu vídeo,muito bem explicativo e de grande valia para todos do grupo!Um detalhe que eu percebi,você não utiliza tiras de borracha nas pontas da sua lona para aliviar a pressão em caso de ventos ou chuvas fortes!Parabens por mostrar seus equipamentos e suas técnicas!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do MARCELO FREITAS
03/12/2015, 15:16
Resposta: #16
(03/12/2015 06:39)teblasi Escreveu:  Muito obrigada Dambrós por suas palavras!
Já tinha visto em algumas lojas especializadas esse tipo de ilhós, mas como o que eu tinha em mãos era o siver tape, fiz a gambiarra.
Como você avalia a eficiência desses ilhóses, não enfraquessem a lona preta que também é relativamente frágil?
Abraço.

Tere, realmente esse tipo de lona é bem fraca, mas eu fazia duas ou três dobras nas pontas da lona onde colocava o ilhós, deixando assim essa ponta um pouco mais resistente.
Pena que não tenho mais nenhuma dessas lonas com os ilhóses para registrar como fica.

Umas das grandes vantagens desses ilhóses é que eles podem ser reutilizados.
Basta abrir ele e usar novamente, uma faca já dá conta do recado de abrir para reaproveitar.
Diferente dos de metal que depois de fechado não há mais como abrir sem estragar.

Como são bem leves, carrego esse saquinho com alguns na mochila sempre, para um possível reparo.

[Imagem: 29w1eo2.jpg]

[Imagem: 30b0lsk.jpg]

Mas o uso do silver tap com certeza foi uma grande sacada mesmo. Piscada
O uso das cordas de cor chamativa tbém é muito útil no mato. Cores escuras e camufladas pode se tornar um inimigo no escuro. ConfusoLingua

Abraço.

Pablo Neruda
"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Dambrós
04/12/2015, 07:51
Resposta: #17
(03/12/2015 11:24)Toscano Escreveu:  
(03/12/2015 05:22)teblasi Escreveu:  Rodolfho, também me lembro dessa publicação do Toscano, ...
Então descartei essa possibilidade, ...

Teresa, antes de tudo, agradeço por você me fazer relembrar um tempo em que eu experimentava alternativas (algumas bem loucas... rsrsrs) de como sobreviver tirando o máximo de meus equipamentos. E, desde já, lamento muito saber que você teve problemas ao testar o conjunto rede + barraca de emergência nos moldes que sugeri. Se me permitir, vou tentar esclarecer aos nossos amigos alguns detalhes, tanto sobre os equipamentos que usei quanto sobre o esquema que propus no referido tópico, ok?

Contextualizando, a nossa discussão girava em torno da preferência dos membros pela barraca OU pela rede em seus acampamentos e, na ocasião, argumentávamos sobre prós, contras e riscos (fragilidades / deficiências) de cada opção diante de uma situação de emergência... Então contei sobre um teste que eu havia feito com itens que eu dispunha em meu kit de sobrevivência, simulando uma situação de emergência na qual o plástico preto (tempos de vacas magras... Kkkkk) havia rasgado. Meu desafio era combinar o que eu tinha, suprindo minhas necessidades de abrigo / cobertura. Alegre

O que eu tinha era uma barraca de emergência da Guepardo (que é nada além de "tubo" triangular aluminizado) e uma rede Kampa Joy (cujo tamanho excede uns 10 cm o comprimento da barraca de emergência). Eu também poderia cortar o "tubo" transformando-o num toldo, porém, não fiz isso porque sabia que o tornaria mais frágil (você pôde comprovar isso, pessoalmente, pelo o que entendi) e o estaria desperdiçando como opção de abrigo fechado (esta, aliás, é a diferença entre uma barraca e um cobertor de emergência), caso eu precisasse.

Foi daí que adotei a inserção da rede no tudo da barraca, tentando não danificar nenhum dos dois, montando um esquema mais ou menos assim:

[Imagem: 2q8a3qg.jpg]
No desenho acima a imagem da rede pode até parecer estar ao lado da barraca, mas na verdade ela está dentro da barraca. É apenas para se ter uma ideia de como ela fica enfiada dentro do "tubo" formado pela barraca. Ela, evidentemente, não seria visível numa foto pois estaria encoberta pela lateral da barraca, né? rsrsrs

Para quem não conhece a tal barraca de emergência, segue uma foto (comercial) dela:

[Imagem: ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=2747966]

Toscano, não perdi a barraca não, depois que cortei e um pedaço foi rasgado pelo vento, colei a barraca na forma original e guardei.
Adotei a lona ao invés da barraca, pela simples questão chuva que pode ocorrer em uma situação de sobrevivência, e a barraca sendo menor do que a rede, fatalmente acordariamos molhados.
É uma pena que essa barraca meça só 2,44 mt de cumprimento, se medisse 3 mt seria o equipamento ideal para uma situação de sobrevivência no esquema que você pensou.
Abraços.

04/12/2015, 08:04
Resposta: #18
(03/12/2015 14:16)MARCELO FREITAS Escreveu:  Teresa muito bom seu vídeo,muito bem explicativo e de grande valia para todos do grupo!Um detalhe que eu percebi,você não utiliza tiras de borracha nas pontas da sua lona para aliviar a pressão em caso de ventos ou chuvas fortes!Parabens por mostrar seus equipamentos e suas técnicas!!!

Muito obrigada Marcelo!
Esse foi outro detalhe que esqueci de falar no vídeo: os cordeletes de fixação da lona são inteiros daquele elástico redondo.
Foi pensado assim justamente para aliviar a pressão em caso de ventos ou chuvas fortes.
No intuito de deixar tudo o mais pronto possível para uma suposta situação de sobrevivência, montei os elásticos com nó de correr nas pontas e guardei.
Quando fui fazer o vídeo, os nós de correr das pontas estavam desfeitos, não sei se errei o nó, ou se esse tipo de nó só para em cordeletes mesmo.
É uma situação que preciso testar novamente e adaptar se não errei nos nós (errar nó é comigo mesma... kkk)
Abraço.

04/12/2015, 08:19 (Resposta editada pela última vez em: 04/12/2015 08:25 por teblasi.)
Resposta: #19
(03/12/2015 15:16)Dambrós Escreveu:  Tere, realmente esse tipo de lona é bem fraca, mas eu fazia duas ou três dobras nas pontas da lona onde colocava o ilhós, deixando assim essa ponta um pouco mais resistente.
Pena que não tenho mais nenhuma dessas lonas com os ilhóses para registrar como fica.

Umas das grandes vantagens desses ilhóses é que eles podem ser reutilizados.
Basta abrir ele e usar novamente, uma faca já dá conta do recado de abrir para reaproveitar.
Diferente dos de metal que depois de fechado não há mais como abrir sem estragar.
Mas o uso do silver tap com certeza foi uma grande sacada mesmo. Piscada
O uso das cordas de cor chamativa tbém é muito útil no mato. Cores escuras e camufladas pode se tronar um inimigo no escuro. ConfusoLingua

Abraço.

Caramba Dambrós, esses danadinhos são realmente muito úteis, com certeza esse tipo de ilhós é muito melhor que a gambiarra com o Silver Tape, principalmente quando o reparo for no equipamento de acampamento (por exemplo o toldo da Guepardo).
Em alguma próxima compra vou incluir esse ilhós.
Mas o silver tape é um item praticamente obrigatório nos kits, então é só soltar a imaginação nas gambiarras necessárias... kkk Lingua

Pois é, a gente vê tantos vídeos com os cordeletes camuflados ou verdes e acha lindo tudo combinando, mas quando testamos na prática é que verificamos o quanto a cor prejuica no escuro e até mesmo no claro, pois se confunde com o mato em volta.

Abraço.

08/12/2015, 19:09
Resposta: #20
Enfim consegui assistir o vídeo, internet a lenha é fod@*.

Concordo plenamente, kit de sobrevivência é coisa séria eu sigo uma máxima bem simples.

‘’Qual é o valor que vc dá pra sua integridade física e sua vida?’’

Respondendo isso vc tem uma ideia de como montar seu kit baseado na realidade e é óbvio que se faz necessário outros conhecimentos, mas os demais conhecimentos sem dar valor a própria vida em minha opinião forma os kits fantasia.

Relativo ao item abrigo é desnecessário explicar a importância, não consigo conceber um kit de sobrevivência sério e utilizável( não me refiro a kits redundantes, micro kits e afins que também são interessantes de se ter), sem o quesito abrigo.

A composição do kit vai depender de cada um , o local onde vai, o clima, bioma, necessidades individuais, pontos fortes e fracos etc.

Mas eu prefiro ter tudo o mais moderno, pratico, compacto e leve( em alguns casos não dá), quando seja possível, entendo que um kit de sobrevivência utilizável deva ser aquele que o utilizador consegue carregar durante todo o dia, independente do que esteja fazendo e este kit não o atrapalhe e nem incomode a ponto de se cogitar a estúpida ideia de deixar no carro, acampamento e ou pior em casa.

Gostei do vídeo, feito de forma séria e realista.

Abçs!

" O lobo é a força da alcatéia e a alcatéia é a força do lobo".
Rudyard Kipling .
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Tiago
08/12/2015, 20:04 (Resposta editada pela última vez em: 08/12/2015 20:04 por Colognese.)
Resposta: #21
Muito bem montada essa configuração rede e toldo , assim a noite de sono quente e seca esta garantida.
Abraço.

Quem muito fala não pensa ! Quem pensa não fala, se comunica.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Colognese
08/12/2015, 21:55
Resposta: #22
Oi minha amiga ! Tudo ok com você?
Bem, já que o pessoal comentou sobre toldos, tendas e tarps, vou colocar a minha opnião.
No 4º Encontro do Grupo Carcarás, efetuado no Pico das Cabras em Morungaba-SP, o Noinha deu uma bobeada na hora de separar o equipamento, no tocante à cobertura da rede. Mocorongo, bizonho e beócio...zero-meia-dúzia ! kkkkkk
Na pressa, incluí na minha mochila dois toldos que não fizeram corretamente a cobertura da minha rede.
Se não fosse pelo membro @RFalchetto para emprestar uma lona da Nautika de 3mt x 2mt, o Noinha tinha entrado pelo cano naquela noite.
Mas era um encontro de FDS e não tinha nada de "terror de sobrevivência" acontecendo. E se a situação fosse crítica, o pessoal do Grupo Carcarás ia dar um jeito para que o Noinha não tivesse uma noite punk no mato. Eles são extremamente solidários com qualquer tipo de problema e com qualquer membro da equipe. Todos, sem exceção.
Mas, em uma real situação de sobrevivência, onde os meus toldos não poderiam dar conta da cobertura da minha rede, eu partiria para um abrigo no solo. Aproveitaria a rede e os dois toldos, que são impermeáveis, para construir um abrigo que eliminasse qualquer tipo de umidade do solo e da chuva.
É na hora do aperto que nós aplicamos todos os nossos conhecimentos para superar as adversidades impostas por qualquer tipo de situação.
Obrigado pela dedicação e comprometimento com todos nós.
Abração.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
08/12/2015, 23:55
Resposta: #23
(01/12/2015 05:39)teblasi Escreveu:  Amigos,

Esse vídeo aborda a importância de se portar um abrigo de rápida construção em situações de sobrevivência.
Temos que ter muito claro e saber diferenciar o que é uma situação de sobrevivência ou treinamento de técnicas mateiras.
Não diferenciar uma coisa da outra pode fazer a diferença entre sobreviver ou não.

Abraços.

Muito bom Teresa. Esse negocio que ocê chamou de embornal aqui nois chama de borná ou imborná.SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoLinguaPiscada
Gostei do bornal onde conseguiu? Fiquei fascinado com o seu capricho e organização. Excelente a sacada do silver tape. Existe uma lona preta de um lado e branca do outro que é mais resistente. É a lona que se usa pra fazer silagem. Talvez seja uma boa ideia usa-la. Quanto aos nós da rede, leve-a pra Blumenau que tentarei retirá-los pra você. Pra fazer a pingadeira na corda utilizo um mosquetão de alumínio. Serve como ancoragem e pingadeira.
Fiquei curioso com os dois kits que não mostrou o conteúdo. Vindo de você, só pode ser coisa boa. Acabe com o suspense e mostre pra gente.AlegreAlegreAlegreAlegre
Grande abraço conterrânea.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
10/12/2015, 07:18
Resposta: #24
(08/12/2015 19:09)Tiago Escreveu:  Enfim consegui assistir o vídeo, internet a lenha é fod@*.

Concordo plenamente, kit de sobrevivência é coisa séria eu sigo uma máxima bem simples.

‘’Qual é o valor que vc dá pra sua integridade física e sua vida?’’

Respondendo isso vc tem uma ideia de como montar seu kit baseado na realidade e é óbvio que se faz necessário outros conhecimentos, mas os demais conhecimentos sem dar valor a própria vida em minha opinião forma os kits fantasia.

Relativo ao item abrigo é desnecessário explicar a importância, não consigo conceber um kit de sobrevivência sério e utilizável( não me refiro a kits redundantes, micro kits e afins que também são interessantes de se ter), sem o quesito abrigo.

A composição do kit vai depender de cada um , o local onde vai, o clima, bioma, necessidades individuais, pontos fortes e fracos etc.

Mas eu prefiro ter tudo o mais moderno, pratico, compacto e leve( em alguns casos não dá), quando seja possível, entendo que um kit de sobrevivência utilizável deva ser aquele que o utilizador consegue carregar durante todo o dia, independente do que esteja fazendo e este kit não o atrapalhe e nem incomode a ponto de se cogitar a estúpida ideia de deixar no carro, acampamento e ou pior em casa.

Gostei do vídeo, feito de forma séria e realista.

Abçs!

Obrigada Tiago!
Acho um verdadeiro exagero portar um kit desses quando estamos em grupo e em local conhecido e controlado.
Mas quando você se aventura sozinha em local sem sinal de celular, desconhecido ou não seu conteúdo vale cada grama de peso!
Abraços.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
10/12/2015, 07:22
Resposta: #25
(08/12/2015 20:04)Colognese Escreveu:  Muito bem montada essa configuração rede e toldo , assim a noite de sono quente e seca esta garantida.
Abraço.

Obrigada Colognese!
Espero nunca ter que usar em uma situação de sobrevivência, mas sim nos bate e volta mateiros.

Abraços.

10/12/2015, 07:50
Resposta: #26
(08/12/2015 21:55)Noinha Escreveu:  Oi minha amiga ! Tudo ok com você?
Bem, já que o pessoal comentou sobre toldos, tendas e tarps, vou colocar a minha opnião.
No 4º Encontro do Grupo Carcarás, efetuado no Pico das Cabras em Morungaba-SP, o Noinha deu uma bobeada na hora de separar o equipamento, no tocante à cobertura da rede. Mocorongo, bizonho e beócio...zero-meia-dúzia ! kkkkkk
Na pressa, incluí na minha mochila dois toldos que não fizeram corretamente a cobertura da minha rede.
Se não fosse pelo membro @[RFalchetto] para emprestar uma lona da Nautika de 3mt x 2mt, o Noinha tinha entrado pelo cano naquela noite.
Mas era um encontro de FDS e não tinha nada de "terror de sobrevivência" acontecendo. E se a situação fosse crítica, o pessoal do Grupo Carcarás ia dar um jeito para que o Noinha não tivesse uma noite punk no mato. Eles são extremamente solidários com qualquer tipo de problema e com qualquer membro da equipe. Todos, sem exceção.
Mas, em uma real situação de sobrevivência, onde os meus toldos não poderiam dar conta da cobertura da minha rede, eu partiria para um abrigo no solo. Aproveitaria a rede e os dois toldos, que são impermeáveis, para construir um abrigo que eliminasse qualquer tipo de umidade do solo e da chuva.
É na hora do aperto que nós aplicamos todos os nossos conhecimentos para superar as adversidades impostas por qualquer tipo de situação.
Obrigado pela dedicação e comprometimento com todos nós.
Abração.

Bom dia Noinha,
Todos nós falhamos pelo excesso ou pela falta, mesmo com grande experiência nenhum de nós está livre disso.
Sei bem como é a solidariedade mateira, conheci isso em Blumenau e isso não tem preço, parece que a gente sai do mundo real para um outro tipo de realidade (muito agradável por sinal)!

Mas fiquei muito curiosa tentando imaginar como seria esse abrigo no solo construido com 3 materiais diferentes.
Seria muito útil para muitos de nós (especialmente eu) aprender esse improviso.
Fica minha sugestão: mostre em vídeo para a galera como seria esse abrigo, acho que não tem nenhum no you tube ensinando esse improviso.

Muito obrigada por sua imensa dedicação e comprometimento com todos nós!
Abração.

10/12/2015, 08:07
Resposta: #27
Tere, na hora do apuro a gente sempre se vira, contanto que não pire e se desespere, esquecendo o que já sabe.

Gostava bastante de fazer uma configuração muito simples com um pedaço de lona preta de 3x2.

[Imagem: 2ztbkb6.jpg]

É uma variação simples desse tipo de abrigo:

[Imagem: 29uoot4.jpg]

Creio que se tiver ainda mais uma lona para fazer uma cobertura estra, é quase impossível se molhar em uma forte chuva.

Pablo Neruda
"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Dambrós
10/12/2015, 08:33
Resposta: #28
(08/12/2015 23:55)Ronaldão Escreveu:  

Abraços.

Muito bom Teresa. Esse negocio que ocê chamou de embornal aqui nois chama de borná ou imborná.SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoLinguaPiscada
Gostei do bornal onde conseguiu? Fiquei fascinado com o seu capricho e organização. Excelente a sacada do silver tape. Existe uma lona preta de um lado e branca do outro que é mais resistente. É a lona que se usa pra fazer silagem. Talvez seja uma boa ideia usa-la. Quanto aos nós da rede, leve-a pra Blumenau que tentarei retirá-los pra você. Pra fazer a pingadeira na corda utilizo um mosquetão de alumínio. Serve como ancoragem e pingadeira.
Fiquei curioso com os dois kits que não mostrou o conteúdo. Vindo de você, só pode ser coisa boa. Acabe com o suspense e mostre pra gente.AlegreAlegreAlegreAlegre

Obrigada Ronaldo!
O hábito do cachimbo põe a boca torta.
Dei muita rizada quando estava editando o vídeo e vi que falei "imbornal" o tempo todo ao invés de bornal, o correto.
Se a gente chegar em qualquer loja daqui e pedir um bornal, o vendedor gentilmente corrige perguntando: que tipo de "imbornal" a sra. quer?... kkk

Conheço esse tipo de lona que você falou, qualidade e durabilidade muito maior, mas o peso e preço também.
Como se trata de um abrigo para kit de sobrevivência preferi usar a lona mais barata e leve; quando estragar compro outra (paguei só $ 9,00 e ainda tirei um metro dela que guardei para qualquer outra finalidade).

Para mim pensar a ordem de uso dentro de um espaço tão apertado como o bornal, já é o 1º ponto ganho em uma situação de sobrevivência.
Imagine tendo que desmontar o bornal inteiro para pegar um item debaixo de uma chuva molhando todo o resto.
Acredite, conheço mulheres que com muita frequência jogam em algum local todo conteúdo da bolsa pessoal para encontrar um item... kkk
O mesmo princípio uso para minha bolsa pessoal, advinha qual é o item separado dos outros e de muto fácil acesso: o cigarro e isqueiro, "mardito" vício... kkk

Link para compra do bornal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-6...r-soft-_JM

Na Militar Brasil tem outro modelo maior e com qualidade muito superior, é o 1º da lista:
http://www.militarbrasil.com.br/loja/ind...r=category

Vou mostrar os outros kits em outro vídeo... aguarde Piscada

Abração conterrâneo.

10/12/2015, 08:57
Resposta: #29
(10/12/2015 08:07)Dambrós Escreveu:  Tere, na hora do apuro a gente sempre se vira, contanto que não pire e se desespere, esquecendo o que já sabe.

Gostava bastante de fazer uma configuração muito simples com um pedaço de lona preta de 3x2.

[Imagem: 2ztbkb6.jpg]

É uma variação simples desse tipo de abrigo:

[Imagem: 29uoot4.jpg]

Creio que se tiver ainda mais uma lona para fazer uma cobertura estra, é quase impossível se molhar em uma forte chuva.

Que legal Dambrós!
A primeira foto é uma variante do seu vídeo:

A 2ª figura me lembrou desse ótimo vídeo que assisti:

Daria para fazer as emendas das lonas dessa forma.
De qualquer forma as figura são ótimas colas para levar no celular!
Infelizmente tudo que envolve nós tenho que ter cola no celular, mas estou aprendendo com passos de tartaruga. Confuso
Obrigada por compartilhar abrigos tão simples de se fazer; bora treinar!!!Piscada

10/12/2015, 09:16
Resposta: #30
Tere, o nó que ele usa a partir dos 04:00 minutos, é o que eu uso para estender o toldo em cima da minha rede.
Vc pode pôr a tensão que quiser na corda e deixar o toldo bem esticado.
Esqueci o nome desse nó faz tempo, mas uso ele direto.

Pablo Neruda
"
10/12/2015, 14:41
Resposta: #31
Amiga Teresa,
Eu também falo "Embornal" e uso desde criança quando saia para as pescarias com meu tio.
Minha avó confeccionava os embornais com o que tivesse disponível e era simplesmente um saco de pano com uma alça para carregar no ombro.

Você está certa quanto a importância do abrigo na sobrevivência e eu já tive uma ocorrência onde meu único abrigo era minha capa de chuva mas me salvou de uma hiportemia certa pois tomei uma chuva forte por quase uma hora e ela, como um abrigo primário, funcionou como deveria, me mantendo seco e quente durante a chuva gelada no hemisfério norte.
Eu fiquei sentado embaixo de um tronco de árvore caído, que estava me dando uma certa proteção e lá fiquei durante a duração da chuva.
Eu também costumo carregar um grande saco, em forma de tubo para qualquer emergência, poder montar um abrigo rápido.
Na região serrana do estado do Rio já me salvou a pele quando estava fazendo uma trilha e uma chuva forte, que veio de trás da serra me pegou de surpresa pois estava, até aquele ponto, fazendo um dia lindo.

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
10/12/2015, 16:04
Resposta: #32
(10/12/2015 09:16)Dambrós Escreveu:  Tere, o nó que ele usa a partir dos 04:00 minutos, é o que eu uso para estender o toldo em cima da minha rede.

Dambrós, conheço esse nó, como nó de correr. Neste contexto ele está substituindo o nó paulista muito usado por caminhoneiros e que é um pouco mais difícil.
O nó que ele usa a partir de 8:00, conheço como nó prussik muito utilizado por montanhistas para aumentar a segurança nas ancoragens das cordas.
Abraços,

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
10/12/2015, 16:19
Resposta: #33
(10/12/2015 08:33)teblasi Escreveu:  
(08/12/2015 23:55)Ronaldão Escreveu:  

Abraços.

Obrigada Ronaldo!
O hábito do cachimbo põe a boca torta.
Dei muita rizada quando estava editando o vídeo e vi que falei "imbornal" o tempo todo ao invés de bornal, o correto.
Se a gente chegar em qualquer loja daqui e pedir um bornal, o vendedor gentilmente corrige perguntando: que tipo de "imbornal" a sra. quer?... kkk

Conheço esse tipo de lona que você falou, qualidade e durabilidade muito maior, mas o peso e preço também.
Como se trata de um abrigo para kit de sobrevivência preferi usar a lona mais barata e leve; quando estragar compro outra (paguei só $ 9,00 e ainda tirei um metro dela que guardei para qualquer outra finalidade).

Para mim pensar a ordem de uso dentro de um espaço tão apertado como o bornal, já é o 1º ponto ganho em uma situação de sobrevivência.
Imagine tendo que desmontar o bornal inteiro para pegar um item debaixo de uma chuva molhando todo o resto.
Acredite, conheço mulheres que com muita frequência jogam em algum local todo conteúdo da bolsa pessoal para encontrar um item... kkk
O mesmo princípio uso para minha bolsa pessoal, advinha qual é o item separado dos outros e de muto fácil acesso: o cigarro e isqueiro, "mardito" vício... kkk

Link para compra do bornal:

Na Militar Brasil tem outro modelo maior e com qualidade muito superior, é o 1º da lista:

Vou mostrar os outros kits em outro vídeo... aguarde Piscada

Abração conterrâneo.

kkkkkkk. Aqui em Minas usamos embornal, imbornal e até borná. O pessoal da área rural usa muito pra levar as "matutage" (leia-se merenda: bolo, café, queijo, doce e até armoço)SorrisãoSorrisão
Cortava-se a perna de uma calça, costurava o fundo, colocava uma arça e tava pronto o borná. Ê vida boa.

Já presenciei muitas mulheres esvaziando as bolsas pra achar um pequeno item.
Obrigado pelas indicações.
Abração.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
10/12/2015, 21:31
Resposta: #34
(10/12/2015 16:04)Ronaldão Escreveu:  Dambrós, conheço esse nó, como nó de correr. Neste contexto ele está substituindo o nó paulista muito usado por caminhoneiros e que é um pouco mais difícil.
O nó que ele usa a partir de 8:00, conheço como nó prussik muito utilizado por montanhistas para aumentar a segurança nas ancoragens das cordas.
Abraços,

Sim, o primeiro nó que ele faz a partir dos 04:00 é o nó de correr. Mas esse conjunto todo tem um nome específico que não consigo lembrar e como meu inglês é péssimo, fica mais difícil ainda. Eu arremato da mesma forma que ele, com alguns cotes alçado no final e prendendo o restante da corta.
Perfeito. PiscadaLingua

O prussik é excelente tbém. Gostei da configuração dele com o graveto.

Abraço.

Pablo Neruda
"
11/12/2015, 08:46 (Resposta editada pela última vez em: 11/12/2015 08:52 por teblasi.)
Resposta: #35
(10/12/2015 09:16)Dambrós Escreveu:  Tere, o nó que ele usa a partir dos 04:00 minutos, é o que eu uso para estender o toldo em cima da minha rede.

Que legal Dambrós!
Eu não assisti nenhum vídeo em português ensinando os nós que ele ensina, mas no caso dele nem é preciso entender o ingles, são vídeos muito didáticos.
Eu uso os nós ensinados pelo Gasparello:

Mas adotei o nó prussik para esticar a lona em cima da corda principal, achei muito prático e eficiente a forma como ele faz.
Já deixo o prussik na corda do toldo, aí é só abaixar e pegar um galho...kkk

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Ração de Sobrevivência BRAVO 11 122 28/05/2017 23:42
Última Resposta: Toscano
  Entendendo o que é um Kit de sobrevivência fry 56 18.765 11/10/2016 01:44
Última Resposta: CHAGULOSO
  Montando meu kit de sobrevivência F.Paixão 232 79.352 08/03/2016 13:27
Última Resposta: CR2011VSF
  Kit de Sobrevivência Hartwig Kevin S. 33 9.179 22/01/2015 18:01
Última Resposta: Colognese
  Kit de Sobrevivência no Cinto dan 25 7.839 02/12/2014 13:52
Última Resposta: dan
  Kit sobrevivência na BK2 e Glock ceboladp 15 4.982 02/08/2014 00:13
Última Resposta: Norton
  Meu kit de sobrevivência. Phael M.Ribeiro 8 2.770 14/02/2014 20:56
Última Resposta: Pedro Lucas Almeida
  Kit de sobrevivência moderno Rodolpho Menegueti Teixeira 10 2.904 11/08/2013 11:38
Última Resposta: Rodolpho Menegueti Teixeira
  Meu mini kit de sobrevivência luan pegado 5 1.742 02/08/2013 16:25
Última Resposta: luan pegado
  Kit de Sobrevivência ORIGIN - S.O.L. LeoDias 43 13.352 12/07/2013 22:03
Última Resposta: Shittal

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes