Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Impermeabilização de couro.
24/10/2015, 00:07 (Resposta editada pela última vez em: 24/10/2015 00:44 por leo0274.)
Resposta: #1
Impermeabilização de couro.
Olá povo do mato, faz um certo tempo que postei aqui no fórum um tópico pedindo receitas para impermeabilizar couro, os amigos do GES certamente se lembram dos meus pés pintados pois o couro da minha bota encharcou e soltou o pigmento do couro. Pois bem, durante todo este tempo estive buscando uma receita e finalmente encontrei uma bem simples e que funciona muito bem.

A receita é simplesmente sebo de ovelha. Não foi muito difícil de conseguir e é uma receita conhecida do pessoal de mais idade, principalmente os que moram no interior. O sebo de ovelha, além de impermeabilizar, hidrata e protege o couro.

Para aplicar o sebo na sua bota ou qualquer utensílio de couro, basta derreter o sebo e passar no couro com um pano e deixar secar. O amigo do meu pai que conseguiu o sebo pra mim recomendou que deixasse a bota no sol para que o sebo esquente e derreta e o couro absorva melhor. Uma das pessoas com quem conversei sobre o assunto recomendou que fizesse uma mistura de sebo de ovelha com óleo de bebê Johnson para evitar que ratos sejam atraídos pelo cheiro do couro e do sebo.
Eu já passei na minha bota, o couro absorveu muito bem, ficou um pouco gordurosa, mas estou esperando sair sol aqui em Curitiba pra colocar a bota pra fora.
Eu joguei um pouco de água em cima da bota assim e simplesmente escorreu sem molhar o couro, agora falta aparecer um tempo pra ir pro mato e testar isso de verdade.

Abraço povo do mato.

Ave Glória! Ave Império!
Deus salve Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do leo0274
24/10/2015, 11:43
Resposta: #2
RE: Impermeabilização de couro.
Boa dica. Se o Sol não aparecer por ai você pode usar um secador de cabelo, deve funcionar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
24/10/2015, 15:00
Resposta: #3
Realmente o sebo de carneiro é usado a muito tempo para proteger e impermeabilizar peças diversas de couro!! Desde uma montaria e o arreamentos até botas ou chapéus de couro!!

A receita é essa mesmo, passa o sebo sobre a peça e usa um óleo qualquer para ajudar na penetração e hidratação do couro, mas antigamente se usava alguma gordura animal fina de porco ou ainda na época dos mais antigos a gordura de anta!

E coloca no sol para madurar!!!

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
24/10/2015, 18:34
Resposta: #4
(24/10/2015 00:07)leo0274 Escreveu:  Olá povo do mato, faz um certo tempo que postei aqui no fórum um tópico pedindo receitas para impermeabilizar couro...

Só não abuse da bota pisando em poças de água, o couro tá garantido, mas ainda tem as costuras. Tenho um par de botas Vento que vieram com problema na costura da membrana impermeabilizante, é pisar em uma poça e a danada enche de água.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
31/10/2015, 14:14
Resposta: #5
Ótima dica, mas somente o sebo de ovelha tem essa utilidade ou de qualquer animal serve??? Aqui na minha cidade alguns açougues vendem sebo em garrafas pet para fazer sabão. Acho que é de boi, poderia ser usado pra essa finalidade também???
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do FERO
31/10/2015, 15:59
Resposta: #6
O sebo bovino não tem as mesmas propriedades graxeas do sebo de carneiro, talvez o sebo de anta seja comparável!!

(31/10/2015 14:14)FERO Escreveu:  Ótima dica, mas somente o sebo de ovelha tem essa utilidade ou de qualquer animal serve??? Aqui na minha cidade alguns açougues vendem sebo em garrafas pet para fazer sabão. Acho que é de boi, poderia ser usado pra essa finalidade também???

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do matulle
05/11/2015, 11:17
Resposta: #7
Na falta do produto "in natura"...kkkkkk valeu pela excelente dica Leo.

http://www.naturalisshop.com.br/p/2238/S...neiro+Puro

http://farmaciadocavalo.commercesuite.co...350432.htm

Potão com 1 litro.
kkkkk.....

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
05/11/2015, 20:41
Resposta: #8
(31/10/2015 14:14)FERO Escreveu:  Ótima dica, mas somente o sebo de ovelha tem essa utilidade ou de qualquer animal serve??? Aqui na minha cidade alguns açougues vendem sebo em garrafas pet para fazer sabão. Acho que é de boi, poderia ser usado pra essa finalidade também???

Pelo q eu pesquisei o sebo de boi nao é tao bom... o ideal mesmo é o de ovelha.
Sebo de porco tambem funciona mas nao tao bem assim, pois a gordura da ovelha é mais hidrofóbica.

Ave Glória! Ave Império!
Deus salve Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do leo0274
05/11/2015, 21:56
Resposta: #9
Quem curte comer um churrasco de ovelha, conhece bem a diferença da sua gordura.
Os gaúchos podem confirmar o que digo.

Lembro de quando era muleque e via meu pai esfregando sebo nas suas chuteiras de couro de dinossauro. Kkkkkkkk

Quer paz ?
Esteja preparado para a guerra.

Clemir Viana
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Buda
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Formas de Curtir o Couro SERGIO 43 29.486 09/11/2017 22:54
Última Resposta: SERGIO
  Como Fazer Estampos Simples p Couro gear queiroz 9 3.373 06/08/2017 18:23