Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Plano de Defesa do Acampamento
08/12/2015, 11:44 (Resposta editada pela última vez em: 08/12/2015 11:45 por LuisEAL.)
Resposta: #36
RE: Plano de Defesa do Acampamento
Assunto muito interessante, [@Kevin S.]

Antes de tudo e em primeiro lugar eu peço proteção para Deus. Isso vai de quem acredita. Respeito as crenças e filosofias alheias; mas esse sempre foi o meu maior meio de defesa. Não que eu relaxe por isso.

1- Em relação à animais selvagens e peçonhentos.

Primeiramente, a bota. Eu pretendo assim que puder substituir a que eu tenho, porque na época, apesar de tudo, eu ainda não havia o conhecimento de qualidade de marcas x e y e a minha já está abrindo inteira porque eu também uso no dia-a-dia. Mas é um dos itens de proteção mais importantes, principalmente com relação às cobras.
Também sempre uso um par de luvas no deslocamento, para se for necessário me apoiar numa árvore não acabar enfiando a mão numa colônia de mandorová. Até porque, por mais que nós tomemos cuidado, acidentes acontecem..
Acredito que não te mostrei nos campos do GES, mas sempre carrego umas bombas 04. E essas podem servir para afugentar não somente um animal selvagem mas também, por ventura, um bicho homem.
E por fim, o bom e velho facão.

2- Em relação a aracnídeos e insetos.

No mato é difícil se livrar desse tipo de coisa, mas o que eu sempre faço é passar alho em todas as cordas do abrigo. Isso também vai de quem acredita. Não há comprovação científica alguma que o alho afugente alguns animais e insetos, mas como o olfato das serpentes é extremamente aguçado, acredito que o cheiro do alho possa incomodar de certa forma; e o mesmo vale para todos os insetos.
Além disso, sempre deixo todo o meu equipamento pendurado num "varal" debaixo do abrigo, onde também passo alho nas cordas.
E o básico: antes de calçar a bota, vestir a gandola ou o casaco, deitar na rede, pegar algo na mochila ou no chão, etc., sempre dou aquela boa olhada.

3- Em relação a terceiros e outrem. No caso de tentativa de invasão ao seu acampamento com objetivos diversos.

---
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do LuisEAL
13/12/2015, 11:21
Resposta: #37
Vejam que sacada bacana do matuto, com um estilingue e uma argola...atirando flechas de caça.

"Cai no mato, Corisco, que lá envém a volante! Escuita só..."
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do gribel
13/12/2015, 11:25
Resposta: #38
Mais:

"Cai no mato, Corisco, que lá envém a volante! Escuita só..."
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do gribel
03/10/2016, 12:40
Resposta: #39
Guerreiro @Kevin S.

Tópico Movido do Fórum "Assuntos Gerais" para o Fórum "Segurança no Mato". Idéia Piscada

Abs irmão Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
03/10/2016, 12:49
Resposta: #40
@Leão do Mato
Sim este é outro, vamos reviver alguns ou todos os tópicos a respeito deste tema!

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do matulle
03/10/2016, 12:51
Resposta: #41
Com certeza Nobre Guerreiro das Terras Vermelhas, e nos dias de hoje isso se faz necessário. Idéia
Abs irmão Piscada

(03/10/2016 12:49)matulle Escreveu:  @[Leão do Mato]
Sim este é outro, vamos reviver alguns ou todos os tópicos a respeito deste tema!

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
03/10/2016, 18:08
Resposta: #42
TKS Guerreiros! Avante FBB

Aqui eu fiz amigos. Aqui eu encontrei a paz. Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Ninguém é tão ignorante que não possa ensinar. CWB-Paraná. SELVA! Deus acima de tudo.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Kevin S.
04/10/2016, 18:36
Resposta: #43
Eu acampo em propriedade particular, tem uma reserva de mata virgem bastante grande, então no caso de aparecer pessoas estranhas é muito raro, mas mesmo assim eu levo um rifle .22( registrado tudo na lei), não gosto de caçar então levo só para defesa mesmo, uso polainas e luvas, para animais rastejantes e escorpiões, limpo toda a área do acampamento para ter uma boa visão do lugar, e deixo sempre a fogueira acesa, não jogo resto de alimento no fogo, sempre que sobra algo enterramos, agora estamos tendo problemas com onça parda aqui na região, até no lugar que acampo esta tendo elas, alguns falam que ela não ataca, mas não sei se avisaram isso para elas..kkk..., no ultimo campo giramos turnos de vigília deu tudo certo, praticamente é isso.

``Sou igual a um puro sangue que não deita no arreio,
prefiro morrer de pé, do que viver de joelho ´´
( Tião Carreiro e Pardinho- Boiadeiro de Palavra )
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Scofoni
05/10/2016, 18:46
Resposta: #44
Galera, aproveitando o tópico pergunto referente a aracnideos e répteis: desde pequeno fui ensinado pelos meus pais e avós a andar no mato só em tempos mais frios (abril até setembro mais ou menos) para evitar encontros com esses bichos. Logo assim respeitei os ensinamentos dos mais velhos. Pergunto: e vcs, o contato com esses bichos aumenta mesmo nessas épocas mais quentes? Experiências ruins nessas época?
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Sprung
05/10/2016, 19:32 (Resposta editada pela última vez em: 05/10/2016 19:33 por matulle.)
Resposta: #45
@Sprung
Dias de mormaço, são os dias ideais, para a saída e maior (vamos dizer) mobilidade de serpentes, as aranhas estas sempre tão por perto basta ter sol um pouco mais quente. Os pernilongos estes estão ativos em dias quentes preferencialmente após chuvas que não sejam frias! As abelhas, marimbondos e vespas, preferem os períodos quentes! Isso é lógico em se tratando de regiões mais ao sul com frio mais acentuado, pois na área do equador o inverno é normalmente chuvoso!

[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do matulle
05/10/2016, 21:53
Resposta: #46
(05/10/2016 19:32)matulle Escreveu:  @[Sprung]
Dias de mormaço, são os dias ideais, para a saída e maior (vamos dizer) mobilidade de serpentes, as aranhas estas sempre tão por perto basta ter sol um pouco mais quente. Os pernilongos estes estão ativos em dias quentes preferencialmente após chuvas que não sejam frias! As abelhas, marimbondos e vespas, preferem os períodos quentes! Isso é lógico em se tratando de regiões mais ao sul com frio mais acentuado, pois na área do equador o inverno é normalmente chuvoso!

Valeu Matulle... como disse, queria saber de vocês suas experiências, pois como disse, aprendi agir desta forma com os mais velhos que me ensinaram os gostos mateiros. Em épocas quentes, não andavam no mato por segurança e também por respeito ao tempo de procriação da maioria dos animais, a exemplo as aves que acasalam em tempos mais quentes.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Sprung
05/10/2016, 22:53
Resposta: #47
@Sprung
Verdade!! É preferível (e fica muito mais seguro), uma incursão no mato em tempos frios, e isso era os ensinamentos de meus pais, além do "cuida onde anda, cuida onde coloca a mão e etc". Eu já carreguei um jararaca congelada pelo frio de inverno da noite anterior, ela caiu de umas palhas (por entre meus dedos) que eu estava levando para cobrir as plantas da minha mãe na lavorinha não muito longe de casa. A época, e frio é ideal para pegar lenha ou mesmo fazer roçadas. E eu particularmente prefiro andar pelo mato no inverno aqui no sul.

[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do matulle
06/10/2016, 02:56
Resposta: #48
Tenho costume de acampar sozinho, sempre uso sinos e galhos como alarme de perímetro e laminas para proteção. Graças ao bom Deus nunca tive problemas, mas toda precaução e sempre bem vinda. Tomar cuidado em não acampar em carreiro de animais, próximo a cursos de água, lugares de possível quedas de galhos, formigueiros, grotas de animais, bambuzeiros etc... É de suma importância ter um minimo de conhecimento da região aonde vamos acampar, fazer uma pesquisa prévia das periferias, ter um planejamento. No acampamento ter ao menos duas rotas de fuga bem demarcadas e desobstruídas para serem usadas em caso de emergências. Outra coisa de suma importância é tomar cuidado com o fator humano. Eu evito acampar próximo de trilhas, quanto mais afastado... mais seguro eu estou...menor será a probabilidade de encontrar alguém. Espero ter contribuído de alguma forma para enriquecimento do tema.

"Não importa como você bate e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando"
''ROCKY BALBOA''

Ninguém bate mais forte que a vida. Não importa o quanto você bate e sim o quanto você aguenta apanhar e continuar lutando...
Sylvester Stallone
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do CHAGULOSO
06/10/2016, 11:47
Resposta: #49
Em campo, nunca me deparei com uma Cobra ou muitas aranhas... Uma vez, uma armadeira na Base JB. Mas riscos de animais assim, nunca...
Já topamos com caçadores, armadilhas, puleiros e tudo mais.

Aqui eu fiz amigos. Aqui eu encontrei a paz. Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Ninguém é tão ignorante que não possa ensinar. CWB-Paraná. SELVA! Deus acima de tudo.
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Kevin S.
06/10/2016, 16:36 (Resposta editada pela última vez em: 06/10/2016 16:38 por cliptobafo.)
Resposta: #50
Esse assunto é muito legal, pois agrega muita troca de informação! Sempre costumo fazer algum sistema de alarme para fazer barulho, pois se ocorrer o fator surpresa aí não tem o que fazer... Quando não levo os equipamentos de pesca onde posso usar as linhas e o "sininho", eu improviso com barbante, cipó, ou algum cordame tipo uma armadilha onde cai um troco pequeno ou dispara algo só para fazer barulho mesmo, e nunca faço muito próximo do acampamento sempre deixo um raio de uns 15m +ou-.
Sempre levo uma lâmina maior (facão ou machadinha) para lenha e uma pequena (faca e/ou canivete) para usos normais, tenho uma hatsan 200 mas é muito ruim de ficar carregando por causa do peso, a besta as vezes acho meio ruim de carregar na mata pois fica enroscando muito quando está nas costas, o bom mesmo é o velhos estilingue que é fácil de levar e muito útil para quem tem os dons da pelotada. Quando saio acampar nunca vou com a intenção de abater um animal grande, nem de ter que matar alguém por isso deixo a arma em casa. Mas, caso entre em confronto com alguém ou algum animal grande, tenho que utilizar o que tenho, e o que conheço para sobreviver... Aí entra entra outras tecnicas que fugiria do assunto (Defesa pessoal, camuflagem, armas improvisadas...)
Roupas sempre compridas, e gosto de carregar um repelente na mochila, dá uma aliviada nos mosquitos. Cobras e aranhas tem que estar olhando mesmo e manter tudo sempre fechado.
E como foi dito acima, Deus em primeiro lugar!

À Deus toda honra e toda a glória...
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do cliptobafo
17/04/2017, 09:49
Resposta: #51
A possibilidade de montar um abrigo suspenso auxilia na questão de se proteger de rastejantes e até mesmo estar mais escondido( conforme a altura), procurar sempre locais onde você possa ver primeiro sem ser visto, e algumas técnicas de camuflagem sempre ajudam nessas horas.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
17/04/2017, 10:40
Resposta: #52
Naturalmente, o grau de risco da área onde se vai acampar é quem vai determinar o nível da segurança a ser adotado. Daí a importância de se procurar conhecer a região antes de escolhê-la como área de acampamento, pois uma análise de riscos bem feita sobre o local é algo que considero fundamental.

Sei, parece óbvio demais, mas penso que o nível de segurança exigido também deva servir como "termômetro". Explico: se este nível extrapolar o limite do razoável, será melhor avaliarmos se vale realmente a pena acamparmos naquele lugar. Piscada

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
17/04/2017, 18:40
Resposta: #53
1- Em relação à animais selvagens e peçonhentos.
Neste caso a bota é imprescindível, além da atenção constante onde se pisa, onde se toca e o que se faz. Quanto a animais selvagens, antigamente usava um revólver .38 SPL, hoje como não o tenho mais uso uns bons rojões nº 10 e nº12. O barulho afasta até elefante kkkkk.

Aracnídeos e insetos são uma realidade da natureza, absolutamente não tem como fugir, no máximo dá pra aprender a lidar com as criaturas e reconhecer seus hábitos.

3- Em relação a terceiros e outrem. No caso de tentativa de invasão ao seu acampamento com objetivos diversos.
Esse antigamente o .38 resolvia também, era tiro e queda (literalmente). Hoje procuro acampar e fazer minhas atividades em propriedades particulares, one o risco de uma invasão é menor. Quando vou a um local desconhecido nunca vou sozinho, sempre em grupo e procuro me informar sobre o local com antecedência. É melhor prevenir do que remediar.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Messias
17/04/2017, 20:38
Resposta: #54
(17/04/2017 18:40)Messias Escreveu:  1- Em relação à animais selvagens e peçonhentos.
Neste caso a bota é imprescindível, além da atenção constante onde se pisa, onde se toca e o que se faz. Quanto a animais selvagens, antigamente usava um revólver .38 SPL, hoje como não o tenho mais uso uns bons rojões nº 10 e nº12. O barulho afasta até elefante kkkkk.

Aracnídeos e insetos são uma realidade da natureza, absolutamente não tem como fugir, no máximo dá pra aprender a lidar com as criaturas e reconhecer seus hábitos.

Esse antigamente o .38 resolvia também, era tiro e queda (literalmente). Hoje procuro acampar e fazer minhas atividades em propriedades particulares, one o risco de uma invasão é menor. Quando vou a um local desconhecido nunca vou sozinho, sempre em grupo e procuro me informar sobre o local com antecedência. É melhor prevenir do que remediar.

Será muito bom amigo @Messias quando pudermos voltar a usar .38 dentro da lei...os eventuais humanos problemas irão pensar duas vezes antes de se meter a besta conosco.

Desbravando sempre.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Alarme simples pro acampamento Stone 23 1.605 25/01/2017 13:13
Última Resposta: Colognese
  Sistema de alarmes para o acampamento wagner 36 13.252 07/06/2016 10:06
Última Resposta: LEÃO DO MATO

Ir ao Fórum: