Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Você já entrou em situação real de sobrevivência ?
21/01/2015, 13:50
Resposta: #36
RE: Você já entrou em situação real de sobrevivência ?
@Rodolpho Menegueti Teixeira Que Experiencia em ! Parabéns pelo Relato!
Entrar em situação de sobrevivência é uma experiencia bem difícil, eu já entrei
em estado de pré hipotermia no Pico paraná passei por um perrengue difícil!
e também não tinha muito preparo apesar de estar com botas impermeáveis e anorak. O Trilha lá é Moderada porém dura cerca de 7 horas de caminhada até o cume,
e passa-se por vários morros e montanhas até chegar ao cume do Pico Paraná então subindo cada vez mais as condições climáticas vão mudando, neblina, chuva
frio, então você vai se encharcando e começando a ficar com frio e o retorno se torna difícil pois em estado de pré hipotermia os movimentos não respondem mais
a sorte que conseguimos retornar até o primeira Base para acampar montamos a barraca e isolante térmico salvaram nós,

Abraços
Andersen

(21/01/2015 13:24)Rodolpho Menegueti Teixeira Escreveu:  Gostei do tópico @[andertribo]
Bom, vou dar minha contribuição, não sei se vocês vão considerar o meu relato como uma situação de sobrevivência, eu sei que para mim e meu irmão foi bem difícil.

Aqui na minha cidade tem uma empresa que fabrica caiaques (Bruden Nautika) e na época meu irmão trabalhava lá. Quando foram feitos um dos primeiros lotes, o setor de marketing quis fazer uma incursão em um rio para colocar os caiaques a prova.
O gerente de marketing tinha uma fazenda onde passava um rio e fomos até lá.
Primeiramente olharam pelo google o percurso e viram 30Km de rio, fizeram os cálculos e falaram que em 5 horas de remada com os caiaques chegariamos ao destino final. Pois bem não foi assim que aconteceu.

A falta de planejamento, o atraso em por os caiaques na água e a falta de habilidade de todos nós em saber remar mudou toda a história...
Remamos o dia todo e nunca chegávamos ao destino, o que aconteceu foi o seguinte escureceu e não conseguíamos enxergar nada em nossas frentes, a mata ciliar era bem preservada e em muitos pontos fechava por cima do rio todo, então resolvemos parar no barranco. Nessa hora eu olhei no relógio e era 19h da noite.

Estávamos molhado, eu só tinha levado apenas uma faca, 2 metros de corda e uma toalha que também já estava molhada.
Na época eu não sabia muita coisa sobre bushcraft e sobrevivência, então começamos a entrar em estado de hipotermia, tremíamos, tremíamos muito, era algo inexplicável. Por fim pegamos a caiaque apoiamos no barranco de forma que ele ficou servindo como uma espécie de telhado e entramos dentro, eu e meu irmão nos abraçamos e colocamos a toalha, mesmo que molhado por cima, fizemos isso para tentarmos nos manter aquecidos.

Certa hora escutamos um barulho de barco se aproximando, era os bombeiros, isso já era 3h da manhã...

Por fim deu tudo certo, mas se os bombeiros não tivessem nos resgatado talvez não aguentaríamos de frio.

Depois desse dia comecei a pesquisar sobre sobrevivência, acabei encontrando o fórum e quase tudo que sei sobre o assunto devo a este lugar.

Andersen
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do andertribo
21/01/2015, 20:50
Resposta: #37
(31/12/2014 13:12)Colognese Escreveu:  Entrar em situação real de sobrevivência não, mas já passei por momentos difíceis.
Em certa ocasião devido a mudança dos ventos as águas do canal São Gonçalo RS foram represadas e subiram rapidamente invadindo a ilha em que estávamos, encontrar o caminho de volta foi bem complicado, perdemos os pontos de referência e com a chegada da noite a visibilidade ficou bem limitada.
Com calma e após uma longa caminhada com água até os joelhos enxergamos as luzes das lanternas do barco que vinha nos buscar.
Apesar de conhecermos o local a chuva o vento o frio e a pouca visibilidade tornaram o nosso retorno até o ponto de encontro uma tarefa muito difícil .

Nossa, bota complicado nisso meu amigo, caminhar em uma trilha no escuro com o tempo se armando já é complicado, imagina sem pontos de referência e com água até o joelho.... realmente tem que ter muita calma para sair de uma situação dessas.

" Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra" - Farroupilha - RS
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Eliéser
22/01/2015, 00:26
Resposta: #38
Em 2012 resolvi acampar de rede na base do pico de uma montanha aqui da região, durante a noite caiu muito a temperatura, e mesmo com saco de dormir tremia feito vara verde. Retirei o cobertos do KS e enrolei nas pernas e cintura, o efeito de calor foi quase que instantâneo, consegui elevar em alguns graus minha temperatura corporal.
Se não me engano também em 2012 fiz um vídeo testando o saco aluminizado da SOL, igual esse que o Tueri postou as fotos, era inverno e desempenhou bem a função, claro que era uma situação em que eu espera usar, diferente do primeiro caso. Até hoje sempre quando saiu a campo levo 2, o cobertor aluminizado agora fica no KPS, e o saco da SOL fica junto com o poncho.

(21/01/2015 12:13)Mel_Machado Escreveu:  
(21/01/2015 11:59)Dambrós Escreveu:  Funciona bem sim Mel.

Eu usei em uma noite no mato, aquece muito bem. Na verdade ele mantém o calor do corpo.
Usávamos bastante nos cursos de resgate para aquecer os alunos que faziam hipotermia.

O @[CR2011VSF] usou em uma situação de risco e foi o que acabou ajudando muito ele a se manter aquecido.

Se ainda não tem, pode adicionar em seu kit, vale a pena na hora do apuro ter um nas tralhas.

Abraço.

Obrigada pelo esclarecimento.
Eu já tenho. Mas estava mexendo nas tralhas aqui e me questionei por ter um equipamento que não sabia se funcionava de fato...
Agora fico mais tranquila, pois aqui no sul, mesmo em épocas mais quentes, alguns lugares podem surpreender com noites bem frias. Ocorrem mudanças bruscas em que, mesmo numa situação normal, pode-se precisar de um auxílio para se aquecer...

Valeu!
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
22/01/2015, 10:26
Resposta: #39
(21/01/2015 20:50)Eliéser Escreveu:  
(31/12/2014 13:12)Colognese Escreveu:  Entrar em situação real de sobrevivência não, mas já passei por momentos difíceis.
Em certa ocasião devido a mudança dos ventos as águas do canal São Gonçalo RS foram represadas e subiram rapidamente invadindo a ilha em que estávamos, encontrar o caminho de volta foi bem complicado, perdemos os pontos de referência e com a chegada da noite a visibilidade ficou bem limitada.
Com calma e após uma longa caminhada com água até os joelhos enxergamos as luzes das lanternas do barco que vinha nos buscar.
Apesar de conhecermos o local a chuva o vento o frio e a pouca visibilidade tornaram o nosso retorno até o ponto de encontro uma tarefa muito difícil .

Nossa, bota complicado nisso meu amigo, caminhar em uma trilha no escuro com o tempo se armando já é complicado, imagina sem pontos de referência e com água até o joelho.... realmente tem que ter muita calma para sair de uma situação dessas.

Esse tipo de situação é muito desagradável, e o mais importante é manter a calma, com tranquilidade evitamos erros que podem nos tirar do rumo.

Quem muito fala não pensa ! Quem pensa não fala, se comunica.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Colognese
22/01/2015, 10:33
Resposta: #40
(22/01/2015 00:26)CR2011VSF Escreveu:  Em 2012 resolvi acampar de rede na base do pico de uma montanha aqui da região, durante a noite caiu muito a temperatura, e mesmo com saco de dormir tremia feito vara verde. Retirei o cobertos do KS e enrolei nas pernas e cintura, o efeito de calor foi quase que instantâneo, consegui elevar em alguns graus minha temperatura corporal.
Se não me engano também em 2012 fiz um vídeo testando o saco aluminizado da SOL, igual esse que o Tueri postou as fotos, era inverno e desempenhou bem a função, claro que era uma situação em que eu espera usar, diferente do primeiro caso. Até hoje sempre quando saiu a campo levo 2, o cobertor aluminizado agora fica no KPS, e o saco da SOL fica junto com o poncho.

(21/01/2015 12:13)Mel_Machado Escreveu:  
(21/01/2015 11:59)Dambrós Escreveu:  Funciona bem sim Mel.

Eu usei em uma noite no mato, aquece muito bem. Na verdade ele mantém o calor do corpo.
Usávamos bastante nos cursos de resgate para aquecer os alunos que faziam hipotermia.

O @[CR2011VSF] usou em uma situação de risco e foi o que acabou ajudando muito ele a se manter aquecido.

Se ainda não tem, pode adicionar em seu kit, vale a pena na hora do apuro ter um nas tralhas.

Abraço.

Obrigada pelo esclarecimento.
Eu já tenho. Mas estava mexendo nas tralhas aqui e me questionei por ter um equipamento que não sabia se funcionava de fato...
Agora fico mais tranquila, pois aqui no sul, mesmo em épocas mais quentes, alguns lugares podem surpreender com noites bem frias. Ocorrem mudanças bruscas em que, mesmo numa situação normal, pode-se precisar de um auxílio para se aquecer...

Valeu!

O frio é um problema que nós aqui do Sul enfrentamos com certa frequência, qualquer mudança no tempo e a temperatura cai bruscamente, não podemos arriscar e sair apenas com uma rede e um saco de dormir, pois na madrugada o bicho pega ! ConfusoConfusoConfusoConfusoConfusoConfusoConfuso

22/01/2015, 13:11
Resposta: #41
(21/01/2015 11:37)Mel_Machado Escreveu:  Gente, refletindo aqui sobre essa questão de entrar em modo de sobrevivência... Tenho uma pergunta.
Quase todo mundo aqui tem os tais cobertores aluminizados.
Só que alguém já os colocou à prova?
Alguém já se enrolou num desses no frio pra ver se de fato eles são realmente eficazes?

Estou pensando em fazer esse teste...
Se alguém já passou por essa experiência, por favor, compartilhe. Pois muitos de nós têm itens de "sobrevivência" cuja eficácia ainda não foi posta à prova... E isso é um risco tremendo.

Mel, Tenho um cobertor recém adquirido e um saco de dormir do mesmo material e este sim é bem antigo. Já o utilizei na região do Pico da Bandeira (2.892 mts altitude) usei só para testar e funcionou perfeitamente. Ele não deixa o calor do corpo escapar te mantendo quente. Te dou um conselho. Não teste o seu cobertor, na verdade nem o retire da sacola em que está acondicionado. É praticamente impossível retorná-lo para o lugar. O importante é saber que ele funciona. Se tiver dúvida pergunte aos profissionais que trabalham como socorristas (Bombeiros SAMU, etc) Eles usam este cobertor com muita frequência.

Um Abraço,
Ronaldo

"Só Jesus Cristo Salva"
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Ronaldão
22/01/2015, 18:41
Resposta: #42
Parabéns pelo tópico @andertribo!! Bom passei por uma situação bem difícil a 6 anos atrás em um trecho de floreta amazônica em Colider MT, eu e meu irmão estávamos fazendo uma trilha, pela pouca experiência dele..rsrsr esqueceu as coordenadas da bússola e o dia estava se acabando, sem um bom KS deu até arrepios, mas poe ser um trecho plano tive a ideia de armar uma capa de chuva amarela em uma crus dai então traçamos rumos em relação a capa norte, sul, leste e oeste,claro sem saber onde estava o norte rsrsrr com um facão primeiro foi ele abrindo a trilha e visualizando a capa e marcando pontos, depois de uns 20 minutos ele voltou e nada, a e ele ficou e eu fui sentido contrario fazendo o mesmo, na quarta tentativa achei a trilha principal e as motos, que sufoco!!!! espero ter sido claro!! vlw abços!!!

"A única maneira para melhorar a qualidade do meio ambiente é fazer com que todos estejam envolvidos";D
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do marcus vinicius
22/01/2015, 22:58
Resposta: #43
Bem lembrado Ronaldão. Até recentemente usava um que havia sido desdobrado, ele ficou compacto na redobragem, porém com maior volume. O que está no KPS é novinho e bem compacto.

(22/01/2015 13:11)Ronaldão Escreveu:  
(21/01/2015 11:37)Mel_Machado Escreveu:  Gente, refletindo aqui sobre essa questão de entrar em modo de sobrevivência... Tenho uma pergunta.
Quase todo mundo aqui tem os tais cobertores aluminizados.
Só que alguém já os colocou à prova?
Alguém já se enrolou num desses no frio pra ver se de fato eles são realmente eficazes?

Estou pensando em fazer esse teste...
Se alguém já passou por essa experiência, por favor, compartilhe. Pois muitos de nós têm itens de "sobrevivência" cuja eficácia ainda não foi posta à prova... E isso é um risco tremendo.

Mel, Tenho um cobertor recém adquirido e um saco de dormir do mesmo material e este sim é bem antigo. Já o utilizei na região do Pico da Bandeira (2.892 mts altitude) usei só para testar e funcionou perfeitamente. Ele não deixa o calor do corpo escapar te mantendo quente. Te dou um conselho. Não teste o seu cobertor, na verdade nem o retire da sacola em que está acondicionado. É praticamente impossível retorná-lo para o lugar. O importante é saber que ele funciona. Se tiver dúvida pergunte aos profissionais que trabalham como socorristas (Bombeiros SAMU, etc) Eles usam este cobertor com muita frequência.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
22/01/2015, 23:23
Resposta: #44
(22/01/2015 18:41)marcus vinicius Escreveu:  Parabéns pelo tópico@[andertribo]!! Bom passei por uma situação bem difícil a 6 anos atrás em um trecho de floreta amazônica em Colider MT, eu e meu irmão estávamos fazendo uma trilha, pela pouca experiência dele..rsrsr esqueceu as coordenadas da bússola e o dia estava se acabando, sem um bom KS deu até arrepios, mas poe ser um trecho plano tive a ideia de armar uma capa de chuva amarela em uma crus dai então traçamos rumos em relação a capa norte, sul, leste e oeste,claro sem saber onde estava o norte rsrsrr com um facão primeiro foi ele abrindo a trilha e visualizando a capa e marcando pontos, depois de uns 20 minutos ele voltou e nada, a e ele ficou e eu fui sentido contrario fazendo o mesmo, na quarta tentativa achei a trilha principal e as motos, que sufoco!!!! espero ter sido claro!! vlw abços!!!

Boa ideia Marcus, a partir de um ponto de referência seguir em rumos diferentes em busca da trilha.

24/03/2017, 00:39
Resposta: #45
Reabrindo para reflexões sobre a experiencias ocorridas Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
29/06/2017, 22:20
Resposta: #46
Muito boas as experiências dos colegas.

O mais perto de uma situação real que passei foi quando tinha menos conhecimento, eu tinha 13-14 anos, fui acampar com um grupo de Desbravadores em uma mata a uns 50 Km de Maceió.

Numa tarde, em uma distração dos líderes decidi "explorar" a localidade e me perdi completamente. Tentei seguir as regras que tinha aprendido, mas, o nervosismo foi maior, vaguei perdido.

Pra piorar um dos líderes tinha falado para os demais que iria dar uma saída e me levaria junto, como não me achou, foi sozinho e não avisou os outros, ou seja, ninguém sentiu minha falta.

Depois de vagar algumas horas sem rumo tentando achar a trilha, vi que iria começar a escurecer, então, subi uma das montanhas da área pra tentar ver algo de cima, graças a Deus deu certo, de cima vi uma trilha um pouco a frente e com o escurecer vi a claridade das fogueiras a uns 600-700 metros, segui a trilha e achei o acampamento.

Além dos arranhões, do medo e da surra de urtiga que levei no caminho, ainda levei a maior bronca.

A lição que tirei disso na época, foi que nunca mais entraria no mato sem equipamento, nem sem avisar alguém.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Jônatas Lessa
01/07/2017, 14:34
Resposta: #47
E o pior de tudo é que achamos que somos Rambo, que nada pode nos acontecer e é aí que acontece todo, ficamos nervosos e perdemos a calma. Acampar, Bushcraft e sobrevivência nao é so ler e asistir videos, tem que praticar a teoria, requer preparação física e uma parte também muito importante, preparação psicológica. Mas, é assim mesmo como muitos de nós temos aprendido, a travez dos erros... Grande abraço.

(29/06/2017 22:20)Jônatas Lessa Escreveu:  Muito boas as experiências dos colegas.

O mais perto de uma situação real que passei foi quando tinha menos conhecimento, eu tinha 13-14 anos, fui acampar com um grupo de Desbravadores em uma mata a uns 50 Km de Maceió.

Numa tarde, em uma distração dos líderes decidi "explorar" a localidade e me perdi completamente. Tentei seguir as regras que tinha aprendido, mas, o nervosismo foi maior, vaguei perdido.

Pra piorar um dos líderes tinha falado para os demais que iria dar uma saída e me levaria junto, como não me achou, foi sozinho e não avisou os outros, ou seja, ninguém sentiu minha falta.

Depois de vagar algumas horas sem rumo tentando achar a trilha, vi que iria começar a escurecer, então, subi uma das montanhas da área pra tentar ver algo de cima, graças a Deus deu certo, de cima vi uma trilha um pouco a frente e com o escurecer vi a claridade das fogueiras a uns 600-700 metros, segui a trilha e achei o acampamento.

Além dos arranhões, do medo e da surra de urtiga que levei no caminho, ainda levei a maior bronca.

A lição que tirei disso na época, foi que nunca mais entraria no mato sem equipamento, nem sem avisar alguém.

...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Braulio Fadda
01/07/2017, 22:25
Resposta: #48
Já. Quando era piá e velejava peguei um temporal com meu Optimist no mar. Ele virou e quando desvirei não conseguia dar conta de esvaziar ele pq as ondas jogavam mais água para dentro. Fiquei a deriva até que fui resgatado por um bote que passava perto.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Tonho MC
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  O que você não comeria? rodarte 31 3.350 31/03/2017 12:46
Última Resposta: maicon
  Perdido em plena floresta amazônica, quantos dias você estima que sobreviveria? Norton 121 45.210 16/01/2017 21:50
Última Resposta: Norton
  Sobrevivência e solidariedade Luciotravassos 27 43.820 03/09/2014 13:08
Última Resposta: Luciotravassos
  Situação de emergência Marcos Bontempo 60 21.954 23/10/2013 16:30
Última Resposta: Dambrós

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes