Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança e Estratégia de Navegação
21/09/2014, 17:34
Resposta: #1
Segurança e Estratégia de Navegação
Olá galera, assistindo a série "O Fugitivo" da Discovery Channel me deparei com varias formas de sobrevivência que inclui orientação e navegação, incursão e evasão, e técnicas de rastreamento utilizados pelas tropas dos exércitos de cada País para a captura de um homem.
Quando entramos na mata estamos cientes dos perigos escondidos que é da própria natureza, mas a duvida é a seguinte: até que ponto nós que praticamos trilhas e acampamentos em matas estamos seguros de serem pegos desprevenidos por indivíduos com má intenção querendo roubar, causar danos físicos e até mesmo estar disposto a nos matar. Existem muitos relatos de pessoas que foram fazer trilha na região de Paranapiacaba, que foram roubadas, sendo esse um dos lugares muito visitado para varias práticas de aventura ao ar livre. Se você avistassem indivíduos com má intenções você estaria preparado para se embrenhar mata a dentro? você seria capaz de fazer uma orientação e uma navegação correta para escapar de tal situação?
Por isso nada melhor para quem vai acampar ter sempre em mãos um bom mapa do local, uma boa bússola e antes de tudo saber fazer um estudo minucioso, uma leitura de forma correta do local de acampamento.
Gostaria de saber a opinião dos membros se muitos utilizam mapas e como é a segurança dos locais de acampamento ou se alguém já passou por uma situação desconfortável como relatado acima, obrigado e abraços a todos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Roger Dantas
21/09/2014, 19:47
Resposta: #2
RE: Segurança e Estratégia de Navegação
Cara, minha experiência é mínima, mas confio nos meus sentidos. Segurança NUNCA é demais. No mato, sempre ando comigo com pelo menos duas facas, e estou pra adquirir facas de arremesso. Gente pra te fazer mal tem em toda esquina. Como diz o ditado, um olho no peixe, outro no gato.

Abraços!

Aqui eu fiz amigos. Aqui eu encontrei a paz. Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Ninguém é tão ignorante que não possa ensinar. CWB-Paraná. SELVA! Deus acima de tudo.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Kevin S.
21/09/2014, 20:58
Resposta: #3
Por esses motivos tenho procurado sempre acampar em áreas particulares, é mais difícil de encontrar com pessoas sem autorização, porém, não é 100% garantido, então, a 380 tá sempre junto.

Ricardo!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do ricardo6pel
21/09/2014, 23:25
Resposta: #4
Por esses motivos tenho procurado sempre acampar em áreas particulares, é mais difícil de encontrar com pessoas sem autorização, porém, não é 100% garantido, então, a 380 tá sempre junto.
[/quote]

Você falou tudo cara. Infelizmente o negócio por ae ta feio sabe. Eu tenho muito receio quando vou para o mato. Infelizmente só conheço um lugar particular onde posso ir com segurança. Nunca me deparei com um assalto ou coisa pior, graças a Deus, mas acho que se um da acontecer...... Eu, assim como vc nao saiu despreparado. É uma pena termos que passar por isso....Triste

Seja mais forte que sua melhor desculpa !
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Marcello Bushcraft
13/04/2017, 17:24
Resposta: #5
Roger a proposta do tópico seria indagar se o pessoal tem um plano de fuga/evasão antecipado e se ele seria eficiente?

Interessante a proposta....

Abs Guerreiro Piscada

(21/09/2014 17:34)Roger Dantas Escreveu:  Olá galera, assistindo a série "O Fugitivo" da Discovery Channel me deparei com varias formas de sobrevivência que inclui orientação e navegação, incursão e evasão, e técnicas de rastreamento utilizados pelas tropas dos exércitos de cada País para a captura de um homem.
Quando entramos na mata estamos cientes dos perigos escondidos que é da própria natureza, mas a duvida é a seguinte: até que ponto nós que praticamos trilhas e acampamentos em matas estamos seguros de serem pegos desprevenidos por indivíduos com má intenção querendo roubar, causar danos físicos e até mesmo estar disposto a nos matar. Existem muitos relatos de pessoas que foram fazer trilha na região de Paranapiacaba, que foram roubadas, sendo esse um dos lugares muito visitado para varias práticas de aventura ao ar livre. Se você avistassem indivíduos com má intenções você estaria preparado para se embrenhar mata a dentro? você seria capaz de fazer uma orientação e uma navegação correta para escapar de tal situação?
Por isso nada melhor para quem vai acampar ter sempre em mãos um bom mapa do local, uma boa bússola e antes de tudo saber fazer um estudo minucioso, uma leitura de forma correta do local de acampamento.
Gostaria de saber a opinião dos membros se muitos utilizam mapas e como é a segurança dos locais de acampamento ou se alguém já passou por uma situação desconfortável como relatado acima, obrigado e abraços a todos.

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
31/08/2017, 14:01
Resposta: #6
Saudações @Roger Dantas, tudo bem?

Eu até o momento só acampai em locais conhecidos, mas estou me preparando para algo mais hardcore, porém não importa onde esteja sempre há um risco. Acredito que no quesito navegação, talvez conhecer um pouco de orientação solar e memorizar pontos conhecidos (ex.: um rio ao sul, uma estrada ao norte, uma mata fechada ao leste, etc), isso facilita a fuga mesmo que você tenha que evadir só com a roupa do corpo, evita que você entre em áreas perigosas e consegui ir para áreas onde possa ser resgatado ou buscar ajuda.

Um forte abraço
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Graxaim Urbano
03/01/2018, 13:03
Resposta: #7
É bom ter um mapa da região, nem que seja algo improvisado do Google Maps (visão de satélite e visão de mapa). Uma faca e um facão ajudam.

Conhecer o local pessoalmente ajuda muito. Carregar pouca coisa para a evasão ser rápida e fácil. Se a vegetação não estiver muito seca, uns estouros de bombinha podem ser detonados com segurança e talvez espantar bichos ou bandidos (principalmente 2 ou 3 traques em sequência), mas podem denunciar sua posição (só se já estiverem perto para acharem que está armado - e abaixe-se depois disso, talvez reajam atirando, mas duvido que prossigam).

A camuflagem (ou roupas de tons que se misturem com o ambiente) tem o seu valor nessa situação, principalmente a gandola e o chapéu. No mato, tinta de rosto ajuda a "sumir" (tons do ambiente). Talvez uma bandana de cor neutra ou do ambiente cobrindo o rosto (se o pano não se agarrar a galhos - pano vive sendo agarrado e rasgado nas matas). O rosto é muito visível. Procurar a sombra (se houver) e diminuir a silhueta andando mais abaixado, mas sem ficar esbaforido para não ser ouvido. Se estiverem próximos, mexa-se mais devagar ou esconda-se parado. Evite pisar em folhas e galhos secos - fazem barulho. Não corra se seu deslocamento fizer barulho ou levantar poeira. Cuidado com os rastros em terra poeirenta ou molhada.

Se for seguido, talvez cortar uma trilha reta e mais larga, fazer uma trilha em círculo e voltar pelo mesmo caminho reto um pouco desviando-se por uma trilha perpendicular que não dê indicações de que foi usada.

Resumindo: cortar alguma trilha falsa que dê em lugar nenhum (material recém-cortado dá a pista) e pegar uma trilha batida. Se puder chegar a um lugar rochoso com várias saídas, melhor ainda (nunca descobrirão rápido qual foi a usada para a fuga); dá para fazer o mesmo ao atravessar um córrego. No capinzal, tentar não revirar muito o capim e "penteá-lo" com um bastão. Na mata, se puder subir numa árvore alta e copada (pelo menos uns 4 m de altura do chão), melhor: pouca gente olha para cima no mato (é assim que a onça se esconde - talvez umas jararacas façam isso também).
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Povo das Matas
03/01/2018, 15:14
Resposta: #8
Onde faço meus acampamentos é bem longe ( porém conheço o lugar ), ou se eu julgar encontrar alguém por perto eu faço uma trilha falsa e evito revirar muito o mato em volta do acampamento. Já topei de frente com caçadores e os mesmos estavam armados, foi difícil manter a calma, sorte que nada deu errado.

Geralmente não vou "sem nada" pro mato. Nunca sei quem vou encontrar ou o que vou encontrar. E quanto a saber da região ao qual a pessoa vai explorar, julgo necessário sempre estudar a área com antecedência.
Levo em consideração animais, caçadores, relevo, distancia etc .

Feliz

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do RafaelgBotelho
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança na escalada Jeferson 15 5.320 24/08/2017 14:19
Última Resposta: Graxaim Urbano
  Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca? Norton 66 11.252 28/04/2017 00:15
Última Resposta: 1stCAVMeserve
  Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos SERGIO 115 48.945 15/04/2017 07:50
Última Resposta: Expedicionário
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 7.766 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 1.604 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Módulo de Segurança no campo. Kevin S. 5 995 28/02/2017 23:17
Última Resposta: Ronaldão
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 4.322 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai
  Auto segurança no rapel Alvaro 18 7.106 23/04/2013 13:14
Última Resposta: Jeferson

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes