Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Minha colher de madeira artesanal
20/03/2012, 15:13 (Resposta editada pela última vez em: 11/05/2012 06:04 por fry.)
Resposta: #1
Minha colher de madeira artesanal
Fazendo uma colher de madeira é um bom teste de sua habilidade de usar uma faca. Não é essencial para a sobrevivência, mas ele vai te ensinar como usar uma faca e como trabalhar com madeira.

[Imagem: img2694li.jpg]

[Imagem: img2695g.jpg]

Basswood/ Brusletto

[Imagem: spoon22138728.jpg]

[Imagem: spoon12099740.jpg]

Poplar / Mora #1 com cabo de chifre e couro

Ambos estes colheres foram feitos com as facas nos fotos.

Eu mostrei o meu, agora você me mostre as suas.

Mac
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Colhane
20/03/2012, 15:16
Resposta: #2
RE: Colher de Madeira
Caraca Mac.
Eu já fiz algumas mas perto disso me senti no jardim de infância..
Parabéns
Belissimo trabalho

“O MEDO E A CORAGEM SÃO AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA... TENHO CORAGEM PORQUE PRECISO ENFRENTAR O MEDO.”
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
20/03/2012, 15:47 (Resposta editada pela última vez em: 20/03/2012 15:49 por Don Colleoni.)
Resposta: #3
Ficou muito bom Mac, coisa de Profissional em, ficou show, parabéns.

Nunca fiz uma, fico devendo a minha.

Abraço Mateiro

Não busco a Natureza para fugir da Vida... Busco a Natureza para a Vida não fugir de mim!
20/03/2012, 20:36
Resposta: #4
Caraca Mac, não precisava humilhar minha colherzinha de bambu. hehehe Tá muito linda irmão, serviço de profissional mesmo. Parabéns.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
20/03/2012, 21:05
Resposta: #5
Parabéns Mac , como nossos amigos falaram , serviço de profissional mesmo, Abraço
21/03/2012, 12:11
Resposta: #6
Parabéns Mac!!! Senhores, o que é a perfeição das colheres....

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
21/03/2012, 13:07
Resposta: #7
Que é isso hein Mac...parabéns...
27/03/2012, 14:23
Resposta: #8
Karacas... to até com vergonha das minhas colherinhas agora...
Parabéns.
27/03/2012, 22:27
Resposta: #9
Olá
Mac.

Belas peças muito bem feitas.
Qual a madeira utilizada?

Abcs.
03/04/2012, 19:52
Resposta: #10
Bom galera, ressuscitando o tópico das colheres, vou postar as q fiz recentemente, claro q nem se comparam com as do Mac, mas vou tentando, qdo terminar de cair meus cabelos quem sabe...
Essa é mais antiga, feita no mato mesmo.
[Imagem: 2hxshs.jpg]

Essa fiz hoje, mas com ajuda de algumas coisas mais modernas, como lixa e furadeira para fazer um acabamento melhor.
[Imagem: 60sh.jpg]

Galera, se alguém souber o nome daquelas facas tortas para artesanato e onde encontrar eu agradeço. Vlw.

Pablo Neruda
"
03/04/2012, 20:02
Resposta: #11
Aí, o Dambrós tava escondendo o ouro! ficou muito boas suas colheres tbm Dambrós! parabéns cara, fiz uma uma vez de bambu mais não chegou nem perto dessa sua! valew por postar! abração!

Low tech man in a high tech world
03/04/2012, 20:08
Resposta: #12
(03/04/2012 20:02)Marcos Bontempo Escreveu:  Aí, o Dambrós tava escondendo o ouro! ficou muito boas suas colheres tbm Dambrós! parabéns cara, fiz uma uma vez de bambu mais não chegou nem perto dessa sua! valew por postar! abração!

Minerim, eu tenho uma briga antiga com essas colheres de bambu, já fiz umas 15, pra chegar nesse nível da de hoje. Já postei uma outra em outro tópico, agora vou postar aq. Vlw.
Essa é mais antiga tbém.

[img][Imagem: 34sqbe9.jpg][/img]

Pablo Neruda
"
03/04/2012, 20:29
Resposta: #13
(03/04/2012 20:02)Marcos Bontempo Escreveu:  Aí, o Dambrós tava escondendo o ouro!

Pior em Marcos, o Dambrós tá escondendo o ouro mesmo, tri engenhoso e dando uma de quem não sabia fazer colheres, vê se pode isso, hehehe...

Parabéns Dambrós, ficaram muito boas.

Abraço.

Não busco a Natureza para fugir da Vida... Busco a Natureza para a Vida não fugir de mim!
03/04/2012, 20:40
Resposta: #14
(03/04/2012 20:29)Don Colleoni Escreveu:  
(03/04/2012 20:02)Marcos Bontempo Escreveu:  Aí, o Dambrós tava escondendo o ouro!

Pior em Marcos, o Dambrós tá escondendo o ouro mesmo, tri engenhoso e dando uma de quem não sabia fazer colheres, vê se pode isso, hehehe...
Parabéns Dambrós, ficaram muito boas.
Abraço.

Obrigado Don. É treino mesmo, mas tenho muito q melhorar ainda. Essas já estou usando no mato, falta inaugurar a nova. Vlw.

Pablo Neruda
"
04/04/2012, 18:22
Resposta: #15
Eles parecem muito bem feito. Fazendo uma colher ensina muito. Eu não fiz nenhuma foto dos meus primeiros colheres. Eu não queria assustar ninguém.
04/04/2012, 18:40
Resposta: #16
(04/04/2012 18:22)Colhane Escreveu:  Eles parecem muito bem feito. Fazendo uma colher ensina muito. Eu não fiz nenhuma foto dos meus primeiros colheres. Eu não queria assustar ninguém.

Obrigado Mac, ainda quero praticar muito mais para poder chegar no teu nível. hehehe
Mac, como chamam aquelas facas que são tortas? Para fazer artesanato, como colheres e gamelas de madeira, sei q a Mora produz alguns modelos, mas não sei o nome para procurar. Você tem acesso a elas aí no EUA com facilidade?
Obrigado irmão. Um abraço.

Pablo Neruda
"
04/04/2012, 22:46
Resposta: #17
Dambrós, a faca que vc se refere é assim?

[Imagem: 32525.jpg]

Se for, é conhecida como faca de seringueiro, pois é utilizada por eles para fazer aqueles sulcos no tronca das seringueiras, por onde desce o latex.

abraço

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa." - Rabindranath Tagore
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
05/04/2012, 00:55
Resposta: #18
Quase isso Evandro. O nome acho que é CARVER AND HOOK KNIFE.
Algumas fotos:

[Imagem: qqxtur.jpg]

[Imagem: 119tcgx.jpg]

Se alguém puder me ajudar com essas lâminas eu agradeço, sei bastante sobre elas, como usar, mas nunca encontrei pra comprar em terras brasilis. Vlw.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 01:02
Resposta: #19
Mais algumas:

[Imagem: 2vjajxu.jpg]

[Imagem: snm3gj.jpg]

E o site onde namoro elas:
http://www.survivalandsafetyschool.co.uk...tools.html
Vlw.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 10:11
Resposta: #20
Bacana mesmo esse modelo, vai ser ber apropriado pra função. eu também me nunca vi isso pra vender por aqui, mas vou ficar de olho, se souber eu te falo.

abraço

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa." - Rabindranath Tagore
05/04/2012, 11:04
Resposta: #21
(05/04/2012 10:11)Evandro Bertaglia Escreveu:  Bacana mesmo esse modelo, vai ser ber apropriado pra função. eu também me nunca vi isso pra vender por aqui, mas vou ficar de olho, se souber eu te falo.

abraço

Obrigado irmão. Me avise se ver alguma. Na verdade eu não falei com nenhum cuteleiro ainda, mas não deve ser muito difícil de fazer uma nesse estilo né? Vlw.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 11:11
Resposta: #22
Um amigo na europa me enviou dois deles, há alguns anos. Ambos são feitos por Mora, uma muito curvo, e um com menos de uma curva. Eles são muito difíceis de afiar, e por esta razão que eu não tê-los usado com muita freqüência.

Eu nunca os vi à venda no Brasil, mas você pode comprar uma ferramenta semelhante utilizado por pessoas que trabalham com cavalos. Você pode encontrá-los em qualquer cooperativa agrícola local.
05/04/2012, 11:16
Resposta: #23
(05/04/2012 11:11)Colhane Escreveu:  Um amigo na europa me enviou dois deles, há alguns anos. Ambos são feitos por Mora, uma muito curvo, e um com menos de uma curva. Eles são muito difíceis de afiar, e por esta razão que eu não tê-los usado com muita freqüência.

Eu nunca os vi à venda no Brasil, mas você pode comprar uma ferramenta semelhante utilizado por pessoas que trabalham com cavalos. Você pode encontrá-los em qualquer cooperativa agrícola local.

Obrigado Mac, vou procurar por aq. Um abraço irmão.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 14:38
Resposta: #24
Mac, acho que a melhor ferramenta para se afiar essas facas deva ser as limas de afiar corrente de moto serra, elas são roliças e finas.

Abraço

05/04/2012, 20:20
Resposta: #25
(05/04/2012 14:38)Evandro Bertaglia Escreveu:  Mac, acho que a melhor ferramenta para se afiar essas facas deva ser as limas de afiar corrente de moto serra, elas são roliças e finas.

Abraço

Pensei na mesma lima para afiar Evandro, tenho uma chaira tbém q foi feita de uma lima dessas. Vlw.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 20:31 (Resposta editada pela última vez em: 05/04/2012 20:32 por Guilherme C..)
Resposta: #26
(05/04/2012 00:55)Dambrós Escreveu:  Quase isso Evandro. O nome acho que é CARVER AND HOOK KNIFE.
Algumas fotos:

Se alguém puder me ajudar com essas lâminas eu agradeço, sei bastante sobre elas, como usar, mas nunca encontrei pra comprar em terras brasilis. Vlw.

Dambrós eu fiz uma faca dessas para fazer uma colherzinha de bambu (perdi a colher no mato) a partir daquelas facas de cozinha de serrinha bem comuns eu esmerilhei a serra e fiz um corte escandinavo e então esquentei a lamina no fogo até ficar mole e entortei com um alicate, ficou pratico e funciona isso eu garanto haha.Peguei a ideia do bushcraft usa que um cara fez uma parecida.Agora para vender eu acredito que como Colhane disse o mais perto que você vai chegar de encontrar uma faca dessas no Brasil será aquelas facas e limpar casco de cavalos como esta:

[Imagem: imagens.php?img=27373]

Well we might aswell give up and run ,If we let them take our God and guns .
05/04/2012, 20:37
Resposta: #27
(05/04/2012 20:31)Guilherme C. Escreveu:  Dambrós eu fiz uma faca dessas para fazer uma colherzinha de bambu (perdi a colher no mato) a partir daquelas facas de cozinha de serrinha bem comuns eu esmerilhei a serra e fiz um corte escandinavo e então esquentei a lamina no fogo até ficar mole e entortei com um alicate, ficou pratico e funciona isso eu garanto haha.Peguei a ideia do bushcraft usa que um cara fez uma parecida.Agora para vender eu acredito que como Colhane disse o mais perto que você vai chegar de encontrar uma faca dessas no Brasil será aquelas facas e limpar casco de cavalos como esta:

Legal irmão. Eu dei umas olhadas nessas pra limpar casco de cavalo pela net, tem um preço muito acessível, segunda feira vou dar uma passada numas agropecuárias por aq pra ver se encontro e dar uma olhada pessoalmente. Vlw irmão.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 22:36
Resposta: #28
(05/04/2012 11:04)Dambrós Escreveu:  
(05/04/2012 10:11)Evandro Bertaglia Escreveu:  Bacana mesmo esse modelo, vai ser ber apropriado pra função. eu também me nunca vi isso pra vender por aqui, mas vou ficar de olho, se souber eu te falo.

abraço

Obrigado irmão. Me avise se ver alguma. Na verdade eu não falei com nenhum cuteleiro ainda, mas não deve ser muito difícil de fazer uma nesse estilo né? Vlw.

Certamente qualquer cuteleiro dá conta do recado, mas acho que essa de casquear deve atender bem e pelos preços que vi na net, acho que o custo benefício vai ser bem mais viável.

abraço

05/04/2012, 22:39
Resposta: #29
(05/04/2012 22:36)Evandro Bertaglia Escreveu:  Certamente qualquer cuteleiro dá conta do recado, mas acho que essa de casquear deve atender bem e pelos preços que vi na net, acho que o custo benefício vai ser bem mais viável.
abraço

Exato Evandro, pelo que andei olhando as rinetas para casqueamento vão ser uma boa pedida, segunda vou ver se encontro aq em minha casca city. Obrigado pela ajuda irmão. Abraço.

Pablo Neruda
"
05/04/2012, 22:43
Resposta: #30
Não deixe de postar suas impressões depois de testá-la.

abraço

09/05/2012, 22:29
Resposta: #31
É Dambrós fala a verdade vai,vc tem um diploma de marceneiro ou artesão,aliás artesão do mato,vc e Mac estão de parabéns...
Humilhou até as que eu compro no mercado municipal...
Abração à todos.

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)

09/05/2012, 22:33
Resposta: #32
(09/05/2012 22:29)Kabulozous Escreveu:  É Dambrós fala a verdade vai,vc tem um diploma de marceneiro ou artesão,aliás artesão do mato,vc e Mac estão de parabéns...
Humilhou até as que eu compro no mercado municipal...
Abração à todos.

kkkkkkk
Quem dera irmão. Mas sou neto de carpinteiro mesmo e o nono era dos bons viu.
Mas isso é só prática, não adianta, tem que praticar. Um abraço.

Pablo Neruda
"
09/05/2012, 23:15
Resposta: #33
Ai mac , vc fez aquelas colheres so com a faca mesmo ? cara ta muito perfeito , e pra cavar o meio dela como fez?
parabens !
09/05/2012, 23:17
Resposta: #34
ai Dambros , vc tambem eim cara , se fazendo de desentendido da coisa , ficou file demais estas colheres.
Eu tenho pra ticado mas ainda tem chao pra chegar la , quando conseguir uma legal eu posto a foto ai
Parabens mesmo !
09/05/2012, 23:32
Resposta: #35
Pow caras não tinhas esse tópico aqui antes se não teria postado a foto da minha colher tosqueira aqui, nss vendo a colher de voces caramba té vergonha kkk,

mas era isso ai que eu mencionei Dam , puts to namorando um "formão curvo " desses também, eles consideram um item de bushcraft e é bem visto nos kits.

Abraço

"Não sou jovem o suficiente para saber tudo."
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Fazer um estaca de madeira com pouca força a_cassio 1 841 16/04/2018 11:43
Última Resposta: Maka
  Como conhecer tipos de madeira Graxaim Urbano 3 1.993 23/09/2017 09:53
Última Resposta: Leticia
  Entalhe em madeira (Espirito de madeira) Rodrigo Milan 89 68.329 23/01/2017 13:33
Última Resposta: Rodrigo Milan
  Maneira correta de se colher varas de bambu sikorski 28 21.881 31/12/2016 17:40
Última Resposta: Braulio Fadda
  Estabilização de madeira Licht 7 6.329 14/01/2015 23:25
Última Resposta: Rodolpho Menegueti Teixeira

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 11 Visitantes