Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estabilização de madeira
17/01/2014, 14:22
Resposta: #1
Estabilização de madeira
Olá galera.

Alguém tem informação dos procedimentos para se estabilizar madeira com água e sal ?

obrigado.

Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Licht
17/01/2014, 19:30
Resposta: #2
RE: Estabilização de madeira
(17/01/2014 14:22)Licht Escreveu:  Olá galera.

Alguém tem informação dos procedimentos para se estabilizar madeira com água e sal ?

obrigado.

Olá Licht,
Antigamente, os madeireiros jogavam toras e pranchas de madeiras no mar, por alguns dias, para que a água salgada penetrasse na madeira e retirasse a seiva natural, acelerando, assim, a secagem natural das mesmas ao ar livre, evitando que rachassem no processo.

Eu já fervi água e sal em uma chaleira e o vapor que saia era encanado para dentro de um tubo de metal contendo peças de madeira, pré preparadas, para curvar as mesmas e depois de secas, elas ficavam estabilizadas e mantinham a curvatura.

Já trabalhei com madeira, profissionalmente mas hoje só o faço como um hobby. Estou sempre estudando novas formas e técnicas de se trabalhar em madeira.

Em que você iria usar a madeira estabilizada?

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
17/01/2014, 19:41
Resposta: #3
(17/01/2014 19:30)TueriNatura Escreveu:  
(17/01/2014 14:22)Licht Escreveu:  Olá galera.

obrigado.

Olá Licht,
Antigamente, os madeireiros jogavam toras e pranchas de madeiras no mar, por alguns dias, para que a água salgada penetrasse na madeira e retirasse a seiva natural, acelerando, assim, a secagem natural das mesmas ao ar livre, evitando que rachassem no processo.

Eu já fervi água e sal em uma chaleira e o vapor que saia era encanado para dentro de um tubo de metal contendo peças de madeira, pré preparadas, para curvar as mesmas e depois de secas, elas ficavam estabilizadas e mantinham a curvatura.

Já trabalhei com madeira, profissionalmente mas hoje só o faço como um hobby. Estou sempre estudando novas formas e técnicas de se trabalhar em madeira.

Em que você iria usar a madeira estabilizada?

Olá JC !

Fiz uma pequena caneca de pinus e vi num vídeo o cara estabilizando com água e sal, mas não conhecia esse método e achei interessante.
Sabe me dizer se qualquer tipo de madeira pode ser estabilizada ?

abraço.

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Licht
17/01/2014, 19:48
Resposta: #4
Ih, amigo... isso eu não domino.
Eu fiz uma vez só, mas um procedimento diferente.
Modelei uma fôrma curva com lâminas de madeira pra fazer blocos de cimento vítreo. Mas deixei só na água mesmo... e usei fervura.
São peças grandes?

Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Pica-pau
17/01/2014, 20:06
Resposta: #5
(17/01/2014 19:48)Pica-pau Escreveu:  Ih, amigo... isso eu não domino.
Eu fiz uma vez só, mas um procedimento diferente.
Modelei uma fôrma curva com lâminas de madeira pra fazer blocos de cimento vítreo. Mas deixei só na água mesmo... e usei fervura.
São peças grandes?

Não são grandes não. Só pequenos copos, talheres, "enfeites" que cabem em uma panela mediana.
Vi um vídeo americano fazendo e fervura de água+sal na panela, mas não lembro onde foi. E gostaria de saber se alguém já fez e as quantidades corretas de água e sal e se realmente ajuda na preservação da madeira ...
Também não sei se qualquer tipo de madeira pode ser estabilizada nesse método.

abraço

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Licht
17/01/2014, 20:44
Resposta: #6
(17/01/2014 20:06)Licht Escreveu:  Não são grandes não. Só pequenos copos, talheres, "enfeites" que cabem em uma panela mediana.
Vi um vídeo americano fazendo e fervura de água+sal na panela, mas não lembro onde foi. E gostaria de saber se alguém já fez e as quantidades corretas de água e sal e se realmente ajuda na preservação da madeira ...

abraço

Com sal eu não sei as medidas pq nunca fiz... mas a estabilização ajuda MUITO, tanto em madeira quanto em osso. E a madeira e o osso ainda quentes, ganham uma certa flexibilidade. Dá pra botar tensão com barbante ou fita de pano e modelar um pouco a forma. Mas deixa esfriar devagar, senão eles trincam se esfriar muito rápido por fora e o miolo estiver quente.
Pra osso eu aprendi em algum lugar que colocar um pouco de vinagre deixa mais maleável e o interior não apodrece (mas deixa mais frágil). O pessoal das químicas aqui do fórum deve entender mais disso.
Mas creio que qualquer madeira possa ser usada, porém a densidade deve influenciar... não sei se o sal consegue penetrar uma maçaranduba ou jacarandá.

Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Pica-pau
14/01/2015, 22:31
Resposta: #7
(17/01/2014 20:44)Pica-pau Escreveu:  
(17/01/2014 20:06)Licht Escreveu:  Não são grandes não. Só pequenos copos, talheres, "enfeites" que cabem em uma panela mediana.

abraço

Com sal eu não sei as medidas pq nunca fiz... mas a estabilização ajuda MUITO, tanto em madeira quanto em osso. E a madeira e o osso ainda quentes, ganham uma certa flexibilidade. Dá pra botar tensão com barbante ou fita de pano e modelar um pouco a forma. Mas deixa esfriar devagar, senão eles trincam se esfriar muito rápido por fora e o miolo estiver quente.
Pra osso eu aprendi em algum lugar que colocar um pouco de vinagre deixa mais maleável e o interior não apodrece (mas deixa mais frágil). O pessoal das químicas aqui do fórum deve entender mais disso.
Mas creio que qualquer madeira possa ser usada, porém a densidade deve influenciar... não sei se o sal consegue penetrar uma maçaranduba ou jacarandá.

O vinagre descalcifica o osso, por isso fica mais fraco.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Cezar Busato
14/01/2015, 23:25
Resposta: #8
O pouco que sei é que precisa ferver a peça em salmoura (não sei a concentração) depois ferver em água normal, sem sal. Depois disso vem a impermeabilização com o azeite, espalhando o mesmo por toda peça, duas ou mais de mãos.
Também existe um tratamento com Wisk mas não sei como se faz, uma vez vi o @Dambrós falar.
Espero ter colaborado Indeciso

"Árvore bonita, flor bonita. Raiz mais importante"
Shunji Nishimura
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Rodolpho Menegueti Teixeira
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Fazer um estaca de madeira com pouca força a_cassio 1 656 16/04/2018 11:43
Última Resposta: Maka
  Como conhecer tipos de madeira Graxaim Urbano 3 1.702 23/09/2017 09:53
Última Resposta: Leticia
  Entalhe em madeira (Espirito de madeira) Rodrigo Milan 89 64.183 23/01/2017 13:33
Última Resposta: Rodrigo Milan
  Minha colher de madeira artesanal Colhane 57 35.316 01/04/2014 10:14
Última Resposta: carlos_emafil

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes