Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Roupa impregnada com repelente Permetrina
22/10/2013, 21:02
Resposta: #36
RE: Roupa impregnada com repelente Permetrina
Legal essas trocas de informações, isso que faz o fórum um local rico para os mateiros. Abçs

À Deus toda honra e toda a glória...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do cliptobafo
22/10/2013, 21:38
Resposta: #37
(22/10/2013 21:00)Noinha Escreveu:  
(22/10/2013 20:07)cliptobafo Escreveu:  Eu conheço as utilizações da permetrina, sou agrônomo e há muitos anos trabalho com inseticidas... O que quero ressaltar é cuidado no uso deste produto pois se causar uma reação alérgica no meio da mata, pode ser pior do que ser atacados por insetos. O ideal é levar um anti-histaminico no caso de dar alguma reaçao alergica, e serve para picada de insetos que também pode causar alergia. FK a dica. Abçs.
ROBERTO ARGENTO- não conhecia essa receita, achei legal vou testar!

No meu caso, tem dois problemas.
Tenho uma alergia infernal à picadas de mosquitos.
O outro é contrair alguma doença - dengue ou febre amarela.
Acho estranho que este procedimento seja autorizado e avalizado por órgãos de defesa internacionais e não comentam nada sobre possíveis contra-indicações.
Vou pesquisar sobre isso.
Obrigado pela informação.
Abs.

Irmão se voce ainda nao testou faça o teste antes pra ver se nao dá coceira, e comenta com a gente o resultado. Mas dá medo pq se pode lavar tantas vezes a roupa e nao sai, imagina como fica impregnado a roupa com a molécula do produto... Abç

22/10/2013, 21:57
Resposta: #38
(22/10/2013 21:17)Helio Cabral Jr Escreveu:  É o seguinte: risco de reação de hipersensibilidade à substância x ou y, sempre existe! Tem quem seja alérgico à nylon, seda e até algodão! Isto é ponto pacífico!

Quando falamos de químicos, sabemos que existem vias preferenciais de absorção e acumulação que potencialmente podem causar danos.

DDT foi usado por décadas em borrifação ( spraying ) direta em humanos ( milhões e milhões ) para controle de ectoparasitas e prevenção de ataques de insetos e não há relatos de mortes aos milhares; mas espere, não há relatos nem de mortes e nem de reações adversas severas aos milhares. Ih, corrigindo de novo, nem às centenas!

Mas há relatos de contaminações aos milhões por malária, febre amarela, leishmaniose, "doença do sono", dengue, febres as mais diversas, doença de Chagas, etc.

DDT pode ter sido banido do uso agricultural, mas foi e deveria continuar sendo usado como potente, eficaz e barato meio de pulverização indoor ( efeito residual ) na prevenção das doenças supra-citadas.

Além do mais, eu mesmo coloquei "que se deve fazer um teste alergênico passando um pouco da substância na base da nuca...etc, etc, etc " e é óbvio que isso será feito em ambiente residencial, urbano e somente num caso de ser pego de surpresa se faria tal teste à campo antes de usar de forma sistêmica ( corpo todo ou áreas mais significativas ).

Quanto à questão do efeito residual da permetrina ( e outros ) nas roupas, mesmo expostas à chuvas, suor e mesmo lavagens, gostaria de lembrar aos amigos que podem talvez desconhecer tal fato, que as fibras do algodão usadas nos tecidos tem uma caracteristica que é serem ôcas! Dependendo do tamanho da molécula e do veículo usado, assim como das interações químicas, elas podem ser carreadas para dentro deste micro-túbulos e dai sua perssistência, resistindo inclusive à lixiviação por água e compostos á base desta ( suor ).

Com a crescente prevalência de muitas das doenças citadas acima em nosso meio e lembrando sempre que animais silvestres são carreadores/portadores e reservatórios naturais de muitas delas, acho que a coisa se resume à boa e velha matemática! Calcule o risco de ter um problema com uma química testada de antemão em casa ( será que preciso enfatizar questões como observação da dosagem correta, etc? ) e de contrair sem mesmo saber uma das doenças citadas!

Viver é arriscado e colocar-se em certas situações pode potencialmente aumentar este risco ou não. Cada um que faça suas contas e adote a equação que lhe parecer mais adequada, lembrando sempre que o "plantio é livre, mas a colheita do que se escolheu plantar é obrigatória"!

Abraços
Certamente temos que fazer o teste antes e arriscar em outras situaçoes... Mas usar DDT é forçar a vida, ou melhor forçar um cancer no corpo! Era um absurdo o que faziam antigamente com as pessoas, muitos morriam, mas ninguem estudava a causa da morte, como foi o caso do pó de broca que usavam no café jogando com a mao e contra o vento, foi banido há 25 anos e ainda há relatos de areas contaminadas... Temos que optar por produtos mais leves, ou naturais, ou vacinas. Abç

22/10/2013, 22:05
Resposta: #39
(22/10/2013 21:17)Helio Cabral Jr Escreveu:  É o seguinte: risco de reação de hipersensibilidade à substância x ou y, sempre existe! Tem quem seja alérgico à nylon, seda e até algodão! Isto é ponto pacífico!

Quando falamos de químicos, sabemos que existem vias preferenciais de absorção e acumulação que potencialmente podem causar danos.

DDT foi usado por décadas em borrifação ( spraying ) direta em humanos ( milhões e milhões ) para controle de ectoparasitas e prevenção de ataques de insetos e não há relatos de mortes aos milhares; mas espere, não há relatos nem de mortes e nem de reações adversas severas aos milhares. Ih, corrigindo de novo, nem às centenas!

Mas há relatos de contaminações aos milhões por malária, febre amarela, leishmaniose, "doença do sono", dengue, febres as mais diversas, doença de Chagas, etc.

DDT pode ter sido banido do uso agricultural, mas foi e deveria continuar sendo usado como potente, eficaz e barato meio de pulverização indoor ( efeito residual ) na prevenção das doenças supra-citadas.

Além do mais, eu mesmo coloquei "que se deve fazer um teste alergênico passando um pouco da substância na base da nuca...etc, etc, etc " e é óbvio que isso será feito em ambiente residencial, urbano e somente num caso de ser pego de surpresa se faria tal teste à campo antes de usar de forma sistêmica ( corpo todo ou áreas mais significativas ).

Quanto à questão do efeito residual da permetrina ( e outros ) nas roupas, mesmo expostas à chuvas, suor e mesmo lavagens, gostaria de lembrar aos amigos que podem talvez desconhecer tal fato, que as fibras do algodão usadas nos tecidos tem uma caracteristica que é serem ôcas! Dependendo do tamanho da molécula e do veículo usado, assim como das interações químicas, elas podem ser carreadas para dentro deste micro-túbulos e dai sua perssistência, resistindo inclusive à lixiviação por água e compostos á base desta ( suor ).

Com a crescente prevalência de muitas das doenças citadas acima em nosso meio e lembrando sempre que animais silvestres são carreadores/portadores e reservatórios naturais de muitas delas, acho que a coisa se resume à boa e velha matemática! Calcule o risco de ter um problema com uma química testada de antemão em casa ( será que preciso enfatizar questões como observação da dosagem correta, etc? ) e de contrair sem mesmo saber uma das doenças citadas!

Viver é arriscado e colocar-se em certas situações pode potencialmente aumentar este risco ou não. Cada um que faça suas contas e adote a equação que lhe parecer mais adequada, lembrando sempre que o "plantio é livre, mas a colheita do que se escolheu plantar é obrigatória"!

Abraços

Nossa Cabral ! Obrigado por esta resposta.
Ela coloca em foco o que não é advertido nos livros e manuais que eu pesquisei.
Simplesmente não há contra-indicação deste procedimento na literatura que eu pesquisei.
Caso houvesse, eu teria alertado e advertido à todos os riscos do banho de permetrina nas roupas.
Mesmo assim vou tentar entrar em contato com os responsáveis pelas publicações literárias e colocar um ponto final nisso.
Ou é viável ou não.
Abração.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Noinha
22/10/2013, 22:07
Resposta: #40
(22/10/2013 21:38)cliptobafo Escreveu:  
(22/10/2013 21:00)Noinha Escreveu:  
(22/10/2013 20:07)cliptobafo Escreveu:  Eu conheço as utilizações da permetrina, sou agrônomo e há muitos anos trabalho com inseticidas... O que quero ressaltar é cuidado no uso deste produto pois se causar uma reação alérgica no meio da mata, pode ser pior do que ser atacados por insetos. O ideal é levar um anti-histaminico no caso de dar alguma reaçao alergica, e serve para picada de insetos que também pode causar alergia. FK a dica. Abçs.
ROBERTO ARGENTO- não conhecia essa receita, achei legal vou testar!

No meu caso, tem dois problemas.
Tenho uma alergia infernal à picadas de mosquitos.
O outro é contrair alguma doença - dengue ou febre amarela.
Acho estranho que este procedimento seja autorizado e avalizado por órgãos de defesa internacionais e não comentam nada sobre possíveis contra-indicações.
Vou pesquisar sobre isso.
Obrigado pela informação.
Abs.

Irmão se voce ainda nao testou faça o teste antes pra ver se nao dá coceira, e comenta com a gente o resultado. Mas dá medo pq se pode lavar tantas vezes a roupa e nao sai, imagina como fica impregnado a roupa com a molécula do produto... Abç

Eu encomendei 60ml de permetrina em uma farmácia de manipulação. Estou esperando o orçamento do produto.
Quando eu receber o produto vou fazer um vídeo do banho e posterior utilização da roupa - calça.
Obrigado pelo apoio.
Abs.

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
23/10/2013, 10:04
Resposta: #41
(23/10/2013 08:21)Helio Cabral Jr Escreveu:  
(22/10/2013 21:57)cliptobafo Escreveu:  Certamente temos que fazer o teste antes e arriscar em outras situaçoes... Mas usar DDT é forçar a vida, ou melhor forçar um cancer no corpo! Era um absurdo o que faziam antigamente com as pessoas, muitos morriam, mas ninguem estudava a causa da morte, como foi o caso do pó de broca que usavam no café jogando com a mao e contra o vento, foi banido há 25 anos e ainda há relatos de areas contaminadas... Temos que optar por produtos mais leves, ou naturais, ou vacinas. Abç

Bom, este é tipo de afirmação que se lê e ouve sobre o DDT, e cita-se "inúmeras" pesquisas e por ai vai... a questão toda se resume a: inúmeras pesquisas de quem???

Porque eu posso apontar estudos de universidades sérias como Cornell University, Michigan State University, Oregon State University, e University of California quem têm todo um histórico de proeficiência e respeitabilidade no que tange à pesquisas, em que é afirmado de forma enfática que nunca se conseguiu provar de forma decisiva a relação causa/efeito DDT/câncer, qualquer que seja ele. Neste campo o único que se tem comprovado é o aparecimento de tumores hepáticos cobáias alimentadas durante toda a vida com DDT - dãhn, qualquer substância que force direto o metabolismo via fígado pode e vai levar à isso; superdosagens de paracetamol levam à falência e necrose hepática em poucos dias e até em doses únicas dependendo da dose e isso vale para quase tudo mais.

Mas tudo bem, ai vai-se para o campo da toxicologia... e de novo se esquecem de dados simples que são de conhecimento de qualquer um que estuda trabalhos sérios sobre o assunto: o DDT sempre foi considerado muito seguro quanto à aplicação na pele por sua baixíssima ou praticamente inexistente absorção por esta via no organismo e de apenas moderada toxidade quando ingerido.

Outro detalhe é que as dosagens consideradas problemáticas em vários grupos de animais ( sempre claro em mg/kg de peso corpóreo ) não foram encontradas em humanos ( a não ser naqueles que tentaram suicídio e mesmo nestes casos os veículos utilizados, como o querosene por exemplo sempre foram o fator tóxico causal ).

Há casos que chegam a ser hilários, como um "estudo" que procurava associar o uso de DDT com diabetes infantil... o interessante é que todos os infantes estudados tinham índice de massa corporal acima de 33, portanto todos obesos!!! Nenhuma associação significativa pode ser feita com crianças com IMC abaixo de 29!

Interações bioquímicas são alvo de estudos no mundo inteiro, mas estudos sérios com levantamentos epidemiológicos e estabelecimento de fortes nexos causais são poucos e em todas as áreas, pois demandam grande financiamento, pessoal qualificado e acesso à tecnologia.

Vou apenas lembrar o "mantram" que foi repetido por décadas de forma ad infinitum: ovo é ruim para o colesterol! Pois bem, não é!

E antes que alguém venha com coisas do tipo: ah, mas tem os "soldados da malária que comprovadamente têm várias doenças provocadas pelo uso de pesticidas ( aqui se generaliza )". Pois bem, identificar traços de móleculas em tecidos orgânicos e dai fazer diretamente relação com morbidades as mais diversas ( cardíacas, vasculares, respiratórias, renais, pancreáticas, imunes, hepáticas, neurológicas, etc, etc, etc ) é no mínimo irresponsável.

E volto a afirmar, repetir a técnica de Goebles ( uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade ) não é, nunca foi e jamais será algo admissível na ciência! Vide o fato de creditarem o efeito estufa ao CO2, quando uma leitura dos próprios relatórios do IPCC, e digo os relatórios completos e não aquela palhaçada da brochura para policy makers report, de menos de 20 páginas, mostra claramente que até os safados reconhecem que o vapor d'água é principal gás responsável já que se sobrepõe em 75% aos espectros de absorção da radiação IR apresentados pelo gás carbonico, metano e óxido nitroso!!! E sobre vapor d'água não temos o menor controle!!!Nervoso

Cabral,
Novamente agradeço estas novas considerações.
Quando eu encontrar algo concreto posto aqui e aviso você.
Muito obrigado.

23/10/2013, 11:13
Resposta: #42
Legal... Não estou aqui para ficar discutindo um assunto que é obvio. O DDT acabou ou reduziu com a malária e a dengue em vários locais pelo mundo. Mas é toxico, e proibido, possui poder cancerígeno( lembrando que nem todo organismo é igual), possui residual longo na cadeia alimentar, ou seja contamina um animal e posteriormente seu predador( foi o caso da diminuição das águias carecas simbolo americano por se alimentarem de peixes contaminados causava enfraquecimento da casca dos ovos uma coisa assim...). Tem até um livro escrito sobre os problemas causados que se chama" Primavera Silenciosa" muito interessante para quem tem interesses sobre a natureza.
Mas Deus nos deu livre arbítrio né... Vamos esperar os testes do irmão Noinha para ver se a permetrina funciona bem. Me desculpem pelos comentários é que sou contra o uso indiscriminado de inseticidas químicos, principalmente em contato com o corpo, sei que é feita muita pesquisa, mas muitas delas são financiadas pelas próprias multi-nacionais para que o seus produtos vão ao mercado, e no campo podemos observar que esses produtos não são seletivos( matam tudo), causando muito desequilíbrio na natureza.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do cliptobafo
23/10/2013, 15:39
Resposta: #43
Bom pessoal, acho que muitos aqui do fórum conhecem receitas caseiras de repelente, acho que poderíamos discutir alguma forma de impregnar as roupas com esses repelentes, pois uma das receitas que mais se acha na internet e a que vou colocar abaixo, porém por conter alcool pode ser que estrague algum tipo de roupa, mas podemos tentar desenvolver alguma receita sem alcool e que se possa impregnar a roupa sem danifica-la.
Não sou muito fã de se usar produtos químicos, acho que podemos criar e utilizar soluções mais ecológicas e sustentáveis.
Segue abaixo a receita.

Ingredientes: 1/2 litro de álcool, 10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa), 100 ml de óleo vegetal de: girassol ou babaçu ou linhaça ou gergelim ou amêndoa doce ou azeite.

Preparo: Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando 2 ou mais vezes/dia (de manhã e de tarde). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo. Após 4 dias acrescente o óleo vegetal. Agite antes de usar.

Função e forma de uso: Passe só uma gota em cada braço e pernas e os mosquitos serão repelidos. O óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos) e até as pulgas dos animais.

Esse repelente evita que o mosquito sugue o sangue humano, e subnutrido, não conseguirá maturar os ovos, realizar a postura, reduzindo com o tempo a sua proliferação.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do romulors
24/10/2013, 11:07
Resposta: #44
Eu pesquisei em todos estes livros e não encontrei nenhuma orientação ou advertência sobre a questão do uso da permetrina nas roupas e posterior dissolução da mesma com água (chuva, travessia de córregos etc...) e contato com a pele.

Field Guide to Wilderness Medicine - Paul S. Auerbach
Principles and Practice of Travel Medicine by Jane N. Zuckerman
Travel Medicine: A Country-to-Country Guide - Morteza Izadi
Comprehensive Guide to Wilderness & Travel Medicine - Eric A., M.D. Weiss
Wilderness Medicine - Paul S. Auerbach
U.S. Marine Corps Mountain Warfare Training Center Bridgeport, CA - Wilderness Medicine Course - 2012

Presumo que a solução de menos de 6% de concentração de permetrina seja a chave do problema.

24/10/2013, 11:54
Resposta: #45
Parabéns por nos trazer mais esta opção Noinha!
A informação é nova praticamente para todos o que nos traz vários questionamentos, acredito que a maneira de saber se é bom funcional ou traz reações alérgicas é simples, quem tem interesse faz o procedimento e utiliza colocando em prática, quanto mais camaradas utilizarem maior o índice de teste teremos em diversos clima do mais seco ao mais úmido!

Vou fazer minha parte e coloco resultados, forte abraço!

-Improvisar
-Adaptar
-Superar

Forte abraço! JP.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do JPLEATHER
24/10/2013, 14:39
Resposta: #46
Também não foi advertida nenhuma contra indicação ao uso da permetrina no Manual FM4-02-17 - Preventive Medicine Services - UAS Army Field Manuals.

Página principal
http://www.globalsecurity.org/military/l...index.html

T+

24/10/2013, 15:11
Resposta: #47
University of Rhode Island
Para acabar com essa discussão.

http://www.tickencounter.org/prevention/permethrin

http://www.epa.gov/pesticides/factsheets...thing.html

http://npic.orst.edu/pest/mosquito/ptc.html

T+

24/10/2013, 17:45
Resposta: #48
Realmente pesquisando pela net vi varios sites que falam sobre a roupa tratada com permetrina, mas lembre-se que é um produto toxico pode ver a classificaçao toxicologica dele pelo google e como voce mesmo disse no começo: Durante o procedimento, utilize luvas e óculos de proteção e evite o contato direto da Permetrina pura com a pele. Lavar bem as mãos após o procedimento. E na parte exposta (maos rosto etc...) vai usar o repelente normal? Pq nestas partes é que incomodam mais... hehehe. E um conselho de irmao nunca use o DDT kkk.

24/10/2013, 20:39
Resposta: #49
(24/10/2013 15:13)Helio Cabral Jr Escreveu:  E voltando ao tema, assim como o DDT a permetrina é insolúvel em água, ou antes, de baixíssima solubilidade em água, na prática encarada como insolúvel.

Esta é uma das explicações para seu alto efeito residual e persistência de impregnação.

Abraço

E em um "corpo" molhado ou suado, não vai haver tanta solubilidade e posterior absorção pela epiderme.
Mas as moléculas da permetrina vão ficar "agarradas" ao tecido no caso do banho de proteção.
Estou correto Cabral?

Dane-se. Voltei com umas 13 picadas feias no dia que eu fiz o vídeo do Steripen e das abelhas jataí da terra.
Se vocês notarem, no vídeo do Steripen, eu estou com uma camiseta de manga longa. Por baixo dela, estou utilizando uma camiseta de mergulho de neoprene de 1mm. Mesmo assim, os malditos mosquitos conseguiram efetuar as picadas.
Um inferno astral no mato, pois sei que as picadas vão inflamar.
E no meu caso, para um cara que fuma, o DDT ou permetrina é água com açucar...
Vou fazer o teste e postar para vocês. Com direito à vídeo.
Vou fazer o banho de permetrina no braço direito da camiseta e deixar a esquerda sem a solução.
Vamos ver no que dá.

Muito obrigado pelas considerações de todos que postaram suas dúvidas, conhecimentos, alertas e pesquisas.

Abração à todos vocês, meus amigos.

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
24/10/2013, 21:10
Resposta: #50
(23/10/2013 14:48)Helio Cabral Jr Escreveu:  "Vamo nóis"...

Como é praxe, sabia que seria aventada a Rachel Carson, ecoativista que escreveu em final dos 60 o "Silent Spring". Ok, mas se livro escrito por ecoativista virou referência, ai devo confessar minha incompetência em tentar argumentar com fatos.

Mas vamos a alguns fatos:

Foi citada a águia careca americana que quase se extinguiu por causa do DDT ( enfraquecendo e/ou afinando a casca dos ovos ), certo? Ok! Então passemos às perguntas chatas.

* Quer dizer que foi o DDT e não a perda de habitat, caça esportiva, abate sem motivo por pescadores, barramento de cursos d'água com disruptura do fluxo migratório das principais presas ( salmões e trutas, etc ) e claro a sobrepesca das espécies predadas que levaram ao estágio de ameaça à espécie?

* Quer dizer que mesmo sendo persistente na cadeia alimentar, foi o banimento do DDT que trouxe esta espécie de volta e não a demarcação de parques e áreas protegidas, proibição rigorosa de qualquer prática que levasse a um potencial de dano à estes animais, programas de reprodução e soltura e por ai vai?

* Por que mergulhões, mergansos e cormorões que se alimentam tão estritamente de peixes e crustáceos assim como as águias não apresentaram nenhum decréscimo em suas populações? ( ahá, poxa Cabral, talvez o predador tenha que ter garras e não patas palmadas para apresentar os efeitos ).

* Por que as diferentes espécies dos grupo dos martim-pescadores, cuja base da alimentação também é estrita de peixes mas também incluem insetos ( alto índice de contaminação por serem os alvos do DDT ) não apresentaram declínio populacional?

Mas vamos tornar a coisa ainda mais divertida, com alguns fatos ainda mais chatos que estes já elencados!

O banimento do DDT do uso agricultural nos EUA se deu na década de 70, em meados dela, ok. Porém, um "paisinho" subdesenvolvido que com certeza devia ter muito mais regulação que os EUA e claro, muito mais cuidado no uso do DDT ( pelo menos eu estou sendo otimista e achando isto ), que é a Índia, e QUE ATÉ HOJE USA O DDT MASSIVAMENTE NA AGRICULTURA COMO PESTICIDA.

Pois bem, voltemos às chaturas!

* A Índia tem um equivalente à águia careca americana, a águia de cabeça cinza, um pescador estrito! Estamos falando de uma águia que ao contrário das carecas americanas vem convivendo massivamente com DDT em sua cadeia alimentar por uma janela de tempo 40 anos superior às suas primas americanas, e não entrou em declínio, não foi à beira da extinção e nem teve a casca de seus ovos afinada! Mas em contrapartida também não sofreu forte pressão humana na caça e abate, perda de habitat e presas e por ai vai...

Será que o DDT só afeta animais de língua inglesa? Bom, se for este o caso, e os mergansos, mergulhões, comorões, martim-pescadores, etc?

Mas até aqui, foram apenas fatos chatos, então vamos aos dados de orgãos de acreditação pública e que vai ficar difícil dizer que foi comprado, porque afinal o DDT foi banido dos EUA em 73 ou 74 não sei bem.

Alguém conhece a famosa EPA, sim, aquela mesma que aparece na tela de inicialização do seu computador ( ou aparecia ): US Environmental Protection Agency! Simplesmente um dos orgãos ambientais mais chatos do mundo!

Vamos fazer um exerto dos documentos oficiais da EPA:

__II.A.2. Human Carcinogenicity Data

Inadequate. The existing epidemiological data are inadequate. Autopsy studies relating tissue levels of DDT to cancer incidence have yielded conflicting results. Three studies reported that tissue levels of DDT and DDE were higher in cancer victims than in those dying of other diseases (Casarett et al., 1968; Dacre and Jennings, 1970; Wasserman et al., 1976). In other studies no such relationship was seen (Maier-Bode, 1960; Robinson et al., 1965; Hoffman et al., 1967). Studies of occupationally exposed workers and volunteers have been of insufficient duration to be useful in assessment of the carcinogenicity of DDT to humans.

__II.A.3. Animal Carcinogenicity Data
Studies of DDT in dogs (Lehman, 1951, 1965) and monkeys (Adamson and Sieber, 1979, 1983) have not shown a carcinogenic effect. However, the length of these studies (approximately 30% of the animals' lifetimes) was insufficient to assess the carcinogenicity of DDT. DDT has been shown to produce hepatomas in trout (Halver, 1967).

Gostaria de lembrar aos amigos, que compartilhamos cerca de 97% de nosso genoma com macacos como chimpanzés!!!

Então, expus alguns fatos e sequer adentrei os documentos de pesquisa das universidades que citei antes e nem de pesquisadores brasileiros da FIOCRUZ por exemplo, porque podem não ter credibilidade por serem "vendidos" à grandes corporações indianas e chinesas que ainda produzem o DDT, mas coloquei o que consta de documentação oficial da EPA, um orgão que talvez alguns amigos como o TueriVentura que tem experiência mais direta com ele possa nos dizer se costuma pegar leve ou não com estas questões ambientais.

Os amigos podem então sentirem-se livres para tirarem suas próprias conclusões, preferencialmente se aprofundando mais nas investigações, e tendo por base um livro de uma ecoativista dos anos 60 e da EPA.

Abraços

Esqueci de comentar na minha última resposta o seguinte:

Estou gostando do seu interesse, contribuição e inovação nos tópicos.
Não estou desmerecendo toda a sua bagagem de conhecimento sobre lâminas, metais, equipamentos, empresas, forjaria, usinagem, histórias, conceitos etc...
É bom ver você largar um pouco das lâminas e contribuir com os seus conhecimentos para outros assuntos aqui do fórum.

Um grande abraço, Cabral.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
24/10/2013, 21:14
Resposta: #51
Noinha, ótima dica. Mais uma que vou fazer um laboratório aqui em casa.
Obrigado.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do alexandrer
24/10/2013, 22:26
Resposta: #52
Ótima dica amigo os mosquitos são msm um grande incomodo no mato
ABRAÇO
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Ithalo
02/12/2013, 11:27
Resposta: #53
Noinha, muito boa esta dica! Não sei como não havia visto este tópico antes...
Eai alguém já testou? Me interessei pela técnica.
Abraço!

Sem foice ou martelo, sempre verde e amarelo, Brasil és tu guerreiro jovem forte e viril.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Crivelaro
02/12/2013, 12:48
Resposta: #54
(02/12/2013 11:27)Crivelaro Escreveu:  Noinha, muito boa esta dica! Não sei como não havia visto este tópico antes...
Eai alguém já testou? Me interessei pela técnica.
Abraço!

Estou procurando o produto. Assim que ele chegar eu vou postar um vídeo aqui.
Peço que aguarde mais uma pouco.
Abs.

26/02/2014, 16:25
Resposta: #55
Gostaria de saber se alguém já conseguiu achar a permetrina para comprar.
Estou a um bom tempo procurando e não consigo encontrar.
Agradeço desde já.
Obrigado
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Bruno Basile
26/02/2014, 16:45
Resposta: #56
Aqui ano passado o pessoal da usina Hidrelétrica de Santo Antônio distribuíra, mosquiteiros impregnados com inseticida (creio que que a Permetrina) para os moradores que residiam dentro da área de influência da usina já prevendo um possivel aumento de casos de malária..dizem que é muito bom, o mosquito assenta-se e morre quase que instantaneamente...

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
26/02/2014, 17:44
Resposta: #57
(23/09/2013 11:25)Noinha Escreveu:  Mateiros,

Um dos maiores problemas dos mateiros que frequentam áreas de mata atlântica, savana estépica(Pananal) ou floresta amazônica,
é a concentração de mosquitos transmissores de dengue e malária, sem falar nas reações alérgicas causadas por estes insetos.
Neste tópico, vou passar a técnica simples de impregnação de roupas externas (gandolas, calças, camisas e jaquetas) com Permetrina, um repelente
de uso comum, que pode ser encontrado em drogarias ou farmácias de manipulação.

- Dobre a gandola/camisa/jaqueta conforme as figuras A à C e amarre a roupa com um barbante. A mesma técnica pode ser aplicada
para calça de conjuntos, bastando dobrá-la ao meio e enrolar à partir da barra até a cintura.
- Em um saco plástico dimensionado para o tamanho da roupa, coloque 60ml de Permetrina e 1,3 litros de água, agitando
a solução até que fique com aparência branca leitosa - figura D.
- Coloque a roupa na solução e aguarde pelo menos 10 minutos, para que a solução seja absorvida pelo tecido - figura E.
- Passados os 10 minutos, retire a roupa do saco plástico e coloque para secar na sombra, em local bem arejado, por
2 ou 3 horas - figura F.

Durante o procedimento, utilize luvas e óculos de proteção e evite o contato direto da Permetrina pura com a pele.
Lavar bem as mãos após o procedimento.

Obs: a Permetrina também ajuda a repelir carrapatos, micuins, mutucas e outros insetos.

Fonte: International Travel Health Guide, North Hampton, Mass, 1993, Travel Medicine

Noinha !
Show de bola Noinha, gostei. Vou procurar aqui no comércio da minha cidade e testar. Muito bom!!!
Valeu por compartilhar!!
Abraço!!!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Norton
26/02/2014, 19:23
Resposta: #58
(26/02/2014 16:25)Bruno Basile Escreveu:  Gostaria de saber se alguém já conseguiu achar a permetrina para comprar.
Estou a um bom tempo procurando e não consigo encontrar.
Agradeço desde já.
Obrigado

Por falta de tempo, eu não consegui encontrar o produto.
Quando eu encontrar posto um aviso para todos.
Abs.

26/02/2014, 19:24
Resposta: #59
(26/02/2014 17:44)Norton Escreveu:  

Um dos maiores problemas dos mateiros que frequentam áreas de mata atlântica, savana estépica(Pananal) ou floresta amazônica,
é a concentração de mosquitos transmissores de dengue e malária, sem falar nas reações alérgicas causadas por estes insetos.
Neste tópico, vou passar a técnica simples de impregnação de roupas externas (gandolas, calças, camisas e jaquetas) com Permetrina, um repelente

- Dobre a gandola/camisa/jaqueta conforme as figuras A à C e amarre a roupa com um barbante. A mesma técnica pode ser aplicada
para calça de conjuntos, bastando dobrá-la ao meio e enrolar à partir da barra até a cintura.
- Em um saco plástico dimensionado para o tamanho da roupa, coloque 60ml de Permetrina e 1,3 litros de água, agitando
- Coloque a roupa na solução e aguarde pelo menos 10 minutos, para que a solução seja absorvida pelo tecido - figura E.
- Passados os 10 minutos, retire a roupa do saco plástico e coloque para secar na sombra, em local bem arejado, por
2 ou 3 horas - figura F.

Durante o procedimento, utilize luvas e óculos de proteção e evite o contato direto da Permetrina pura com a pele.

Obs: a Permetrina também ajuda a repelir carrapatos, micuins, mutucas e outros insetos.

Fonte: International Travel Health Guide, North Hampton, Mass, 1993, Travel Medicine

Noinha !
Show de bola Noinha, gostei. Vou procurar aqui no comércio da minha cidade e testar. Muito bom!!!
Valeu por compartilhar!!
Abraço!!!

Norton,
Se encontrar a permetrina, posta uma resposta aqui no tópico.
Abração.

26/02/2014, 19:58
Resposta: #60
Será que esse PIREDAN serve? Pois é de uso agrícola.
http://www2.dupont.com/DuPont_Crop_Prote...n_bula.pdf
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do GblSOS
26/02/2014, 20:02
Resposta: #61
(26/02/2014 19:58)GblSOS Escreveu:  Será que esse PIREDAN serve? Pois é de uso agrícola.

Ôpa...luz no fim do túnel !
Vou analisar essa bula e depois eu posto algumas considerações.
Obrigado pela ajuda GbSOS !
Abração.

26/02/2014, 20:08
Resposta: #62
(26/02/2014 20:04)Noinha Escreveu:  
(26/02/2014 19:58)GblSOS Escreveu:  Será que esse PIREDAN serve? Pois é de uso agrícola.

Tenho uma ideia mais plausível.
Vou entrar em contato com o fabricante e tentar algum resultado.
Abs.

Blz, a minha dúvida também vem quanto ao tipo de tecido, as vezes compramos um equipo novo e ele vem cheio de "goma" talvez não pegue, mas, aguardemos. Teh...
26/02/2014, 20:17
Resposta: #63

Para colocar um ponto final, definitivo e sem mais discussões, a PERMETRINA é utilizada como defensivo agrícola, para soja, milho, trigo, tomate etc...
Portanto, agora você come e veste PERMETRINA !
Bushcraft Brasil Fashion Week !
kkkkk

26/02/2014, 20:23
Resposta: #64
(26/02/2014 20:08)GblSOS Escreveu:  
(26/02/2014 20:04)Noinha Escreveu:  

Tenho uma ideia mais plausível.
Vou entrar em contato com o fabricante e tentar algum resultado.
Abs.

Blz, a minha dúvida também vem quanto ao tipo de tecido, as vezes compramos um equipo novo e ele vem cheio de "goma" talvez não pegue, mas, aguardemos. Teh...

Realmente os tecidos vem com alguma resina, goma ou qualquer outro tipo de proteção.
Sugiro utilizar o produto em roupas mais usadas ou socar as novas na máquina de lavar umas 3 vezes.

26/02/2014, 20:33
Resposta: #65
(26/02/2014 20:17)Noinha Escreveu:  

Para colocar um ponto final, definitivo e sem mais discussões, a PERMETRINA é utilizada como defensivo agrícola, para soja, milho, trigo, tomate etc...
kkkkk

Putz, nem tinha pensado nisso, agora além de morrer pela boca, se você não usar roupas de bushcraft impregnadas de permetrina by Noinha Saint Laurent, morre pela roupa "ném". kkkkk
26/02/2014, 20:37
Resposta: #66
(26/02/2014 19:24)Noinha Escreveu:  
(26/02/2014 17:44)Norton Escreveu:  

2 ou 3 horas - figura F.

Noinha !
Valeu por compartilhar!!
Abraço!!!

Norton,
Se encontrar a permetrina, posta uma resposta aqui no tópico.
Abração.
Ok, Noinha, pode deixar!!!

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
26/02/2014, 20:39
Resposta: #67
(26/02/2014 20:33)GblSOS Escreveu:  
(26/02/2014 20:17)Noinha Escreveu:  

kkkkk

Putz, nem tinha pensado nisso, agora além de morrer pela boca, se você não usar roupas de bushcraft impregnadas de permetrina by Noinha Saint Laurent, morre pela roupa "ném". kkkkk

kkkk eu quase morri engasgado....Noinha Saint Laurent....kkkkkkkkkkkkk
Valeu cara !

26/02/2014, 21:02
Resposta: #68
Interessante esta técnica, e muito eficaz, ja impregnei a roupa de repelente.
A um tempo atrás eu criei uma variável, óleo de citronela.
Sou apicultor de hobby, tenho algumas colmeias, toda vez que ia manipular as abelhas eu tinha um problema serio, eu era coberto de abelhas e e sem querer acabava matando algumas esmagadas, deixando elas furiosas, dificultando o trabalho.
O ano passado a seca castigou, com pouco alimento elas já ficam bravas, ficaram tão furiosas que tive que ficar uns cinco minutos, bombeando fumaça em cima de mim para afugentá-las, e por coincidência, neste dia estava com uma calça toda furada, quando cheguei em casa, contei pelo menos 30 ferroadas nas pernas.
Nesta hora falei PQP, deve ter alguma solução para afugentá-las, na hora lembrei, normalmente se usa folhas de eucalipto, dentro do fole, para amansalas, verdade a citronela!
Resumindo, este ano, começo de fevereiro fui la ver a situação, pois a seca persistia, porem desta vez gotejei aromatizante de ambiente a base de citronela (álcool e citronela), nas minha roupa de apicultor, resultado elas voavam em volta mas não pousavam, as que me atacavam para ferroar batiam na roupa mas não agarravam e voltavam a voar.
Teste parcialmente aprovado, na próxima, borrifarei com uma bonda manual, aquelas para produto de limpeza.
A prova mais contundente da capacidade da citronela é os repelentes comerciais, velas repelentes, fluidos de lampião com citronela, e outras duas experiencia pessoais, sempre tive pé de limão cravo aqui em casa e nunca tivemos mosquitos e pernilongos nos incomodando, em uma reforma tive que remove lo, resultado, os pernilongos começaram a aparecer, um outro fato foi que um dia estava em uma chácara e estávamos sendo comidos pelos pernilongos em um canto da chácara, tinha um pé de limão, pequei algumas folhas, triturei na mão esfreguei no rosto e nos braços, depois coloquei algumas folhas no meio das lampadas, todos os pernilongos sumiram, inclusive os que estavam nas pessoas que não esfregaram as folhas de limão no corpo.
Existe óleo de citronela puro para vender sem adivos, cuidado para não comprar exercias ruins, uma dica é diluir em álcool se for citronela pura, para facilitar a aplicação.
O aromatizante de ambientes que tenho custou R$6.40 - 140ml.
A dica esta feita.

Prepare -se, e Sobreviva!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Júlio Rafael
25/03/2015, 16:21
Resposta: #69
Ae mateiros !
Este final de semana tem o 4º Encontro dos mateiros da região de Campinas/SP.
Eu vou testar a permetrina na minha roupa de mato e para tanto, vou utilizar o remédio abaixo, que tem 50mg/ml, o qual vai ser diluído em água para a aplicação na calça e camisetas. Este foi o produto com mais concentração de permetrina que eu encontrei.
Foi o mais barato que eu pude encontrar em farmácias aqui da minha região. Paguei R$ 22,93, mas se eu efetuar corretamente o tratamento da roupa, este vai garantir pelo menos umas 20 lavagens das roupas sem ter que aplicar o produto novamente.
Vamos ver se funciona.
Abraços.

[Imagem: ketrinap_01.jpg]

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
25/03/2015, 22:34
Resposta: #70
A aplicação da permetrina foi fácil e não requer prática.
Após dissolver todo o conteúdo do frasco de Keltrina no saco plástico (duplo), as camisetas foram submergidas na solução e aguardei por 20 minutos, em procedimento em separado para cada camiseta.
Não houve descoloramento da camiseta camuflada.
A dica é utilizar dois sacos. Um para fazer o tratamento com a permetrina e outro para "enxaguar" a roupa, espremendo a mesma para que a solução remanescente
possa ser reutilizada no primeiro saco plástico. Após o tratamento de duas camisetas, sobrou aproximadamente uns 750mls de solução, a qual vou utilizar na calça
camuflada.
Já coloquei as camisetas para secar em local sombreado e areado. Não vou passar as mesmas, para garantir que as propriedades da permetrina sejam resguardadas
neste primeiro tratamento.
Agora falta o teste no próximo fds do 4º Encontro de Campinas/SP !
Techau dengue !
Abs.

[Imagem: permetr_02.jpg]

[Imagem: permetr_01.jpg]

Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Repelente Contra Insetos - Boa Noite SERGIO 59 46.778 16/11/2013 20:24
Última Resposta: Norton
  Esterco de vaca - repelente contra insetos lucca 17 11.035 24/02/2013 12:11
Última Resposta: ricardo bk zero
  Repelente, iniciador de fogo e iluminação Alan Candido 7 5.199 11/07/2012 12:00
Última Resposta: Alan Candido

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 12 Visitantes