Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tabela de Sensação Térmica - INMET
24/07/2013, 10:58
Resposta: #1
Tabela de Sensação Térmica - INMET
Já que o assunto é o frio que andou castigando o pessoal do sul/sudeste, segue abaixo a tabela de sensação térmica do INMET/INPE para apreciação de todos.

Vale lembrar que a velocidade média do vento, em dias comuns, é de 11km/s.

Maiores informações no portal do Inmet.
http://www.inmet.gov.br/portal/

T+
Noinha!

[Imagem: tst_01.jpg]

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 12 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
24/07/2013, 11:20
Resposta: #2
RE: Tabela de Sensação Térmica - INMET
Muito bom! Sempre tive dúvidas sobre isso.

Obrigado!

O melhor manual de sobrevivência: A Bíblia!

"...ainda que morra, viverá..." João 11:25-26
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do carlos_emafil
24/07/2013, 20:48
Resposta: #3
Muito boa,não conhecia esta tabela.valeu noinha.

Eternamente um Bushcrafter!!!#GQueiroz#
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do gear queiroz
24/07/2013, 21:01
Resposta: #4
Valew Irmão!! não conhecia essa tabela, bem complexa!!!;D

"A única maneira para melhorar a qualidade do meio ambiente é fazer com que todos estejam envolvidos";D
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do marcus vinicius
24/07/2013, 21:24
Resposta: #5
Tá ai uma novidade pra mim que tinha duvida e acabei tirando hehehe

O homem que vai a pé, preparado para acampar em qualquer lugar e em qualquer tempo, é o companheiro mais independente na terra. "Horace Kephart"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Geyer
24/07/2013, 22:14
Resposta: #6
Sobreviver é complicado...kkkkk....tudo interfere de forma negativa.
Imaginem pegar uma frente fria dessas e estar despreparado no meio do mato?
Mas o pior problema é, por qualquer motivo, estar com a roupa molhada nessas temperaturas.
Vocês podem ver que, na maioria dos seriados de sobrevivência (diga-se o Bear Grills), eles sempre tiram a roupa
e atravessam um rio pelados, fazendo de tudo para não molhar a roupa que está seca.
Sempre, nos cursos de mergulho que eu fui certificado, os instrutores salientavam este problema.
A perda de calor corpórea, vestindo uma roupa molhada, é 25 vezes maior do que estando de sunga, cueca ou nu.
A falsa ideia de que estar vestindo a roupa molhada vai proteger é o caminho direto da hipotermia.
A tabela é impossível de ser decorada, a não ser que você seja um profissional na área de meteorologia.
Mas ter uma ideia do que está acontecendo no ambiente que você está, em termos de clima, pode salvar a sua pele.
E hipotermia mata. Lentamente.
T+

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Noinha
24/07/2013, 22:47 (Resposta editada pela última vez em: 25/07/2013 01:14 por Red.)
Resposta: #7
Muito boa esta tabela, ela nos deixa bem claro que um inesperado vento frio pode derrubar a sensação termica em até 30 graus repentinamente.
Esta onda de frio que estamos passando serve como um alerta, mesmo que a pessoa não more em região de frio, precisa ter certos conhecimentos básicos de como se aquecer e como proceder, pois a natureza pode te aprontar uma surpresa. Quem diria que iria nevar no Paraná? pois nevou. Quem acreditaria que Florianópolis estaria com os morros cobertos de neve?

Red
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Red
28/09/2013, 20:08
Resposta: #8
(28/09/2013 18:00)SSCHERER Escreveu:  
(24/07/2013 22:14)Noinha Escreveu:  Sobreviver é complicado...kkkkk....tudo interfere de forma negativa.
Imaginem pegar uma frente fria dessas e estar despreparado no meio do mato?
Mas o pior problema é, por qualquer motivo, estar com a roupa molhada nessas temperaturas.
Vocês podem ver que, na maioria dos seriados de sobrevivência (diga-se o Bear Grills), eles sempre tiram a roupa
e atravessam um rio pelados, fazendo de tudo para não molhar a roupa que está seca.
Sempre, nos cursos de mergulho que eu fui certificado, os instrutores salientavam este problema.
A perda de calor corpórea, vestindo uma roupa molhada, é 25 vezes maior do que estando de sunga, cueca ou nu.
A falsa ideia de que estar vestindo a roupa molhada vai proteger é o caminho direto da hipotermia.
A tabela é impossível de ser decorada, a não ser que você seja um profissional na área de meteorologia.
Mas ter uma ideia do que está acontecendo no ambiente que você está, em termos de clima, pode salvar a sua pele.
E hipotermia mata. Lentamente.
T+

Isso mesmo Noinha, a hipotermia é lenta, e quando o corpo reclama, as vezes é tarde, tanto que quando termina a atividade, primeira coisa a fazer é botar roupa seca, geralmente entre um mergulho e outro, tira-se a parte de cima da roupa, se estiver de jardineira descubra o peito, pegue sol, mergulho geramente em Arraial do Cabo - RJ e Cabo Frio- RJ.

Abrs

Cabro Frio é zona de ressurgência, água fria, mas com visibilidade muito boa.

Uma vez eu abortei um mergulho com 8 minutos de fundo.
Fomos fazer um mergulho no naufrágio do vapor Japurá, na Ponta da Parnaioca na Ilha Grande-RJ.
Cara, roupa de 5mm, jardineira + jaqueta com capuz + camiseta de 1mm não deu para segurar a água de 14 graus. E uma correnteza dos diabos.
Por isso que eu fui 6 vezes para Cuba ! Mergulhava só de sunga e camiseta.
E tinha vezes que eu ficava procurando uma termoclina para dar uma refrescada.
Beiço roxo em embarcação nunca mais !
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs.

28/09/2013, 20:20
Resposta: #9
Boa!!!
13/04/2017, 11:54
Resposta: #10
(24/07/2013 10:58)Noinha Escreveu:  Já que o assunto é o frio que andou castigando o pessoal do sul/sudeste, segue abaixo a tabela de sensação térmica do INMET/INPE para apreciação de todos.

T+
Noinha!

Não conhecia esta tabela e achei interessantíssimas as informações.
Com a aproximação do inverno (ainda é outono mas as temperaturas já começaram a diminuir país a fora), a temática volta a ser atual. Piscada

Obrigado por compartilhar conosco, Professor!

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Toscano
15/04/2017, 00:19
Resposta: #11
(13/04/2017 11:54)Toscano Escreveu:  
(24/07/2013 10:58)Noinha Escreveu:  Já que o assunto é o frio que andou castigando o pessoal do sul/sudeste, segue abaixo a tabela de sensação térmica do INMET/INPE para apreciação de todos.

T+
Noinha!

Não conhecia esta tabela e achei interessantíssimas as informações.
Com a aproximação do inverno (ainda é outono mas as temperaturas já começaram a diminuir país a fora), a temática volta a ser atual. Piscada

Obrigado por compartilhar conosco, Professor!

Ôpa Toscano !
A maioria das pessoas desconhecem o poder da "sensação térmica".
Ficar atento às possibilidades de perda de calor são indispensáveis.
Condução, convenção, transpiração, respiração etc...
Abs.

15/04/2017, 07:28
Resposta: #12
Gostei das informações desta tabela, no próximo fim de semana vou pro mato pernoitar e lá é alto e venta bastante (e como está chovendo na região creio que as temperaturas deve cair um pouco). Já que vamos construir um abrigo permanente vou me atentar a tomar medidas de proteção contra o vento. Tabela salva para futuras consultas.

Desbravando sempre.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
04/04/2018, 00:06
Resposta: #13
Aqui em Portugal como costumo andar em áreas montanhosas, já tenho uma ideia desses valores. Por isso, quando vou acampar, fico atento à temperatura nos dias antes de partir para a aventura, deste modo terei uma noção do tempo, que vai ocorrer nesses dias!

Claro que depende de muitos fatores principalmente do vento como está referido na tabela!

Outra variação que pode ocorrer é quando chove a temperatura poderá subir ligeiramente, pois o vento costuma ser mais fraco em período de chuva! Normalmente o vento aparece sempre antes da chuva, pois é ele que arrasta as nuvens das altas pressões para as baixas pressões, que resulta na descida do ar frio e subida do ar quente, que por sua vez provoca a precipitação da chuva e após esse período, quando deixa de haver diferença de pressão atmosférica, temos a sensação de que o ar é mais quente, porque viemos de um período com temperaturas baixas!

Na montanha procuro sempre verificar qual é a direção do vento predominante, para poder fazer o abrigo o mais protegido possível, normalmente escolho vales virados a sul dada à minha localização geográfica e depois tento arranjar um planalto para ficar num ponto elevado e evitar que o terreno fique encharcado de água! Não é muito aconselhado acampar debaixo de árvores especialmente durante o inverno, porque os terrenos estão moles, existem ventos fortes e o peso da neve derruba as árvores! Em montanha o melhor abrigo é uma grande rocha ou mesmo uma caverna, para evitar a tal sensação térmica que é representada na tabela!

Bem haja pela partilha Sorrisão

Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa! "Ironia do destino!"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Joao Carmo
30/04/2018, 21:45
Resposta: #14
(04/04/2018 00:06)Joao Carmo Escreveu:  Aqui em Portugal como costumo andar em áreas montanhosas, já tenho uma ideia desses valores. Por isso, quando vou acampar, fico atento à temperatura nos dias antes de partir para a aventura, deste modo terei uma noção do tempo, que vai ocorrer nesses dias!

Claro que depende de muitos fatores principalmente do vento como está referido na tabela!

Outra variação que pode ocorrer é quando chove a temperatura poderá subir ligeiramente, pois o vento costuma ser mais fraco em período de chuva! Normalmente o vento aparece sempre antes da chuva, pois é ele que arrasta as nuvens das altas pressões para as baixas pressões, que resulta na descida do ar frio e subida do ar quente, que por sua vez provoca a precipitação da chuva e após esse período, quando deixa de haver diferença de pressão atmosférica, temos a sensação de que o ar é mais quente, porque viemos de um período com temperaturas baixas!

Na montanha procuro sempre verificar qual é a direção do vento predominante, para poder fazer o abrigo o mais protegido possível, normalmente escolho vales virados a sul dada à minha localização geográfica e depois tento arranjar um planalto para ficar num ponto elevado e evitar que o terreno fique encharcado de água! Não é muito aconselhado acampar debaixo de árvores especialmente durante o inverno, porque os terrenos estão moles, existem ventos fortes e o peso da neve derruba as árvores! Em montanha o melhor abrigo é uma grande rocha ou mesmo uma caverna, para evitar a tal sensação térmica que é representada na tabela!

Ôpa Carmo !
Obrigado pelas considerações e dicas aí da sua região.
Hoje foi publicada uma reportagem sobre aldeias que estão desaparecendo em Portugal. Foi publicada pelo Universo On-Line (link abaixo).
Verificando no Google Earth, notei que ao norte de Portugal existe um grande lago
e que o mesmo está sofrendo grandes baixas de volume por conta da seca(?).
Mesmo assim, espetaculares são essas regiões de aldeias.
Um grande abraço e obrigado por participar do FBB !

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018...acao.shtml

04/05/2018, 00:09
Resposta: #15
(30/04/2018 21:45)Noinha Escreveu:  
(04/04/2018 00:06)Joao Carmo Escreveu:  Aqui em Portugal como costumo andar em áreas montanhosas, já tenho uma ideia desses valores. Por isso, quando vou acampar, fico atento à temperatura nos dias antes de partir para a aventura, deste modo terei uma noção do tempo, que vai ocorrer nesses dias!

Ôpa Carmo !
Obrigado pelas considerações e dicas aí da sua região.
Hoje foi publicada uma reportagem sobre aldeias que estão desaparecendo em Portugal. Foi publicada pelo Universo On-Line (link abaixo).
Verificando no Google Earth, notei que ao norte de Portugal existe um grande lago
e que o mesmo está sofrendo grandes baixas de volume por conta da seca(?).
Mesmo assim, espetaculares são essas regiões de aldeias.
Um grande abraço e obrigado por participar do FBB !

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018...acao.shtml
Sempre que possa eu venho fazer uma visita aqui no FBBrasil! Agredeço a vossa simpatia Sorrisão Saudações deste lado do Atlântico!

Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa! "Ironia do destino!"
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes