Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 3 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Chimarrão na medicina natural
16/08/2012, 10:51
Resposta: #36
RE: Chimarrão na medicina natural
Nunca fiz bomba furada, já fiz com um ramo de bambu oco, fino que coloquei, mas sempre levo a bomba de casa rsrsrsrs.
Olha brother eu utilizo o bambuaçu sim. Bom até para usar como cantil se você conseguir fazer um tampão também de bambu.

Bááá bão de mais chê

rsrsrsrs

Esteja sempre ligado com a Bela Montanha.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
16/08/2012, 20:23
Resposta: #37
RE: Chimarrão
Como diz o poeta:
"Como faz bem um chimarrão feito à capricho, quando cevado no calor da própria mão..."

Obrigado pela visita.

(10/05/2012 19:46)sikorski Escreveu:  Beleza encontrar o pessoal do amargo...
Nem vou comentar muito, acho que uma imagem vale mais que mil palavras...
[Imagem: ms2mnq.jpg]
[Imagem: 2e37luw.jpg]

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do SERGIO
16/08/2012, 20:26
Resposta: #38
Para NÓS!!!

(16/08/2012 09:33)Jeferson Serena Escreveu:  Sempre tomo meu mate amargo rsrsrs
e é indispensável em acampamento. Pelo menos para mim.

16/08/2012, 20:28
Resposta: #39
Para que não precise levar uma quantidade muito grande de erva, eu opto por uma cuia menor, regula com uma xícara.
Obrigado por participar enriquecendo com o debate.

(16/08/2012 10:16)jjleba Escreveu:  Tbm gosto de matear...num acampamento de mais dias...7 dias...compemsa levar tanta erva?

16/08/2012, 20:32
Resposta: #40
Jacu, capaz!!!
Um mate dentro de uma cuia baguala de bambu e com tacuipi de bomba, é um baita luxo pro quera!

Obrigado por mostrar que o chimarrão é um santo remédio para um corpo dorido.

(16/08/2012 10:32)Jeferson Serena Escreveu:  Olha, eu levo uma erva mate, cuia as vezes não levo se sei que tem bambu, faço no bambu mesmo huahuahuahu bem jacu do mato.

O bom é que além de esquentar é ótimo para vitalidade, hidratação e limpeza interna dos rins. Indispensável um chimarrão rsrsrsrsrs

Não sou gaúcho mas nasci na divisa serrana e lá a gente segue a tradição do chimarrão. rsrsrsrs

16/08/2012, 20:35
Resposta: #41
Sempre que eu posso levo comigo, pra acampar levo uma cuia menor tipo gajeta...

Ó meu kit de mate pra acampar:
[Imagem: 577493_325451700867465_111701289_n.jpg]
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
16/08/2012, 20:38
Resposta: #42
Alias, aqui perto da fronteira não se usa cuia mto grande, isso é mais comum na região da serra...
16/08/2012, 20:55
Resposta: #43
Que rica cuia!!!
Tenho uma gajeta também, dá uns mates muito gostosos.

Obrigado pela contribuição.

(16/08/2012 20:35)rafael trentin Escreveu:  Sempre que eu posso levo comigo, pra acampar levo uma cuia menor tipo gajeta...

Ó meu kit de mate pra acampar:
[Imagem: 577493_325451700867465_111701289_n.jpg]

16/08/2012, 20:57
Resposta: #44
Também não gosto de cuia grande. Normalmente mateio "solito, no más!"

(16/08/2012 20:38)rafael trentin Escreveu:  Alias, aqui perto da fronteira não se usa cuia mto grande, isso é mais comum na região da serra...

16/08/2012, 21:03
Resposta: #45
Somos dois então, gosto de matear solito também, quando tem muita gente fico nervoso até a cuia chegar em mim de novo...
Isso quando não tem um achando que a cuia é microfone, ai me cai os butiá do bolso! kk
16/08/2012, 21:40
Resposta: #46
kkkk

(16/08/2012 21:03)rafael trentin Escreveu:  Somos dois então, gosto de matear solito também, quando tem muita gente fico nervoso até a cuia chegar em mim de novo...
Isso quando não tem um achando que a cuia é microfone, ai me cai os butiá do bolso! kk

16/08/2012, 22:02
Resposta: #47
(16/08/2012 21:03)rafael trentin Escreveu:  Somos dois então, gosto de matear solito também, quando tem muita gente fico nervoso até a cuia chegar em mim de novo...
Somos 3!!!
Matear solito, nos faz repensar várias coisas...nos da um momento paz indiscritivel...a gente toma quanto quer..quando quer... atemperatura que quer...
wlw
16/08/2012, 23:56
Resposta: #48
[quote='rafael trentin' pid='29173' dateline='1345156550']

Faz tempo que procuro uma cuia desse modelo e não encontro... acho que é mais fácil achar uma de ouro que uma redeondinha assim...
Na minha opinião essa é a melhor pra se levar em acampamentos, pois ocupa pouco espaço na mochila.
Mudando de assunto, sou mais um na lista dos que gostam de matear sozinho... nem sei o motivo, mas gosto, quanto mais gente menos eu gosto, sei lá, só sei que não tenho muita paciência de ficar esperando a cuia...
Quando isso é inevitável, de ter de matear com várias pessoas mas que eu dou sorte de estar enchendo... tomo umas tres ou quatro pra só então passar a cuia, a turma me olha meio torto, mas eu me faço de desentendido e se alguem reclama a desculpa tá na ponta da língua: " - Desculpe, é que sou acostumado a matear sozinho e me distrai..."
17/08/2012, 00:06
Resposta: #49
(16/08/2012 23:56)sikorski Escreveu:  [quote='rafael trentin' pid='29173' dateline='1345156550']

Faz tempo que procuro uma cuia desse modelo e não encontro... acho que é mais fácil achar uma de ouro que uma redeondinha assim...
Na minha opinião essa é a melhor pra se levar em acampamentos, pois ocupa pouco espaço na mochila.
Mudando de assunto, sou mais um na lista dos que gostam de matear sozinho... nem sei o motivo, mas gosto, quanto mais gente menos eu gosto, sei lá, só sei que não tenho muita paciência de ficar esperando a cuia...
Quando isso é inevitável, de ter de matear com várias pessoas mas que eu dou sorte de estar enchendo... tomo umas tres ou quatro pra só então passar a cuia, a turma me olha meio torto, mas eu me faço de desentendido e se alguem reclama a desculpa tá na ponta da língua: " - Desculpe, é que sou acostumado a matear sozinho e me distrai..."

Onde tu mora? Aqui em pelotas qualquer correaria vende essas cuias por 5 pila, assim lisa sem detalhes.
Convenhamos, cuia tem que ser lisa, nada daqueles enfeite de poxilina, no maximo um bocal de metal... kkk
17/08/2012, 16:18 (Resposta editada pela última vez em: 17/08/2012 16:19 por sikorski.)
Resposta: #50
(17/08/2012 00:06)rafael trentin Escreveu:  
(16/08/2012 23:56)sikorski Escreveu:  [quote='rafael trentin' pid='29173' dateline='1345156550']

Onde tu mora? Aqui em pelotas qualquer correaria vende essas cuias por 5 pila, assim lisa sem detalhes.
Convenhamos, cuia tem que ser lisa, nada daqueles enfeite de poxilina, no maximo um bocal de metal... kkk

Moro em Ponta Grossa no Paraná, aqui é fácil encontrar aquelas cuias bicudas, mas essa redonda é rara...
Também não gosto daquelas cuias cheias de frufru...durepoxi e coisa e tal... minha cuia preferida é uma que ganhei do meu pai, lisa mas com uns detalhes feitos acho que no fogo, que dão a ela umas manchas como as de onça... mas não mudam a textura dela e nem fica aquela coisa "cheguei"
17/08/2012, 20:16
Resposta: #51
Também sou da cuia simples.
Obrigado por comentar.

(17/08/2012 16:18)sikorski Escreveu:  
(17/08/2012 00:06)rafael trentin Escreveu:  

Moro em Ponta Grossa no Paraná, aqui é fácil encontrar aquelas cuias bicudas, mas essa redonda é rara...
Também não gosto daquelas cuias cheias de frufru...durepoxi e coisa e tal... minha cuia preferida é uma que ganhei do meu pai, lisa mas com uns detalhes feitos acho que no fogo, que dão a ela umas manchas como as de onça... mas não mudam a textura dela e nem fica aquela coisa "cheguei"

12/02/2017, 17:37
Resposta: #52
A Gauchada agora que vai tomar mais chimarrao ainda rsrs Lingua Sorrisão

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
12/02/2017, 22:45
Resposta: #53
Nunca tomei chimarrão, mas vou procurar no comércio local para experimentar, sou fã de chás e café, e gosto mais ainda de sabores diferentes. Uma bebida tão tradicional como esta não pode deixar de ser saboreada.

Desbravando sempre.
13/02/2017, 10:32
Resposta: #54
Kkkkkkkkkk!!!!
Pois é meu amigo, qualquer desculpas para um chimarrão. Quando morei em SC meus colegas do trabalho bebiam a cada hora. Existe uma variedade de kit de couro para você transportar seu mate e beber, muito lindos. Eu gosto mas nao bebo porque nao tenho costume e nao sei prepararlo...
Grande abraço.

(12/02/2017 17:37)LEÃO DO MATO Escreveu:  A Gauchada agora que vai tomar mais chimarrao ainda rsrs Lingua Sorrisão

...levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
13/02/2017, 12:52
Resposta: #55
Mas eu fico faceiro igual pinto comendo quirera ao ver essa xiruzada aqui do fórum velando com alegria esta arte nativista que tem no sei íntimo a história etnobotânica da América austral. Deveras é dicotômico, pois o mate ao mesmo que aproxima numa tertúlia, é capaz de ser introspectivo, singularidade prima do bom chimarrão.
Compartilho com os amigo uma poesia do amigo Braun.

CUIA

Jayme Caetano Braun

A cuia de chimarrão, sempre em constante arrodeio.
A mim me parece o ceio, da china que a gente adora,
Querendo sair pra fora, a espera de um manuseio.

E não existe malícia, em manusear o que é lindo,
Um seio que vem saindo, a espera de uma carícia.
A velha cuia patrícia, entre o silêncio e a prosa.
Aninha na mão calosa, todo seu doce contorno.
Que vai se tornando morno, como apojo de barrosa.

O índio sente - ao pegá-la, com toda a delicadeza.
O feitiço de beleza que enternece e embuçala.
Deixando de lado a fala, porque a fala nada expressa
E o círculo recomeça seus milênios de existência.
Na eterna circunferência do nomadismo sem pressa.

Desse ambiente só podia, sair mesmo - o que saiu,
O índio pampa - arredio, mesclado com ventania
Produto da geografia, com sopros de tempo largo.
Desde que teve o encargo, de fazer pátria e fronteira
Que a bugra mão feiticeira, batizou com mate amargo.

Poesias e devaneios, galopeados tantos anos.
Rastreadores e vaqueanos,potreadas e pastoreios.
O rangido dos arreios e a melena sem chapéu.
Chiripá - lança - sovéu, clarinadas e repontes.
A barra dos horizontes e os caibros altos do céu.

Esse quadro - essas paisagens, seguem desfilando - a cores.
Na cuia dos mateadores, atores e personagens.
As legendas e as miragens, longe do tempo extraviadas,
Lembranças velhas alçadas que passeiam e se agitam
Quando as brasas ressuscitam as saudades machucadas.

Pátria, querência e nação Trindade que hoje revivo; E essa pátria quem governa É a força das minhas pernas E as botas firmes no estrivo
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Tche Bagual
13/02/2017, 14:23 (Resposta editada pela última vez em: 14/02/2017 10:04 por Mel_Machado.)
Resposta: #56
(12/02/2017 22:45)Expedicionário Escreveu:  Nunca tomei chimarrão, mas vou procurar no comércio local para experimentar, sou fã de chás e café, e gosto mais ainda de sabores diferentes. Uma bebida tão tradicional como esta não pode deixar de ser saboreada.

Vale lembrar que o chimarrão tem a sua "variante" para climas quentes, que é o Tererê, feito com água gelada. A base da erva é a mesma planta Ilex Paraguariensis, mas o estágio da moagem da folha é outro, sendo que no tererê a erva é bem mais grossa, além de vir geralmente com "aditivos", tais como limão e menta (os mais comuns) e também outros sabores de frutas e chás.
Outra diferença é o recipiente. O tererê usa copos de guampa ou ainda cuias feitas em cerâmica ou vidro, não sendo muito utilizado o tradicional porongo.
Eu tinha certo "preconceito" com o tererê, mas, honestamente, é uma bebida igualmente deliciosa. Até porque... ninguém merece ficar tomando litros de uma bebida quente no calor infernal que faz por aqui em certas épocas.

[Imagem: 35840b4.jpg]

Hoje em dia, me divido entre as duas tradições, conforme o clima e a minha vontade.
Agora, por exemplo, estou saboreando um mate, apesar do calor que faz em Porto Alegre...

AH, e para o acampamento, levo uma cuia do tipo gajeta, que é menor, geralmente usada para mateadas solitas, e também levo erva em quantidade exata.

[Imagem: zkhoqd.jpg]

Grande abraço;

P.s.: [edit: problema resolvido!]acho que o fórum está com algum problema no carregador de imagens tinypic... Deu erro nas duas imagens aqui... Acho que o servidor pode estar com problemas... depois que estiver normalizado, retorno aqui e edito o post caso necesário.

A liberdade e o respeito ao próximo caminham juntos. A plenitude de um é diretamente proporcional à importância que se dá ao outro.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Mel_Machado
13/02/2017, 17:47
Resposta: #57
Dante uma poesia, agora para quem curte um rock gaúcho, eis uma moda abagualada, entre leguero e gaita.

Pátria, querência e nação Trindade que hoje revivo; E essa pátria quem governa É a força das minhas pernas E as botas firmes no estrivo
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Tche Bagual
13/02/2017, 18:40
Resposta: #58
Chimarrão é vida, tomo todos os dias

Não sabendo que era impossível foi e fez.
Londrina-PR
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Ailton Gomes
13/02/2017, 20:41
Resposta: #59
(13/02/2017 14:23)Mel_Machado Escreveu:  
(12/02/2017 22:45)Expedicionário Escreveu:  Nunca tomei chimarrão, mas vou procurar no comércio local para experimentar, sou fã de chás e café, e gosto mais ainda de sabores diferentes. Uma bebida tão tradicional como esta não pode deixar de ser saboreada.

Vale lembrar que o chimarrão tem a sua "variante" para climas quentes, que é o Tererê, feito com água gelada. A base da erva é a mesma planta Ilex Paraguariensis, mas o estágio da moagem da folha é outro, sendo que no tererê a erva é bem mais grossa, além de vir geralmente com "aditivos", tais como limão e menta (os mais comuns) e também outros sabores de frutas e chás.
Outra diferença é o recipiente. O tererê usa copos de guampa ou ainda cuias feitas em cerâmica ou vidro, não sendo muito utilizado o tradicional porongo.
Eu tinha certo "preconceito" com o tererê, mas, honestamente, é uma bebida igualmente deliciosa. Até porque... ninguém merece ficar tomando litros de uma bebida quente no calor infernal que faz por aqui em certas épocas.

[Imagem: 35840b4.jpg]

Hoje em dia, me divido entre as duas tradições, conforme o clima e a minha vontade.
Agora, por exemplo, estou saboreando um mate, apesar do calor que faz em Porto Alegre...

AH, e para o acampamento, levo uma cuia do tipo gajeta, que é menor, geralmente usada para mateadas solitas, e também levo erva em quantidade exata.

Grande abraço;

P.s.: acho que o fórum está com algum problema no carregador de imagens tinypic... Deu erro nas duas imagens aqui... Acho que o servidor pode estar com problemas... depois que estiver normalizado, retorno aqui e edito o post caso necesário.

Beleza guria, obrigado pela idéia. Vou procurar pelo terere aqui, caso eu não ache vou apelar para compra online. Grande abraço.
PS: Aqui no Espírito Santo tbm é quente pra caramba. Rsrs.

Desbravando sempre.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
19/02/2017, 11:08
Resposta: #60
Tópico semelhante Piscada :

http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...p?tid=2566

Titulo: "O valor de um bom chimarrão no acampamento"

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
19/02/2017, 22:01
Resposta: #61
Fiquei bastante curioso com esta bebida, ainda não conheço mas pretendo adquirir em breve para experimentar. Afinal além de ser uma bebida tradicional do sul, temos muitos membros aqui que saboreiam e fazem uso diário, então deve ser bem interessante o sabor e tbm seus efeitos benéficos ao organismo.

Desbravando sempre.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Expedicionário
07/01/2019, 12:03
Resposta: #62
RE: Chimarrão
(12/03/2012 18:56)Dambrós Escreveu:  [quote='BSBDFSERGIO' pid='4285' dateline='1331577473']
Aq no Paraná, perto da fronteira com Paraguai se toma muito terere. Conhece? Mate gelado.
Rapaz...,.estou conhecendo estas bebidas agora e começando pelo terere. acho que estarão cada dia mais presentes na minha dieta.

Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens.
Ecl. 9:10
07/01/2019, 12:07
Resposta: #63
[quote='Mel_Machado' pid='165527' dateline='1487002985']
[quote='Expedicionário' pid='165516' dateline='1486946731']

Vale lembrar que o chimarrão tem a sua "variante" para climas quentes, que é o Tererê, feito com água gelada. A base da erva é a mesma planta Ilex Paraguariensis,

Estou começando pelo tererê....com o chimarrão ainda não peguei o macete da temperatura da água....andei queimando erva e a linguá. Alegre

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Reynhard
07/01/2019, 12:39
Resposta: #64
@Reynhard

Mas bah... é quando a chaleira começar a chiar ou um pouco mais se a a térmica for de bomba.

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
08/01/2019, 12:40
Resposta: #65
(07/01/2019 12:39)matulle Escreveu:  @[Reynhard]

Mas bah... é quando a chaleira começar a chiar ou um pouco mais se a a térmica for de bomba.

rsrsrs...blz. acho que logo pego o jeito.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Reynhard
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Remédio "cura tudo" natural FaqueiroExplorer 1 1.358 12/02/2017 17:29
Última Resposta: LEÃO DO MATO
Piscada Espinheira-Santa (Medicina Mateira) Eliéser 20 11.916 27/01/2017 23:23
Última Resposta: zebento

Ir ao Fórum: