Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Beber urina, ajuda ou não?
10/06/2013, 19:48
Resposta: #1
Beber urina, ajuda ou não?
Olá pessoal, já faz algum tempo, estava assistindo a nova temporada de Dual Survival, e o novo membro do programa resolve beber sua própria urina, então Cody diz que isso só pioraria a situação pela quantidade de sais e toxinas na urina.
Já vimos, em outro programa, um grande defensor da urina, e agora pela primeira vez (pelo menos para mim) alguém se mostra contra(nos programas de TV).

Isso me fez pensar sobre o assunto, resolvi levar essa dúvida ao meu professor de biologia, sua resposta foi de que, em uma situação de sobrevivência na selva ou no deserto, beber urina iria piorar sua situação pelo fato de você já estar desidratado, mas se você beber antes de desidratar, ou se for um caso de soterramento, ou de se perder em uma caverna, isso pode sim salvar sua vida.

Peço desculpas caso esteja no lugar errado.

Ave Glória! Ave Império!
Deus salve Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do leo0274
10/06/2013, 20:21
Resposta: #2
RE: Beber urina, ajuda ou não?
Leo, este assunto já foi discutido em uns 2 tópicos pelo menos..vou ver se acho ou se alguém acha antes para postar o link..

Mas a discussão rodou em cima disso e com uma conclusão semelhante ao colocado pelo seu professor..

Abç

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
10/06/2013, 21:46
Resposta: #3
(10/06/2013 19:48)leo0274 Escreveu:  Olá pessoal, já faz algum tempo, estava assistindo a nova temporada de Dual Survival, e o novo membro do programa resolve beber sua própria urina, então Cody diz que isso só pioraria a situação pela quantidade de sais e toxinas na urina.
Já vimos, em outro programa, um grande defensor da urina, e agora pela primeira vez (pelo menos para mim) alguém se mostra contra(nos programas de TV).

Isso me fez pensar sobre o assunto, resolvi levar essa dúvida ao meu professor de biologia, sua resposta foi de que, em uma situação de sobrevivência na selva ou no deserto, beber urina iria piorar sua situação pelo fato de você já estar desidratado, mas se você beber antes de desidratar, ou se for um caso de soterramento, ou de se perder em uma caverna, isso pode sim salvar sua vida.
(10/06/2013 20:21)Saymon Escreveu:  Leo, este assunto já foi discutido em uns 2 tópicos pelo menos..vou ver se acho ou se alguém acha antes para postar o link..
Mas a discussão rodou em cima disso e com uma conclusão semelhante ao colocado pelo seu professor..
Abç

Opa, tranquilo?

Primeiramente, sobre desidratação, leia esse tópico aqui, está excelente: http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=147

Sobre esse novo integrante beber urina, leia esse aqui: http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...590&page=2 Resposta #64 em diante

Mais comentários e histórias acerca da utilização de urina em casos de sobrevivência, veja:
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...578&page=2 Resposta #37 em diante (vale a pena dar uma conferida)
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...241&page=2 Respostas #61 e 62
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...p?tid=1578 Resposta #35
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=52 Resposta #21
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=293 Resposta #21
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=357 Respostas #20 e 21

Também tem alguns episódios do Bear e do casal selvagem que mostram o consumo de urina em situações extremas. Se eu encontrar os números dos episódios eu acrescento aqui. Grande abraço!

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do VM3
11/06/2013, 11:27
Resposta: #4
Senhores e senhoras, saudações!!!
Com certeza as toxinas contidas na urina, mais o sal, trarão malefícios ao sobrevivente. Todavia, em casos extremos, a ingestão da própria urina, em pequenas doses, aliviará a sede. Lembrando que a urina não deverá ser armazenada por muito tempo, pois diversas bactérias proliferarão. O correto é improvisar um alambique, pois a água evaporará e condensará, escorrendo para um recipiente.

1 Abraaaaaaaaaço,
Sérgio

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do SERGIO
11/06/2013, 11:32
Resposta: #5
Recentemente lendo algo sobre a tal "urinoterapia" se tem a hora certa de coletar a urina, me fez mudar alguns conceitos, o liquido que sai pela urina é usado somente para retirar os sais e toxinas mas a água é boa, só é usada como meio diluente dessas substancias, me parece que a urina tem até efeito cicatrizante e bactericida , os combatentes da segunda guerra a usavam, são todas informações a confirmar mas alguns ditos "estudiosos' do assunto afirmam isso.

Agora falando de meios e métodos... no Brasil tirando a região nordeste de caatinga, creio que em todos os outros biomas a água é abundante, difícil andar pela mata atlântica sem achar um rio, nascente, córrego ou mina brotando água, aqui pra onde tu vai encontra rio, mina d'agua, nascentes.. passar sede nos biomas brasileiros realmente é difícil sem contar as plantas que fornecem água como o cipó d'agua, bananeiras selvagens, cocos....

"Aquila non capit muscas."
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
11/06/2013, 12:31
Resposta: #6
(11/06/2013 11:32)fry Escreveu:  Recentemente lendo algo sobre a tal "urinoterapia" ... "estudiosos' do assunto afirmam isso.

Agora falando de meios e métodos... no Brasil tirando a região nordeste de caatinga, creio que em todos os outros biomas a água é abundante, difícil andar pela mata atlântica sem achar um rio, nascente, córrego ou mina brotando água, aqui pra onde tu vai encontra rio, mina d'agua, nascentes.. passar sede nos biomas brasileiros realmente é difícil sem contar as plantas que fornecem água como o cipó d'agua, bananeiras selvagens, cocos....

Fry meu Brother, na caatinga pode-se encontrar água. O que dificulta quem não conhece este bioma, é a forma como esta água está disponível.
Posso citar como exemplo as cactáceas (cactos) e o tubérculo (batata) da Spondias tuberosa (Umbuzeiro), que armazenam água em seus interiores e servem para alimentação animal, e podem salvar um sobrevivente sem sombra de dúvidas.

Grande abraço do Amigo Monge!

Nem teus piores inimigos podem fazer tatos danos, como teus próprios pensamentos (BUDA)!
Skype - monge.chan
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Monge
11/06/2013, 13:11
Resposta: #7
(11/06/2013 11:32)fry Escreveu:  Recentemente lendo algo sobre a tal "urinoterapia" se tem a hora certa de coletar a urina, me fez mudar alguns conceitos, o liquido que sai pela urina é usado somente para retirar os sais e toxinas mas a água é boa, só é usada como meio diluente dessas substancias, me parece que a urina tem até efeito cicatrizante e bactericida , os combatentes da segunda guerra a usavam, são todas informações a confirmar mas alguns ditos "estudiosos' do assunto afirmam isso.

Meu nono, assim como meu pai, nos ensinava a urinar em cima de cortes e feridas, pois dizia que a urina tinha efeito cicatrizante. Claro que tinha que ser sua própria urina né. rsrsrs

O irmão de meu nono, (meu tio nono rsrs) foi combatente da II GG, (Expedicionário) veio com esse ensinamento dos campos de batalha na Itália e todos da família usavam o método como sendo extremamente eficiente.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Dambrós
11/06/2013, 13:28
Resposta: #8
Sim monge, eu sei que tem água lá por isso existe vida humana na caatinga hehe, estava me referindo a facilidade de encontrar por um leigo que estivesse perdido, nos outros biomas é bem mais fácil tropeçar em uma fonte de água do que na caatinga pelo que vejo os amigos que moram nesse bioma falar e também por estudar um pouco sobre o mesmo, vlw abç.

(11/06/2013 12:31)Monge Escreveu:  
(11/06/2013 11:32)fry Escreveu:  Recentemente lendo algo sobre a tal "urinoterapia" ... "estudiosos' do assunto afirmam isso.

Fry meu Brother, na caatinga pode-se encontrar água. O que dificulta quem não conhece este bioma, é a forma como esta água está disponível.
Posso citar como exemplo as cactáceas (cactos) e o tubérculo (batata) da Spondias tuberosa (Umbuzeiro), que armazenam água em seus interiores e servem para alimentação animal, e podem salvar um sobrevivente sem sombra de dúvidas.

Grande abraço do Amigo Monge!

11/06/2013, 14:35
Resposta: #9
Mas também não é sempre que fica mais difícil de encontrar água na caatinga. No inverno, quando chove, os riachos correm. Aparecem nascentes nas pedras. As cactáceas, de tanta água, apodrecem.
A bronca é no verão. Fica mais difícil. Tem que ter olhos pra ver, encontrar as plantas mais viçosas, cavar tubérculos de umbuzeiro, juazeiro, caçar cactos...

Quanto à urina... Pode ter muita uréia, e ajuda mesmo a cicatrizar. Minhas piores queimaduras foram ajudadas por ela.
E alivia a dor nas queimaduras químicas de urtigas, águas-marinhas, etc.
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Yanaco
11/06/2013, 14:49
Resposta: #10
Por aqui se tem o costume de que se tu tomar uma ferroada de peixe mandi, coisa que doi muito pq eu já levei, em alguns casos infecciona e da até íngua, bastava dar uma urinada no local da picada que aliviava e não deixava infeccionar.

05/09/2017, 17:58
Resposta: #11
Show a pesquisa Vini Piscada

(10/06/2013 21:46)VM3 Escreveu:  
(10/06/2013 19:48)leo0274 Escreveu:  Olá pessoal, já faz algum tempo, estava assistindo a nova temporada de Dual Survival, e o novo membro do programa resolve beber sua própria urina, então Cody diz que isso só pioraria a situação pela quantidade de sais e toxinas na urina.

(10/06/2013 20:21)Saymon Escreveu:  Leo, este assunto já foi discutido em uns 2 tópicos pelo menos..vou ver se acho ou se alguém acha antes para postar o link..
Abç

Opa, tranquilo?

Primeiramente, sobre desidratação, leia esse tópico aqui, está excelente: http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=147

Sobre esse novo integrante beber urina, leia esse aqui: http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...590&page=2 Resposta #64 em diante

Mais comentários e histórias acerca da utilização de urina em casos de sobrevivência, veja:
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...578&page=2 Resposta #37 em diante (vale a pena dar uma conferida)
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...241&page=2 Respostas #61 e 62
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthr...p?tid=1578 Resposta #35
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=52 Resposta #21
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=293 Resposta #21
http://www.bushcraftbr.com/forum/showthread.php?tid=357 Respostas #20 e 21

Também tem alguns episódios do Bear e do casal selvagem que mostram o consumo de urina em situações extremas. Se eu encontrar os números dos episódios eu acrescento aqui. Grande abraço!

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
05/09/2017, 18:04
Resposta: #12
Beber urina,beber ajuda ou nao?

Essa pergunta pelo senso comum, pela ciencia e pelo contexto do "modulo de sobrevivencia" (e seu nivel) possui diversas respostas...
Vale um bom debate...
A pesquisa do Vini, no inicio do topico traz boas fundamentacoes...
Vale a pena a leitura.

Abs irmaos Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
06/09/2017, 17:25
Resposta: #13
Acredito não ter problemas em beber urina, pois a mesma é constituída por 95% de água, o resto é uréia, toxinas e sais minerais. Eu faria um pre filtro para tentar tirar as toxinas e sal, de resto acho tranquilo.

abraços

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Andre Augusto
08/09/2017, 13:23
Resposta: #14
(06/09/2017 17:25)Andre Augusto Escreveu:  Acredito não ter problemas em beber urina, pois a mesma é constituída por 95% de água, o resto é uréia, toxinas e sais minerais. Eu faria um pre filtro para tentar tirar as toxinas e sal, de resto acho tranquilo.

abraços

É necessário levar-se em consideração que a urina é composta 95% de água em situações normais, onde o sujeito encontra-se devidamente hidratado. Quando você está desidratado a quantidade de água na urina diminui e aumenta-se a concentração de outras substâncias, da mesma forma a desidratação leva a perda de eficiência da filtragem do sangue, o que agrava ainda mais o quadro.
Não bastasse tudo isso, ingerir estas substâncias durante um quadro de desidratação desencadeia quase que um processo em cadeia, já que o corpo deficiente não consegue filtrar o sangue adequadamente devido a desidratação, o aumento de toxinas no corpo após a ingestão da urina faz com que o corpo se esforce mais para filtrar as toxinas "extras" e agrave a desidratação.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Collorio
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Impermeabilização de couro, ajuda leo0274 21 13.572 28/04/2015 20:05
Última Resposta: Colognese
  Ajuda Kuksa ricardo bk zero 45 35.181 19/08/2014 11:29
Última Resposta: Lobo-guará
  [Ajuda]Impermeabilização com parafina macaenani 46 38.453 20/06/2014 16:22
Última Resposta: FERO