Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Broca primitiva (Drill)
04/06/2013, 01:27
Resposta: #1
Broca primitiva (Drill)
Prezados colegas, dando continuidade ao assunto levantado durante o concurso de utensílios primitivos, trago a conhecimento o seguinte resultado:

Trata-se de uma broca primitiva feita com cristal de rocha, galho de pinheiro e resina do mesmo.

Estava viajando e foi isso que consegui fazer lá. Aqui em casa vou testar mais algumas coisas e fazer um vídeo mostrando o funcionamento.

Minha intenção com este tópico é, além do conhecimento, dar algum material a mais para o colega Noinha prosseguir com suas pesquisas.

O comprimento da broca que fiz permite a utilização manual (hand drill) e a com arco (bow drill).

[Imagem: 351etr8.jpg]
[Imagem: j9u7aq.jpg]
[Imagem: fazmgl.jpg]
[Imagem: 9ql0r9.jpg]
[Imagem: w8aj9z.jpg]

Abraço

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 15 Membros Gostaram da Resposta do VM3
04/06/2013, 01:32
Resposta: #2
RE: Broca primitiva (Drill)
Excelente, o Noinha pelo que me parece está adiantando seus materiais para isso, vamos estrear o blog com uma bela matéria sobre essas ferramentas que até o momento não vi ninguém aqui do Brasil abordar o assunto. Vou publicar algumas das imagens no facebook do fórum, ficou muito bacana, vlw abç.

"Aquila non capit muscas."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
04/06/2013, 01:35
Resposta: #3
(04/06/2013 01:32)fry Escreveu:  Excelente, o Noinha pelo que me parece está adiantando seus materiais para isso, vamos estrear o blog com uma bela matéria sobre essas ferramentas que até o momento não vi ninguém aqui do Brasil abordar o assunto. Vou publicar algumas das imagens no facebook do fórum, ficou muito bacana, vlw abç.

Amanhã eu vou procurar uma madeira aqui e fazer um vídeo dela funcionando e posto aqui. Se quiser eu te passo mais fotos também, ou mesmo essas acima, sem a redução.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do VM3
04/06/2013, 01:57
Resposta: #4
(04/06/2013 01:35)VM3 Escreveu:  
(04/06/2013 01:32)fry Escreveu:  Excelente, o Noinha pelo que me parece está adiantando seus materiais para isso, vamos estrear o blog com uma bela matéria sobre essas ferramentas que até o momento não vi ninguém aqui do Brasil abordar o assunto. Vou publicar algumas das imagens no facebook do fórum, ficou muito bacana, vlw abç.

Amanhã eu vou procurar uma madeira aqui e fazer um vídeo dela funcionando e posto aqui. Se quiser eu te passo mais fotos também, ou mesmo essas acima, sem a redução.

não posso dar garantia nada da mais sei quem tem uma broca dessa e vou tentar mostrar aqui pelo menos em foto e igual Pump Drill mais com ponta de madeira e uma pedra em forma de flecha .

Madeira verde e como sogra , chora mais pega fogo .
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do ricardo bk zero
04/06/2013, 02:09
Resposta: #5
(04/06/2013 01:57)ricardo bk zero Escreveu:  não posso dar garantia nada da mais sei quem tem uma broca dessa e vou tentar mostrar aqui pelo menos em foto e igual Pump Drill mais com ponta de madeira e uma pedra em forma de flecha .

No caminho de volta para casa, enquanto eu dirigia, pensei em utilizar essa broca com o sistema de bombear* (pump drill). Sinceramente acho que deve ser MUITO eficiente!
Vou testar! Quem sabe não fica legal!
Coloca o seu ai também! Até porque fiquei com uma dúvida... Será se a ponta no formato de flecha iria perfurar com facilidade? Porque para fazê-la girar na madeira haveria a necessidade do emprego de uma força maior. Muito embora é certo que com esse seu método seja mais fácil produzir a broca e fazer entalhes maiores no objeto alvo.

04/06/2013, 02:13
Resposta: #6
O orifício que uma broca de bowdrill faz é bem considerável também, se for uma ripa fina só com a ponta de madeira queimando a a madeira, fatalmente vai acabar atravessando, a vantagem de usar uma ponteira de pedra é justamente perfurar sem gastar a ponta e sem fazer fumaça tbm, será que se for utilizado uma madeira de alta densidade como a aroeira ou o pau ferro por exemplo, o desgaste seria menor ? A madeira mais dura que tenho no momento aqui é o ipê mas vou pegar um pedaço de aroeira de alguma lasca de cerca la do sitio na próxima vez que eu for só pra ver se daria certo fazer algumas ponteiras com esse tipo de madeira.

Com osso também será que vai bem ?

04/06/2013, 02:24
Resposta: #7
O instrumento que o diego fi fez pra participar do concurso, além de fogo era usado também pra fazer perfurações em madeira, isso já se encaixa no bushcraft medieval, deem uma olhada

[Imagem: 097_foteviken-boortol-opgem.jpg]

[Imagem: Book-of-Games-dice.jpg]
[Imagem: making-of-backgammon.jpg]

[Imagem: realie_bild_gross.php?f=stuff92_imageorg.jpg]

São dois instrumentos diferentes mas ambos com o mesmo principio para trabalhar madeira, muito interessante.

Registros em gravuras de povos egípcios fazendo a utilização do arco e broca para fazer perfurações, as ponteiras dessas brocas eram feitas em bronze.

[Imagem: woodCarvingAE.jpg]

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do fry
04/06/2013, 02:53
Resposta: #8
(04/06/2013 02:13)fry Escreveu:  O orifício que uma broca de bowdrill faz é bem considerável também, se for uma ripa fina só com a ponta de madeira queimando a a madeira, fatalmente vai acabar atravessando, a vantagem de usar uma ponteira de pedra é justamente perfurar sem gastar a ponta e sem fazer fumaça tbm, será que se for utilizado uma madeira de alta densidade como a aroeira ou o pau ferro por exemplo, o desgaste seria menor ? A madeira mais dura que tenho no momento aqui é o ipê mas vou pegar um pedaço de aroeira de alguma lasca de cerca la do sitio na próxima vez que eu for só pra ver se daria certo fazer algumas ponteiras com esse tipo de madeira.

Com osso também será que vai bem ?

(04/06/2013 02:24)fry Escreveu:  O instrumento que o diego fi fez pra participar do concurso, além de fogo era usado também pra fazer perfurações em madeira, isso já se encaixa no bushcraft medieval, deem uma olhada

Vou ver o que consigo de madeira aqui. Acho que no caso da madeira mais dura o desgaste seria menor sim, mas será se a resistência seria suficiente para se trabalhar em várias peças? Me pergunto isso pois a parte da ponta de madeira da broca sofrerá constantemente alterações de temperatura, enquanto sua base (parte que une a ponteira ao cabo) não, o que, ao meu ver, poderia resultar na quebra... será?
Quanto aos ossos, boa ideia (afinal era um material acessível a qualquer civilização), vou ver se arrumo algum crânio de búfalo (meio difícil em Brasília, mas nunca se sabe), fêmur, parte anterior de alguma mandíbula, ou quem sabe até um canino de algum animal médio.
E a carapaça da tartaruga?

Nessa minha última viagem adquiri pequenas pedras de dureza relativa igual ou superior ao quartzo (7). O maior problema é que não faço ideia de como lapidar isso.
Estou pensando em fazer uma viagem no próximo feriado para uma cidade de Goiás onde o artesanato é basicamente em rochas e cristais, para ver se aprendo alguma coisa.

Esse vídeo ai ficou muito bom! A técnica dele é excelente! Aquela argola que ele fez no meio é impressionante! Nunca tinha visto nada parecido. Depois que assisti o vídeo pensei numa coisa. Essas técnicas com brocas podem ser aplicadas em pedra sabão (pelo menos as de ponteira de cristal, já que são mais duras), daí surge um novo universo de utensílios provenientes desse instrumento. Não apenas os de madeira.

Esse assunto tem pano para manga viu! Vou tentar colaborar aqui com o que der!

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do VM3
04/06/2013, 03:26
Resposta: #9
Tenho um pedaço de bronze aqui e posso tentar fazer uma ponteira de broca com ele, os povos medievais utilizavam ponteiras de ferro pelo que pesquisei mas os egípcios usavam na grande maioria o bronze, é muita coisa, o que os egípcios usavam 3 mil antes de cristo os povos medievais em 1200 depois de cristo ainda utilizavam a mesma técnica, muito pouca coisa mudou, os egípcios eram os mestres da engenharia moderna mesmo, nunca vi nada igual.

Sobre o material natural para ponteira da broca, além da pedra e do osso creio que dentes e pontas de chifres se usinadas ficando com arestas cortantes também serviriam pra isso, dentes e chifres tendem a ser mais duros inclusive que as pedras e o desgaste creio que seja mínimo.

04/06/2013, 03:35
Resposta: #10
Deixa o @[Noinha] dar uma olhada aqui que ele com certeza terá mais ideias para o artigo sobre as brocas.

04/06/2013, 07:42
Resposta: #11
esse instrumento era usado para fazer pequenos furos em madeiras e é um excelente instrumento para fazer fogo também.

O homem que vai a pé, preparado para acampar em qualquer lugar e em qualquer tempo, é o companheiro mais independente na terra. "Horace Kephart"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Geyer
04/06/2013, 09:05
Resposta: #12
Caramba pessoal, o que são essas imagens? Maravilha de ferramentas. Fiquei delirando aq, apreciando as fotos e vídeo. Legal mesmo.

Parabéns Vini.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Dambrós
04/06/2013, 22:31 (Resposta editada pela última vez em: 04/06/2013 22:35 por VM3.)
Resposta: #13
(04/06/2013 03:26)fry Escreveu:  Tenho um pedaço de bronze aqui e posso tentar fazer uma ponteira de broca com ele, os povos medievais utilizavam ponteiras de ferro pelo que pesquisei mas os egípcios usavam na grande maioria o bronze, é muita coisa, o que os egípcios usavam 3 mil antes de cristo os povos medievais em 1200 depois de cristo ainda utilizavam a mesma técnica, muito pouca coisa mudou, os egípcios eram os mestres da engenharia moderna mesmo, nunca vi nada igual.

Sobre o material natural para ponteira da broca, além da pedra e do osso creio que dentes e pontas de chifres se usinadas ficando com arestas cortantes também serviriam pra isso, dentes e chifres tendem a ser mais duros inclusive que as pedras e o desgaste creio que seja mínimo.

Achei umas indicações de que conchas e marfim também eram utilizados.

Para acrescentar algo a mais para a pesquisa, trago a conhecimento:

"Apesar de as contas estarem entre os menores artefatos, elas de desempenharam um papel importante na evolução cultural das sociedades mais antigas da Malásia. As contas foram descobertas em vários sítios arqueológicos da Malásia com alguns datados desde o período neolítico. Consideradas parte essencial da cultura humana, as contas não eram apenas ornamentos, mas também foram empregadas como moeda, símbolo de status, presentes, dotes de casamento e em cerimônias religiosas e mágicas." (tradução)

As brocas eram utilizadas na perfuração dessas contas.

[Imagem: jztvro.png]

Fonte: http://www.encyclopedia.com.my/volume4/beads.html

Ainda não consegui a versão completa deste artigo, mas assim que conseguir eu coloco aqui.

07/06/2013, 01:15
Resposta: #14
Muito boas as informações. Se a broca for de material duro é evidente que será mais eficiente, mas na falta de algum deles também não vejo problemas em ser de madeira mesmo pois mesmo que a broca também e gaste, ela é facilmente substituída já que madeira é abundante (salvo raríssimas exceções, claro).

Além disso me ocorreu uma ideia que poderia acelerar do desbaste, acrescentar areia dentro do furo ela serviria de abrasivo, claro que também aceleraria o desbaste da broca mas como já disse ela pode ser facilmente substituída.

Abraço

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa." - Rabindranath Tagore
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Evandro Bertaglia
07/06/2013, 17:06
Resposta: #15
Muito legal esse tópico, com certeza assim que voltar para o mato sera o primeiro que tentarei fazer, tanto para fogo como broca. Vou tentar colocar um pedaço de pedra na ponta em vez de cristal.

abraço e acompanhando

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
24/08/2013, 22:44
Resposta: #16
Legal Vinícius, excelente a sua experiência com cristais para uso na broca.

Onde você encontrou os cristais?

Abrs
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CR2011VSF
24/08/2013, 23:25
Resposta: #17
(24/08/2013 22:44)CR2011VSF Escreveu:  Legal Vinícius, excelente a sua experiência com cristais para uso na broca.

Abrs

Fala Cristian, tranquilo?

Cara, aqui no entorno do DF é muito comum a comercialização de "pedras preciosas". Cristalina, Caldas Novas, Goianésia e outras não alguns dos exemplos.
Esses cristais eles se formam naturalmente em conformações chamadas cristais de rocha, que nada mais são do que estruturas macrocristalinas de quartzo e são extraídos por artesãos e garimpeiros. Nesta configuração a extração não é a mais comum, uma vez que rochas de cristal lapidadas chegam a valer mais de mil reais dependendo do seu tamanho, enquanto a pequena custa pouco mais de dois reais. Também tem o fato de que muitas vezes a extração gera fissuras que abaixam significativamente seu valor comercial.

O mais difícil que eu acho é encontrar um com um diâmetro aproximado na base e no topo do cristal, porém depois de uma garimpada encontro um ou dois.

Se tiver interesse, assim que eu for a alguma dessas cidades eu te mando uns para seus testes e para a prática do bushcraft!

Grande abraço!

25/08/2013, 01:57
Resposta: #18
(04/06/2013 01:27)VM3 Escreveu:  Prezados colegas, dando continuidade ao assunto levantado durante o concurso de utensílios primitivos, trago a conhecimento o seguinte resultado:

Trata-se de uma broca primitiva feita com cristal de rocha, galho de pinheiro e resina do mesmo.

Estava viajando e foi isso que consegui fazer lá. Aqui em casa vou testar mais algumas coisas e fazer um vídeo mostrando o funcionamento.

Minha intenção com este tópico é, além do conhecimento, dar algum material a mais para o colega Noinha prosseguir com suas pesquisas.

O comprimento da broca que fiz permite a utilização manual (hand drill) e a com arco (bow drill).

[Imagem: 351etr8.jpg]
[Imagem: j9u7aq.jpg]
[Imagem: fazmgl.jpg]
[Imagem: 9ql0r9.jpg]
[Imagem: w8aj9z.jpg]

Abraço

Muito legal as fotos. Parabéns ! Não tenho esses cristais aqui na minha região ou pelo menos nunca vi ...

valeu.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Licht
25/08/2013, 10:47
Resposta: #19
(25/08/2013 01:57)Licht Escreveu:  Muito legal as fotos. Parabéns ! Não tenho esses cristais aqui na minha região ou pelo menos nunca vi ...

valeu.

Opa! Valeu!

Olha só, se tiver interesse também, me manda MP que vejo quanto fica o frete ai para longe, rs!

Abraço e obrigado! Em breve postarei fotos novas com aroeira e pau ferro!

25/08/2013, 14:51
Resposta: #20
(24/08/2013 23:25)VM3 Escreveu:  
(24/08/2013 22:44)CR2011VSF Escreveu:  Legal Vinícius, excelente a sua experiência com cristais para uso na broca.

Abrs

Fala Cristian, tranquilo?

Cara, aqui no entorno do DF é muito comum a comercialização de "pedras preciosas". Cristalina, Caldas Novas, Goianésia e outras não alguns dos exemplos.
Esses cristais eles se formam naturalmente em conformações chamadas cristais de rocha, que nada mais são do que estruturas macrocristalinas de quartzo e são extraídos por artesãos e garimpeiros. Nesta configuração a extração não é a mais comum, uma vez que rochas de cristal lapidadas chegam a valer mais de mil reais dependendo do seu tamanho, enquanto a pequena custa pouco mais de dois reais. Também tem o fato de que muitas vezes a extração gera fissuras que abaixam significativamente seu valor comercial.

O mais difícil que eu acho é encontrar um com um diâmetro aproximado na base e no topo do cristal, porém depois de uma garimpada encontro um ou dois.

Se tiver interesse, assim que eu for a alguma dessas cidades eu te mando uns para seus testes e para a prática do bushcraft!

Grande abraço!

Como sempre, a riqueza circula os marajás, não é mesmo? Sorrisão:anjo:Sorrisão

Vou tentar arrumar alguns por aqui Vini, se não achar recorro a você.

Vou aguardar sua demonstração com as outras madeiras.

Abrs
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
25/08/2013, 17:24
Resposta: #21
(25/08/2013 14:51)CR2011VSF Escreveu:  Como sempre, a riqueza circula os marajás, não é mesmo? Sorrisão:anjo:Sorrisão

Vou tentar arrumar alguns por aqui Vini, se não achar recorro a você.

Vou aguardar sua demonstração com as outras madeiras.

Abrs

hauauhuahhahahauuauhauhauha

Muito bem observado! rs
Olha só, estou esperando a madeira desidratar para fazer a broca, assim que eu puder mostro o resultado.

Grande abraço!

25/08/2013, 20:47
Resposta: #22
Vini,

Se você enrolar uma corda fina na extremidade do cristal que entra na madeira e prender através de pressão não fica melhor preso?

Abrs
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
25/08/2013, 22:00
Resposta: #23
Olha só, eu não cheguei a utilizar minha broca muitas vezes, então vou te responder com o que percebi nessas poucas vezes. Esse pedaço de cristal que utilizei tenha um diâmetro uniforme em todo seu corpo, então quase não restaram espaços entre a madeira e o cristal, os que ficaram foram preenchidos com a resina do pinheiro que solidificaram rapidamente e fixaram muito bem o conjunto. Ficou bem firme.

Mas eu não tinha pensado nisso, acho que é uma excelente saída para aquelas brocas confeccionadas com cristais em formato piramidal (base mais larga do que o topo). Vou ver se no próximo final de semana faço mais uma com um cristal que tenho aqui e vou seguir essa sua sugestão.

O fio encerado deve ser uma boa, não? Tem alguma outra ideia?

Abraço!

(25/08/2013 20:47)CR2011VSF Escreveu:  Vini,

Se você enrolar uma corda fina na extremidade do cristal que entra na madeira e prender através de pressão não fica melhor preso?

Abrs

25/08/2013, 22:50
Resposta: #24
(25/08/2013 10:47)VM3 Escreveu:  
(25/08/2013 01:57)Licht Escreveu:  Muito legal as fotos. Parabéns ! Não tenho esses cristais aqui na minha região ou pelo menos nunca vi ...

valeu.

Opa! Valeu!

Olha só, se tiver interesse também, me manda MP que vejo quanto fica o frete ai para longe, rs!

Abraço e obrigado! Em breve postarei fotos novas com aroeira e pau ferro!

Olá.

Obrigado pela cordialidade, mas vou tbm procurar melhor aqui em feirinhas... Senão te mando uma MP.

abraço.

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Licht
26/08/2013, 23:26
Resposta: #25
Muito legal esta idéia de elaborar uma broca primitiva. Estou colocando imagens de ferramentas : brocas, facas e arcos primitivos dos Inuits povos antigos do Canadá. Tive a oportunidade de fotografar este material que se encontra no MoA - Museum Antropology em Vancouver CA. Usavam para confeccionar os caiaques com peles de animais e madeiras.

Boa iniciativa
Abrahaoms

[Imagem: 35ch17r.jpg][Imagem: 33fdesp.jpg]
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Abrahaoms
27/08/2013, 11:21
Resposta: #26
Outro dia, peguei uma Bahco, uma tábua de pinheiro e um bocado de madeira de Sabiá e fui fazer uma furadeira de bombear.
Furei a tábua com uma broca de fogo. Deu um trabalhão arretado, mas consegui.
Depois fiz a haste principal da furadeira, passei pelo furo da tábua, prendi um pedaço de estaca de sabiá na base, enrolei uma cordinha de 2mm e... Não prestou.
Quer dizer, até rodou, mas não consegui que rodasse muitas vezes. Experimentei aumentando o peso do "volante", aprumando mais a haste interna, e nada. Desisti.
Mas agora, com este tópico de Vini, me inspirei de novo, e vou desencavar o projeto, fazer umas modificações e tentar filmar pra vocês.
Um abraço, Vini, e muito obrigado!
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Yanaco
27/08/2013, 11:26
Resposta: #27
(27/08/2013 11:21)Yanaco Escreveu:  Outro dia, peguei uma Bahco, uma tábua de pinheiro e um bocado de madeira de Sabiá e fui fazer uma furadeira de bombear.
Furei a tábua com uma broca de fogo. Deu um trabalhão arretado, mas consegui.
Depois fiz a haste principal da furadeira, passei pelo furo da tábua, prendi um pedaço de estaca de sabiá na base, enrolei uma cordinha de 2mm e... Não prestou.
Quer dizer, até rodou, mas não consegui que rodasse muitas vezes. Experimentei aumentando o peso do "volante", aprumando mais a haste interna, e nada. Desisti.
Mas agora, com este tópico de Vini, me inspirei de novo, e vou desencavar o projeto, fazer umas modificações e tentar filmar pra vocês.
Um abraço, Vini, e muito obrigado!

Fala Cristiano, beleza??

Não deixa de tentar não, também estou com uns projetos aqui. Infelizmente não sei se vai dar neste final de semana pois as coisas estão meio empacadas por aqui, mas quem sabe ao menos um teste sai.

Você não tem que agradecer nada não, afinal tudo isso aqui foi proveniente de um comentário seu no concurso de utensílios! Aquelas imagens que postou foram excelentes e inspiradoras. Então eu quem tenho que agradecer!

Grande abraço!

28/08/2013, 00:18
Resposta: #28
(26/08/2013 23:26)Abrahaoms Escreveu:  Muito legal esta idéia de elaborar uma broca primitiva. Estou colocando imagens de ferramentas : brocas, facas e arcos primitivos dos Inuits povos antigos do Canadá. Tive a oportunidade de fotografar este material que se encontra no MoA - Museum Antropology em Vancouver CA. Usavam para confeccionar os caiaques com peles de animais e madeiras.

Boa iniciativa
Abrahaoms

Olá Abrahaoms,

Pelo visto você teve que se cadastrar novamente no fórum devido ao problema do banco de dados. Bem vindo novamente.

Essas ferramentas Inuits são sensacionais, brocas e soquetes parecem de ossos. Aquele material mais fino presente numa broca, é metal?

Abrs
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CR2011VSF
28/08/2013, 21:12
Resposta: #29
Olá
CRV2011VSF

Realmente tive que recadastrar novamente. Obrigado.

Realmente é metal inserido na extremidade dos ossos.
Os caiaques que eles fabricavam eram sensacionais com pele de focas ou baleias.

Abcs.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Abrahaoms
26/05/2014, 15:36
Resposta: #30
Retomando o tópico,
Dave hoje postou um vídeo em que ele faz uma broca destas (com ponta trocável), e acho que pode ser que dê idéias a mais gente, pelo menos a mim deu:

Segunda parte:

Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Yanaco
26/05/2014, 22:10
Resposta: #31
Muito interessante,o primitivismo encanta com cada coisa interessante e funcional.

Eternamente um Bushcrafter!!!#GQueiroz#
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do gear queiroz
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes