Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo
18/03/2015, 10:07
Resposta: #106
RE: Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo
(18/03/2015 10:01)teblasi Escreveu:  
(17/03/2015 17:41)Toscano Escreveu:  
(24/12/2013 21:42)samuel winicius Escreveu:  Uma vez (eu devia ter uns 6 anos) eu pisei em uma, nossa como arde só de lembrar Triste.

Meu filho Gabriel, de 7 anos, teve esta mesma experiência na fazenda do avô, na Bahia, esse ano: pisou descalço numa lagarta de fogo. Apenas a mãe estava com ele e não soube como tratar o problema. O coitadinho do menino sofreu um monte... pelo o que ele e a mãe me contaram.

Se eu estivesse lá (ou se tivesse sido informado do fato, ainda a tempo) eu teria aplicado uma compressa gelada no local (*) e depois adotado a técnica de passar as vísceras da lagarta para minimizar o efeito do veneno.

(*) resfriar o local foi uma técnica que eu aprendi nas vezes em que meus filhos, ainda pequenos, tiveram reações alérgicas e ficaram empolados e inchados após tocarem algo. Eu estranhava que, à caminho do hospital com o ar condicionado do carro ligado, o inchaço ia diminuindo e as manchas vermelhas iam sumindo, de modo que quando eu chegava com eles ao pronto-socorro eles já não tinham nenhum sinal da alergia... Pesquisando o motivo disso, descobri que o gelo retarda a reação do corpo contra o alérgeno, muitas vezes revertendo parcial ou até totalmente a crise.

Ótima dica Toscano se tivermos em casa, no mato raramente teremos gelo, mas teremos água e terra e o barro é um santo remédio para picadas de insetos e até mesmo para taturana.

O segredo por trás desses elementos é justamente a sua baixa temperatura, sendo substitutos viáveis da compressa gelada, nos casos em que recursos modernos não estiverem disponíveis. Abraços, Te!

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Toscano
18/03/2015, 10:16
Resposta: #107
(18/03/2015 09:39)Dambrós Escreveu:  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LinguaLinguaLingua

Vcs são umas figuras. PiscadaLingua

Linda e perigosa mesmo. Parabéns pela vídeo aula JC.

Não conheço essa espécie pessoalmente, achei que era menor, mas pelo teu vídeo da pra ter uma ideia da dimensão real dela. Ela é enorme. kkkkkkk
A tal história das vísceras até funciona aliviando a queimação na hora, mas mesmo assim eu não indico.

A cobaia não era um paciente, era o Polaco que foi amarrado e amordaçado para não gritar. Não gritou, mas o que corcoveou e chorou... Coitado! LinguaLinguaLingua

Abraço.

(17/03/2015 17:48)TueriNatura Escreveu:  Já não nos falamos há alguns meses...Já, até, estou de volta amassando neve aqui na terra do tio Sam.
Eu havia assistido ao vídeo do @Dambrós mas realmente não havia percebido que o braço não era o dele, rsrssss...
Bom, com certeza a cobaia estava sedada antes de fazer a experiência, senão íamos ouvir a choradeira, kkkkkk....
Um abraço. meu irmão!

(17/03/2015 15:52)Toscano Escreveu:  Rapaz, que baita lagarta essa aí, hein? O bicho mais parece uma bola de golfe peluda... Alegre
Sobre o uso das entranhas da própria lagarta para aliviar a irritação e a dor, me lembro de um certo vídeo do nosso amigo @[Dambrós], em que ele sequestrou o pobre de um paciente do hospital onde trabalha, amordaçou-o e o levou para o mato e, contra a vontade da vítima, fincou os espinhos de uma lonomia em duas áreas diferentes dos braços do infeliz... coisa cruel, você precisava ver.
Tá certo que no vídeo, o Dambrós ficou dizendo que o braço era o dele próprio, mas não, o tempo todo era o braço do pobre de um paciente dele... covardia pura... (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)
Pois é, ele testou o mito passando as entranhas da lagarta numa das áreas afetadas e na outra ele passou uma pomada anti-histamínica. Segundo o testemunho dele, as entranhas funcionaram realmente melhor e o alívio que elas causaram foram praticamente imediato. Legal demais !
Abraço!!!

kkk... vítima de bullyng mateiro!!!
Gente o Dambrós não merece isso, nunca praticou bullyng mateiro com o Bianchin, é inocente... coitado... kkk Lingua

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
18/03/2015, 10:22
Resposta: #108
(18/03/2015 10:07)Toscano Escreveu:  
(18/03/2015 10:01)teblasi Escreveu:  
(17/03/2015 17:41)Toscano Escreveu:  
(24/12/2013 21:42)samuel winicius Escreveu:  Uma vez (eu devia ter uns 6 anos) eu pisei em uma, nossa como arde só de lembrar Triste.

Meu filho Gabriel, de 7 anos, teve esta mesma experiência na fazenda do avô, na Bahia, esse ano: pisou descalço numa lagarta de fogo. Apenas a mãe estava com ele e não soube como tratar o problema. O coitadinho do menino sofreu um monte... pelo o que ele e a mãe me contaram.

Se eu estivesse lá (ou se tivesse sido informado do fato, ainda a tempo) eu teria aplicado uma compressa gelada no local (*) e depois adotado a técnica de passar as vísceras da lagarta para minimizar o efeito do veneno.

(*) resfriar o local foi uma técnica que eu aprendi nas vezes em que meus filhos, ainda pequenos, tiveram reações alérgicas e ficaram empolados e inchados após tocarem algo. Eu estranhava que, à caminho do hospital com o ar condicionado do carro ligado, o inchaço ia diminuindo e as manchas vermelhas iam sumindo, de modo que quando eu chegava com eles ao pronto-socorro eles já não tinham nenhum sinal da alergia... Pesquisando o motivo disso, descobri que o gelo retarda a reação do corpo contra o alérgeno, muitas vezes revertendo parcial ou até totalmente a crise.

Ótima dica Toscano se tivermos em casa, no mato raramente teremos gelo, mas teremos água e terra e o barro é um santo remédio para picadas de insetos e até mesmo para taturana.

O segredo por trás desses elementos é justamente a sua baixa temperatura, sendo substitutos viáveis da compressa gelada, nos casos em que recursos modernos não estiverem disponíveis. Abraços, Te!

É mesmo Toscano, agora que me toquei da sensação refrescante do barro!
Abraço.

Bushcraft e Sobrevivência - praticar de forma sustentável e ecológicamente correta!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do teblasi
19/03/2015, 23:55
Resposta: #109
Ótimas dicas @teblasi,
Já havia lido sobre o barro em outro tópico mas essa da faca era nova para mim. Mais uma solução para esse tipo de acidente.
Você saberia me dizer quais ervas haviam no álcool da sua vizinha?
Uma delas talvêz seja a arnica, que uso bastante e que, inclusive, encontro nas beiras das estradas aqui dos EUA.

(15/04/2014 10:18)teblasi Escreveu:  Amigos,

Já fui queimada 3 vezes por taturana.
Na 1ª vez foi no vão dos dedos ao lidar com cana.
Nada fiz além de lavar as mãos.
Caramba, foi uma dor alucinante por aproximadamente 4 a 6 horas.
Minha vizinha passou uma faca no local e um pouco de alcool preparado com diversas ervas. Porém pouco efeito fez pois já tinha se passado bastante tempo da queimadura.
Fiquei pensando que passar a faca fosse simpatia, depois ela me explicou cientificamente: a taturana deixa alguns "pelos" que vão penetrando e agravando a queimadura e passar a faca retira estes pelos.

Na 2ª vez eu estava podando uma cerca viva e uma taturana caiu dentro da minha camiseta, causando queimadura nas costas.
Corri na casa dela, foi passado a faca e o alcool e teve um ótimo resultado.

Na 3ª vez por mais incrivel que pareça, um filhote de taturana preta entrou no meu quarto e ao vestir a camiseta fui também queimada no pescoço e costas.
Imediatamente passei o canivete no local e recolhi a taturana.
Fiquei entre usar as víceras da mesma ou experimentar o efeito do barro.
Por fim fiquei com nojo das víceras, deixei a taturana guardada e passei barro no local por 3 vezes com intervalos de aproximadamente 10 m.
Depois da última passada só fui lembrar do incidente na hora do banho, com um monte de resto de barro nas costas.

Minha conclusão sobre estes episódios é que é muito importante passar a faca imediatamente para retirada de "pelos", aí já começa o 1º alívio.
Tem a vantagem que todos nós portamos uma lamina no mato e no meu caso porto um canivete no bolso, sempre que estou na lida na chácara.
Funcionaram de forma muito semelhante o preparado de alcool e o barro, com a diferença que para produzir o barro, basta despejar um pouco de água do cantil na terra misturar e já temos o barro.
Muito prático para ser utilizado em campo.

Vou postar esta mesma resposta em 3 tópicos diferentes: neste , em "barro para picada de inseto" e em "Como nossos antepassados curavam seus ferimentos" por estar intimamente ligado aos 3 tópicos e para atingir um maior nº de mateiros.

Abraços a todos.

Teresa

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
20/03/2015, 08:06
Resposta: #110
(19/03/2015 23:55)TueriNatura Escreveu:  Ótimas dicas @[teblasi],
Já havia lido sobre o barro em outro tópico mas essa da faca era nova para mim. Mais uma solução para esse tipo de acidente.
Você saberia me dizer quais ervas haviam no álcool da sua vizinha?
Uma delas talvêz seja a arnica, que uso bastante e que, inclusive, encontro nas beiras das estradas aqui dos EUA.

(15/04/2014 10:18)teblasi Escreveu:  Amigos,

Já fui queimada 3 vezes por taturana.
Na 1ª vez foi no vão dos dedos ao lidar com cana.
Nada fiz além de lavar as mãos.
Caramba, foi uma dor alucinante por aproximadamente 4 a 6 horas.
Minha vizinha passou uma faca no local e um pouco de alcool preparado com diversas ervas. Porém pouco efeito fez pois já tinha se passado bastante tempo da queimadura.
Fiquei pensando que passar a faca fosse simpatia, depois ela me explicou cientificamente: a taturana deixa alguns "pelos" que vão penetrando e agravando a queimadura e passar a faca retira estes pelos.

Na 2ª vez eu estava podando uma cerca viva e uma taturana caiu dentro da minha camiseta, causando queimadura nas costas.
Corri na casa dela, foi passado a faca e o alcool e teve um ótimo resultado.

Na 3ª vez por mais incrivel que pareça, um filhote de taturana preta entrou no meu quarto e ao vestir a camiseta fui também queimada no pescoço e costas.
Imediatamente passei o canivete no local e recolhi a taturana.
Fiquei entre usar as víceras da mesma ou experimentar o efeito do barro.
Por fim fiquei com nojo das víceras, deixei a taturana guardada e passei barro no local por 3 vezes com intervalos de aproximadamente 10 m.
Depois da última passada só fui lembrar do incidente na hora do banho, com um monte de resto de barro nas costas.

Minha conclusão sobre estes episódios é que é muito importante passar a faca imediatamente para retirada de "pelos", aí já começa o 1º alívio.
Tem a vantagem que todos nós portamos uma lamina no mato e no meu caso porto um canivete no bolso, sempre que estou na lida na chácara.
Funcionaram de forma muito semelhante o preparado de alcool e o barro, com a diferença que para produzir o barro, basta despejar um pouco de água do cantil na terra misturar e já temos o barro.
Muito prático para ser utilizado em campo.

Vou postar esta mesma resposta em 3 tópicos diferentes: neste , em "barro para picada de inseto" e em "Como nossos antepassados curavam seus ferimentos" por estar intimamente ligado aos 3 tópicos e para atingir um maior nº de mateiros.

Abraços a todos.

Teresa

Obrigada José Carlos!
Na resposta nº 85 desse tópico tem fotos e a receita completa do preparado de ervas que a minha vizinha usa e acertou uma das ervas é arnica.
O uso da faca logo após a queimadura é muito importante, pois retira "pelos" invisíveis aos olhos que se permanecem no local, só agravam a queimadura.

Abração mineirim do gelo.

20/03/2015, 10:34
Resposta: #111
(19/04/2014 09:36)teblasi Escreveu:  Saymon, consegui a receita do alccol usado pelos meus vizinhos para picada de insetos/taturanas:
Alcool
Arnica
Fumo de rolo
Casca de ipê roxo
Sorda ( não encontrei na net com este nome, deve ser um regionalismo de MG)

Mistura no litro:

[Imagem: 219nb14.jpg]

Mistura no Copo:

[Imagem: 1547lme.jpg]

Mudinha de Sorda que ganhei:

[Imagem: 2cmx9jm.jpg]

Vale ressaltar que minha vizinha também foi queimada por uma taturana.
Raspou com a faca e passou esta mistura.
Porém no dia seguinte tinha pequenas irritações com bolinhas.
No meu caso, raspando com o canivete e com 3 aplicações de barro, não se formou qualquer irritação.
Abraços.

Grande @teblasi,

Muito interessante essa receita tradicional que vc passou, e acho que eu consegui identificar a terceira erva, a tal da "sorda":
Tem todas as características pra ser a Centella asiatica, conhecida como centela, ou centelha. É uma planta muito usada na medicina oriental para infecções e irritações na pele.

A tintura de Arnica+Centela já é bastante usada na farmacopéia tradicional por ter efeito regenerativo/cicatrizante e na diminuição de alergias e inflamações.
Já a casca de ipê é tradicionalmente usada contra infecções fúngicas e bacterianas, e deve servir para evitar complicações na lesão.

Acho que nesse remédio caseiro, só o que está "fora do lugar" é o fumo de rolo, que tem efeito irritativo e provavelmente não auxilia as outras três ervas.

Vou lembrar dessa sua dica de passar a faca para retirar os pelo da próxima vez!

Um abração!
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do andreluis7mmv
20/03/2015, 10:53
Resposta: #112
(11/04/2013 16:59)Saymon Escreveu:  ...

Espero poder ter contribuído um pouco

Abraço a todos!

Excelente, Saymon! minha filha já teve acidente com uma e a coitadinha chorou muito. Ainda bem que eu tinha uma pomada no meu kit e fiz rapidamente o curativo.

Rodrigo Freitas

De todos os presentes da Natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças? (Ernest Hemingway)
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Rodrigo Freitas
20/03/2015, 10:58
Resposta: #113
(11/04/2013 16:59)Saymon Escreveu:  [Imagem: 02fig03.jpg]

Minha mãe uma vez foi vítima de uma dessas. Ela falou que foi uma das piores dores que já sentiu!!! Usamos uma pomada anestésica (não lembro o nome).
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do zadoreski
20/03/2015, 14:09
Resposta: #114
Pessoal, segue abaixo uma orientação fornecida por três conceituados livros de medicina.

- em caso de acidente com taturanas/lagartas, a primeira recomendação é utilizar uma fita adesiva (silver tape, band aid, esparadrapo etc...), aplicá-la na região afetada e remover a fita.
Este procedimento irá remover efetivamente as cerdas e espinhos da região afetada.

Após este procedimento, aplicar as pomadas indicadas.

Bibliografia
Wilderness Medicine - Paul S. Auerbach - 5aº Edição - páginas 933-936
Wilderness Medicine Course - 2002 - U.S. Marine Corps Mountain Warfare Traning Center- Bridgeport, CA - páginas 111-112
A Comprehensive Guide to Wilderness & Travel Medicine - Eric A. Weiss - 2005 - páginas 125-126

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
20/03/2015, 14:18
Resposta: #115
Mais uma ótima solução Noinha e um novo uso para a silver tape, que sempre carrego comigo.
Abçs!

(20/03/2015 14:09)Noinha Escreveu:  Pessoal, segue abaixo uma orientação fornecida por três conceituados livros de medicina.

- em caso de acidente com taturanas/lagartas, a primeira recomendação é utilizar uma fita adesiva (silver tape, band aid, esparadrapo etc...), aplicá-la na região afetada e remover a fita.
Este procedimento irá remover efetivamente as cerdas e espinhos da região afetada.

Bibliografia
Wilderness Medicine Course - 2002 - U.S. Marine Corps Mountain Warfare Traning Center- Bridgeport, CA - páginas 111-112
A Comprehensive Guide to Wilderness & Travel Medicine - Eric A. Weiss - 2005 - páginas 125-126

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
20/03/2015, 18:47
Resposta: #116
(20/03/2015 14:09)Noinha Escreveu:  Pessoal, segue abaixo uma orientação fornecida por três conceituados livros de medicina.

Bibliografia
Informação muito valida Noinha.
Valeu!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Wagner07
21/03/2015, 09:20
Resposta: #117
(20/03/2015 10:34)andreluis7mmv Escreveu:  
(19/04/2014 09:36)teblasi Escreveu:  Saymon, consegui a receita do alccol usado pelos meus vizinhos para picada de insetos/taturanas:
Alcool
Arnica
Fumo de rolo
Casca de ipê roxo
Sorda ( não encontrei na net com este nome, deve ser um regionalismo de MG)

Mistura no litro:

[Imagem: 219nb14.jpg]

Mistura no Copo:

[Imagem: 1547lme.jpg]

Mudinha de Sorda que ganhei:

[Imagem: 2cmx9jm.jpg]

Vale ressaltar que minha vizinha também foi queimada por uma taturana.
Raspou com a faca e passou esta mistura.
Porém no dia seguinte tinha pequenas irritações com bolinhas.
No meu caso, raspando com o canivete e com 3 aplicações de barro, não se formou qualquer irritação.
Abraços.

Grande @[teblasi],

Muito interessante essa receita tradicional que vc passou, e acho que eu consegui identificar a terceira erva, a tal da "sorda":
Tem todas as características pra ser a Centella asiatica, conhecida como centela, ou centelha. É uma planta muito usada na medicina oriental para infecções e irritações na pele.

A tintura de Arnica+Centela já é bastante usada na farmacopéia tradicional por ter efeito regenerativo/cicatrizante e na diminuição de alergias e inflamações.
Já a casca de ipê é tradicionalmente usada contra infecções fúngicas e bacterianas, e deve servir para evitar complicações na lesão.

Acho que nesse remédio caseiro, só o que está "fora do lugar" é o fumo de rolo, que tem efeito irritativo e provavelmente não auxilia as outras três ervas.

Vou lembrar dessa sua dica de passar a faca para retirar os pelo da próxima vez!

Um abração!

Andre, obrigada por complementar e esclarecer.

21/03/2015, 09:28
Resposta: #118

Bibliografia

Caramba Noinha, esse procedimento deve ser muito mais eficaz do que simplesmente passar a faca, entretanto imagino que seja extremamente mais doloroso; pensa num local queimado e irritado (eu passo a faca, sem me agredir... devagar e firme).
Colar esparadrapo e puxar é tipo depilação... pergunte a esposa o quanto é "gostoso" Sorrisão Lingua
Mas se é necessário e eficiente, "nóis guenta"...kkk

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
25/03/2016, 10:05
Resposta: #119
Pessoal, viver nessa chácara é como viver direto no mato.
Nunca precisei ir para o mato para pegar carrapato ou ter acidente com taturana.
Estou com um nº altíssimo de taturanas por aqui e me acidentar novamente era questão de tempo Confuso
E foi ontem, um filhote pulou no meu pescoço e eu não vi.
Quando senti algo passeando pelo pescoço, tentei tirar sem olhar o que era como se fosse um inseto.
Hummm, lá se foi outra queimadura Confuso Confuso Confuso
Estou novamente postando o ocorrido e reafirmando o sucesso do tratamento com barro.
Apenas raspei o local com um canivete para retirada dos pelos e troquei o barro apenas 2 vezes e os sintomas da queimadura desapareceram por completo.

Todas as vezes que fui pega por taturana, foi aqui onde tenho um barro meio que medicinal na beira dos laguinhos.
Não sei se um barro artificial no meio do mato: misturar água com terra teria o mesmo efeito.
Se for pega fora daqui (cruzes), posto o resultado usando barro artificial.

26/03/2016, 23:02
Resposta: #120
Obrigado pela dica Noinha,
Mais uma aplicação pra Silver Tape no acampamento. SorrisãoSorrisãoSorrisão
Abs pro amigo.
(20/03/2015 14:09)Noinha Escreveu:  Pessoal, segue abaixo uma orientação fornecida por três conceituados livros de medicina....

Pois é Teresa,
Meu irmão usa esse esquema do barro, quando ele se encosta numa taturana se ele não tiver água ele gospe no chão, faz um barrinho e passa por cima da "sapecada", não chega a curar como no seu caso, mas segundo ele dá uma aliviada boa até passar o remédio correto que acaba curando mais rápido do que se não tivesse passado o barro.
Acredito que o barro ajude a remover os pelos e cerdas que são os "inoculadores" do veneno ou substâncias que causam a alergia e irritação na pele.

Acho que por aqui também é época das danadas, hoje minha esposa me avisou que tinha umas lagartas na laranjeira e como tem criança pequena pelo quintal tive que tirar os bichos pra evitar acidentes.
As que tirei daqui eram iguais a esta:

[Imagem: 33mri2q.jpg]

Só de olhar já dá pra imaginar que uma encostada nesse bicho deve doer bastante. Confuso

Abraços pra amiga.
(25/03/2016 10:05)teblasi Escreveu:  ....
Quando senti algo passeando pelo pescoço, tentei tirar sem olhar o que era como se fosse um inseto.
Hummm, lá se foi outra queimadura Confuso Confuso Confuso....
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
27/03/2016, 07:56
Resposta: #121
(26/03/2016 23:02)Cliceu Escreveu:  Obrigado pela dica Noinha,
Mais uma aplicação pra Silver Tape no acampamento. SorrisãoSorrisãoSorrisão
Abs pro amigo.
(20/03/2015 14:09)Noinha Escreveu:  Pessoal, segue abaixo uma orientação fornecida por três conceituados livros de medicina....

Pois é Teresa,
Meu irmão usa esse esquema do barro, quando ele se encosta numa taturana se ele não tiver água ele gospe no chão, faz um barrinho e passa por cima da "sapecada", não chega a curar como no seu caso, mas segundo ele dá uma aliviada boa até passar o remédio correto que acaba curando mais rápido do que se não tivesse passado o barro.
Acredito que o barro ajude a remover os pelos e cerdas que são os "inoculadores" do veneno ou substâncias que causam a alergia e irritação na pele.

Acho que por aqui também é época das danadas, hoje minha esposa me avisou que tinha umas lagartas na laranjeira e como tem criança pequena pelo quintal tive que tirar os bichos pra evitar acidentes.
As que tirei daqui eram iguais a esta:

[Imagem: 33mri2q.jpg]

Só de olhar já dá pra imaginar que uma encostada nesse bicho deve doer bastante. Confuso

Abraços pra amiga.
(25/03/2016 10:05)teblasi Escreveu:  ....
Hummm, lá se foi outra queimadura Confuso Confuso Confuso....

Uau Cliceu, só de olhar fiquei arrepiada... sou vítima das taturanas!
Segundo a explicação de um membro que não está mais no FBB, a terra/barro contém argila que seria a responsável por *puxar o veneno* ( minhas aspas sumiram Confuso)
Como o barro que fica na beira dos laguinhos é muito argiloso, creio que consigo a cura por conta disso.
Diga para seu irmão que passar o canivete/faca no local é fundamental e o primeiro passo para remover os pelos inoculadores de veneno e depois é a vez do barro; fazendo assim o resultado é melhor.

Abraços para o amigo.

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do teblasi
27/03/2016, 20:01
Resposta: #122
Meu irmão é meio teimoso, ele não carrega faca nem canivete, mas vou dar a dica pra ele levar um rolo de fita adesiva como o @Noinha mencionou ou pelo menos um canivete para o primeiro socorro. Piscada

Quanto a mim, sou bem arisco e cauteloso, ando com calma e olho bem onde vou me encostar e faz tempo que não sou sapecado por uma taturana. Mas agora já sei o que fazer quando ocorrer um esbarrão. Piscada

(27/03/2016 07:56)teblasi Escreveu:  ....
Diga para seu irmão que passar o canivete/faca no local é fundamental e o primeiro passo para remover os pelos inoculadores de veneno e depois é a vez do barro; fazendo assim o resultado é melhor.
Abraços para o amigo.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
28/03/2016, 00:14
Resposta: #123
Tenho desses bixinhos no quintal de casa, num sombreiro.
Quando chega a época de podar, chega tbm a época das queimaduras.
As que tem aqui não são muito peludas, aparentemente são bem lisinhas, pelo menos a olho nú, mas queimam uma barbaridade, além de deixar uma marca em alto-relevo que demora um bocado pra sumir.
Dificilmente termino uma poda sem pelo menos um contato com essas danadas, mesmo com luvas, mangas compridas e todo aparato para me defender, sempre tem alguma fresta onde elas "me beijam".

Quer paz ?
Esteja preparado para a guerra.

Clemir Viana
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Buda
29/03/2016, 07:45
Resposta: #124
(27/03/2016 20:01)Cliceu Escreveu:  Meu irmão é meio teimoso, ele não carrega faca nem canivete, mas vou dar a dica pra ele levar um rolo de fita adesiva como o @[Noinha] mencionou ou pelo menos um canivete para o primeiro socorro. Piscada

Quanto a mim, sou bem arisco e cauteloso, ando com calma e olho bem onde vou me encostar e faz tempo que não sou sapecado por uma taturana. Mas agora já sei o que fazer quando ocorrer um esbarrão. Piscada

(27/03/2016 07:56)teblasi Escreveu:  ....
Abraços para o amigo.

Por aqui não está adiantando cautela, a última literalmente pulou na minha camiseta e resolveu passear no meu pescoço e eu nem estava mexendo no mato como das outras vezes.
Taturana vampiro...kkkLingua

29/03/2016, 07:51
Resposta: #125
(28/03/2016 00:14)Buda Escreveu:  Tenho desses bixinhos no quintal de casa, num sombreiro.
As que tem aqui não são muito peludas, aparentemente são bem lisinhas, pelo menos a olho nú, mas queimam uma barbaridade, além de deixar uma marca em alto-relevo que demora um bocado pra sumir.
Dificilmente termino uma poda sem pelo menos um contato com essas danadas, mesmo com luvas, mangas compridas e todo aparato para me defender, sempre tem alguma fresta onde elas "me beijam".

Buda, experimente o tratamento de raspar com faca/canivete e depois colocar o barro.
Depois me conta se deu certo com você.
Estamos na época das taturanas, daqui a pouco serão lindas borboletas.

29/03/2016, 09:31
Resposta: #126
(29/03/2016 07:51)teblasi Escreveu:  
(28/03/2016 00:14)Buda Escreveu:  Tenho desses bixinhos no quintal de casa, num sombreiro.

Buda, experimente o tratamento de raspar com faca/canivete e depois colocar o barro.
Depois me conta se deu certo com você.
Estamos na época das taturanas, daqui a pouco serão lindas borboletas.

Sim Teresa, já estão anotadas as dicas, obrigado.

Quer paz ?
Esteja preparado para a guerra.

Clemir Viana
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Buda
30/03/2016, 13:57 (Resposta editada pela última vez em: 30/03/2016 13:58 por Cliceu.)
Resposta: #127
Aqui na minha cidade também tem dessas, tem um tipo de arvore aqui que é utilizada na arborização urbana, em que os bichos se formam de penca e é bem comum acidentes onde as taturana caem em cima das pessoas que estão passando embaixo dessas arvores nas ruas. Nervoso
Ai já sabe, até pra andar na cidade a gente tem que ficar esperto com esses bichos por aqui. Piscada

(29/03/2016 07:45)teblasi Escreveu:  Por aqui não está adiantando cautela, a última literalmente pulou na minha camiseta e resolveu passear no meu pescoço e eu nem estava mexendo no mato como das outras vezes.
Taturana vampiro...kkkLingua
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Cliceu
06/04/2016, 23:49
Resposta: #128
Tá aê outro "bicho" q gosto muito... Eu no meu capão de mato ele nos quintos dos infernos rssss hj uma daquelas pretas quase estragou a hora do rancho de um camarada... Estava pregada em uma folha bem próximo ao cotovelo dele e o camarada nem tinha percebido...

Agora, uma q cresci ouvindo a fama de que a danada era o próprio cão, q queimava mais q a fornalha do inferno é a "tar" de Taturana Cachorrinho... Acho q tenho ms medo dela q de cascavel.

"Atire-me aos lobos e
voltarei liderando a alcatéia."
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Maka
30/08/2016, 09:09
Resposta: #129
Quando criança tive a horrível experiência de sentar em algumas tatuadas, me lembro bem da sensação, foi como sentar em cacos de vidro.

Se você quer chegar onde a maioria não chega, terá que fazer o que a maioria não faz.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Edimar
06/02/2018, 22:14
Resposta: #130
Este tópico possui mais de 84.000 visualizações !!!

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
15/02/2018, 10:26
Resposta: #131
(12/04/2013 09:40)Noinha Escreveu:  O resultado da "queimada" de uma taturana pode ser terrível para algumas pessoas.
No meu caso, dei uma bobeada, ajoelhei no chão da mata e meu joelho direito esmagou uma taturana.
A irritação na pele durou mais de uma semana, mesmo utilizando pomada anti-histamínica - Polaramine.
Tive uma reação alérgica que espalhou por quase todo o joelho direito.

Movimentar-se pela mata, em terrenos de aclives/declives, a atenção deve ser redobrada, pois instintivamente, acabamos agarrando à algum galho ou caule de árvore quando sofremos um escorregão ou perdemos o equilíbrio.
Apoiar-se em caules/galhos nestas situações, pode acarretar em acidentes com taturanas.

Noinha !

Lindas e perigosas....O cuidado e atenção é sempre prudente.
Nunca tive experiencia de "queimadura" com taturanas e prefiro continuar assim.

Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens.
Ecl. 9:10
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Reynhard
21/05/2018, 16:40
Resposta: #132
(06/02/2018 22:14)LEÃO DO MATO Escreveu:  Este tópico possui mais de 84.000 visualizações !!!

É meu irmão! E agora a população do DF está passando apuros com o aumento de casos de acidentes com a Lonomia. Uma das lagartas com os efeitos de envenenamento mais fortes do Brasil!

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
22/05/2018, 14:19
Resposta: #133
Esse é um flagrante que gravei de várias taturanas no alto do Serrote da Curupira.
A camuflagem delas é impressionante .

Avance para o minuto 6:00.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Washington
22/05/2018, 14:49 (Resposta editada pela última vez em: 22/05/2018 14:54 por pessoa82.)
Resposta: #134
[Imagem: 2lsa8gx.jpg]

Lagarta de fogo (Megalopyge lanata), seus pêlos causam queimaduras e edemas. Bastante encontrada em frutíferas.

Apareceu na goiabeira aqui de casa, tinha umas 7, causa grande estrago nas folhas.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do pessoa82
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Cuidado com os calçados no mato. CR2011VSF 21 7.759 08/02/2018 15:10
Última Resposta: Airton

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes