Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo
11/04/2013, 16:59
Resposta: #1
Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo
No final de semana passado três alunos meus tiveram acidentes com taturanas em uma área de floresta aqui onde realizavam pesquisas, apesar de não ser nada sério isso me fez pensar que este tipo de incidente é mais comum do que se imagina, principalmente entre pessoas que gostas de atividade mateiras e acampamentos em áreas de mata...

Bom, sempre tive medo destes bichos desde moleque..Sorrisão, mesmo depois de biólogo continuo com certo asco destes animaizinhos, ainda mais eu que tenho alergia a alguns tipos de picadas...Confuso

Como parte do meu trabalho é ministrar palestras sobre animais peçonhentos e venenosos resolvi escrever um pouquinho e de forma simples sobre estes animais visando auxiliar amigos que tenham problemas com elas ou praticam bushcraft em regiões onde se encontram muitas.

As foto que seguem são fotos que eu tirei ao longo de encontros com estes bichos..

A taturana nada mais é que a larva de mariposa (diferente das lagartas comuns que são larvas de borboletas), porém a natureza em toda sua sabedoria dotou estas larvas com pelos urticantes e espinhos ligados a uma glândula de veneno na base, estas estruturas também são chamadas de cerdas, setas ou pêlos que contém glândulas secretoras de toxinas. Durante o acidente, a pessoa toca com certa pressão nas certas da lagarta, as quais penetram na pele liberando a toxina...TristeTriste

[Imagem: DSCF1205.JPG]

[Imagem: larga1.jpg]

O próprio nome taturana vem do Tupi que significa: semelhante ao fogo..

[Imagem: DSCF3574.JPG]

Estes bichos alimentam-se de folhas, e algumas famílias vivem em colônias e outras vivem solitárias, como no caso da Lonomia oblíqua responsável pela maior parte de acidentes graves no Brasil (principalmente nas regiões Sul e Sudeste).

O fato de alguns grupos viverem em colônias sempre complica na hora do acidente uma vez que o acidentado tende a tocas em mais de uma lagarta ao mesmo tempo.

[Imagem: colonia+2.jpg]

[Imagem: colonia.jpg]

Durante atividade realizada em uma floresta no interior do Acre, encontrei esta marcha de taturanas atrás de um local onde irão virar crisálidas (achei na hora que era uma cobra)

[Imagem: marcha.jpg]

Pelo menos 4 famílias e e pelo menos 16 espécies de mariposas no Brasil possui larvas que podem causar acidentes.

Algumas espécies apresentam pelo lisos escondendo por baixo dele as terríveis cerdas urticantes pequenas e grossas..

[Imagem: C%C3%B3pia+de+IMG_1647.JPG]

O sintoma do acidente quase sempre envolve dor, queimação irradiada para o membro, e não se conhecem exatamente como agem os venenos das lagartas, mas sabe-se que a histamina (substância que faz o sistema imunológico responder violentamente na forma de alergia) é o principal componente estudado até o momento.

Quanto aos primeiros socorros em caso de contato com o animal é lavar com água (se tiver fria ou gelada melhor ainda), e em hipótese alguma fazer torniquete, não espremer, aplicar folha, gasolina, creolina, cachaça...e afins...

Geralmente o tratamento é sintomático com o uso de alguma compressa fria e aplicação de alguma pomada anti histamínica (fenergan Andantol gel, polaramine..)ou algum corticóide tópico (como dexametasona) que geralmente é importante ter nos kit de primeiros socorros em campo....

Se os sintomas não diminuírem e/ou o acidente for por Lonomia é necessário procurar atendimento médico o mais rápido (pode ser necessária apicação de soro anti-lonomico)

Lonomia obliqua (Foto da internet)
[Imagem: lonomia.jpg]

Fotos de alguns acidentes (fotos retiradas da internet):

[Imagem: acidente_01_thumb%5B7%5D.jpg?imgmax=800]

[Imagem: acidente_04_thumb%5B3%5D.jpg?imgmax=800]

[Imagem: perigo.jpg]

[Imagem: 02fig03.jpg]

E sempre tentar se prevenir em campo destes encontros desagradáveis...tomando cuidado ao mexer em troncos, só por a mão onde olhou antes, cuidado com folhagens que serão colchão ou cobertura de abrigos, coletar frutas e etc..

Espero poder ter contribuído um pouco

Abraço a todos!

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 36 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
11/04/2013, 17:25 (Resposta editada pela última vez em: 11/04/2013 17:26 por Rafael Miranda.)
Resposta: #2
RE: Cuidado com as taturanas/lagartas de fogo
Eu ja tive o desagradavel prazer de uma vez tropeçar e cair em cima de uma colonia,sorte que estava de camisa regata,entao só pegou nos ombros e parte do braço,pensa numa coisa que dói pra caramba,mais coloca doido nisso,depois foi terrivel pra dormir,por que se virasse de costas,o pano da cama raspava nas queimaduras e ardia muito.(mas não ficou com uma coloração tão preta como a da foto,ficou apenas um vermelho bem forte)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Rafael Miranda
11/04/2013, 17:48
Resposta: #3
Excelente tópico Saymon.

Essa da foto não oferece perigo, certo?

[Imagem: 2ev6ucw.png]

Abrs
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CR2011VSF
11/04/2013, 19:06
Resposta: #4
Excelente alerta Saymon. Parabéns pelo tópico.

Essa que vc achou que era uma cobra, me parece ser a taturana obliqua, certo?

A uns 15 anos atrás, atendi um desgalhador, que ao subir na árvore para desgalhar, encontrou uma baita ninhada dessas, acabou evoluindo a óbito. Pena naquela época não termos câmeras digitais, para registrar como o cara ficou, horrível.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Dambrós
11/04/2013, 20:19
Resposta: #5
Ótimo tópico Symon!
Não sabia que essas taturanas fizessem tanto estrago, valeu a informação.
Abraço,

Escondido tu estás no verde das florestas,
Nas aves em festa, no sol a brilhar.
Na sombra que abriga, na brisa amiga.
Na fonte que corre ligeira a cantar... (Obrigado Senhor)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Roberto
11/04/2013, 20:53
Resposta: #6
(11/04/2013 17:48)CR2011VSF Escreveu:  Excelente tópico Saymon.

Essa da foto não oferece perigo, certo?

[Imagem: 2ev6ucw.png]

Abrs

Essa não Cristian, apesar do tamanho gigante que esta espécie atinge é inofensiva...

É interessante ressaltar que no caso das taturanas a grande maioria possui o hábitos noturnos, principalmente na hora de comer, geralmente de dia repousam,umas poucas espécies são ativas de dia..

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
11/04/2013, 20:56
Resposta: #7
(11/04/2013 19:06)Dambrós Escreveu:  Excelente alerta Saymon. Parabéns pelo tópico.

Essa que vc achou que era uma cobra, me parece ser a taturana obliqua, certo?

A uns 15 anos atrás, atendi um desgalhador, que ao subir na árvore para desgalhar, encontrou uma baita ninhada dessas, acabou evoluindo a óbito. Pena naquela época não termos câmeras digitais, para registrar como o cara ficou, horrível.

Abraço.

Possivelmente eram sim Dambrós...

Acidentes aí no Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul costumam ser mais sérios por causa da taturana oblíqua, que inclusive motivou o instituto Butantan a desenvolver o soro...Imagino que o coitado tenha ficado bem feio mesmo...Confuso

abraço

11/04/2013, 22:23
Resposta: #8
caralh** Saymon, sempre tive medo desses bicho ai cara, agora que vi essa colônia ai vou ficar ligeiro.
Excelente tópico, forte abraço!

Sem foice ou martelo, sempre verde e amarelo, Brasil és tu guerreiro jovem forte e viril.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Crivelaro
12/04/2013, 09:40
Resposta: #9
Saymon,

Obrigado por ceder espaço no tópico para postar algumas fotos e informações.

Todo cuidado é pouco ao movimentar-se por matas e florestas.
Ficar atento à cobras, aranhas, escorpiões, lacraias e outros animais/insetos peçonhentos é fundamental para evitar acidentes indesejáveis.
E taturanas/lagartas não podem ser ignoradas.
Na área de Mata Atlântica, onde faço minhas incursões, é raro o dia que não dou de cara com alguma taturana ou lagarta.
Todo ano, entre novembro e janeiro, a região fica infestada com várias espécies de taturanas, as quais ficam penduradas por um fio de seda, em folhas e galhos baixos, normalmente nas pontas das árvores e arbustos.
É um transtorno, pois ao movimentar-se pela mata, elas acabam grudando no chapéu, boné, roupa etc...e uma "queimadinha" sempre acontece.
Elas têm aproximadamente 1,0cm de comprimento (foto abaixo).

[Imagem: ttr_06.jpg]

O resultado da "queimada" de uma taturana pode ser terrível para algumas pessoas.
No meu caso, dei uma bobeada, ajoelhei no chão da mata e meu joelho direito esmagou uma taturana.
A irritação na pele durou mais de uma semana, mesmo utilizando pomada anti-histamínica - Polaramine.
Tive uma reação alérgica que espalhou por quase todo o joelho direito.

[Imagem: ttr_02.jpg]

Movimentar-se pela mata, em terrenos de aclives/declives, a atenção deve ser redobrada, pois instintivamente, acabamos agarrando à algum galho ou caule de árvore quando sofremos um escorregão ou perdemos o equilíbrio.
Apoiar-se em caules/galhos nestas situações, pode acarretar em acidentes com taturanas.

[Imagem: ttr_04.jpg]

[Imagem: ttr_05.jpg]

Ledo engano pensar que taturanas só ficam em galhos, caules e folhas.

[Imagem: ttr_01.jpg]

Existem espécies (como nas fotos do Saymon - acima) que vivem agrupadas. Daí o estrago vai ser multiplicado.
Estas tatutanas abaixo, estavam na altura do cotovelo.
Imaginem isso passando no braço?

[Imagem: ttr_03.jpg]

Aprendi a caminhar pela mata fechada sempre utilizando um bastão ou uma zagaia pequena, para afastar galhos e arbustos.
Cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça !

Espero ter contribuído com alguma informação.

Noinha !

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 14 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
12/04/2013, 10:45
Resposta: #10
(12/04/2013 09:40)Noinha Escreveu:  Saymon,

Obrigado por ceder espaço no tópico para postar algumas fotos e informações.

Todo cuidado é pouco ao movimentar-se por matas e florestas.
Ficar atento à cobras, aranhas, escorpiões, lacraias e outros animais/insetos peçonhentos é fundamental para evitar acidentes indesejáveis.
E taturanas/lagartas não podem ser ignoradas.
Na área de Mata Atlântica, onde faço minhas incursões, é raro o dia que não dou de cara com alguma taturana ou lagarta.
Todo ano, entre novembro e janeiro, a região fica infestada com várias espécies de taturanas, as quais ficam penduradas por um fio de seda, em folhas e galhos baixos, normalmente nas pontas das árvores e arbustos.
É um transtorno, pois ao movimentar-se pela mata, elas acabam grudando no chapéu, boné, roupa etc...e uma "queimadinha" sempre acontece.
Elas têm aproximadamente 1,0cm de comprimento (foto abaixo).

[Imagem: ttr_06.jpg]

O resultado da "queimada" de uma taturana pode ser terrível para algumas pessoas.
No meu caso, dei uma bobeada, ajoelhei no chão da mata e meu joelho direito esmagou uma taturana.
A irritação na pele durou mais de uma semana, mesmo utilizando pomada anti-histamínica - Polaramine.

[Imagem: ttr_02.jpg]

Movimentar-se pela mata, em terrenos de aclives/declives, a atenção deve ser redobrada, pois instintivamente, acabamos agarrando à algum galho ou caule de árvore quando sofremos um escorregão ou perdemos o equilíbrio.
Apoiar-se em caules/galhos nestas situações, pode acarretar em acidentes com taturanas.

[Imagem: ttr_04.jpg]

[Imagem: ttr_05.jpg]

Ledo engano pensar que taturanas só ficam em galhos, caules e folhas.

[Imagem: ttr_01.jpg]

Existem espécies (como nas fotos do Saymon - acima) que vivem agrupadas. Daí o estrago vai ser multiplicado.
Estas tatutanas abaixo, estavam na altura do cotovelo.
Imaginem isso passando no braço?

[Imagem: ttr_03.jpg]

Aprendi a caminhar pela mata fechada sempre utilizando um bastão ou uma zagaia pequena, para afastar galhos e arbustos.
Cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça !

Espero ter contribuído com alguma informação.

Noinha !

Noinha, eu é que agradeço por você enriquecer tanto o tópico!!

Valeu pelas fotos e informações...

Imagino o desconforto desta joelhada na lagarta, realmente é um bichinho pequeno mas as vezes pior que uma ferroada de aranha ou escorpião, pelo fato de perdurar por dias os sintomas....Temos que ficar atentos mesmo.

Abraço

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
12/04/2013, 11:17
Resposta: #11
Excelente tópico, Saymon!

Muito obrigado por compartilhar isso! Ajuda muito, principalmente os iniciantes como eu, Tímido
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do tiagopeh
12/04/2013, 21:47
Resposta: #12
Saymon,
Se possível, gostaria que você aprofundasse mais o tema sobre a Lonomia obliqua, pois essa espécie de taturana é perigosa.
Há uns anos atrás, em uma das unidades da UNIMED de Jundiaí-SP (minha cidade) havia um cartaz grande, na sala de espera de atendimento.
Neste cartaz havia alertas para picadas de cobras, aranhas, escorpiões, lacraias e instruções como proceder em caso de acidentes, soros etc...
O que mais chamou a atenção foi que a espécie Lonomia obliqua estava em destaque no cartaz. Fiquei um pouco intrigado com o problema e ficar procurando orientação na internet é bucha.
Com a palavra, o biólogo ! Lingua
T+ fera.
Noinha !

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Noinha
12/04/2013, 21:56
Resposta: #13
(12/04/2013 09:40)Noinha Escreveu:  O resultado da "queimada" de uma taturana pode ser terrível para algumas pessoas.

Noinha !

Hoje aconteceu isso comigo Noinha. Mesmo estando com uma calca militar em ripstop, com reforco no joelho, ajoelhei e esmaguei uma, meu joelho cocava muito e parecia que estava queimando, dei uma limpada com cantil mas mesmo assim ficou aquela irritacão. Sorte minha que tinha no kit PS álcool a 70%. Dei uma boa limpada e passou, agora está com algumas bolinhas apenas, mas não sinto nada.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
12/04/2013, 23:26
Resposta: #14
(12/04/2013 21:56)CR2011VSF Escreveu:  
(12/04/2013 09:40)Noinha Escreveu:  O resultado da "queimada" de uma taturana pode ser terrível para algumas pessoas.

Noinha !

Hoje aconteceu isso comigo Noinha. Mesmo estando com uma calca militar em ripstop, com reforco no joelho, ajoelhei e esmaguei uma, meu joelho cocava muito e parecia que estava queimando, dei uma limpada com cantil mas mesmo assim ficou aquela irritacão. Sorte minha que tinha no kit PS álcool a 70%. Dei uma boa limpada e passou, agora está com algumas bolinhas apenas, mas não sinto nada.

Cristian,
Eu estava de calça jeans, velha, com o tecido do joelho quase rasgando.
Bobeada? Sim. Fui um mocorongo em ajoelhar na mata para tirar uma foto sem olhar onde estava apoiando o joelho, sem estar com equipamento apropriado para a situação.
Isso é excesso de confiança.
Mas é na pele, queimada, que a gente aprende.
Shits happen all the time !
Se a irritação no seu joelho piorar, aconselho passar uma pomada anti-histamínica para aliviar a coceira ou dor.
Eu tenho uma cicatriz, debaixo da orelha esquerda, na lateral do pescoço.
Ganhei ela numa incursão de mergulho em um navio naufragado no Caribe.
Coral del fuego. Muy doloroso !
Valeu pelo post. Se possível, passa para nós uma foto da "bereba " !
Se cuida cara.
Noinha !

12/04/2013, 23:48
Resposta: #15
(12/04/2013 23:26)Noinha Escreveu:  

Noinha !

Cristian,
Bobeada? Sim. Fui um mocorongo em ajoelhar na mata para tirar uma foto sem olhar onde estava apoiando o joelho, sem estar com equipamento apropriado para a situação.
Se a irritação no seu joelho piorar, aconselho passar uma pomada anti-histamínica para aliviar a coceira ou dor.
Se cuida cara.
Noinha !

Está de boa Noinha.
Acho que a irritacão não era pelas cerdas terem penetrado na pele, mas sim por terem ficado presas no tecido da calca e quando meu joelho raspava lá dava aquele irritacão.
Vixe, imagina se tivesse pego no seu rosto ... Triste
Cicatriz não me falta hehehe Já fui mordido por cachorro, jararaca, aranha, marimbondo (mais de 20 picadas de uma vez só no rosto), já fui atacado por abelhas. Desses todos foram no mato, menos jararaca que foi rosando grama aqui em casa.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
13/04/2013, 00:01
Resposta: #16
(12/04/2013 23:48)CR2011VSF Escreveu:  

Noinha !

Cristian,
Se cuida cara.
Noinha !

Está de boa Noinha.
Acho que a irritacão não era pelas cerdas terem penetrado na pele, mas sim por terem ficado presas no tecido da calca e quando meu joelho raspava lá dava aquele irritacão.
Cicatriz não me falta hehehe Já fui mordido por cachorro, jararaca, aranha, marimbondo (mais de 20 picadas de uma vez só no rosto), já fui atacado por abelhas. Desses todos foram no mato, menos jararaca que foi rosando grama aqui em casa.

Tá vacinado eternamente, com certificado do Ministério da Saúde e com a bênção de todos os mateiros aqui do fórum !
Putz...jararaca é para fechar o corpo pelo resto da vida .
Não vou escrever mais nada.
O cara é "velhaco de mato" !
Cicatrizes da vida. Cicatrizes de batalhas !
E a mulherada gosta disso.
T+
Noinha !

13/04/2013, 00:05
Resposta: #17
(13/04/2013 00:01)Noinha Escreveu:  
(12/04/2013 23:48)CR2011VSF Escreveu:  
(12/04/2013 21:56)CR2011VSF Escreveu:  Hoje aconteceu isso comigo Noinha. Mesmo estando com uma calca militar em ripstop, com reforco no joelho, ajoelhei e esmaguei uma, meu joelho cocava muito e parecia que estava queimando, dei uma limpada com cantil mas mesmo assim ficou aquela irritacão. Sorte minha que tinha no kit PS álcool a 70%. Dei uma boa limpada e passou, agora está com algumas bolinhas apenas, mas não sinto nada.

Cristian,
Se cuida cara.
Noinha !

Está de boa Noinha.

Tá vacinado eternamente, com certificado do Ministério da Saúde e com a bênção de todos os mateiros aqui do fórum !
Putz...jararaca é para fechar o corpo pelo resto da vida .
Não vou escrever mais nada.
O cara é "velhaco de mato" !
Cicatrizes da vida. Cicatrizes de batalhas !
E a mulherada gosta disso.
T+
Noinha !

Nem fala Noinha.
Aqui em casa é cercado de mato hehehe
Uma vez fui na caixa de correios pegar as cartas e tinha uma jararaca pequena lá dentro, debaixo das cartas, por sorte não fui picado.
Aqui em casa é preciso aparar a grama de botina de cano alto, é normal encontrar jararacas. Já tive 2 cachorros mortos por picada de cobra.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
13/04/2013, 10:35 (Resposta editada pela última vez em: 13/04/2013 10:43 por Franco.)
Resposta: #18
Boa dica Saymon, já vi algumas vezes no quintal e no jardim de casa alguns insetos parecidos com taturanas, pode até ser lagartas mas na dúvida, mato logo e enterro.

abraço
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Franco
13/04/2013, 22:32
Resposta: #19
(11/04/2013 16:59)Saymon Escreveu:  No final de semana passado três alunos meus tiveram acidentes com taturanas em uma área de floresta aqui onde realizavam pesquisas, apesar de não ser nada sério isso me fez pensar que este tipo de incidente é mais comum do que se imagina, principalmente entre pessoas que gostas de atividade mateiras e acampamentos em áreas de mata...

Bom, sempre tive medo destes bichos desde moleque..Sorrisão, mesmo depois de biólogo continuo com certo asco destes animaizinhos, ainda mais eu que tenho alergia a alguns tipos de picadas...Confuso

Como parte do meu trabalho é ministrar palestras sobre animais peçonhentos e venenosos resolvi escrever um pouquinho e de forma simples sobre estes animais visando auxiliar amigos que tenham problemas com elas ou praticam bushcraft em regiões onde se encontram muitas.

As foto que seguem são fotos que eu tirei ao longo de encontros com estes bichos..

A taturana nada mais é que a larva de mariposa (diferente das lagartas comuns que são larvas de borboletas), porém a natureza em toda sua sabedoria dotou estas larvas com pelos urticantes e espinhos ligados a uma glândula de veneno na base, estas estruturas também são chamadas de cerdas, setas ou pêlos que contém glândulas secretoras de toxinas. Durante o acidente, a pessoa toca com certa pressão nas certas da lagarta, as quais penetram na pele liberando a toxina...TristeTriste

[Imagem: DSCF1205.JPG]

[Imagem: larga1.jpg]

O próprio nome taturana vem do Tupi que significa: semelhante ao fogo..

[Imagem: DSCF3574.JPG]

Estes bichos alimentam-se de folhas, e algumas famílias vivem em colônias e outras vivem solitárias, como no caso da Lonomia oblíqua responsável pela maior parte de acidentes graves no Brasil (principalmente nas regiões Sul e Sudeste).

O fato de alguns grupos viverem em colônias sempre complica na hora do acidente uma vez que o acidentado tende a tocas em mais de uma lagarta ao mesmo tempo.

[Imagem: colonia+2.jpg]

[Imagem: colonia.jpg]

Durante atividade realizada em uma floresta no interior do Acre, encontrei esta marcha de taturanas atrás de um local onde irão virar crisálidas (achei na hora que era uma cobra)

[Imagem: marcha.jpg]

Pelo menos 4 famílias e e pelo menos 16 espécies de mariposas no Brasil possui larvas que podem causar acidentes.

Algumas espécies apresentam pelo lisos escondendo por baixo dele as terríveis cerdas urticantes pequenas e grossas..

[Imagem: C%C3%B3pia+de+IMG_1647.JPG]

O sintoma do acidente quase sempre envolve dor, queimação irradiada para o membro, e não se conhecem exatamente como agem os venenos das lagartas, mas sabe-se que a histamina (substância que faz o sistema imunológico responder violentamente na forma de alergia) é o principal componente estudado até o momento.

Quanto aos primeiros socorros em caso de contato com o animal é lavar com água (se tiver fria ou gelada melhor ainda), e em hipótese alguma fazer torniquete, não espremer, aplicar folha, gasolina, creolina, cachaça...e afins...

Geralmente o tratamento é sintomático com o uso de alguma compressa fria e aplicação de alguma pomada anti histamínica (fenergan Andantol gel, polaramine..)ou algum corticóide tópico (como dexametasona) que geralmente é importante ter nos kit de primeiros socorros em campo....

Se os sintomas não diminuírem e/ou o acidente for por Lonomia é necessário procurar atendimento médico o mais rápido (pode ser necessária apicação de soro anti-lonomico)

Lonomia obliqua (Foto da internet)
[Imagem: lonomia.jpg]

Fotos de alguns acidentes (fotos retiradas da internet):

[Imagem: acidente_01_thumb%5B7%5D.jpg?imgmax=800]

[Imagem: acidente_04_thumb%5B3%5D.jpg?imgmax=800]

[Imagem: perigo.jpg]

[Imagem: 02fig03.jpg]

E sempre tentar se prevenir em campo destes encontros desagradáveis...tomando cuidado ao mexer em troncos, só por a mão onde olhou antes, cuidado com folhagens que serão colchão ou cobertura de abrigos, coletar frutas e etc..

Espero poder ter contribuído um pouco

Abraço a todos!

Olá Saymon,
Encontrei o seu tópico por acaso pois estou muito sem tempo de entrar no fórum devido ao excesso de trabalho no momento.
Eu aprendí, quando era menino, um remédio caseiro para as queimaduras das taturanas. Não sei se serve para todas as espécies pois somente testei nas pretas que são mais comuns e em uma espécie bem verdinha. Por incrível que pareça, dois acidentes, um comigo e outro com a minha irmã foi tratado com as próprias entranhas da taturana.
Minha mãe esmagou as bichinhas e passou as entranhas em cima da queimadura e foi quase como se tivesse tomado uma anestesia pois a dor passou em questão de minutos e não tivemos nenhum outro efeito como marcas ou inchações.
Mais uma vêz, não sei se funcionará para todos os tipos de taturanas, mas certamente funcionou no nosso caso.
Um abraço!
José Carlos

"Em um tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário. (George Orwell) "
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do TueriNatura
14/04/2013, 01:20
Resposta: #20
(12/04/2013 21:47)Noinha Escreveu:  Saymon,
Se possível, gostaria que você aprofundasse mais o tema sobre a Lonomia obliqua, pois essa espécie de taturana é perigosa.
Há uns anos atrás, em uma das unidades da UNIMED de Jundiaí-SP (minha cidade) havia um cartaz grande, na sala de espera de atendimento.
Neste cartaz havia alertas para picadas de cobras, aranhas, escorpiões, lacraias e instruções como proceder em caso de acidentes, soros etc...
O que mais chamou a atenção foi que a espécie Lonomia obliqua estava em destaque no cartaz. Fiquei um pouco intrigado com o problema e ficar procurando orientação na internet é bucha.
Com a palavra, o biólogo ! Lingua
T+ fera.
Noinha !

Noinha, esta semana posto algo mais sobre a Lonomia.. o bicho é tão danado que é a única entre todas as espécies que muitas vezes no tratamento é necessário o uso do soro...

Abraço

17/04/2013, 02:44
Resposta: #21
Muito bom o tópico, um bichinho tão pequeno que você num dá nada olhando pra ele, mas que pode causar um baita estrago!!!

Parabéns pelo tópico, bem informativo.

Jawara Ise
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Canguçu
22/04/2013, 09:11
Resposta: #22
Saymon,

Olha só o que eu achei ontem no mato.
Já ví um monte de taturanas, mas essa bateu o record de bizarrice.
Desculpe a qualidade, pois utilizei o celular para tirar a foto.
Abraços,
Noinha !
[Imagem: ttr_07.jpg]

23/04/2013, 08:56
Resposta: #23
Quando nós achamos que já vimos de tudo nesta vida em questão de lagartas bizarrdas aparece coisa nova!rsrs. Já ví uma quando era moleque de uns 12 cm! toda recoberta por espinhos em formato de "pinheiros" verdes..cara, pense em um bicho horrívelSorrisão tirando a minha questã profissional e o papel que um bicho daquele possa ter na natureza, hoje eu adoraria ver uma estando com meu rifle .22 com munição estilho shotshell (.22 expresso) de matar ratos..:anjo:

23/04/2013, 10:22
Resposta: #24
Olha...Esse é um dos motivos que me fazem usar manga comprida no mato...Uma vez fiquei uma semana com o braço fodido por causa de uma leve resvalada numa bichinha dessas.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Fernando Dezam
23/04/2013, 12:18
Resposta: #25
Já tive o descontentamento de ser picado por uma dessas em uma montanha de nossa região aqui.
Eu apenas mijei na mão e aliviou.

Deve-se lembrar que abrir ela, retirar as tripas e demais órgãos e esfrega-los no local é o antídoto natural contra a queimadura.

Esteja sempre ligado com a Bela Montanha.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Jeferson
28/05/2013, 08:52
Resposta: #26
Encontros de ontem..rs

[Imagem: IMG_0536.JPG]

[Imagem: IMG_0555.JPG]

[Imagem: IMG_0261.JPG]

[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
28/05/2013, 10:21
Resposta: #27
Tb não gosto desses bichos não, to sempre de olho quando ando pelo mato pra não ter nenhum encontro. Na minha chácara tem uns pés de maracujá que junta um monte de lagartas pequenas. Elas oferecem perigo?? Abçs.

"Não mexa com as forças da Natureza, porque és pequeno e biodegradável!"
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Valdir
28/05/2013, 12:11
Resposta: #28
Valeu Saymon! Muito instrutivo e relevante o tópico. Acabei aprendendo muito aqui.
Na minha região é muito comum aquelas taturanas marrons e as verde-limão... E elas são ativas durante o dia também mas em menor número. O que eu não sabia e não tinha lembrança de ter visto são essas colônias gigantes.
Sempre bom ficar de olho... se uma resvalada de leve em uma só já é extremamente desagradável, imagina em um monte de uma vez!!!

Valeu e obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

Grande abraço!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Diogo Pinchemel
28/05/2013, 14:06
Resposta: #29
(28/05/2013 10:21)Valdir Escreveu:  Tb não gosto desses bichos não, to sempre de olho quando ando pelo mato pra não ter nenhum encontro. Na minha chácara tem uns pés de maracujá que junta um monte de lagartas pequenas. Elas oferecem perigo?? Abçs.

Valdir, geralmente em pés de maracujá aparecem aquelas lagartinhas pretas, mas se tiverem o corpo recoberto de espinhos é um indício de que podem provocar queimaduras se houver contato...

28/05/2013, 14:13 (Resposta editada pela última vez em: 28/05/2013 14:18 por Valdir.)
Resposta: #30
Olá Saymon, elas são desse tipo mesmo, junta um monte delas, parece um cacho de lagartas. Sempre alerto meus filhos para evitar o contato com qualquer tipo de lagarta, as consequências podem ser terríveis. Tem uma que chamam de cachorrinho que dizem a queimadura pode levar a morte...

"Não mexa com as forças da Natureza, porque és pequeno e biodegradável!"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Valdir
28/05/2013, 14:25
Resposta: #31
Minha mãe pira com esses bicho.
Lavoura de girassol ferve delas, e são pretas de uns 10 cm, uns bicho tinhoso de feio s:

Si vis pacem, para bellum
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Kide
28/05/2013, 21:16
Resposta: #32
Lindas fotos. Gostei.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do gilbertovm
01/06/2013, 15:48
Resposta: #33
Essas taturanas são tensas mesmo.
Apesar de achá-las bonitinhas, essas fotos delas em grupo me deu uma aflição.
Valeu pela informação
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do HmYG0d!
01/06/2013, 17:14
Resposta: #34
(28/05/2013 08:52)Saymon Escreveu:  Encontros de ontem..rs

[Imagem: IMG_0536.JPG]

[Imagem: IMG_0555.JPG]

[Imagem: IMG_0261.JPG]

Caraca Saymon !
Essa da primeira foto é incrível.
Tirou a foto onde?
Marte?
Abs.
Noinha !

07/06/2013, 10:59
Resposta: #35
Bah, já tive o desprazer de levar uma "queimada" desses bichos, certa vez estava pescando num bote e paramos embaixo de uns galhos para ficar na sombra, uma dessas lagartas caiu na minha perna sem eu ver e coloquei o ante-braço em cima, ela me queimou no braço e na perna, doeu pra caramba, mas lavei com bastante água do rio e depois de uma hora a ardência começou a diminuir.

Não me pergunte se sou capaz, diga-me a missão.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Norton
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Cuidado com os calçados no mato. CR2011VSF 21 5.823 08/02/2018 15:10
Última Resposta: Airton

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes