Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Crença - Crer ou Não Crer, Eis a Questão
10/01/2013, 01:07 (Resposta editada pela última vez em: 10/01/2013 01:11 por SERGIO.)
Resposta: #1
Crença - Crer ou Não Crer, Eis a Questão
Senhores e Senhoras, Saudações!!!
Respeitando o individuo, dentro do tópico inicial, "Aspectos Psicológicos", eu proponho um fórum que servirá, com civilidade, para que possamos "estressar" a necessidade de se ter uma crença, na defesa, tanto monoteísta como politeísta (o espaço é aberto) de uma crença em algo superior que sirva de âncora nos momentos de solidão e/ou necessidade.
Não objetivo discussões infinitas, embates, defesas do criacionismo ou cientificismo, apenas abrir uma porta democrática onde possamos expor em poucas palavras a necessidade que o Homem tem, ou não, de crer!!!

Particularmente, inicialmente, eu não comentarei nenhuma das respostas, somente se for interpelado diretamente.

Obs.: na minha assinatura, quando falo dos "incrédulos", falo das pessoas que não acreditam nos nossos potenciais. Não estou falando de religião.

Obrigado.

A todos,
1 Abraaaaaaaaaço,
Sérgio

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
10/01/2013, 04:21
Resposta: #2
RE: Crença - Crer ou Não Crer, Eis a Questão
Sergio na vida ou no mato falta de esperança significa o FIM , no mato o fim e rápido , mais na vida não ter esperança no futuro e uma morte bem lenda seguida de depressão ou algo parecido , tristeza , chame como quiser mais esperança e fé move montanhas não importa em que deus vc acredite

pode parecer estranho mais se um dia eu estiver perdido e tiver uma foto da minha filha pode ter certeza que vou lutar ao máximo , tenho certeza que uma foto de alguém que eu amo vai me fazer levantar a cabeça e lutar , essa foto vai ser um animo extra

Madeira verde e como sogra , chora mais pega fogo .
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do ricardo bk zero
10/01/2013, 08:46
Resposta: #3
Creio que, de forma muito bem organizada e disciplinada, é uma ideia proveitosa. A crença é um fator importante no ato de sobreviver. Alguns pensam na família ou em si mesmos, enquanto outros oram e cantam hinos de louvor. Já que o psicológico é uma parte muito significativa da sobrevivência, creio ser importante conhecer as técnicas psicológicas que cada um desenvolve.

Espere pelo melhor.
Prepare-se para o pior.
[+] 5 Membros Gostaram da Resposta do Micahell
10/01/2013, 09:13
Resposta: #4
O temor a Deus é o principio de toda sabedoria !

Forte abraço !

Todo o conhecimento genuino tem origem na esperiencia direta ( Mao Tse-Tung ) .
[+] 9 Membros Gostaram da Resposta do coyote
10/01/2013, 21:23
Resposta: #5
a crença em algo superior, segundo a própria biologia, já é da própria natureza do homem, faz parte do homem, acreditar em algo maior, talvez pelo fato de termos sidos uma espécie que comparado aos outros animais em termos de condição física não duraria muito tempo na terra, então, tendo um "pilar" no que crer nos daria mais força de vontade de continuar lutando.

talvez eu tenha dito baboseiras, mas foi o que eu consegui expressar no momento.

até.

sempre riram de mim por ser diferente, pensar diferente, fazer diferente, agora eu olho eles pedindo ajuda e perdão, e os ajudo, por que sou diferente
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do BrunoSimmer
10/01/2013, 21:44
Resposta: #6
Sergio,
Dessa vida você não leva nada a não ser a vida que levou.
Vai pro mato.
Para de encucar.
Põe a cachola para pensar em coisas boas.
Só o mato salva !
Abração.
Noinha !

É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.
Mundus plenus idiotarum est.
[+] 8 Membros Gostaram da Resposta do Noinha
10/01/2013, 22:29
Resposta: #7
Lendo o tópico lembrei da história de Alexander Selkirk, mais conhecido pelo nome Robinson Crusoé, romance de Daniel Defoe. Num relato que lí a um tempo atrás na internet, após conseguir sair da ilha, ele comentou que nunca havia sido tão religioso quanto era na ilha. Uma bíblia e um caderno de hinos faziam parte dos recursos que havia conseguido salvar.
[+] 11 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
10/01/2013, 22:51
Resposta: #8
Creia sempre em algo. Se não há algo para crer, não há motivos para viver.

"Vede como é grande o amor concedido a nós pelo Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus." 1 Jo 3:1
[+] 7 Membros Gostaram da Resposta do Caburai
20/01/2013, 02:01
Resposta: #9
(10/01/2013 22:51)Caburai Escreveu:  Creia sempre em algo. Se não há algo para crer, não há motivos para viver.

Com certeza, camarada! Não necessariamente precisa se crer em algo superior, mas, precisamos crer em alguma coisa! Crer que vamos sobreviver mais um dia, crer que vamos ter mais acampadas na mata (hehehe), crer que vamos conseguir aquele tão sonhado equipamento de bushcraft e várias outras coisas.

Mas também é bom crer em algo superior, eu sou agnóstico, mas, não descarto que nossa espécie geralmente consegue ter maior força de vontade quando acreditam que algo superior os protege.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Keppler
16/02/2013, 15:26
Resposta: #10
epistemologicamente fe e crença não é acreditar em deus.
intuição é fé
crença é uma convicção de verdades
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do olavo_diniz
16/05/2014, 12:05 (Resposta editada pela última vez em: 16/05/2014 12:10 por Tiago.)
Resposta: #11
Assunto polêmico e um dos meus preferido tendo em vista que tenho como hobby estudar de forma autodidata mitologias variadas e discutir o assunto( mas podem ficar tranquilos não vou fazer isso aqui).

Acho válido sim, não essencial, mas válido, tudo o que te faça bem e te ajude a continuar, desde que não prejudique terceiros é válido.

Sem dúvidas a crença em algo pode ajudar a enfrentar situações adversas, mas não se faz necessário ser a crença em algo superior, divindades, pode ser a crença em vc mesmo, no seu potencial, pode ser apenas pensamento positivo.

Em minha opinião a esperança tem maior relevância, esperança de conseguir sair daquela situação, voltar pra família etc.

Agora crer por crer, sinceramente pra mim não faz sentido, nunca consegui esta proeza, tenho necessidade de entender as coisas, acreditar por acreditar sem evidencias confiáveis não consigo( talvez seja uma deficiência não sei, tendo em vista que para a maioria acreditar sem evidencias parece ser algo fácil, plausível e normal), não consigo me contentar só em crer, quero saber o por que.

Inclusive o ‘’por que’’ me trouxe muitos problemas ao longo da vida, digamos que a sociedade geral não esteja lá muito preocupada em formar pensadores críticos( apenas peças de substituição) e questionar seja considerado algo nocivo e perigoso na medida que poderia influenciar outros a fazer o mesmo.

Por causa disso consegui ser ‘’convidado a não mais participar da catequese’’, segundo a catequista e o padre eu perguntava e questionava demais( mesmo quando questionava usando a bíblia como fonte), na escola então nem se fala, passei mais tempo da minha vida escolar de castigo ou na diretoria, por buscar outras fontes, não me limitar a versão oficial e principalmente questionar, chegando a extremos de uma vez ficar de castigo sentado ao lado de um menino que foi pego com uma arma na mochila, e eu havia apenas questionado uma versão oficial numa aula de história( ao que parece questionamento está no mesmo patamar que ir armado pra escola), não se tratava de rebeldia ou algo do gênero essa só a necessidade de entender, de não aceitar algo como verdade só porque alguém em posição de autoridade disse, imposição ou porque esta é a versão oficial( e a versão oficial via de regra não corresponde com o de fato ocorrido), mais da metade do que sei aprendi de forma auto ditada, pois tenho muita facilidade para aprender desta forma e os métodos tradicionais de ensino são muitos chatos e ineficientes, fora como estava sempre de castigo sobrava muito tempo para ler.

Na pratica ter fé, crença em algo superior, divindades tem os mesmos resultados que a meditação e o simples pensamento positivo em outras palavras tanto faz o método se envolve seres sobrenaturais ou não ao que parece o pensamento positivo teria um peso maior.

Desta forma pra mim pensamento positivo( sem envolver divindades), esperança, teimosia e a minha insaciável curiosidade teriam maior peso em uma situação adversa em me ajudar a ter motivos pra continuar, ainda tem muitas coisas, individuo, lugares que quero conhecer e entender, isso pra mim seria uma ancora mais poderosa que uma mitologia.

Mas respeito quem acredite em mitologias quer sejam monoteístas ou politeístas e inclusive acho este comportamento fascinante e a observação e estudo deste é algo que me interessa muito.

Meu problema é só quando a religião se mete na individualidade e liberdade das pessoas, tenta se meter em questões do estado quando nosso pais em tese é laico e quando fica se metendo e atrapalhando o progresso da ciência e principalmente as religiões com caráter expansionista que querem submeter a todos a sua visão de mundo.

Para quem tem suas crenças ou religião e não prejudica ou incomoda terceiros, não infringe a lei, não se aproveita da ignorância e desespero das massas para enriquecer e principalmente não tenta me aculturar e me forçar a fazer igual não tenho nenhum problema, inclusive entre meus amigos( fora do mundo virtual), quando nos reunimos parece uma reunião da ONU, todas as etnias, origens, crenças, ausência de crenças juntos de forma adulta e civilizada, rixas entre povos e crenças de séculos ou milhares de anos colocadas de lado (não se trata de esquecer os erros e injustiças do passado e sim de superá-los)o que é perfeitamente possível desde que vc não tenha a mente fechada e tenha boa vontade.

Então é isso pra mim, uma boa ancora seria pensamento positivo, esperança, teimosia e curiosidade, não seria necessário algo sobrenatural ou mitológico.

Gostei do tópico parabéns!

" O lobo é a força da alcatéia e a alcatéia é a força do lobo".
Rudyard Kipling .
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Tiago
12/07/2014, 03:20
Resposta: #12
Com Deus Pai-Mãe todo poderoso, em Jesus Cristo e no ESPÍRITO SANTO, você vai estar sempre Sobre-vivendo.

Pra que pernas e braços se eu tenho as asas do Espírito Santo...

Pessoas que realmente crê no senhor, não teme o dia do amanha.

"Feche os olhos e enxergara melhor o caminho a seguir"

Agora, se vc esta perdido na floresta, ótimo! Lembre-se, esse é o lugar aonde eu amo estar e aqui vou sobreviver e então me retirar. Retornarei!
Acredite nisso, e o universo e a Terra, junto com Deus Pai-Mãe todo poderoso, Jesus Cristo e ESPÍRITO SANTO, alcançara o seu desejo.

Deus é a força que nos move adiante, com saúde, paz, amor...

Abrs guerreiros, fiquem com Deus! Sorrisão
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Wagner07
13/07/2014, 21:53
Resposta: #13
(10/01/2013 01:07)SERGIO Escreveu:  Senhores e Senhoras, Saudações!!!
Respeitando o individuo, dentro do tópico inicial, "Aspectos Psicológicos", eu proponho um fórum que servirá, com civilidade, para que possamos "estressar" a necessidade de se ter uma crença, na defesa, tanto monoteísta como politeísta (o espaço é aberto) de uma crença em algo superior que sirva de âncora nos momentos de solidão e/ou necessidade.
Não objetivo discussões infinitas, embates, defesas do criacionismo ou cientificismo, apenas abrir uma porta democrática onde possamos expor em poucas palavras a necessidade que o Homem tem, ou não, de crer!!!

Particularmente, inicialmente, eu não comentarei nenhuma das respostas, somente se for interpelado diretamente.

Obs.: na minha assinatura, quando falo dos "incrédulos", falo das pessoas que não acreditam nos nossos potenciais. Não estou falando de religião.

Obrigado.

A todos,
1 Abraaaaaaaaaço,
Sérgio

Sergio, muito bom esse tópico!
Eu, mesmo com a pouca idade, considero-me uma pessoa ateia.
Creio em algo superior a nós.
Mas, não creio em Deus.
Se ele não é desigual, como eu estou aqui com água, comida e tudo mais, e as pessoas na Africa passando fome e com sede?
Seria uma beneficiação?

O problema é achar que tudo está certo.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Pedro Lucas Almeida
14/07/2014, 00:54 (Resposta editada pela última vez em: 14/07/2014 00:55 por srmagaiver.)
Resposta: #14
Estudei teologia por vários anos, li muitos textos de "bruxos" , "magos" e "antropólogos", participei de cultos e ritos satanistas, cresci num lar que se dizia católico mas praticava o ateísmo, estudei por um bom tempo o bushido e as mitologias grega, romana nórdica (menos do que eu gostaria), e ainda tem muito mais, Xamanismo com seus chás e ervas, cristais, magnetismo, parapsicologia, etc, etc, etc, mas, para mim, nada é mais forte ou importante que a Responsabilidade.
O compromisso e o comprometimento com algo ou alguém. O saber que se vc morrer, vai deixar alguém esperando em casa, seja no meio do mato, ou no trabalho do dia-a-dia, ter uma meta, uma missão, um objetivo, pra mim é essencial. Talvez por isso eu relute tanto em assumir algum compromisso, pois quando assumido, farei o possível para mante-lo, custe o que custar.

Parabéns pelo tópico,
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do srmagaiver
14/07/2014, 01:57
Resposta: #15
Excelente tópico... visto que não é para defesa de crenças pessoais, mas para a importância destas no psicológico de um sobrevivente, me interessei em expressar minha opinião.

Apenas a título de esclarecimento, sou ignóstico. Pra quem não conhece o termo, é o mais em cima do muro que existe em termos de crenças e convicções "superiores". Eu não assimilo o que venha a ser uma divindade; por não entender o que realmente é e por falta de informações coerentes.

Para quem possui alguma crença, a ideia de uma entidade superior dando apoio e consolo em uma situação de crise, é a diferença entre a lucidez e o desespero. E ajuda muito a manter a vontade de sobreviver e lutar.

Pra quem não tem uma crença definida, numa hora de crise a pessoa tende a se agarrar à possibilidade de que exista realmente algo superior que a auxilie.

Porém no meu caso e de poucas outras pessoas que não possuem crença alguma em qualquer plano não material, isso não afeta em nada.
Como em momentos de necessidade eu não clamo auxílio a nada, tanto nos problemas pessoais, emocionais ou profissionais; eu tenho um conhecimento maior dos meus limites psicológicos.
Como nunca tive um conforto "divino", eu aprendi a condicionar a minha força de vontade e meu foco para me ajustar às situações de conflito... As pessoas de fé fazem isso por meio de orações, pedidos de guiamento e outras coisas; o que faço não é muito diferente, porém é uma meditação introspectiva, numa conversa comigo mesmo.

Pra ser sincero, nunca senti falta de um guia astral ou algo assim... mas entendo que a maioria das pessoas sente a necessidade de ter um protetor superior.
Nossa espécie sempre foi condicionada durante a evolução a temer o desconhecido e atribuir consciência e controle a fenômenos não compreendidos. Muito poucas pessoas conseguem suportar a ideia de estarem sozinhas na própria existência e não fazerem parte de um grande plano divino com objetivo e destino futuro. Quebrar a crença de uma pessoa é retirar sua base psicológica.

Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Pica-pau
14/07/2014, 13:34
Resposta: #16
Eu diria que é bênção ou sorte.
Respeito sua opção.
Se você aceitar, corrijo sua fala: não na África, mas ao nosso lado existem pessoas com necessidades diversas.

Valeu!!!

(13/07/2014 21:53)Pedro Lucas Almeida Escreveu:  

Obrigado.

A todos,
1 Abraaaaaaaaaço,
Sérgio

Mas, não creio em Deus.
Se ele não é desigual, como eu estou aqui com água, comida e tudo mais, e as pessoas na Africa passando fome e com sede?
Seria uma beneficiação?

Seja voluntário da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA.[/b][/size]
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do SERGIO
14/07/2014, 20:49
Resposta: #17
(14/07/2014 13:34)SERGIO Escreveu:  Eu diria que é bênção ou sorte.
Respeito sua opção.
Se você aceitar, corrijo sua fala: não na África, mas ao nosso lado existem pessoas com necessidades diversas.

Valeu!!!

(13/07/2014 21:53)Pedro Lucas Almeida Escreveu:  

Obrigado.

A todos,
1 Abraaaaaaaaaço,
Sérgio

Mas, não creio em Deus.
Seria uma beneficiação?

Bem lembrado Sérgio.

Muitas vezes nos deparamos brasileiros revoltados por situações absurdas que acontecem pelo mundo, mas sequer percebem que a mesma situação existe aqui.

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do VM3
14/07/2014, 22:00
Resposta: #18
Esse tópico é muito interessante! Eu gostei!
Crer em algo é sempre forte. Por coincidência li esse tópico, hoje! Fui católico por toda a vida, porém sempre questionando desde que era criança. De alguns anos para cá não me intitulo cristão ou qualquer outra coisa. A partir do momento que me empenhei em ler, comecei há não encontrar respostas e sim mais perguntas. Sou uma pessoa hoje de visão deísta. Acredito que haja algo superior!
E através da inteligência que o homem adquiriu ele pode fazer muito! Eu acredito demais que na natureza deus está muito presente, não um deus como se é imaginado: um homem de barbas longas sentado em um trono. Penso em algo diferente, único, que está além da minha compreensão. Para chegar a ele penso que o mundo oferece vários caminhos, seja na religião ou não.
Para mim quando estou no mato, dentro de uma barraca, ou mesmo numa rede, ou simplesmente no topo de uma morro, sinto-me livre desse mundo moderno repleto de coisas vazias e fúteis, o que me alegra hoje é estar com meu filho e poder vê-lo crescer, isso me torna forte, me da ânimo, vontade de seguir em frente. Não chamo isso de fé, chamo de legado. Fé para mim pode ser em qualquer coisa, possuo esperança, essa é minha fé. O resto é força e sagacidade de lutar até o fim, ou morrer tentando.
Abraço todos e parabéns a esse tópico!

Luciano Cândido
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do Luciano Cândido
19/08/2014, 00:07
Resposta: #19
Eu creio em Deus e procuro respeitar a opinião dos demais, seja qual for. Conheço alguns biomas do nosso país e percebi a grandiosidade de Deus em todos eles.
Um grande abraço a todos!

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
Lm 3:21
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Lobo-guará
18/12/2017, 23:42
Resposta: #20
Importante esse seu fragmento irmão:

"Excelente tópico... visto que não é para defesa de crenças pessoais, mas para a importância destas no psicológico de um sobrevivente, me interessei em expressar minha opinião."

Abs Guerreiro Piscada

(14/07/2014 01:57)Pica-pau Escreveu:  Excelente tópico... visto que não é para defesa de crenças pessoais, mas para a importância destas no psicológico de um sobrevivente, me interessei em expressar minha opinião.

Apenas a título de esclarecimento, sou ignóstico. Pra quem não conhece o termo, é o mais em cima do muro que existe em termos de crenças e convicções "superiores". Eu não assimilo o que venha a ser uma divindade; por não entender o que realmente é e por falta de informações coerentes.

Para quem possui alguma crença, a ideia de uma entidade superior dando apoio e consolo em uma situação de crise, é a diferença entre a lucidez e o desespero. E ajuda muito a manter a vontade de sobreviver e lutar.

Pra quem não tem uma crença definida, numa hora de crise a pessoa tende a se agarrar à possibilidade de que exista realmente algo superior que a auxilie.

Porém no meu caso e de poucas outras pessoas que não possuem crença alguma em qualquer plano não material, isso não afeta em nada.
Como em momentos de necessidade eu não clamo auxílio a nada, tanto nos problemas pessoais, emocionais ou profissionais; eu tenho um conhecimento maior dos meus limites psicológicos.
Como nunca tive um conforto "divino", eu aprendi a condicionar a minha força de vontade e meu foco para me ajustar às situações de conflito... As pessoas de fé fazem isso por meio de orações, pedidos de guiamento e outras coisas; o que faço não é muito diferente, porém é uma meditação introspectiva, numa conversa comigo mesmo.

Pra ser sincero, nunca senti falta de um guia astral ou algo assim... mas entendo que a maioria das pessoas sente a necessidade de ter um protetor superior.
Nossa espécie sempre foi condicionada durante a evolução a temer o desconhecido e atribuir consciência e controle a fenômenos não compreendidos. Muito poucas pessoas conseguem suportar a ideia de estarem sozinhas na própria existência e não fazerem parte de um grande plano divino com objetivo e destino futuro. Quebrar a crença de uma pessoa é retirar sua base psicológica.

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do LEÃO DO MATO
19/12/2017, 08:48
Resposta: #21
Salve Pessoal, tudo bem?

Acredito que crer em algo faz parte de nosso Ser, se não acreditamos em algo não há motivação para viver, as crenças podem ser as mais variadas:
- Crença em uma vida após a morte, mesmo que dividida em céu e inferno;
- Crença na necessidade de deixar um legado para família e para os descendentes;
- Crença em deixar o "nome na história";
- Crença no desafio de fazer melhor sempre, em progredir, como uma competição consigo mesmo;
- Crença em criar um futuro melhor para poder terminar a vida em um mundo (ou pelo menos comunidade) em paz;
- Crença em criar um futuro melhor para os outros e para si (reencarnação);
- Etc.

Se realizássemos uma enquete aqui para saber "O que te motiva a viver", teríamos dezenas, quem sabe centenas de respostas, e esses motivos, nas horas mais difíceis das nossas vidas é que nos levam a acordar no dia seguinte e "tocar a vida". Os depoimentos de sobreviventes de desastres sempre trazem algo assim, motivos que os fizeram lutar pela vida, e muitos estão relacionados com crenças pessoais.

Bem, acho que é isso, um forte abraço a todos.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Graxaim Urbano
19/12/2017, 14:28
Resposta: #22
Fé e crença na minha opinião não é necessariamente acreditar em Deus.

Se possuo alguma Crença e Fé é a de que as pessoas mudem.
Pensem mais na natureza, no futuro do próximo, nos desperdícios, sejam mais humanos. Do jeito que anda num futuro bem próximo, as gerações pagarão um preço bem alto.

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do RafaelgBotelho
20/12/2017, 13:05
Resposta: #23
Trabalho em uma instituição de educação religiosa.
Vejo reverendos, teólogos, pastores todos os dias. Temos um trabalho ecumênico bem interessante, em que há um diálogo constante entre várias religiões, cristãs e não cristãs.
Percebo hoje que, não interessando se há crença, fé, e etc., aquele(a) que pratica suas ações sem visar ao prejuízo do próximo, que estende a mão ao seu irmão sem o julgar e que, principalmente, respeita a vida e o livre-arbítrio de cada pessoa, estará sendo um bom representante de qualquer crença/divindade.
Agora, quando a rosca aperta e o bixo pega, muitas pessoas se agarram à fé como "tábua de salvação".
Acredita-se que a fé é um fenômeno psíquico, neurológico, que tem um imenso efeito no organismo humano. Temos muito mais poder sobre nós mesmos do que estamos cientes.
Por fim, e dando meu pitaco sobre o assunto, vejo que a fé, na boa medida e na boa prática, mal não faz.
Mas, como tudo nessa vida, quando em exagero, ou mal direcionada, só gera frutos ruins à pessoa e a quem a cerca.

Com humildade,
Abraço;

A liberdade e o respeito ao próximo caminham juntos. A plenitude de um é diretamente proporcional à importância que se dá ao outro.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Mel_Machado
20/12/2017, 14:31
Resposta: #24
(20/12/2017 13:05)Mel_Machado Escreveu:  Trabalho em uma instituição de educação religiosa.
Vejo reverendos, teólogos, pastores todos os dias. Temos um trabalho ecumênico bem interessante, em que há um diálogo constante entre várias religiões, cristãs e não cristãs.
Percebo hoje que, não interessando se há crença, fé, e etc., aquele(a) que pratica suas ações sem visar ao prejuízo do próximo, que estende a mão ao seu irmão sem o julgar e que, principalmente, respeita a vida e o livre-arbítrio de cada pessoa, estará sendo um bom representante de qualquer crença/divindade.
Agora, quando a rosca aperta e o bixo pega, muitas pessoas se agarram à fé como "tábua de salvação".
Acredita-se que a fé é um fenômeno psíquico, neurológico, que tem um imenso efeito no organismo humano. Temos muito mais poder sobre nós mesmos do que estamos cientes.
Por fim, e dando meu pitaco sobre o assunto, vejo que a fé, na boa medida e na boa prática, mal não faz.
Mas, como tudo nessa vida, quando em exagero, ou mal direcionada, só gera frutos ruins à pessoa e a quem a cerca.

Com humildade,
Abraço;

Excelentes palavras .... PiscadaPiscada

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do RafaelgBotelho
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes