Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enchente relâmpago+Despreparo= Morte!
24/11/2012, 02:09
Resposta: #1
Enchente relâmpago+Despreparo= Morte!
È com uma certa tristeza pela vida ou a integridade física dessas pessoas que aparecem nas imagens que eu posto esse vídeo, um grupo de pessoas provavelmente morreram(queda alta + muita água) ao tentarem atravessar essa cachoeira, tomei ciência do vídeo pelo Facebook agora que cheguei em casa e o achei no youtube pra postar aqui.

Ali mostra um grupo de pessoas totalmente despreparadas atravessando uma corredeira a pé, pessoas de vestido, chinelo e uma enchente vem do nada e ilha um grupo dessas pessoas que depois uma segurando na outra são arrastados pela cachoeira e provavelmente ali foi morte certa, se não foi pela queda nas pedras, foi por afogamento (quem tenha o contexto e o desfecho por favor poste aqui)

Isso mostra a seriedade que tem que ser adotada na hora de conduzir pessoas a ambientes hostis e principalmente pra transpor um curso d'agua ainda mais próximo a uma cachoeira, aquilo foi pedir pra morrer, uma simples corda estirada ali servindo como guia poderia ter salvo a todos ou até terem jogado uma corda pra eles segurarem, mas pelo visto ali não tinham nem um canivete quanto menos uma corda, antes da corda, viria a atenção em ver a enchente chegando e deveriam ter corrido pois daria tempo e por falta de informação ficaram ali e deu no que deu, que fique o alerta pois com água e mato não se brinca.

"Aquila non capit muscas."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do fry
24/11/2012, 02:21
Resposta: #2
RE: Enchente relâmpago+Despreparo= Morte!
Isso serve também pra quando agente fala pra não montar abrigo próximo a rios, uma área que agora é seca pode se alagar e te levar junto ou te encharcar junto com todos seus equipamentos.

Nessa imagem que vou postar abaixo, é um leito de rio seco de um local que eu frequento, na época das chuvas ele vira um rio pois o rio que corre ao lado dele alaga e enche ele de água e as minas d’agua voltam a brotar deixando ele ativo por uns 2 meses por ano, uma pessoa desavisada que monte uma barraca ali ou até uma rede e pega uma chuva forte e uma alagamento relâmpago, não vai gostar nada do que vai acontecer, da pra ver entre as duas linhas vermelhas a cavidade do rio, tem que ter os olhos atentos pra reconhecer esse tipo de coisa e nunca montar abrigo próximo desses locais, a zica é certa.

[Imagem: 21ovaer.jpg]

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do fry
24/11/2012, 03:28
Resposta: #3
Caramba, a agua levou as pessoas cachoeira abaixo!
Eu já conheço este perigo, mas este vídeo é de assustar mesmo, em segundos já estavam ilhados sem ter para onde ir.
Fica o alerta para nunca acampar muito próximo a cursos de água.

Red
Encontrar todas as respostas deste usuário
24/11/2012, 04:11 (Resposta editada pela última vez em: 24/11/2012 04:12 por Marcos Bontempo.)
Resposta: #4
Meus irmãos foram acampar nessa epoca de chuva proximo a um corrego aqui da região ha mais ou menos uns 15 anos atras, a chuva a noite foi muito forte e meu pai foi ate la p ver se tava td bem, quando chegou la bateu o farol do carro na barraca e viu um tronco passando do lado da barraca ele correu acordou eles e foi so o tempo de sair dela e arrancala do chão pra não perder ela, a agua subiu cerca de 5 metros do nivel normal no outro dia voltamos la p ver se dava p encontrar alguma coisa dos equipamentos dele só encontramos o forro da barra preso em uma arvore, se meu pai não vai ate la provavelmente a agua teria arrastado eles dentro da barraca 10 minutos a mais se meu pai atrasa seria tarde.... quando eles sairam de la a agua ja tinha subido ate a altura da cintura deles onde a barraca estava.... muito [email protected]* isso eu so acampo longe do rio depois disso.

Low tech man in a high tech world
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Marcos Bontempo
24/11/2012, 06:49
Resposta: #5
Mais uma pra serie, "Brinque com a natureza e vai ver a merd**** q vc fez" esse aqui foi numa montanha, quase q acaba mal felismente dessa vez ngm morreu, mais e uma dica p pessoal ficar esperto, quem faz escalada sabe muito bem o risco das pedras soltas, se alguem não entendeu veja o video ai e tirem suas conclusões!

Low tech man in a high tech world
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Marcos Bontempo
24/11/2012, 09:13
Resposta: #6
Algo parecido já aconteceu comigo eu tinha uns 8 anos eu estava pescando com o meu pai em um lugar perto da serra na hora de ir embora eu não queria ir de moto então convenci meu pai a me deixar descer pelo rio boiando com uma boia de câmara de ar de caminhão no caminho até em casa foi tudo bem quando cheguei perto de casa desci passou uns 2 minutos a enchente veio eu morava em um prédio que era a uns 150m do rio a água chegou até a minha casa e um puco entrou ainda
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Ithalo
24/11/2012, 12:34
Resposta: #7
Segurança em primeiro lugar. Tem que estar atento enquanto se anda no ambiente selvagem. Por isso sou totalmente contra quem usa "drogas recreativas" ou exagera na cachaça no mato.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do TheXX32
24/11/2012, 12:37
Resposta: #8
Ali no vídeo tinha muita gente, mulheres de vestido, adolescentes, meio difícil serem todos de uma mesma família por exemplo, eu queria saber o contexto pra entender o que aquele povo todo estava fazendo ali sem preparo nenhum, se foi alguma excursão sei lá só sei que a M... foi grande.

24/11/2012, 12:54 (Resposta editada pela última vez em: 24/11/2012 13:00 por TheXX32.)
Resposta: #9
eu não sei traduzir, mas numa rápida pesquisa pelo YT eu li isso:
"This tragic accident happened at the Patalpani waterfall in Indore, when a father and his 4 kids celebrated the MBA graduation of the oldest daughter and got surprised by the freak flood. A tragedy for these 3 family members resulted - the father and 2 girls died while the 2 boys are alive".

Numa tradução livre: Uma família na India estava comemorando a graduação da filha mais velha quando foram surpreendidos pela imundação. O pai e duas filhas morreram, enquanto dois rapazes se salvaram.

É uma área de lazer.

24/11/2012, 13:19
Resposta: #10
Vlw Priscila, já da pra entender melhor o que aconteceu, nossa olha a altura da cachoeira, como os dois conseguiram sobreviver em, que sorte....

24/11/2012, 14:10
Resposta: #11
Caramba, que altura hein.

Só não entendo como travaram no meio do caminho e não saíram do leito do rio.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
24/11/2012, 17:48 (Resposta editada pela última vez em: 24/11/2012 17:52 por Carlos Santos.)
Resposta: #12
Na minha região vejam a diferença passadas algumas horas de chuva...
Se trata de estuário de barragem... o que chamamos aqui braço de rio, onde é óptimo para pescar por não ter corrente.. serve como deposito do rio...
Como podem ver é o mesmo local...só o barco é que continua no fundo..
[Imagem: 1qprmd.jpg][Imagem: 312eq76.jpg]

Vai e, se der medo, vai com medo mesmo.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Carlos Santos
24/11/2012, 22:49
Resposta: #13
Brothers do mato, sempre devemos ter em mente que: Mesmo que conheçamos bem as áreas que utilizamos para nossas práticas no mato, a Mãe Natureza é IMPREVISÍVEL! Estejam sempre MAIS alertas e MENOS confiantes!

Grande abraço do Amigo Monge!

Nem teus piores inimigos podem fazer tatos danos, como teus próprios pensamentos (BUDA)!
Skype - monge.chan
25/11/2012, 01:28
Resposta: #14
Gente...pode puderam parar no meio do caminho assim???
Dava tempo de terem saido, mas parecem que nao queriam molhar os pes e que nao acreditaram que a agua tava subindo.
Vai saber....
Citar esta mensagem em uma resposta
27/01/2013, 10:37
Resposta: #15
Gostaria de lembrar, que no trajéto podemos cruzar rios e após a chuva cruza-los novamente pode ser o perigo. já tive que montar uma base de acampamento próximo ao rio Quilombo na serra do mar, pois cruza-lo era impossível, ficamos acampados por mais de um dia até considerarmos seguro para passar, o volume de água triplicou... Sai na sexta para um acampamento em outro ponto da serra e cruzei um rio relativamente razo, sai do carro e São Pedro começou a jogar água de balde lá de cima, foi difícil mas na volta tive que usar corda e cadeirinha improvisada para passar pela copa de arvores no rio.... Mas vale um mal dia de acampamento do que um bom dia de trabalho... 20 km ida e volta com chuva... noite tensa mas muito bom .....

Alguma coisa só é impossível até que alguém a faça...
23/05/2013, 10:14
Resposta: #16
Que pena, o vídeo não está mais dispónivel. Parabéns pelo alerta!!!
Frequento demais cachoeiras sujeitas a enchentes relâmpago.
Neste locais, há notícias de vários acidentes com turistas desavisados, muitos terminado em mortes.
Os turistas não dominam técnicas de sobrevivência e sequer portam qualquer Kit, inclusive eu até pouco tempo atrás.
Apreendi com os habitantes locais uma dica importante: sempre olhar para o morro da nascente e observar se há nuvens carregadas, neste caso é muito provável que esteja ou vá ocorrer uma tromba d'água na nascente e é enchente na certa.
Fry, tenho um vídeo pronto de: "Dicas de segurança para natação na natureza" e também estou montando um Kit submarino específico para esta finalidade.
Gostaria de saber se é este o tópico que posso postar os vídeos.
Obrigada por compartilhar.
Abraço.
23/05/2013, 16:05
Resposta: #17
@[teblasi] Pode criar um novo tópico para seu vídeo e kits na seção de equipamentos e segurança, sobre o vídeo, eu coloquei outro link que agora está funcionando, t+.

23/05/2013, 17:08
Resposta: #18
Isto se chama falta de informaçao e despreparo deste pessoal, ja tinha visto este video, é lamentavel o que aconteceu.
Aqui no Parana tem um rio na regiao litoranea que o pessoal pratica Boia cross, descem com câmera de pneu de caminhao, quando esta chovendo na serra o pessoal tem que sair ligeiro da agua pois as trombas sao iguais a esta do video. Rola muita pauleira , troncos e pedras junto com a agua , ja desapareceu muita gente em meio estas descidas de boia.
22/09/2017, 21:29
Resposta: #19
Retomando tópico Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
24/12/2018, 16:15
Resposta: #20
A época de chuvas rápidas e fortes está ai. E ter em mente que pode acontecer uma enchente relâmpago ou cabeça d'água... não pode ser descartado.

"Cinco jovens morreram e um está desaparecido na Cachoeira do Zé Pereira, em São João Batista do Glória, no sul de Minas Gerais. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Passos (MG), um grupo de seis jovens estava em uma cachoeira, em uma área privada, neste sábado, 22, quando foi surpreendido por um temporal.

De acordo com os bombeiros, quatro dos seis jovens estavam praticando rapel e os outros dois estavam nadando na cachoeira.

Neste domingo, 23, após buscas realizadas na região, foram encontrados os corpos de Pollyana Laiane Diniz Furtado, de 26 anos, Mariana de Melo Almeida Horta, de 23, Maurílio Pádua Silveira, de 30, e Alexsandro Antônio Pereira de Souza, de 32.

Segundo os bombeiros, a região é de difícil acesso e as vítimas foram içadas com o uso de um helicóptero. Ainda de acordo com os bombeiros, as buscas foram retomadas às 6h desta segunda-feira, 24. Por volta das 11h30, um corpo foi encontrado, mas ainda não há identificação. Estão desaparecidos Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, de 26, e Eduardo Gomes Morais, de 36 anos.
"

Fonte: https://istoe.com.br/cinco-jovens-morrem...mH3YXxjWVc

Ouça o silencio da floresta!!!
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do matulle
25/12/2018, 22:09
Resposta: #21
Muito triste a situação. Prudência, conhecimento e preparo são essenciais para aumentar as chances de sobreviver em situações do tipo.

Desbravando sempre.
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
27/12/2018, 10:54
Resposta: #22
O maior problema, tirando se o tempo estiver com "cara" de chuva em cima da cachoeira em que a pessoa esta, é se o tempo estiver bom na cachoeira, mas o rio passa em outro municipio etc ou a chuva estiver fora do alcance da vista dos banhistas. Ai babou tudo !
Não gosto nem de pensar numa situação dessas pois vivo saindo pra tomar banho de cachoeira.
Preparo, conhecimento e atenção aos sinais da natureza são essenciais.
Já passei por uma situação em que a agua sujou de repente, a agua ficou mais gelada no momento, dai pedi para todos sairem da cachoeira, não foi uma enxurrada mas a agua subiu bastante. O engraçado é que poucos banhistas notaram a mudança que estava acontecendo.
Ainda bem que não aconteceu o pior.

Atenção nos banhos de cachoeira pessoal.

Piscada

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do RafaelgBotelho
27/12/2018, 21:18
Resposta: #23
(27/12/2018 10:54)RafaelgBotelho Escreveu:  O maior problema, tirando se o tempo estiver com "cara" de chuva em cima da cachoeira em que a pessoa esta, é se o tempo estiver bom na cachoeira, mas o rio passa em outro municipio etc ou a chuva estiver fora do alcance da vista dos banhistas. Ai babou tudo !
Não gosto nem de pensar numa situação dessas pois vivo saindo pra tomar banho de cachoeira.
Preparo, conhecimento e atenção aos sinais da natureza são essenciais.
Já passei por uma situação em que a agua sujou de repente, a agua ficou mais gelada no momento, dai pedi para todos sairem da cachoeira, não foi uma enxurrada mas a agua subiu bastante. O engraçado é que poucos banhistas notaram a mudança que estava acontecendo.
Ainda bem que não aconteceu o pior.

Atenção nos banhos de cachoeira pessoal.

Piscada

Bem lembrado meu amigo. Mudanças no ambiente em que se encontra é sinal de que algo está por vir. Não custa nada perder uns minutinhos nos sites de previsão do tempo antes de sair, se programar e estar sempre se preparando. Atenção sempre.Idéia

Desbravando sempre.
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Expedicionário
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes