Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança na escalada
07/11/2012, 07:56
Resposta: #1
Segurança na escalada
Bom pessoal! Posto aqui um vídeo para vocês de uma escalada que fiz no paredão da Comandos Brasil em Joinville na Academia One.

É possível notar a segurança feita em baixo por nosso amigo e instrutor Alan, como também a segurança que usamos.
Muitas vezes vejo pessoas empolgadas por aí querendo subir uma pedra, ou qualquer encosta sem segurança nenhuma, e aqui por menor que seja o paredão para treinarmos e nos divertimos, usamos de toda segurança possível para evitar acidentes e ter um melhor aproveitamento da escalada. Não aprendemos somente a escalar mas como cuidar de nossas vidas e da vida de nosso parceiro o qual damos segurança.

Espero que gostem e para os que são loucos de plantão de ficar subindo por aí, repensem, pois muitas pessoas já se machucaram, não por saber escalar, mas por amadorismo mesmo e falta de segurança.

Abraços

Esteja sempre ligado com a Bela Montanha.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 6 Membros Gostaram da Resposta do Jeferson
07/11/2012, 09:07
Resposta: #2
RE: Segurança na escalada
boa dica essas informações são bem úteis e muitas pessoas que praticam essa modalidade esportiva acaba por não compartilhar os conhecimentos que seriam uteis em uma escalada ou descida de emergência em uma situação extrema, abç.

"Aquila non capit muscas."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
07/11/2012, 11:09
Resposta: #3
(07/11/2012 09:07)fry Escreveu:  boa dica essas informações são bem úteis e muitas pessoas que praticam essa modalidade esportiva acaba por não compartilhar os conhecimentos que seriam uteis em uma escalada ou descida de emergência em uma situação extrema, abç.

Pois é Fry, como eu poderia ajudar alguém em apuros se no caso eu não sei nem por onde começar? Vou pegar um cipó? Confeccionar uma corda? Sinceramente, você vai matar a pessoa e você também.
Escalada é o melhor esporte (na minha opinião) pois ele engloba muitos outros, esportes, até a escalada em si, onde muitas vezes é finalizada em um rapel. Só que o que já vi e vejo muito é gente tentando subir pedra brincando, com botas, com tênis. Primeiro que não se deve usar esse tipo de calçado, você vai correr um sério risco de cair e quebrar as costas. Já vi gente fazer Boulder (modalidade de escalada de pequenas alturas com grande força) onde não existe ninguém em baixo dando segurança, (boulder não usa cadeirinha e corda por ser locais baixos) e por esse motivo de ser baixo as pessoas as vezes por estar com a musculatura do braço cansada acabar se machucando.
Mesma coisa no rapel, sei de um caso nesse final de semana onde foi escalado 80 metros, tudo tranquilo, logo depois um pessoal foi fazer rapel de 4m com pouca segurança, que gerou uma queda e muita dor. Eu sempre tenho comigo a sapata de escalada, mas mesmo assim não faço sozinho nem boulder de 2m pois sei que se cair as costas vão doer.
A melhor coisa, na minha opinião, é chamar um resgate nem que isso demore um pouco, pois as vezes por amadorismo, iremos prejudicar muito mais do que uma vida, mas a de muitos outros que estão por perto.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Jeferson
09/11/2012, 14:30
Resposta: #4
Jeferson! Sou praticante de escalada a 12 anos, nesse tempo tive várias oportunidades de cursos e hoje sou instrutor de escalada. De todo esse tempo, conseguí tirar uma conclusão que sempre tento passar ao pessoal, escalar é fácil, qualquer um consegue escalar até paredes negativas mesmo sendo a primeira vez, o que é difícil é fazer isso com segurança. A todos que quiserem fazer técnicas verticais, aconselho a fazer um curso básico de montanhismo, seja escalada ou rapel, pois você pode se machucar e morrer caindo da altura do próprio corpo, imagina escalando uma parede de 50 metros.
Me ponho a disposição para esclarecer dúvidas dos membros aqui do grupo, mas isso não isenta ninguém de procurar instrução pessoal e profissional!!!
Abraços.

"E se os senhores da guerra
mateassem ao pé do fogo,
deixando o ódio pra trás
antes de lavar a erva
o mundo estaria em PAZ"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alex Montanhista
09/11/2012, 15:14
Resposta: #5
Cara,
Sempre tive vontade de fazer um curso de escalada. Faço rapel, mas o basicão e pq muitas vezes a profissão exige. Já que pode ocorrer do SAMU chegar primeiro que os bombeiros. E na maioria das vezes atuamos em conjunto.
Mas até agora nunca vi nem um curso nesse sentido aqui pelo Ceará. Infelizmente. =/ Tenho vontade demais de praticar o esporte propriamente dito. Mas claro com toda a segurança que é necessária e com muita responsabilidade.
Abç

“Live for nothing or die for something" (John Rambo)
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Alanpontes
09/11/2012, 15:30
Resposta: #6
(09/11/2012 14:30)Alex Montanhista Escreveu:  Jeferson! Sou praticante de escalada a 12 anos, nesse tempo tive várias oportunidades de cursos e hoje sou instrutor de escalada. De todo esse tempo, conseguí tirar uma conclusão que sempre tento passar ao pessoal, escalar é fácil, qualquer um consegue escalar até paredes negativas mesmo sendo a primeira vez, o que é difícil é fazer isso com segurança. A todos que quiserem fazer técnicas verticais, aconselho a fazer um curso básico de montanhismo, seja escalada ou rapel, pois você pode se machucar e morrer caindo da altura do próprio corpo, imagina escalando uma parede de 50 metros.
Me ponho a disposição para esclarecer dúvidas dos membros aqui do grupo, mas isso não isenta ninguém de procurar instrução pessoal e profissional!!!
Abraços.

Alex, essa foi a minha intenção em criar esse tópico. Eu escalei de 2002 a 2005, depois em 2007, então pareci e agora retornei a ativa. Só que agora para ficar de vez. É justamente isso. É muito fácil ver pessoas tentando fazer um Boulder sem nem ao menos ninguém dando sega para ele. E o que acontece? Coluna no chão, com quase certeza. É bom saber que você é instrutor, pode tirar muita dúvida, principalmente do pessoal que acabou de iniciar. Lá na nossa academia, sempre valorizamos a segurança. Não tem curso? Não vai pra rocha. Se o cara já escala, mas não tem curso, beleza, até levam, uma ou outra, mas vai começar a fazer sozinho, porque o pessoal cobra e se não fazer, não escala.
Porém na academia escalando indoor, lógico, vai começar no topzinho, subindo 3º. 4º as vezes um 5º super. Aos poucos evoluindo, passa a guiar com a liberação dos instrutores. Mas mesmo assim, vejo gente de academia que só porque guia lá, acha que na rocha vai conseguir. Eu sou bem rigoroso, faço boulder em rocha, parei de escalar e vou respeitar as regras, até mesmo para não sujar com a academia, pois a maioria é meu amigo ali. É como tu falou, fazer é fácil. Mas fazer com segurança isso é muito complicado.
Podemos compartilhar aí, quem sabe um dia não escalamos juntos não é?
Eu hoje está chovendo muito, acho que vou ficar nos boulders da vida. To precisando pegar um pouco mais de força e resistência.
Abraços Alex e obrigado pelo comentário e disposição para ajudar o pessoal mais leigo nesse lance de segurança no montanhismo em geral, podemos assim dizer.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Jeferson
09/11/2012, 15:39
Resposta: #7
(09/11/2012 15:14)Alanpontes Escreveu:  Cara,
Sempre tive vontade de fazer um curso de escalada. Faço rapel, mas o basicão e pq muitas vezes a profissão exige. Já que pode ocorrer do SAMU chegar primeiro que os bombeiros. E na maioria das vezes atuamos em conjunto.
Mas até agora nunca vi nem um curso nesse sentido aqui pelo Ceará. Infelizmente. =/ Tenho vontade demais de praticar o esporte propriamente dito. Mas claro com toda a segurança que é necessária e com muita responsabilidade.
Abç

Alan, eu acredito que possa ter algo por aí sim. Teria que procurar na internet. Eu digo que vale a pena. Procure pessoas que vão te ensinar a escalar, e não a subir pedras. É muito fácil te empolgarem levando pra rocha, não faz isso brother. Procure pessoas que vão te levar para o indoor que é aquelas agarras fixadas em parede. Com o tempo faz um curso, até lá você já vai estar mais preparado físico e tecnicamente para poder ir para a rocha.
Repito a frase que o Alex disse: “escalar é fácil, qualquer um consegue escalar até paredes negativas mesmo sendo a primeira vez, o que é difícil é fazer isso com segurança.” E na escalada a segurança tem que estar antes mesmo de sua primeira opção.
Abraços e boa sorte na procura

09/11/2012, 15:41
Resposta: #8
Vlw Jeferson,
Pior que já procurei muita coisa na net e nada...vou ver se tento com mais afinco. eheheh.
obrigado pelas dicas.
abç

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alanpontes
09/11/2012, 18:04
Resposta: #9
Fala Alanpontes!
Cara, deve ter alguma coisa por aí sim... é que as vezes as academias não divulgam muito, mas a partir do momento que tu encontrar o primeiro fica muito fácil achar o caminho correto! Abraços.

mateassem ao pé do fogo,
deixando o ódio pra trás
antes de lavar a erva
o mundo estaria em PAZ"
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Alex Montanhista
09/11/2012, 18:06
Resposta: #10
Fala Jeferson!
Estamos juntos irmão! Sempre que tiver alguma dúvida e que eu possa ajudar, estou a disposição! Escalar junto não vai ser difícil, pois esse brasilzão é grande, mas daqui a pouco a gente se encontra por aí. Abraços!

mateassem ao pé do fogo,
deixando o ódio pra trás
antes de lavar a erva
o mundo estaria em PAZ"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alex Montanhista
09/11/2012, 21:14
Resposta: #11
(09/11/2012 18:04)Alex Montanhista Escreveu:  Fala Alanpontes!
Cara, deve ter alguma coisa por aí sim... é que as vezes as academias não divulgam muito, mas a partir do momento que tu encontrar o primeiro fica muito fácil achar o caminho correto! Abraços.

Pois é Alex,
Tb acho que só precisa achar o primeiro. hehehe. Depois o caminho se abre.
Vlw amigo

10/11/2012, 08:52
Resposta: #12
(09/11/2012 15:41)Alanpontes Escreveu:  Vlw Jeferson,
Pior que já procurei muita coisa na net e nada...vou ver se tento com mais afinco. eheheh.
obrigado pelas dicas.
abç

Ontem eu fui na academia e acabei nem perguntando. Segunda eu vou perguntar se alguém conhece algum grupo daí. Sorrisão

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Jeferson
10/11/2012, 08:57
Resposta: #13
Realmente, como o Alex falou, você não vai ver um foulder ou algo assim. Dica, tente ver pelos ogros, normalmente cabeludos ou barbudos com os braços de popeye ahuahuhuahuahuahua.

10/11/2012, 19:46
Resposta: #14
(10/11/2012 08:57)Jeferson Escreveu:  Realmente, como o Alex falou, você não vai ver um foulder ou algo assim. Dica, tente ver pelos ogros, normalmente cabeludos ou barbudos com os braços de popeye ahuahuhuahuahuahua.

hehehe...boa. Caso descubra alguma coisa...eu posto aqui pra avisar.
vlw

[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alanpontes
11/11/2012, 02:11
Resposta: #15
Mandou bem Jefferson, valeu
Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do 1st CAVMeserve
24/08/2017, 14:19
Resposta: #16
Tópico antigo, mas vou aproveitar pois saiu um vídeo interessante com esta temática, e também relacionado a sobrevivência, que é como fazer uma "cadeirinha" AFL, segue o link:

Um forte abraço a todos
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Graxaim Urbano
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos SERGIO 118 90.583 26/04/2019 12:43
Última Resposta: Airton
  Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca? Norton 70 34.258 13/02/2019 17:36
Última Resposta: Washington
  Módulo de Segurança no campo. Kevin S. 8 3.650 04/02/2019 19:43
Última Resposta: Expedicionário
  Segurança e Estratégia de Navegação Roger Dantas 7 4.204 03/01/2018 15:14
Última Resposta: RafaelgBotelho
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 14.799 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 8.546 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 13.630 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai
  Auto segurança no rapel Alvaro 18 13.250 23/04/2013 13:14
Última Resposta: Jeferson

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes