Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Tópico Fechado 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Auto segurança no rapel
02/10/2012, 12:39 (Resposta editada pela última vez em: 02/10/2012 12:45 por Alvaro.)
Resposta: #1
Auto segurança no rapel
Por consensso comum, as pessoas costumam atribuir ao rapel, uma função secundaria, conciderando-o uma "tecnica emergencial de descida", não entrarei no merito desta questão, apesar de não concordar muito com tal afirmacao, meu objetivo neste topico, é demonstrar como realisa-lo com segurança....

Existem muitos dispositivos de descida(freios) que são por natureza auto blocantes, mas, alem de serem caros e pesados, em uma situacao de emergencia, vc provavelmente não ira dispor de tais equimos, tambem ha que conciderar que em nosso meio, somos todos minimalistas, pelo tal não costumamos levar uma grande gama de equipamentos nas aventuras...

Como faser um rapel seguro utilizando apenas 1 fita, 1 freio 8, 2 mosquetoes e 1 anel de cordelete:

Vejam a foto...

[Imagem: 556985_478981422132643_1633262595_n.jpg]

É possível ver, que o freio fica afastado da cadeirinha, utilizamos junto com o freio 1 mosquetão e a fita....
paralelo ao freio, é utilizado o anel de cordelete, fas-se um no prussico (pode ser um marcahnd) em volta da corda e prende com o mosquetão na cadeirinha...
Desta forma, temos duas vantagens:

1 - caso vc solte a corda de freio, o no prussico (ou marchand) ira frear a descida.... evitando um acidente...
2 - caso o sistema principal (freio 8, fita e mosquetão) falhe, o no prussico (ou marchand) servira como backup evitando a queda...

É muito importante que o sistema de auto segurança seja atrelado a alca principal da cadeirinha, e nunca na perna ou qualquer outro local....

Esta tecnica é recomendada pela petzl.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alvaro
02/10/2012, 12:41 (Resposta editada pela última vez em: 02/10/2012 12:47 por Alvaro.)
Resposta: #2
RE: Auto segurança no rapel
Nesta imagem podemos ver mais detalhes de como proceder...

[Imagem: 264213_479211475442971_1085273752_n.jpg]
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Alvaro
02/10/2012, 13:29
Resposta: #3
(02/10/2012 12:41)Alvaro Escreveu:  Nesta imagem podemos ver mais detalhes de como proceder...

[Imagem: 264213_479211475442971_1085273752_n.jpg]

Realmente muito importante Alvaro! As pessoas querem fazer o rapel, mas muitas descuidam e não utilizam o auto-seguro e acidentes em rapel podem ser fatais. Abç!

Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre!
02/10/2012, 13:37
Resposta: #4
Alvaro, legal cara!
Você já tentou escalada?

É algo legal que lhe indico.

Abraços

Esteja sempre ligado com a Bela Montanha.
Encontrar todas as respostas deste usuário
02/10/2012, 15:43
Resposta: #5
(02/10/2012 13:37)Jeferson Escreveu:  Alvaro, legal cara!
Você já tentou escalada?

Abraços

Estou quase la, vou comprar umas costuras, sapatilhas... ja esta tudo nos planos...
06/10/2012, 14:14
Resposta: #6
(02/10/2012 15:43)Alvaro Escreveu:  
(02/10/2012 13:37)Jeferson Escreveu:  Alvaro, legal cara!
Você já tentou escalada?

Abraços

Estou quase la, vou comprar umas costuras, sapatilhas... ja esta tudo nos planos...

Que legal mano! Você vai ver o quanto é melhor. Não desmerecendo o rapel. Mas o contato com a natureza na escalada, é muito maior. Torço por você brother.
Abraços

06/10/2012, 16:36 (Resposta editada pela última vez em: 06/10/2012 16:38 por Demetrius.)
Resposta: #7
[Imagem: ehkw9.jpg]
kmarada legal a sua dica!!!!
Embora eu aprendi em um curso certificado pela FEMERJ a colocar o prussik na perna do boudrier!!!
O rapel para quem escala, só é usado quando é inviável seguir (descer) por uma trilha, pois os acidentes geralmente
acontecem nesta fase, por falta de atenção e relaxamento da escalada.

Show de dica!!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Demetrius
07/10/2012, 11:37
Resposta: #8
(06/10/2012 16:36)Demetrius Escreveu:  kmarada legal a sua dica!!!!
Embora eu aprendi em um curso certificado pela FEMERJ a colocar o prussik na perna do boudrier!!!
O rapel para quem escala, só é usado quando é inviável seguir (descer) por uma trilha, pois os acidentes geralmente

Show de dica!!!!!

Não vejo a escalada como um relaxamento. Ao contrário.

07/10/2012, 11:56 (Resposta editada pela última vez em: 07/10/2012 11:57 por Demetrius.)
Resposta: #9
kmarada, desculpa por não ter me expressado direito!!!
Não que a escalada seja um relaxamento, e ainda mais com aquelas sapatilhas maravilhosas nos pés rsrsrsrs!!!
O que acontece que depois de chegar no objetivo final da escalada, a empolgação do sucesso, faz vc descontrair, e isso é natural e vejo sempre isso acontecer.

Isso que eu tentei explicar!!!

Um abraço!!!
============================================
(07/10/2012 11:37)Jeferson Escreveu:  

Show de dica!!!!!

07/10/2012, 11:58
Resposta: #10
(07/10/2012 11:56)Demetrius Escreveu:  kmarada, desculpa por não ter me expressado direito!!!
Não que a escalada seja um relaxamento, e ainda mais com aquelas sapatilhas maravilhosas nos pés rsrsrsrs!!!
O que acontece que depois de chegar no objetivo final da escalada, a empolgação do sucesso, faz vc descontrair, e isso é natural e vejo sempre isso acontecer.

Isso que eu tentei explicar!!!

Um abraço!!!
============================================
(07/10/2012 11:37)Jeferson Escreveu:  

Show de dica!!!!!

Tranquilo, maioria desses acidentes, é por amadorismo mesmo, pessoal nem curso tem para rocha e acaba fazendo besteiras. Querem inventar idéia loca.
Mas acontece,
fica tranquilo... Sorrisão Tá desculpado rsrsrs

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Jeferson
07/10/2012, 12:21 (Resposta editada pela última vez em: 07/10/2012 12:31 por Franco.)
Resposta: #11
legal,
eu quando fiz rapel utilizei o back up na perna como esse video:

e tem esse também:

algumas pessoas dizem que o método da Petzl seria inseguro caso o looping da cadeirinha quebrasse, e na perna eu julgo também não ser muito seguro , entretanto o looping foi feito para este fim então o método da Petzl é seguro, cabe lembr comprar sempre equipamentos certificados.

abraços
07/10/2012, 18:45 (Resposta editada pela última vez em: 07/10/2012 20:24 por Dambrós.)
Resposta: #12
Bom lembrete kmarada!!!
eu particularmente uso o primeiro método, mas nada contra o da
petzl.
O importante é sempre usar o back-up!!!!
um abraço.

=================================================
(07/10/2012 12:21)Franco Escreveu:  legal,
eu quando fiz rapel utilizei o back up na perna como esse video:
e tem esse também:
algumas pessoas dizem que o método da Petzl seria inseguro caso o looping da cadeirinha quebrasse, e na perna eu julgo também não ser muito seguro , entretanto o looping foi feito para este fim então o método da Petzl é seguro, cabe lembr comprar sempre equipamentos certificados.
abraços
08/10/2012, 11:55
Resposta: #13
Alvaro, excelente dica e muito bem colocada e figurada.
Nos treinamentos que ministro de rapel, sempre explico a importância de um bkp como esse e sou seu parceiro no que diz respeito à não concordar com a idéia de dizer que o rapel é uma "técnica emergencial de descida".

Vlw a explicação e grande abraço.

Luciano Lima
Toda vez que eu dou um passo, o mundo sai do lugar (Siba).
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do lllima
09/11/2012, 14:41
Resposta: #14
Alvaro, as técnicas emergenciais de descida nada tem a ver com o rapel esportivo que praticamos... Imagina descer uma cascata sem as devidas seguranças... Sou instrutor de escalada e sempre dou uma bronca no pessoal da escalada que é contra a turma do rapel, sempre pergunto se eles conseguem escalar uma cachoeira negativa por dentro d'agua... Pra esses momentos "felizes" servem as técnicas de rapel!!!
Quanto a técnica emergêncial de descida, precisamos somente de um cabo de aproximadamente 5 metros(cadeirinha) e 1 mosquetão e a corda, fazendo um nó dinâmico UIAA ou meia volta do fiel, dá pra fazer uma descida com uma excelente segurança, mas para o pessoal aprender isso não poderíamos colocar somente fotos e sim destinar os membros a profissionais habilitados.
Muito boas tuas dicas, se todos se preocupassem um pouquinho com a segurança no rapel, não teríamos tantos acidentes na pedra!
Obrigado pelo post.

"E se os senhores da guerra
mateassem ao pé do fogo,
deixando o ódio pra trás
antes de lavar a erva
o mundo estaria em PAZ"
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Alex Montanhista
11/11/2012, 14:50
Resposta: #15
MUITO BOA, COLOCAR ISSO NA CABEÇA DO PESSOAL É PRIMORDIAL. TEMOS QUE TER QUALIFICAÇÃO NA PRÁTICA PRA NUMA EMERG SABER USAR.
BRAVO ZULU!!!
=====================================================

(09/11/2012 14:41)Alex Montanhista Escreveu:  Alvaro, as técnicas emergenciais de descida nada tem a ver com o rapel esportivo que praticamos... Imagina descer uma cascata sem as devidas seguranças... Sou instrutor de escalada e sempre dou uma bronca no pessoal da escalada que é contra a turma do rapel, sempre pergunto se eles conseguem escalar uma cachoeira negativa por dentro d'agua... Pra esses momentos "felizes" servem as técnicas de rapel!!!
Quanto a técnica emergêncial de descida, precisamos somente de um cabo de aproximadamente 5 metros(cadeirinha) e 1 mosquetão e a corda, fazendo um nó dinâmico UIAA ou meia volta do fiel, dá pra fazer uma descida com uma excelente segurança, mas para o pessoal aprender isso não poderíamos colocar somente fotos e sim destinar os membros a profissionais habilitados.
Muito boas tuas dicas, se todos se preocupassem um pouquinho com a segurança no rapel, não teríamos tantos acidentes na pedra!
Obrigado pelo post.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Demetrius
11/11/2012, 22:42
Resposta: #16
kmarada legal a sua dica!!!!

Show de dica!!!!!
[/quote]

Eu tambem uso o prussik na perna do boudrier, aprendi em um curso dado por um intrutor aposentado do US ARMY RANGERS, e a galera da SWAT da minha cidade faz o curso na escola dele.
Eu so fiz o curso basico, mas confesso que queria ter feito o curso avancado, o mesmo curso que a SWAT faz.
Tambem fiz curso de tiro com o mesmo.
Sorrisão
Abraco
13/11/2012, 15:46
Resposta: #17
Ja usei os dois métodos, na perna e no loping, ambos são seguros, na minha opinião, no looping, fica mais estabilizado, ficamos com mais equilíbrio, e outra coisa importante a salientar, vejo muitos acidentes em que o escalador prende os cabelos no freio.... talves o segundo metodo fique mais propensso a prender os cabelos no freio... então, quem tiver cabelos compridos, não esqueça de amarralos, e colocar dentro de uma touca ou capacete...
05/04/2013, 01:43
Resposta: #18
tiro minha duvida obrigado
23/04/2013, 13:14
Resposta: #19
(09/11/2012 14:41)Alex Montanhista Escreveu:  Alvaro, as técnicas emergenciais de descida nada tem a ver com o rapel esportivo que praticamos... Imagina descer uma cascata sem as devidas seguranças... Sou instrutor de escalada e sempre dou uma bronca no pessoal da escalada que é contra a turma do rapel, sempre pergunto se eles conseguem escalar uma cachoeira negativa por dentro d'agua... Pra esses momentos "felizes" servem as técnicas de rapel!!!
Obrigado pelo post.

Boa Alex, o pessoal critica o rapel, mas não tem noção do quanto é importante, lógico que utilizamos outros instrumentos na descida, e ela é mais demorada, mas respeito acima de tudo.

Tópico Fechado 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Segurança para o Olhos - O Uso do Óculos SERGIO 118 88.619 26/04/2019 12:43
Última Resposta: Airton
  Enquete: No Quesito Segurança: Acampar em Rede ou Barraca? Norton 70 33.024 13/02/2019 17:36
Última Resposta: Washington
  Módulo de Segurança no campo. Kevin S. 8 3.484 04/02/2019 19:43
Última Resposta: Expedicionário
  Segurança e Estratégia de Navegação Roger Dantas 7 4.047 03/01/2018 15:14
Última Resposta: RafaelgBotelho
  Segurança na escalada Jeferson 15 10.307 24/08/2017 14:19
Última Resposta: Graxaim Urbano
  Quais Equipamentos de segurança devo levar pro mato Camper 21 14.391 13/04/2017 17:18
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Segurança na hora de apagar a fogueira! josé pedro m. vieira 16 8.182 11/03/2017 09:53
Última Resposta: josé pedro m. vieira
  Regras de segurança: Instrumentos de corte. Caburai 23 13.103 06/02/2017 20:49
Última Resposta: Caburai

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes