Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rachando lenha com serra
29/09/2012, 16:19
Resposta: #1
Rachando lenha com serra
Achei interessante esse vídeo aonde Ray Mears mostra como se rachar lenha com uma serra dobrável. Achei importante compartilhar por não ter visto ainda este método. Não testei ainda, mas queria ver se iria funcionar com as madeiras aqui do Brasil.

Valeuuu.

GO HARD OR GO HOME
NO BRAIN NO GAIN
Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Frantz
29/09/2012, 20:35
Resposta: #2
RE: Rachando lenha com serra
Legal esse método, mas acho que só funciona com uma madeira mais "mole" e já bem seca, mas é mais uma opção onde se polpa energia para realizar uma tarefa fundamental no mato.
29/09/2012, 20:41
Resposta: #3
Já vi um vídeo parecido de um gringo que fez cortes até a metade do galho só que em vários pontos, fazia de um lado, virava, fazia do outro, virava fazia do outro lado, foi uma sarrafada só numa arvore o galho grosso se partiu em várias partes, achei bem econômico o método embora nuca tenha testado pra ver se funciona mas parece ser um adiantado de serviço, flw.

"Aquila non capit muscas."
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
29/09/2012, 22:02
Resposta: #4
Muuuuuuuuito bacana e muuuuuuuuito prático. Nunca imaginei que a lenha quebrasse dessa forma. Obrigado por compartilhar, pois esse conhecimento nos será muito útil.

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
29/09/2012, 23:51
Resposta: #5
(29/09/2012 16:19)Frantz Escreveu:  Achei interessante esse vídeo aonde Ray Mears mostra como se rachar lenha com uma serra dobrável. Achei importante compartilhar por não ter visto ainda este método. Não testei ainda, mas queria ver se iria funcionar com as madeiras aqui do Brasil.

Valeuuu.

Muito Legal a técnica.
Abç.

Só sobrevive na selva aquele que a conhece e respeita.
30/09/2012, 00:00
Resposta: #6
Interessante. Vlw pela postagem.

Temos que tentar com nossas madeira mesmo, pra ver como se comporta. Eucalipto não racha assim nem a pau mesmo hein. hehehe

Naquele meu vídeo de como usar a machadinha, na parte 2, demonstro algo parecido com isso que o Fry disse, se é que entendi direito. hehehe

Economizo bastante energia no corte, mas é com a machadinha.

Abraço.

" "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Pablo Neruda
"
01/10/2012, 17:09
Resposta: #7
pois é, só falta fazer os testes com lenhas daqui e até quem sabe com um eucalipto hahahahaha. Vai demorar um pouco para eu ir no mato novamente, mas quando for vou ver se aplico tudo.

valeu

GO HARD OR GO HOME
NO BRAIN NO GAIN
01/10/2012, 19:36 (Resposta editada pela última vez em: 01/10/2012 19:39 por Frantz.)
Resposta: #8
Fiz um pequeno teste no pátio aqui de casa com um galho mais grosso que estava um pouco molhado, em parte funcionou, fiz o corto na metade do galho e bati umas 10 vezes e saiu a metade, mas a outra metade ainda ficou, mesmo batendo bastante. Fiz o corte nas costas dessa metade integra e continuei batendo, assim consegui rachar o resto.

Foi um teste rápido, mas já pude ver que posso usar este método em campo. Talvez este método que o Fry relatou, aonde devemos fazer vários cortes em diferentes lugares, seja mais efetivo.

valeuuu

GO HARD OR GO HOME
NO BRAIN NO GAIN
22/02/2013, 20:27
Resposta: #9
(29/09/2012 16:19)Frantz Escreveu:  Achei interessante esse vídeo aonde Ray Mears mostra como se rachar lenha com uma serra dobrável. Achei importante compartilhar por não ter visto ainda este método. Não testei ainda, mas queria ver se iria funcionar com as madeiras aqui do Brasil.

Valeuuu.

Estranhei muito o título do tópico, é uma frase no mínimo estranha "rachar lenha com serra"... pensei que se tratasse de um erro e até estranhei de o Fry não ter corrigido, mas depois que assisti o vídeo tudo ficou claro. Obrigado por compartilhar conosco,
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do sikorski
22/02/2013, 21:41
Resposta: #10
(22/02/2013 20:27)sikorski Escreveu:  

Valeuuu.

Estranhei muito o título do tópico, é uma frase no mínimo estranha "rachar lenha com serra"... pensei que se tratasse de um erro e até estranhei de o Fry não ter corrigido, mas depois que assisti o vídeo tudo ficou claro. Obrigado por compartilhar conosco,

Salve Sikorski. Tava meio sumido ou é impressão minha? Alegre
É uma mão na roda essa técnica, né não? Exige um mínimo de esforço e pode ser usada até uma serra mais simples (afinal, nem é necessário serrar tanto assim). Hehehe

Sds
Toscano VIX
"porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
21/01/2014, 08:56
Resposta: #11
Legal a técnica. Só vi este tópico hj.
Gosto muito dos vídeos do Ray Mears pois são bem funcionais, mas tem que realmente ver se funciona para nossa realidade de madeira aqui no Brasil.

21/01/2014, 09:24
Resposta: #12
Legal o video, vamos aguardar um com nossas madeiras, alguem se habilita?

" QUEM TRABALHA MATA A FOME E NÃO COMO O PÃO DE NINGUÉM, QUEM GANHA MAIS DO QUE COME, SEMPRE COME O PÃO DE ALGUÉM[/font]
21/01/2014, 09:43
Resposta: #13
Muito interessante o vídeo, já testei de forma semelhante e acredito que vai depender muito da madeira que usamos.

grande abraço

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
21/01/2014, 09:53
Resposta: #14
(21/01/2014 09:43)Andre Augusto Escreveu:  Muito interessante o vídeo, já testei de forma semelhante e acredito que vai depender muito da madeira que usamos.
grande abraço

(21/01/2014 09:24)marcelo macedo da silva Escreveu:  Legal o video, vamos aguardar um com nossas madeiras, alguem se habilita?

(21/01/2014 08:56)Licht Escreveu:  Legal a técnica. Só vi este tópico hj.
Gosto muito dos vídeos do Ray Mears pois são bem funcionais, mas tem que realmente ver se funciona para nossa realidade de madeira aqui no Brasil.

Fala galera!

No meu vídeo para o primeiro ano do concurso 1º ano do fórum Bushcraft Brasil eu realizo esta técnica ai. Infelizmente não funcionou. Como os amigos indagaram, não sei se pelo fato da madeira ser diferente ou se por falta de técnica. Testei isso nos dois dias da filmagem, mas infelizmente não funcionou em nenhum.

Segue o vídeo: http://goo.gl/fXQCbw

A técnica está entre 11:53 e 12:02. Desculpe por não ter colocado os dois dias e só um pequeno trecho de minha tentativa, mas o tempo limite do vídeo era 15 minutos (2 minutos de introdução e 13 de técnica), não caberiam as demais técnicas se eu colocasse mais.

Grande abraço!

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do VM3
21/01/2014, 10:29
Resposta: #15
(21/01/2014 09:53)VM3 Escreveu:  
(21/01/2014 09:43)Andre Augusto Escreveu:  Muito interessante o vídeo, já testei de forma semelhante e acredito que vai depender muito da madeira que usamos.
grande abraço

(21/01/2014 09:24)marcelo macedo da silva Escreveu:  Legal o video, vamos aguardar um com nossas madeiras, alguem se habilita?

(21/01/2014 08:56)Licht Escreveu:  Legal a técnica. Só vi este tópico hj.

Fala galera!

No meu vídeo para o primeiro ano do concurso 1º ano do fórum Bushcraft Brasil eu realizo esta técnica ai. Infelizmente não funcionou. Como os amigos indagaram, não sei se pelo fato da madeira ser diferente ou se por falta de técnica. Testei isso nos dois dias da filmagem, mas infelizmente não funcionou em nenhum.

Segue o vídeo: http://goo.gl/fXQCbw

A técnica está entre 11:53 e 12:02. Desculpe por não ter colocado os dois dias e só um pequeno trecho de minha tentativa, mas o tempo limite do vídeo era 15 minutos (2 minutos de introdução e 13 de técnica), não caberiam as demais técnicas se eu colocasse mais.

Grande abraço!

Muito bom esse seu vídeo Vinicius, não me lembrava dele hehehheheheheh

abraço

“Não existe método certo e sim aquele que funciona”
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Andre Augusto
21/01/2014, 11:09
Resposta: #16
Já tinha visto esse vídeo e testei em algumas madeiras que encontrei na mata, e não tive um bom resultado, talvez com a madeira certa o resultado seja satisfatório.
Abraço.

Quem muito fala não pensa ! Quem pensa não fala, se comunica.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Colognese
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Demonstraçao de como se rachar lenha grossa com faca (Mors Kochanski) Rodrigo Milan 54 34.458 04/06/2018 12:06
Última Resposta: jrazeponi

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes