Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Tópico Fechado 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Queimar chifre para espantar cobras?
18/09/2012, 09:42
Resposta: #1
Queimar chifre para espantar cobras?
Ouvia muito isso na infância. Alguém ai já ouviu falar ou utiliza isso de vez em quando?
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do araujo
18/09/2012, 14:58
Resposta: #2
RE: Queimar chifre para espantar cobras?
Hehe.. acho que esse tópico vai ser parecido com o do ataque de felinos, vão surgir um monte de "simpatias" mas nada de efetivo.

Bem, vou começar então com as que eu já ouvi.

1 - Jogar cascas de cebola e alho em torno do acampamento mantém as cobras afastadas.

2 - Traçar uma linha com detergente em torno do acampamento também mantém as cobras afastadas. Neste caso, dizem que uma cobra não atravessa por cima de uma linha feita com detergente de jeito nenhum.

Sinceramente NÃO acredito em nenhuma delas, mas, pelo sim pelo não, eu sempre separo as cascas de alho e cebola e as jogo no chão, não só em acampamentos mas também no sítio.

Vai que cola...rs

Abraço

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa." - Rabindranath Tagore
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Evandro Bertaglia
18/09/2012, 15:20 (Resposta editada pela última vez em: 18/09/2012 15:20 por Kide.)
Resposta: #3
Isso é coisa "dos antigos", é osso aturar catinga de chifre queimado que lembra o cheiro de carne queimada. Pode até espantar cobra, mas vai atrair graxaim.

Si vis pacem, para bellum
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Kide
13/01/2013, 02:54
Resposta: #4
olha, pelo que eu pesquisei não há nada que possa ser feito, o jeito é usar uma boa bota e perneiras, e olhar onde pisa e põe a mão. recentemente ví um vídeo (
de uma jararaca sobre uma folha de samambaia, fiquei com medo pois quando ando no mato muito fechado não sou tão cuidadoso com os galhos e cipós...
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do PreparadorBR
13/01/2013, 16:15
Resposta: #5
Os caras que eu conheço queimam o chifre mas é por outro motivoSorrisãoSorrisãoSorrisão.
Mas falando sério. Nunca ouvi falar nisso, mas quando era criança e ia pescar com meu pai, a minha mãe mandava colocar cigarros ou fumo de corda nas meias pra afastar cobras e eu tenho um primo que quando vai pescar amarra alho nas canelas pra afastar cobras. Já ouvi dizer que se esticar uma corda em volta do acampamento, a mesma não rasteja por cima da corda (isso é efetivamente lenda). Sinceramente, eu não acredito. Na verdade sou até muito relaxado. Deveria tomar mais cuidado. No máximo eu uso botas de borracha ou perneira e ando fazendo barulho pra espantar.
No tempo do EB a gente se enfiava em tudo quanto é tipo de buraco e vivia se arrastando pelo mato e nunca houve acidentes com cobras (não sei como).
Se alguém conhece algum repelente que funcione por favor compartilhe.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do CASTUS1000
13/01/2013, 16:38
Resposta: #6
Olá Araujo.
Já ouvi muito falarem isso também que queimar chifre ajuda a espantar cobras, Inclusive meu pai ele utiliza muito essa tecnica quando ele vai pescar a noite, pois o rio que a gente pesca fica numa area que é de mato totalmente fechado e ele sempre utilazava essa tecnica a noite e até hoje em quanto ele fazia isso nunca tivemos problemas com cobras não rs´ ... Abraço
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Binho Pedroso
20/01/2013, 02:10
Resposta: #7
Então, essa técnica é confiável ou não? Eu nunca ouvi falar dessa de queimar chifre pra espantar cobras! Conheço várias técnicas pra espantar cobras, mas, nunca vi nenhuma que tenha realmente funcionado.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Keppler
20/01/2013, 08:50
Resposta: #8
Meu Pai diria, que têm que ser chifre esquerdo de Boi canhoto.... kkkkkkkkkkk.....
mas agora sério, pode ser verdade pois cobras possuem uma certa sensibilidade a enxofre.... só não sei o quanto e se de fato seria o suficiente.

Alguma coisa só é impossível até que alguém a faça...
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Dr Gori
04/04/2013, 17:56 (Resposta editada pela última vez em: 05/04/2013 08:41 por maicon.)
Resposta: #9
Não acredito muito nessas "técnicas antigas" pode até ser que funcionem, mas pelo sim pelo não prefiro manter os cuidados básicos, se possível ficar nas trilhas e montar o acampamento em locais um pouco mais abertos, é importante também o uso de calçados apropriados calças compridas e se possível aquelas caneleiras, acho que algo sobre elas aqui no site parece ser muito boa contra picadas, no verão os cuidados devem ser redobrados, com estas coisas não dá pra brincar.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do maicon
04/04/2013, 18:06
Resposta: #10
Sinceramente eu não acredito muito nisso não....rs. Certa vez um pescador foi atendido no instituto de medicina tropical da minha cidade picado por uma jararaca...Uma equação complicada ...(Beira de córrego + noite= ambiente propício para Jararaca)...rsrsr

Bom, o cara estava com as pernas "impregnadas" de alho! um cheiro super forte..disse que passava alho nas pernas para espantar cobras..só esqueceu de avisar isso para o filhotão no qual ele pisou...

Creio que atenção e calçados/roupas apropriadas são a melhor proteção contra elas...

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
04/04/2013, 20:52
Resposta: #11
como o Saymon comentou , atenção e calçados/roupas apropriadas são a melhor proteção contra elas , só vou acrescentar olhar bem onde se poem a mão tipo na coleta de material , ao apoiar a mão em um tronco , existe outros animais que podem trazer problemas . um acampamento bem arrumado com o chão limpo ajuda tbm . na cultura popular tem a historia do carbureto tbm sem comprovação kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

Madeira verde e como sogra , chora mais pega fogo .
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do ricardo bk zero
04/04/2013, 23:16
Resposta: #12
(04/04/2013 20:52)ricardo bk zero Escreveu:  como o Saymon comentou , atenção e calçados/roupas apropriadas são a melhor proteção contra elas , só vou acrescentar olhar bem onde se poem a mão tipo na coleta de material , ao apoiar a mão em um tronco , existe outros animais que podem trazer problemas . um acampamento bem arrumado com o chão limpo ajuda tbm . na cultura popular tem a historia do carbureto tbm sem comprovação kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

Boa observação Bk...a um ano atrás fiz uma trilha e quando sentei pra descansar coloquei a mochila no chão, coisa que nunca faço...sempre penduro em algum galho e sempre ando com uma daquelas borrachas com ganchos de prender coisas em garupa de moto, e com ela penduro a mochila em troncos...mas neste dia esqueci..quando coloquei a mochila nas costas sentí uma super agulhada nas costas e quando tirei a mochila rapidamente tinha um pequeno escorpião..

Pense num troço que doeu! doeu mais que marimbondo (que também são bichos a se tomar cuidado na hora de cortar galhos)...

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
05/04/2013, 01:13
Resposta: #13
Cara, tá aí uma coisa que gosto de fazer, testar contos e lendas.
Tenho um amigo que cria umas cobras... primeiramente vou descobrir se a fumaça exalada pelo chifre pode prejudicar os animais, caso contrário vou fazer um vídeo testando esta técnica! Aguardem!!!!

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do VM3
05/04/2013, 01:31
Resposta: #14
(05/04/2013 01:13)VM3 Escreveu:  Cara, tá aí uma coisa que gosto de fazer, testar contos e lendas.
Tenho um amigo que cria umas cobras... primeiramente vou descobrir se a fumaça exalada pelo chifre pode prejudicar os animais, caso contrário vou fazer um vídeo testando esta técnica! Aguardem!!!!

seria um bom teste se vc tiver como mostrar com segurança seria legal , a cultura popular as vezes acerta , boa sorte nos testes . abraço fera

Madeira verde e como sogra , chora mais pega fogo .
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do ricardo bk zero
08/04/2013, 17:59
Resposta: #15
(05/04/2013 01:31)ricardo bk zero Escreveu:  
(05/04/2013 01:13)VM3 Escreveu:  Cara, tá aí uma coisa que gosto de fazer, testar contos e lendas.

seria um bom teste se vc tiver como mostrar com segurança seria legal , a cultura popular as vezes acerta , boa sorte nos testes . abraço fera

Ando meio afastado por estar resolvendo alguns problemas familiares. Mas este teste com certeza sai! Estou ancioso para fazê-lo! Na primeira oportunidade que tiver eu vou fazer!

Abraço

"Uma longa viagem começa com um único passo" (Provérbio Chinês)
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do VM3
08/04/2013, 19:26
Resposta: #16
Um bom repelente pra cobra é uma boa perneira e olho vivo, ou ter uma seriema sempre a mão

Si vis pacem, para bellum
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Kide
08/04/2013, 19:31
Resposta: #17
(08/04/2013 19:26)Kide Escreveu:  Um bom repelente pra cobra é uma boa perneira e olho vivo, ou ter uma seriema sempre a mão

Kkkkkkkkkkkkkkkk....essa da Siriema é uma boa estratégia!

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Saymon
08/04/2013, 20:05
Resposta: #18
Eu sempre levo um pouco de enxofre, tenho esse pote aqui em casa, mas não levo tudo, apenas um pouco. Quando chegou no local que quero acampar coloco um pouco pelo chão, além de colocar um pouco na barra da calca.
Outro opção que conheço são as bolas de naftalina, jogo algumas pelo chão onde acampo.
Mas só uso isso quando vou pra lugares realmente fechados. O melhor realmente é a perneira.

[Imagem: aaxkc7.png]
[+] 4 Membros Gostaram da Resposta do CR2011VSF
25/09/2016, 17:23
Resposta: #19
Há certos animais que são atraídos pelo calor. Cobras e escorpiões são exemplos disso.

Parece contraditório ficar longe do fogo em um acampamento ou em condições de sobrevivência. Mas como exemplo temos no manual de sobrevivência do CIGS um trecho que recomenda fazer o fogo fora do abrigo. Um dos motivos é não queimar o abrigo, o outro é se livrar da possibilidade destes visitantes indesejados.

Como alguns já falaram aqui no tópico, é importante ter vestimentas adequadas.

Outra coisa importante:

Aqui na região amazônica temos uma divisão "grosseira" de estações. Inverno = Chuva; Verão = Sem Chuva. Literalmente.

É muito comum encontrar jararacas e outras cobras na estrada após a chuva. Elas procuram lugares secos. Como as estradas geralmente são mais altas, não ficam alagadas. Prestar bastante atenção quando estiver próximo a lugares alagados, as cobras vão se reunir nos locais secos (locais com terrenos mais altos). Acredito que isso é bem sabido por aqui, mas sempre vai ser útil a alguém.

Ontem eu fui no sítio de um amigo e andando pela divisa passei perto de uma árvore caída. Tinha caído uma chuva rápida duas horas antes. A árvore estava oca e quando fui passar por ela uma jararaca estava entrando no oco da árvore. Portanto...a teoria é válida.

Outra regra geral que adoto. Cobras pra um lado, eu para o outro; a não ser em uma situação extrema. Tem gente que vê e quer ir atrás pra tirar foto, mexer com o animal pra ver o bote. Quem procura, acha!

Abraço a todos!
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do rpkonzen
26/09/2016, 10:49
Resposta: #20
(18/09/2012 09:42)araujo Escreveu:  Ouvia muito isso na infância. Alguém ai já ouviu falar ou utiliza isso de vez em quando?

Salve irmandade mateira! Há muita superstição aqui na minha região, quando se trata de cobras... é impressionante, a que acho mais curiosa é o fato de se benzer o terreno para que elas não piquem os animais, ou mesmo as pessoas que trabalham na propriedade, nada contra quem tem esse hábito, eu respeito. Mais é como o pessoal aqui comentou, a precaução, como uma perneira e olhar atento é que serão a "defesa" contra um esbarrão mais próximo! Desde de os nove anos de idade quando caçava ou pescava com meu finado pai, a primeira coisa que me ensinou é olhar no chão, pois como ele dizia: O bicho é da cor do chão e só vai te atacar se você pisar nele! Curto e grosso. O que de fato é real, já que a camuflagem é uma ferramenta natural do animal. Hoje, nunca fico sem uma perneira no mato e o olho também continua atento!
Já a mosquitada, faz parte dos acampamento na época quente, a única coisa que eu faço pra tentar amenizar um pouco, além da fogueira, é dar umas boas cachimbadas, para afugentá-los um pouco!
Grande abraço a todos!
[Imagem: mw32gk.jpg]

Luciano Cândido
[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do Luciano Cândido
11/10/2016, 01:30
Resposta: #21
É povo do mato, minha vozinha que diria, quando saiamos pra pegar alguns lambarizinhos no rio Paraíba do Sul em Resende RJ e alguém abrisse a boca e disse-se o nome COBRA, levava uma pifa na hora... Menino já, falei que não é nem pra dizer esse nome... É bicho sem oreia que fala... Muleque teimoso...
Eu sou meio descuidado com o assunto, tenho que tomar mais cuidado. Tem muito mito atrás deste tópico, más o que se deve mesmo adotar é olho aberto e cuidado aonde põe a mão.

Ninguém bate mais forte que a vida. Não importa o quanto você bate e sim o quanto você aguenta apanhar e continuar lutando...
Sylvester Stallone
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do CHAGULOSO
12/02/2017, 14:53
Resposta: #22
Superstição, histórica mas perigosa

Nem tentem uma loucura dessa que vai dar M...

Abs Piscada

Natureza Brasileira!!! Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre!!!!
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do LEÃO DO MATO
12/02/2017, 17:32
Resposta: #23
Caros amigos.
Aqui no Capinzal SC Brasil, fazemos isso, conhecimento empírico que funciona. Como explico? Tche, após queimar chifres elas desaparecem, sou Biólogo mas passo longe da Herpetofauna, quem sabe isso possa ser alvo de estudos. da mesma forma os rezadores de cobras, eu já vi, e funciona, como explicar? primeiramente creio que abrir mão do mundo cartesiano e perceber que há muita ciência fora dos padrões que conhecemos, entretanto é necessário decodificar como isso funciona para dentre outras passar para frente tal conhecimento.
Grande Abraço xiruzada

Pátria, querência e nação Trindade que hoje revivo; E essa pátria quem governa É a força das minhas pernas E as botas firmes no estrivo
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Tche Bagual
24/11/2017, 19:43
Resposta: #24
(18/09/2012 09:42)araujo Escreveu:  Ouvia muito isso na infância. Alguém ai já ouviu falar ou utiliza isso de vez em quando?

- A queima do chifre pode até afastar os pernilongos, por conta da fumaça...
Mas cobra, não...
O que pode impedir, é uma real foqueira, por exemplo...
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do José Biologia
Tópico Fechado 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Idéia Como Espantar Mosquitos (Cupinzeiro) Danilo Coelho 2 845 23/08/2018 13:29
Última Resposta: Paul0w
  Técnica p/ espantar cobras Wagner07 41 36.760 23/07/2014 23:04
Última Resposta: Wagner07
  Método para espantar pernilongo e borrachudos DiegoSM 19 16.337 09/07/2012 19:54
Última Resposta: maceió

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes