Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .
Links Úteis
Você não está Logado ou Registrado no Fórum. Por favor, faça o Login ou o Registro .

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como se prevenir de ataques de felinos?
14/09/2012, 12:28 (Resposta editada pela última vez em: 14/09/2012 12:33 por ribeirinho.)
Resposta: #1
Como se prevenir de ataques de felinos?
[Imagem: su%C3%A7uarana.jpg]

Bem turma, galera já ouvi e vi algumas técnicas caboclas para "prevenir" ataques de felino brasileiros sem utilizar arma de fogo. Duas delas delas já foram reportadas em tv.

Uma delas é usar uma mascara virada pra trás, pois normalmente os felinos sempre esperam você virar as costas para infligir um ataque.

(Essa eu desconfio)outra é de dormir de bruços com a cabeça em direção a saída da barraca. Pois segundos alguns caboclos ela tende a puxar a vítima pelos pés. Já com a cabeça ela não entende e vai embora.

E ai turma vocês conhecem outras?

Ribeirinho

Minha casa é a selva...minha cama é a relva

http://www.amazonbushcraft.com.br
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Gostar da resposta Citar esta mensagem em uma resposta
14/09/2012, 12:46
Resposta: #2
RE: Como se prevenir de ataques de felinos?
(14/09/2012 12:28)ribeirinho Escreveu:  ]http://3.bp.blogspot.com/_wDY---4nWkA/TIbDcbcFFAI/AAAAAAAAAKs/WFGEIfbM23Q/s1600/su%C3%A7uarana.jpg[/img]

Bem turma, galera já ouvi e vi algumas técnicas caboclas para "prevenir" ataques de felino brasileiros sem utilizar arma de fogo. Duas delas delas já foram reportadas em tv.

Uma delas é usar uma mascara virada pra trás, pois normalmente os felinos sempre esperam você virar as costas para infligir um ataque.

(Essa eu desconfio)outra é de dormir de bruços com a cabeça em direção a saída da barraca. Pois segundos alguns caboclos ela tende a puxar a vítima pelos pés. Já com a cabeça ela não entende e vai embora.

Fala meu amigo beleza?

Essa da máscara é muito usada na ìndia contra ataques de tigres e lá parece que dá certo...

Quanto a puxar pelos pés eu já não sei pois o pescador morto no Mato Grosso foi puxado pela cabeça, tanto que foi a parte mais detonada do corpo que ele teve..

Uma vez ví no "casal selvagem" o cara mijando na escadinha que os levava para o abrigo suspenso dizendo que o chero da urina como marcação de território faria grandes felinos recuarem...mas não sei se dá certo..

Um amigo meu biólogo que trabalha com felinos disse que se der de cara com uma pra ficar calmo e não olhar nos olhos, que muitas vezes o bicho segue o caminho dele (caso esteja com filhote aí fu$%#)..

CAso o bicho te ameçe, mostre os dentes ou coisa do gênero ele disse que o ideal é dar uma de doido, abanar bem os braço pra parecer maior, gritar e fazer barulho (não sei se eu faria mas o cara trabalha a mais de 15 anos com onças e já fez isso e deu certo..), e um amigo meu de Minas disse que anda com um apito pois barulhos agudos tendem a espantar o bicho...agora se dá certo eu já não sei...Sorrisão

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do Saymon
14/09/2012, 12:48
Resposta: #3
No tempo em que morei no estado do Acre (2008 a 2010) aconteceram muitos casos de ataques de onça...alguns com morte e alguns com mutilação do braço ...os bichos não brincam não..

Sem desafio não há crescimento!!!!

Sobrevivência é coisa séria!!!!
14/09/2012, 13:46
Resposta: #4
(14/09/2012 12:46)Saymon Escreveu:  CAso o bicho te ameçe, mostre os dentes ou coisa do gênero ele disse que o ideal é dar uma de doido, abanar bem os braço pra parecer maior, gritar e fazer barulho (não sei se eu faria mas o cara trabalha a mais de 15 anos com onças e já fez isso e deu certo..), e um amigo meu de Minas disse que anda com um apito pois barulhos agudos tendem a espantar o bicho...agora se dá certo eu já não sei...Sorrisão

Eu li uma vez que essa técnica de se fingir de doidão pode funcionar no caso que a onça esteja na sua frente, pronta para atacar. Se ela fugir, sorte sua. Se ela não fugir, você tem esse ultimo recurso.. Este caso é extremo e somente deve ser usado em situação de vida ou morte. Eu pessoalmente não acredito ter a preparação física para algo tão arriscado, mais para acrescentar ao tópico, achei valioso compartilhar.

Foi mais ou menos assim, o cara abre os olhos muito grandes e faz uma careta parecida com a de um monstro, mostrando os dentes. Os braços elevados para cima, fingindo que os dedos são unhas, tentando aparentar o maior e o mais alto possível. Se a onça temer por um segundo, ali é a chance de dar o chute decisivo com o pé, diretamente de baixo da mandíbula da onça. Se a velocidade e força forem suficientes, a onça vai ficar tonta e desorientada por alguns segundos, o tempo necessário para tentar degolá-la ou quebrar o pescoço.

Só de escrever dá medo! rsrs Espero ter ajudado.
14/09/2012, 13:50
Resposta: #5
essa historia da mascara eu ja tinha vista na TV, só q era pra tigre em vez de onça, mas acho qeu tbm funciona.
o q eu faria seria primeiro pega meu facão (pode nao se nada contra uma onça, mas é melhor que luta de mao vazia) e depois começa a grita, pula e faze barulho indo de encontro ao animal, isso poderia assusta-lo.

se vc tive algum junto, vc nao precisa corre mais q a onça, só precisa corre mais do q os outros hahahaha

Ave Glória! Ave Império!
Deus salve Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Dom Luís Gastão de Orléans e Bragança
14/09/2012, 14:18
Resposta: #6
Como se prevenir de ataque de onças ?
R: Armado e vendo ela primeiro.

Muitas informações teóricas circulam na internet mas se uma onça vir pra cima tu já era, é só ver os casos de ataque desses animais, quem tem zoológico ou bosque na sua cidade, da uma passa da lá pra ver o tamanho desses animais de perto, uma patada te corta em dois sem muitas dificuldades.

Um amigo que trabalha no bosque da cidade já me deu dicas básicas que podem ou não funcionar, mas o principal é nunca correr e dar as costas, o instinto dela vai mostrar que você é uma presa fácil, olhar o local aonde você está andando e ver se não tem rastros delas, olhar no tronco das arvores pra ver se não estão riscados de unha ou existe carcaça estraçalhada de outros animais, se tiver isso, o melhor é não arriscar e sair dali, ficar dançando o "eu remelexo muito" na frente dela acho que só vai fazer ela te atacar mais rápido, esses animais pelo que vemos, quase sempre ataca de cima das arvores e pelas costas mas não sei sinceramente se uma mascara vai impedir o ataque, talvez uma lança grande e pontuda possa fazer ela manter distância mas ai considere os fatores, medo, estresse, você está no ambiente dela, e mesmo que ela vá embora, com certeza vai ficar te sondando, é isso o que esses animais fazem, então se o peão tiver desarmado e desatento e tiver um animal desses no lugar e ele realmente querer te pegar, duvido que uma pessoa tenha chances de sair com vida de um ataque, talvez uma onça parda por ser menor e tu ferir ela gravemente ela possa ir embora mas os relatos é que se tu for atirar, não erra a cabeça se não ai que ela vem pra cima mesmo, nunca encontrei uma de frente mas quem já encontrou e lida com esses animais fala pra não brincar que a coisa é séria e melhor deixarmos as dicas de gritar, pular, dançar a dança da chuva de lado porque sinceramente acho que não vai adiantar muito.

Ataques de onça:

http://noticias.r7.com/videos/onca-ataca...603-1.html
http://gestaodelogisticahospitalar.blogs...-onca.html
http://www.zedudu.com.br/?p=16170
http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/...aceres-mt/
http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1...26?types=A
http://meioambienteagora.com.br/cacador-...o-amazonas
http://aguaboanews.blogspot.com/2008/09/...da-no.html
http://www.animaisos.org/noticia.php?id=3894
http://msrecord.com.br/noticia/ver/69473...de-r-6-mil
http://www.correiodoestado.com.br/notici...ao_119756/
http://www.midiams.com.br/site/cidades/o...40790.html

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/...asil-peru/

"Aquila non capit muscas."
[+] 2 Membros Gostaram da Resposta do fry
14/09/2012, 14:23
Resposta: #7
Creio que podemos pegar esse Leopardo como exemplo, não é uma onça mas é um felino tão forte e agressivo quanto uma

Ele não se intimidou com os tiros, não se intimidou com a quantidade de gente ali e muito menos com os gritos da mocinha que foi atacada e gritava igual uma boneca, só parou depois que levou dois tiros provavelmente de um arma de grosso calibre, (detalhe pros amigos que saíram correndo e deixaram o cara lá, nessas horas mesmo armado o medo pode fazer as pessoas despreparadas e covardes terem essa reação) olha o estrego que fez na mão do maradona em 5 segundos de ataque, vamos usar fatos reais pra não viajarmos na hellmann’s hehe flw

[+] 3 Membros Gostaram da Resposta do fry
14/09/2012, 14:32 (Resposta editada pela última vez em: 14/09/2012 14:54 por sikorski.)
Resposta: #8
Olha pessoal, até hoje não tive a sorte (ou azar...) de me deparar com um felino, porem costumo acampar em locais onde eles existem e ja vi muitas pegadas dos bichos.
Lendas e crendiçes ja ouvi muitas, das mais absurdas as que te deicham com um pé atráz... a mais "bizarra"que ja ouvi é que os felinos preferem carne de negros... dizem que se estiverem em três dormindo juntos numa barraca e o negro estiver deitado no meio de dois brancos, o felino deicha de lado os dosi mais fáceis de capturar e da o bote sobre o negro... e conheço gente que sempre que ia ao mato convidava alguem de pele escura como companhia, mas não falava a real intenção por traz do convite (que éra proteção),.....

Bom estórias e crendiçes a parte, o fato é que felinos (inclusive a onça) preferem atacar pelas costas, ou como chamamos aqui "de traição", te pegando desprevenido, portanto a idéia da máscara é válida sim, e ja ví sertanistas e biólogos renomados dando entrevistas onde orientam voce quando avistar uma onça, fazer o possivel para que ela saiba que voce a viu... olhando-a fixamente (mas não fazendo graça e dança, gestos etc... como comentado acima...apenas olhe fixamente para ela para que saiba que voce a viu...), voce não deve virar as costas e sair correndo, pois ela pode aproveitar a situação... voce deve sim sair lentamente andando de costas, olhando sempre para ela... pois o fato de ter o fator surpresa comprometido pode faze-la se desinteressar pelo ataque. Não se deve mostrar os dentes, como vi pessoas comentando, pois isso a faria entender o gesto como uma ameaça, então ela pode atacar para se defender...

Note que essas medidas visam fazer a onça se desinteressar pelo ataque, pois se ela estiver decidida mesmo... acho que não tem o que fazer, só rezar mesmo...

Lembre-se sempre, felinos adoram atacar de surpresa, geralmente pelas costas, evitam nossos acampamentos, principalmente se tivermos uma fogueira acessa, cheiro de carne, sangue ou peixes podem atrai-los,
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do sikorski
14/09/2012, 14:37
Resposta: #9
Esse nasceu de novo e vai precisar de uma cueca nova

Creio que pelo fatos, podemos concluir se o animal estiver com fome, se sentir ameaçado ou com filhotes, não existe muito o que fazer se não tiver uma bitela dessas na mão, é esperar pelo pior.

15/09/2012, 00:45
Resposta: #10
Já tentaram segurar um gato à força de mãos livres? Pois ele só quer fugir e deve ter uns 2 ou 3% da massa corporal de uma onça, agora imagina o que seria lutar com ela que além de muito maior, quer te devorar.

Essa de urinar, também já vi o Bear num programa dele, dizendo que um macho sente o cheiro de outro e não se aproxima. Posso estar errado mas não vejo um pingo de lógica nessa teoria; o simples fato de ser um macho não quer dizer nada, em cada palmo de floresta deve ter urina de machos, roedores, pequenos mamíferos, isso vai amedrontar um macho de onça?

TALVEZ, a urina de um macho da mesma espécie até amedronte, mas isso TALVEZ, porque também pode acontecer o oposto e o macho querer disputar território.

Acho que a única forma de matar uma onça de mãos livres é engasgada...rs

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa." - Rabindranath Tagore
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Evandro Bertaglia
15/09/2012, 00:54
Resposta: #11
"...Acho que a única forma de matar uma onça de mãos livres é engasgada...rs "

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
15/09/2012, 00:57
Resposta: #12
Na seção de Downloads tem um guia sobre onças, lá tem tudo sobre onças, todas as informações que uma pessoa que quer entender sobre o animal precisa ter, lá diz que onças marcam territórios de até 150 quilômetros quadrados se não me engano, e ficam rondando esse território pra ver se está tudo em ordem ou não tem nenhum outro macho, ele só permite que fêmeas fiquem no território dele, então como o Evandro disse, existe urina de milhares de outros animais ali, só se a urina humana tiver alguma propriedade que causa algo diferente nos felinos mas acho que não, a lógica é que se ela sentir a urina de outro macho é ir pra briga pois quando um entra no território do outro, a treta come, quem quiser, use o sistema de pesquisa do site e procure por guia de informações sobre onças ou procure na seção de download, é bem interessante.

O manual é de uma Ong de proteção as onças, então esperem todo tipo de patifaria dizendo que onça não come gente etc etc então olhem os links que postei no tópico sobre ataque de onças, então não podemos achar que é um animal que sempre que trombar com humanos vai fugir, nunca sabemos qual o contexto da presença dela ali, vlw.

15/09/2012, 01:52
Resposta: #13
(14/09/2012 12:46)Saymon Escreveu:  
(14/09/2012 12:28)ribeirinho Escreveu:  ]http://3.bp.blogspot.com/_wDY---4nWkA/TIbDcbcFFAI/AAAAAAAAAKs/WFGEIfbM23Q/s1600/su%C3%A7uarana.jpg[/img]

Fala meu amigo beleza?

Essa da máscara é muito usada na ìndia contra ataques de tigres e lá parece que dá certo...

Quanto a puxar pelos pés eu já não sei pois o pescador morto no Mato Grosso foi puxado pela cabeça, tanto que foi a parte mais detonada do corpo que ele teve..

Uma vez ví no "casal selvagem" o cara mijando na escadinha que os levava para o abrigo suspenso dizendo que o chero da urina como marcação de território faria grandes felinos recuarem...mas não sei se dá certo..

Um amigo meu biólogo que trabalha com felinos disse que se der de cara com uma pra ficar calmo e não olhar nos olhos, que muitas vezes o bicho segue o caminho dele (caso esteja com filhote aí fu$%#)..

CAso o bicho te ameçe, mostre os dentes ou coisa do gênero ele disse que o ideal é dar uma de doido, abanar bem os braço pra parecer maior, gritar e fazer barulho (não sei se eu faria mas o cara trabalha a mais de 15 anos com onças e já fez isso e deu certo..), e um amigo meu de Minas disse que anda com um apito pois barulhos agudos tendem a espantar o bicho...agora se dá certo eu já não sei...Sorrisão

Fala, colega. Tudo na paz? Pô, Saimon, a do apito eu te digo que não rola, ao menos a gente nunca sabe como ta a situação do animal, pois infelizmente sei de um caso no quartel que um cidadão apitou pra burro e o felino ainda botou pra cima dele, daí o jeito, infelizmente foi abater o animal! Acredito que deva dar certo sim, mas dependendo do temperamento do animal doente, caçando ou com filhote, parceiro, aí repito o que vc mesmo disse: "fu$%#"... rsrsrs... Abs, colega!
Vc ainda está nos devendo aquela visita em Manaus, irmão!

"Si vis pacem, para bellum."
15/09/2012, 01:57
Resposta: #14
(15/09/2012 00:57)fry Escreveu:  Na seção de Downloads tem um guia sobre onças, lá tem tudo sobre onças, todas as informações que uma pessoa que quer entender sobre o animal precisa ter, lá diz que onças marcam territórios de até 150 quilômetros quadrados se não me engano, e ficam rondando esse território pra ver se está tudo em ordem ou não tem nenhum outro macho, ele só permite que fêmeas fiquem no território dele, então como o Evandro disse, existe urina de milhares de outros animais ali, só se a urina humana tiver alguma propriedade que causa algo diferente nos felinos mas acho que não, a lógica é que se ela sentir a urina de outro macho é ir pra briga pois quando um entra no território do outro, a treta come, quem quiser, use o sistema de pesquisa do site e procure por guia de informações sobre onças ou procure na seção de download, é bem interessante.

O manual é de uma Ong de proteção as onças, então esperem todo tipo de patifaria dizendo que onça não come gente etc etc então olhem os links que postei no tópico sobre ataque de onças, então não podemos achar que é um animal que sempre que trombar com humanos vai fugir, nunca sabemos qual o contexto da presença dela ali, vlw.

Fry, concordo contigo PLENAMENTE sobre esse trem de não matar de forma nenhuma. Cara, Acredito que sou um dos caras que mais respeita a vida silvestre. Porém, meu parceiro, entre ser a presa e não o predador, prefiro ser xingado pelos meus colegas ecologistas! Como te conheço um pouco, meu veio, já sei que pra todo BOM entendedor, meia palavra já basta.
Abs...

15/09/2012, 02:18
Resposta: #15
(14/09/2012 14:18)fry Escreveu:  Como se prevenir de ataque de onças ?

Muitas informações teóricas circulam na internet mas se uma onça vir pra cima tu já era, é só ver os casos de ataque desses animais, quem tem zoológico ou bosque na sua cidade, da uma passa da lá pra ver o tamanho desses animais de perto, uma patada te corta em dois sem muitas dificuldades.

Um amigo que trabalha no bosque da cidade já me deu dicas básicas que podem ou não funcionar, mas o principal é nunca correr e dar as costas, o instinto dela vai mostrar que você é uma presa fácil, olhar o local aonde você está andando e ver se não tem rastros delas, olhar no tronco das arvores pra ver se não estão riscados de unha ou existe carcaça estraçalhada de outros animais, se tiver isso, o melhor é não arriscar e sair dali, ficar dançando o "eu remelexo muito" na frente dela acho que só vai fazer ela te atacar mais rápido, esses animais pelo que vemos, quase sempre ataca de cima das arvores e pelas costas mas não sei sinceramente se uma mascara vai impedir o ataque, talvez uma lança grande e pontuda possa fazer ela manter distância mas ai considere os fatores, medo, estresse, você está no ambiente dela, e mesmo que ela vá embora, com certeza vai ficar te sondando, é isso o que esses animais fazem, então se o peão tiver desarmado e desatento e tiver um animal desses no lugar e ele realmente querer te pegar, duvido que uma pessoa tenha chances de sair com vida de um ataque, talvez uma onça parda por ser menor e tu ferir ela gravemente ela possa ir embora mas os relatos é que se tu for atirar, não erra a cabeça se não ai que ela vem pra cima mesmo, nunca encontrei uma de frente mas quem já encontrou e lida com esses animais fala pra não brincar que a coisa é séria e melhor deixarmos as dicas de gritar, pular, dançar a dança da chuva de lado porque sinceramente acho que não vai adiantar muito.

Ataques de onça:

Pow, mano, depois de escrever logo acima, li esse comentário seu! Bom, me lembrei de uma estória em minha própria família e senti o desejo de partilhar com vocês esse relato. É o seguinte, quando minha mãe, que já tem 60 anos, era ainda uma jovem de aproximadamente 14 anos, foi apresentada a um tio (irmão de minha avó) que morava em um interior bem distante da Capital e não tinha o nariz e seu rosto era totalmente mutilado! Isso aconteceu porque o bizonho era desses doidos que entravam na mata com apenas um cartucho de espingarda quando estava caçando. O que aconteceu? Certo dia ele deu de cara com uma p... pintada. Daí, pegou a espingarda, Cal. . 36 (para pássaros ou pequenos animais) e mandou ver. Só que o tiro, além de não ter sido na cabeça do felino, não foi bem dado, pois não pegou em lugar certeiro. Assim, sentindo muita dor, o bicho deve ter pinoteado de raiva e mandou ver em cima dele. Sua salvação foi que tinha uma dessas faquinhas que o Dambrós usa em seu suspensório. Meu, só que tem um trem aí: uma faca pequena contra onça, daí já se viu, não? Então, começou a briga. As arranhadas que ela dava nele rendiam belas feridas. Logicamente que ele revidava com a faca. Pelo que sabemos, não sei como, mas ele DIZIA (pq eu não acredito muito nessa antiga versão), que tinha matado a bicha só com essa faquinha. Prefiro acreditar que o bichano deva ter dado umas duas mãozadas nele, levado sua cara e parte da pele do braço e depois de ter levado umas espetadinhas dele com a faquinha, se mandou!
Bom, me diz, você realmente acredita nessa lenda? Cara, nunca acreditei na íntegra, mas que o cara sobreviveu a um ataque de onça, isso minha mãe e todos da família nunca duvidaram.
Abs...

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Lincoln Gil
15/09/2012, 02:46
Resposta: #16
Mesmo armado é dificil um tiro certeiro na onça enquanto ela está atacando, os movimentos dela são muito rapidos da pra ve no video do leopardo que o Fry postou, só acertaram os tiros quando o felino pegou o rapaz. Além de que pra derruba um bicho desse tamanho só uma arma de grosso calibre mesmo.
15/09/2012, 03:23
Resposta: #17
Não vejo muito solucão se estiver desarmado e sofrer ataque de onca. Para a noite ainda defendo o abrigo suspenso com rede, mesmo sabendo que são excelentes escaladores, evita um encontro inesperado.
15/09/2012, 03:34
Resposta: #18
Fala Lincoln, cara se fosse uma parda eu até acreditava mas uma pintada uhauhahua

É só olhar o caso do pescador morto em Cáceres, estava dormindo dentro da barraca e um casal de onças o atacou, adivinha, o primeiro ataque foi no pescoço tanto que ele estava com o pescoço quebrado quando o acharam todo dilacerado então se ela te atacar primeiro, cara eu duvido que uma pessoa saia viva, no caso de uma parda por ser menor talvez com uma faca e protegendo o pescoço tu consiga algo mas se uma pintada pegar de jeito, pelos casos e relatos que vemos por ai, é difícil escapar, na minha cidade tem um bosque e tem uma onça pintada enjaulada, o bicho é medonho, grande, forte e veloz de mais, só com muita sorte pra escapar com vida e ela errar o pescoço no primeiro bote, vou postar uma foto forte que pra mim de tanto ver desgraças ao longo dos anos de trabalho, não chega a ser normal mas não me impressiona mais, então antes de sairmos por ai achando que somos preparados pra lidar com um animal desses, temos que fazer a prevenção como eu já mencionei de ver se no local não tem rastros, marcas de unha nas arvores, fezes e outras coisas que possam indicar a presença desses animais na região, o mesmo serve para porcos do mato que se tu for "abordado" por um bando deles no meio da noite, pode ter problemas sérios, então prevenção e atenção e tudo, por isso em locais de risco, considere dormir em abrigos suspensos o bastante para te dar chance de reação, principalmente se estiver armado e no caso de um ataque, procure proteger o seu pescoço com o braço e com a outra mão revidar ela na cabeça e no olho com o que você tiver na mão, não tem muito o que fazer.

Foto do pescador morto por um casal de onças pintadas:

http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/...3%A7a6.jpg
(não postarei a imagem aberta aqui em respeito aos fracos de estomago)

15/09/2012, 10:18 (Resposta editada pela última vez em: 15/09/2012 10:22 por ribeirinho.)
Resposta: #19
Ola turma,

Estou achando muito boa participação de todos aqui nesta postagem. A ideia era essa mesmo discutir para que cada um chegue a suas próprias conclusões. Logicamente a opção, mais óbvia é ter um bom pau de fogo pra se defende. Porém apesar de não ter exemplificado. Pensei em uma situação sobrevivência onde caboclo estaria perdido na floresta sem arma pra se defender e tendo em vista essa situação, quais seriam as opções para que se pudesse evitar cruzar com o bicho e se cruzar, como fazer ele ir embora e se houver confronto inevitável, como levar a melhor?

Acho que agora está mais explicado, apesar de que a respostas acima estão valendo e muito.

Um aperto de mão e um abraço ai turma.

Ribeirinho

Minha casa é a selva...minha cama é a relva

http://www.amazonbushcraft.com.br
15/09/2012, 13:24
Resposta: #20
Ribeirinho, eu acho que essa pergunta já foi respondida, antes de saber como se defender, é preciso conhecer o animal, e foram postadas muitas informações sobre isso aqui, inclusive do potencial assassino de uma onça, as técnicas de urinar, fazer barulho, dançar ula-ula, na frente dela acho que já se explicaram a não eficácia através dos vídeos e noticias de ataques de felinos, uma pessoa sendo atacada grita pouco ? Deve esguelhar e isso não é o bastante pra onça sessar, olha o caso do leopardo, então resta acreditar que, em um encontro com uma onça, você vai ter que empunhar o que tiver em mãos e esperar o pior se ela realmente investir em você, talvez ela pode recuar e não querer briga, mas são animais improvisáveis pelo que vemos, acho que o que não fazer é correr e dar as costas, do resto não sei se vai ajudar muito.

Quem poderia ensinar algo desse tipo são os índios que provavelmente já deve ter tido muito índio comido por onça e muita onça morta por índios mas precisamos levar em considerações que eles tem armas: zagaias, arcos, zarabatanas, armadilhas e são sempre em grande número, então um ataque a um grupo creio que não aconteça, por isso talvez eles desenvolveram técnicas para lidar com esse animal, quem poderia perguntar aos índios isso seria o Rafael Ide porque da nossa parte, só são suposições baseadas nos fatos que vemos por ai, vou falar com o Rafael e ver se ele consegue essa informação pra nós, mas duvido que se tenha muito o que fazer se não estiver em grupo e com algo que cause um dano grande no animal, t+.

15/09/2012, 14:26 (Resposta editada pela última vez em: 13/10/2012 01:49 por Alexandre Nogueira.)
Resposta: #21
Quando o assunto é onça, o cuidado tem que ser redobrado.
Esses animais são extremamente perigosos e mortais. Pessoalmente já vi o resultado de um ataque a um boi numa fazenda em Rio Brilhante-MS. Até já cheguei a mencionar o caso em outro tópico aqui do site.
Ela literalmente rasgou um boi de 900 quilos arrancando todos os órgãos. A cena foi brutal. Na noite do ataque eu estava na fazenda dentro de casa e ouvi o som da "bicha". É de tocar horror em qualquer machão. Não acredito que danças e gritos na frente da fera vão resolver o problema. Será apenas uma diversão para o felino antes da refeição.
Nesta fazenda que mencionei, avistei na beira de um açude as pegadas da onça e eram bem maiores do que a palma da minha mão aberta.
Esses animais podem chegar a mais de 2,5 metros e pesar cerca de 115 quilos.
Então tomei a decisão de ficar bem longe dali.
Que me desculpem os ambientalistas e protetores dos animais, mas se eu encontrar um gatinho desses, não tenho dúvida, é chumbo grosso no bichano.
Cê tá é louco...

Só sobrevive na selva aquele que a conhece e respeita.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do Alexandre Nogueira
15/09/2012, 15:24
Resposta: #22
(15/09/2012 03:34)fry Escreveu:  Fala Lincoln, cara se fosse uma parda eu até acreditava mas uma pintada uhauhahua

É só olhar o caso do pescador morto em Cáceres, estava dormindo dentro da barraca e um casal de onças o atacou, adivinha, o primeiro ataque foi no pescoço tanto que ele estava com o pescoço quebrado quando o acharam todo dilacerado então se ela te atacar primeiro, cara eu duvido que uma pessoa saia viva, no caso de uma parda por ser menor talvez com uma faca e protegendo o pescoço tu consiga algo mas se uma pintada pegar de jeito, pelos casos e relatos que vemos por ai, é difícil escapar, na minha cidade tem um bosque e tem uma onça pintada enjaulada, o bicho é medonho, grande, forte e veloz de mais, só com muita sorte pra escapar com vida e ela errar o pescoço no primeiro bote, vou postar uma foto forte que pra mim de tanto ver desgraças ao longo dos anos de trabalho, não chega a ser normal mas não me impressiona mais, então antes de sairmos por ai achando que somos preparados pra lidar com um animal desses, temos que fazer a prevenção como eu já mencionei de ver se no local não tem rastros, marcas de unha nas arvores, fezes e outras coisas que possam indicar a presença desses animais na região, o mesmo serve para porcos do mato que se tu for "abordado" por um bando deles no meio da noite, pode ter problemas sérios, então prevenção e atenção e tudo, por isso em locais de risco, considere dormir em abrigos suspensos o bastante para te dar chance de reação, principalmente se estiver armado e no caso de um ataque, procure proteger o seu pescoço com o braço e com a outra mão revidar ela na cabeça e no olho com o que você tiver na mão, não tem muito o que fazer.

Valeu. Concordo plenamente com sua opiniào, mas Fry, amigo, ainda estou naquela de ver alguns de vcs por aqui, para que vcs mesmos vejam e entendam que Amazônia é f... rsrsrsrsrs... Sem estresse, mas onça, meu irmão, é muito comum dar de caras em ramais no transcurso de nossas caminhadas na mata. Tenho um local de desestresse (que inclusive estou indo pra lá mais tarde), que é normal dar de caras com as bichas, porém, sempre dá no mesmo, elas se mandam! Claro que não se pode confiar, mas está tranquilo! Outra coisa, antes de dormir, acendo 3 fogueiras e sempre durmo em rede, quando em local demarcado (exatamente como vc mencionou), Alto!
Meu, como disse, ja houve situação em que tive de ser predador, como te disse (para bom entendedor, meia palavra basta, pois é melhor não comentar certas coisas)..... Deixo o comentário quieto. Qualquer esclarecimento, a gente se fala pelo msn!
Abs...

15/09/2012, 15:42
Resposta: #23
Meu, só esqueci de mencionar uma coisa, daí meus colegas biólogos podem concordar. Lembram aquela aula de ciências na 5a série sobre Cadeia Alimentar? Exatamente! Por que a onça ataca animais de fazenda e não os pequenos ou até mesmo os grandes de sua localidade nicho ecológica de caça (uma de suas funções)? Um estudo deve ser levantado sobre a possível diminuição dos animais silvestres que fazem parte da dieta do animal ou outro fator anormalmente relacionado. Muita coisa têm de ser avaliada antes de tomar medidas e prevenções errôneas, pois quando uma animal não está desempenhando sua forma normal de ser, é porque têm algo errado. Algo está fora do normal. Isso, meus caros, podem ter certeza! Alguém têm de realizar um estudo biológico pelo fato de ataques anormais e até mesmo as circunstâncias que tiram os animais da mata, ataques a pessoas, etc... Matar sem evitar tbm não é correto. Concordo que se o animal botar pra cima, apresente ele pro capeta, mas caso contrário, seria incoerente!
Abs...

16/09/2012, 01:39 (Resposta editada pela última vez em: 16/09/2012 12:48 por sikorski.)
Resposta: #24
(15/09/2012 02:18)Lincoln Gil Escreveu:  

Ataques de onça:

Pow, mano, depois de escrever logo acima, li esse comentário seu! Bom, me lembrei de uma estória em minha própria família e senti o desejo de partilhar com vocês esse relato. É o seguinte, quando minha mãe, que já tem 60 anos, era ainda uma jovem de aproximadamente 14 anos, foi apresentada a um tio (irmão de minha avó) que morava em um interior bem distante da Capital e não tinha o nariz e seu rosto era totalmente mutilado! Isso aconteceu porque o bizonho era desses doidos que entravam na mata com apenas um cartucho de espingarda quando estava caçando. O que aconteceu? Certo dia ele deu de cara com uma p... pintada. Daí, pegou a espingarda, Cal. . 36 (para pássaros ou pequenos animais) e mandou ver. Só que o tiro, além de não ter sido na cabeça do felino, não foi bem dado, pois não pegou em lugar certeiro. Assim, sentindo muita dor, o bicho deve ter pinoteado de raiva e mandou ver em cima dele. Sua salvação foi que tinha uma dessas faquinhas que o Dambrós usa em seu suspensório. Meu, só que tem um trem aí: uma faca pequena contra onça, daí já se viu, não? Então, começou a briga. As arranhadas que ela dava nele rendiam belas feridas. Logicamente que ele revidava com a faca. Pelo que sabemos, não sei como, mas ele DIZIA (pq eu não acredito muito nessa antiga versão), que tinha matado a bicha só com essa faquinha. Prefiro acreditar que o bichano deva ter dado umas duas mãozadas nele, levado sua cara e parte da pele do braço e depois de ter levado umas espetadinhas dele com a faquinha, se mandou!
Bom, me diz, você realmente acredita nessa lenda? Cara, nunca acreditei na íntegra, mas que o cara sobreviveu a um ataque de onça, isso minha mãe e todos da família nunca duvidaram.
Abs...

Lincon, realmente fica difícil de a gente acreditar que alguem consiga matar uma onça usando apenas uma faca pequena, porém isso não é impossivel, existe uma história de um cara que matou um leão com uma faca, quando este ja estava para começar a devora-lo, procurei algo no you tube mas infelizmente não encontrei, lembro de ter visto esta historia num programa da record (similar ao globo-reporter), ele inclusive tinha a pele do leão com as marcas da punhalada...

Não encontrei o video no you tube, mas encontrei este outro que é bem interessante...
ATENÇÃO, ESTE VÍDEO É APENAS UMA CURIOSIDADE E NÃO DEVE SER CONSIDERADO COMO UMA OPÇÃO OU TÉCNICA PARA ENFRENTAR ANIMAIS SELVAGENS.
[+] 1 Membro Gostou da Resposta do sikorski
16/09/2012, 01:53
Resposta: #25
Que coragem encarar um leao deste jeito. Talvez até mais loucura do que coragem rsrsrsrs
Valeu Sikorski, muito interessante o vídeo.

Red
16/09/2012, 03:28
Resposta: #26
(16/09/2012 01:39)sikorski Escreveu:  
(15/09/2012 02:18)Lincoln Gil Escreveu:  

Ataques de onça:

Abs...

Lincon, realmente fica difícil de a gente acreditar que alguem consiga matar uma onça usando apenas uma faca pequena, porém isso não é impossivel, existe uma história de um cara que matou um leão com uma faca, quando este ja estava para começar a devora-lo, procurei algo no you tube mas infelizmente não encontrei, lembro de ter visto esta historia num programa da record (similar ao globo-reporter), ele inclusive tinha a pele do leão com as marcas da punhalada...

Não encontrei o video no you tube, mas encontrei este outro que é bem interessante...

Meu, top de linha a técnica desenvolvida por esse cidadão. No curso do CIGS têm um tópico com relação a esse tipo de caso, animais grandes e etc. Bom, nem vou falar mais nada, pois nosso amigo FRY já desenrolou toda a parada, mas que vale a pena assistir a esse maluco no vídeo, vale. Obrigado por essa postagem, meu parceiro. E quando quiser dar de cara com umas onças nossas, avisa, blz?...rsrsrsrsr... Cara, mas vou te confessar uma coisa, se não tivesse me metido a estudar répteis, por um grande respeito e fascínio medicinal, teria me especializado em felinos. Meu, quem sabe ainda não meta a cara só por curiosidade. Aqui é a mina mesmo (amazônia)... rsrsrsrss...
Abs, irmão!

16/09/2012, 03:38
Resposta: #27
Aonde alugaram esse leão do vídeo ???? rsrsrs

Olhem o outro vídeo que postei, o leão só parou porque levou um tiro na cara, como um rolo de papel higiênico pode assustar um leão sendo que meia dúzia de marmanjos armados e atirando contra ele não o intimidou ? Detalhe, quando o leão partiu pra cima, os caras não estavam nem atirando, não da pra falar que o leão atacou porque atiraram, vejam o vídeo, só pelo fato de se aproximarem o bicho veio pra cima ai eles atiraram.

Cara isso de papel higiênico não tem lógica, é fazer isso e ir pro saco, tenho certeza, exceções existem mas nem levo em consideração pois contar com exceções pode custar caro a pessoa, é só olhar o que aconteceu com o Steve Irwin.

Acho que qualquer informação é válida, o problema, é alguém mais novo ai sem opinião formada, achar que por conhecer alguma dessas pseudo técnicas para lidar com esse tipo de animal, ele esteja seguro e não precise se policiar na prevenção, isso me preocupa então vamos nos atentar pra isso também, t+.

[+] 1 Membro Gostou da Resposta do fry
16/09/2012, 03:41
Resposta: #28
(15/09/2012 03:34)fry Escreveu:  Fala Lincoln, cara se fosse uma parda eu até acreditava mas uma pintada uhauhahua

A cara, quando fui responder ao colega lembrei que não te comentei sobre esses benditos porcos. Cara, te juro que tenho mais medo de um bando desse trem que ver a pintada na minha frente! Cacilda, certa vez um colega foi pego por uma galeeeeeeeera feroz, daí jogou o trabuco no chão e se mandou pra subir nas árvores... É [email protected]*, meu! Os doidos se batendo e a árvore balancando! O cidadão diz ter passado maus lençóis. Cara, não quero dar uma de pantaleão, mas lá no bis e no cigs, papo assim é a toda hora! Como é rotineiro nosso estar trocando informação por aqui, o mesmo funciona nos quarteis. Quem é ou já foi militar sabe disso muito bem! E o que mais se falar do que sobrevivência, técnicas e experiências vividas por si próprio e pelos colegas, não? Mas não é papo, tenho um certo medo de encontrar, estando sozinho, uma manada de porcos grande na mata!!! É a mesma coisa se encontrar um bando de ariranha na água. Meu, te manda, pois esse bicho pode ser perigoso pra burro estando em bando. E o alfa é abusado pra burro!
Abs, meu!

16/09/2012, 03:45
Resposta: #29
(16/09/2012 03:38)fry Escreveu:  Aonde alugaram esse leão do vídeo ???? rsrsrs

Olhem o outro vídeo que postei, o leão só parou porque levou um tiro na cara, como um rolo de papel higiênico pode assustar um leão sendo que meia dúzia de marmanjos armados e atirando contra ele não o intimidou ? Cara isso não tem lógica, é fazer isso e ir pro saco, tenho certeza, exceções existem mas nem levo em consideração pois contar com exceções pode custar caro a pessoa.

Meu, teho minhas teorias tanto de caçador quanto de biólogo. Porém, as circunstâncias eram outras e o carinha só estava de bobeira! O que ele fazia era mostrar algo de elemento surpresa pra deixar o leão tremendo nas bases... rsrsrsr... Se o leão estivesse a ponto de bala mesmo, tenho certeza que o doido nem teria ficado fora do carro! Sendo que de tv, meu parceiro, assisto sem dar muito crédito! A gente nunca sabe da real mesmo! Porém, com td isso, ainda tenho que tirar o chapéu pro cara sim! Fora a técnica, a put* coragem, pois se fosse eu, de cara assim, ja estava td cagado!...kkkkkkkkkkkkkkkk...

16/09/2012, 03:46
Resposta: #30
Lincoln, vai uma dica ai, Porcos do mato, qualquer um da espécie, assusta com barulho alto, no caso um tiro ou uma bomba bem forte, sempre carrego bombas numero 10 comigo, já tive que fazer uso e eles ficam atordoados e correm, um tiro de cartucheira de grosso calibre tbm espanta, tanto que depois que tu acerta o primeiro, os outros dão linha na pipa e vazam, então se tiver zanga de porco ai, ajeita algumas bombas fortes que podem te ajudar, vlw.

[Imagem: ng3g3a.jpg]

Essa maior é a Nº 10, a menor é Nº 4 coloquei o canivete do lado pra vc ter uma noção do tamanho, pensa num estrondo que essa 10 faz...

A menor, serve pra desentocaiar eles do meio de canavial ou do meio da mata o "pessoal" joga isso aonde eles estão e ficam esperando pra ver aonde vão sair pra passar fogo, a grande é que se tu tiver pescando ou acampamento e avistar o bando, já acende e joga pra reta umas duas, com certeza vão recuar e da tempo de tu correr ou procurar abrigo, não sei se isso funcionaria com uma onça mas eu acho que não e nem recomendo, ai que ela pode vir pra cima mesmo se sentindo ameaçada, vai saber... vlw.

16/09/2012, 04:00
Resposta: #31
(16/09/2012 03:46)fry Escreveu:  Lincoln, vai uma dica ai, Porcos do mato, qualquer um, assusta com barulho alto, no caso um tiro ou uma bomba bem forte, sempre carrego bombas numero 10 comigo, já tive que fazer uso e eles ficam atordoados e correm, um tiro de cartucheira de grosso calibre tbm espanta, tanto que depois que tu acerta o primeiro, os outros dão linha na pipa e vazam, então se tiver zanga de porco ai, ajeita algumas bombas fortes que podem te ajudar, vlw.

Meu, tbm ando com umas bombinhas e rojões na mochila. Pólvora, vc sabe que é sempre muito bem vinda para tudo, fora sinalização (essencial). Mas já ouvi conversas e rumores inúmeras vezes, meu. Sei lá... Respeito soldado velho e principalmente "os caras" da sobrevivência, os caboclos, sendo ribeirinhos ou não! Cara, não quero polemizar, mas não me cago muito com onças. É comum dar de cara com elas, bicho! Claro que cada caso é um caso e cada região, o trem pude mudar ao extremo! Não há comparação a diferenciação/alteração no nicho ecológico de uma onça daqui com áreas de gado e já muito devastadas como em outras regiões do País, não? Aí, logicamente que é uma teoria biológica, mas se fosse estudar e analisar os casos (fazendo um estudo no local, poderia te afirmar com mais segurança, pois aqui apenas vivemos no achismo em muitas vezes, porque não podemos dar um parecer real, infelizmente)... Mas que se fosse contar tanto papo de caça e parada engraçada que sei ou que já vivi nessa amazônia louca, há... Já teria um lugar pra mim no site (o de escritor)... kkkk... O Crivelaro não é o reporter?!...kkkkkkkkkkkkkkk.. Pois então?

16/09/2012, 04:09
Resposta: #32
Entendi, mas no caso desses ataques que postei e centenas de outros que não são noticiados pela mídia, o que deu errado pra onça matar ou ferir gravemente a pessoa ao invés de ela correr como você mencionou que já aconteceu ? Esse é o X da questão, vlw.

16/09/2012, 04:15
Resposta: #33
(16/09/2012 04:09)fry Escreveu:  Entendi, mas no caso desses ataques que postei e centenas de outros que não são noticiados pela mídia, o que deu errado pra onça matar ou ferir gravemente a pessoa ao invés de ela correr como você mencionou que já aconteceu ? Esse é o X da questão, vlw.

É justamente o que queria poder investigar e dar um baita relatório, meu irmão! Isso não é normal, Fry! Não quando o animal têm sua dieta perfeita, mas quando fica escassa, fud...! Fora a questão de estar ferido, se sentir ameaçado ou a pior de todas, filhote na área! Aí, meu irmão, só tocando o pau de fogo na bicha!!! Que pra mim é [email protected]*.. Matar um lindo animal desses. Todavia, entre ele e eu, o que vc acha?!...
Abs...

16/09/2012, 04:21
Resposta: #34
Exato, ai está a questão, nunca sabemos o contexto da situação do animal, se está com fome, ferido, ameaçado ou com filhotes por isso eu não acredito em várias supostas técnicas que já mencionaram aqui, o melhor é prevenir mesmo e redobrar a atenção com o acampamento e a caminhada na mata, como não existe a ciência exata e os animais são tão imprevisíveis como os humanos, não podemos contar muito com fatos isolados, realmente esse é o ponto, o contexto do bicho é que vai ditar o desfecho da situação, é isso que posso concluir então pelo que vc me disse e pelos fatos que pesquiso sobre isso, então é melhor não contar com nada e fazer o básico mesmo de se prevenir, por aqui onças pardas está virando comum avistamentos, até começo do ano atropelaram uma na rodovia bem perto do meu sitio, então agente fica esperto com isso mas pra quem não tem o "pau de fogo" uma lança e a atenção é tudo o que resta pro cara se virar se o confronto acontecer.

Outra coisa que eu nunca entendi também, é que "não é normal elas atacarem humanos" como a onça sabe que somos humanos, que dominamos o mundo ? eu imagino que ela pense que somos outra raça de animais qualquer (e somos mesmo) talvez um pouco exótico a vista dela mas onças atacam uma vaca que tem em média 15 arrobas, 3x o peso de uma pessoa comum, e uma vaca ou boi tem uma estrutura muito maior do que uma pessoa, se ela ataca uma vaca, como pode ter um instinto de não atacar um humano sendo que somos menores, mais fracos e mais leves do que um bovino ? isso que eu fico querendo entender, se vc tiver alguma teoria passa ae hehe vlw.

16/09/2012, 08:23 (Resposta editada pela última vez em: 16/09/2012 13:45 por Carlos Santos.)
Resposta: #35
O que tenho ouvido dizer desde criança, é para nunca virar costas e sair correndo...
Por aqui não temos muitos felinos... e os que há estam em extinção...
Tem por exemplo o lince da Malcata, mais parece gato grande, mas é raro alguém ver no seu ambiente natural, normalmente se vê mais o estrago provocado por ele quando caça...
Mais preocupante será cão de grande porte abandonado, que vira animal selvagem, e tem sido problema em muita região do país principalmente quando anda em matilha...
[Imagem: 14l0ch0.jpg]

Estive vendo um video de onça pintada atacando um jacaré, e posso concluir que humano mesmo dançando o hula-hula não tinha chance não... parece que unico bicho que apoquenta a fera é bando de marimbondo ...

Vai e, se der medo, vai com medo mesmo.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Idéia Como Espantar Mosquitos (Cupinzeiro) Danilo Coelho 2 533 23/08/2018 13:29
Última Resposta: Paul0w
  Cadeira do Mato, como fazer ? Luiz Uezu 47 28.829 20/06/2018 06:47
Última Resposta: Maka
  Demonstraçao de como se rachar lenha grossa com faca (Mors Kochanski) Rodrigo Milan 54 34.214 04/06/2018 12:06
Última Resposta: jrazeponi
  Como Funciona a Comunicação via Rádio abaixo dos 50Mhz (HF) Cliceu 12 8.173 03/06/2018 22:47
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como Funciona a Comunicação via Rádio acima dos 30Mhz (VHF, UHF, etc...) Cliceu 10 6.289 03/06/2018 22:46
Última Resposta: LEÃO DO MATO
  Como conhecer tipos de madeira Graxaim Urbano 3 1.549 23/09/2017 09:53
Última Resposta: Leticia
  Como Fazer Estampos Simples p Couro gear queiroz 9 3.101 06/08/2017 18:23
Última Resposta: Colognese
  Como afiar facas no mato? leo0274 35 26.141 07/07/2017 05:25
Última Resposta: SEVERINO ESDRAS
  Como fazer um tripé (sem amarra quadrada) Rodolpho Menegueti Teixeira 41 22.431 27/04/2017 10:07
Última Resposta: Toscano
  Como retirar a casca do cipó da mucunã Siará Santos 7 3.973 19/09/2016 23:51
Última Resposta: Siará Santos

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes