Bushcraft Brasil - Bushcraft, Sobrevivência e Aventura !

Versão Completa: Pinheiro (Pinus)
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Páginas: 1 2
O pinheiro (pinus) possui a característica de ter ramos finos similares a agulhas no lugar de folhagem. O pinus é muito comum nas regiões mais frias do Brasil, seu chá feito com agulhas novas de cor mais clara, limpa as vias respiratórias, e ajuda com inflamações na garganta por conter grande quantidade de vitamina C.

[Imagem: pineNeedle.jpg]

Por fácil acesso ao pinheiro esse chá ficou popularmente conhecido entre os colonos da America do norte, por prevenir resfriados. O Pinheiro produz a pinha que contém várias sementes chamadas pinhões, são comestíveis e possuem gosto similar ao da amêndoa, muito utilizada na culinária européia.

[Imagem: pinheirobravohv4.jpg]
Pinha européia

O Pinus também possui a característica de expelir sua seiva que pode ser utilizada como combustível por ser rica em óleos, a mesma pode ser usada para se produzir uma especie de cola resistente, ao derreter a resina seca do Pinus e mistura-la com carvão vegetal e fibras vegetais.

[Imagem: pitch.jpg]
Resina do Pinus

A madeira do Pinheiro é muito inflamável por conter também grande quantidades de óleos. Na minha região (PR) é muito comum se encontrar alguns pinheiros espalhados em meio da vegetação.Bom pessoal essa arvore para mim possui grandes qualidades tanto quanto medicinais quanto uteis no bushcraft.
Espero que tenham gostado, abraço.
Belas dicas meu irmão. E o pinus é da nossa região, gosto das pinhas pra iniciar fogo, é muito boa, queima muito fácil. Abraço.
Na minha região, sul de minas, não é muito comum não. Principalmente essa variedade de pinheiro de folha fininha.

Mas concordo que é uma árvore multi uso e temos que sabor como utilizá-la.

Boa dica man

abrass
(27/02/2012 09:47)Paulo Penha Escreveu: [ -> ]Na minha região, sul de minas, não é muito comum não. Principalmente essa variedade de pinheiro de folha fininha.

Mas concordo que é uma árvore multi uso e temos que sabor como utilizá-la.

Boa dica man

abrass

Obrigado, não conheço a região de Minas, mas esse pinheiro não é nativo do Brasil ele foi introduzido no Brasil pelos portugueses nas regiões de clima favorável.
Essa do chá não sabia Guilherme, Vlw.

Fava

Otimas informações. A do cha para mim é nova vou tomar esse treco pra ver o gosto.
Legal essas dicas, eu sabia do uso da resina e da pinha pra iniciar fogo mas essa do cha foi a primeira vez que escutei falar, valeu pela informação , abraço

Abrahaoms

Legal irmão boas dicas. A do chá é nova! Parabéns.
(22/03/2012 19:36)Fava Escreveu: [ -> ]Otimas informações. A do cha para mim é nova vou tomar esse treco pra ver o gosto.

Eu não gosto muito do gosto, parece aspirina diluída em água hehehe.
Eu fiz um fogareiro de lata e só uso pinha nele....
A folhagem quando está seca pode-se encontrar em grande quantidade em volta das arvores e é muito bom para sinalização pela quantidade de fumaça emitida....
(29/03/2012 09:09)kblo.rodolfo Escreveu: [ -> ]Eu fiz um fogareiro de lata e só uso pinha nele....
A folhagem quando está seca pode-se encontrar em grande quantidade em volta das arvores e é muito bom para sinalização pela quantidade de fumaça emitida....

Pinha do pinus na verdade maioria delas contém grande quantidade de óleos queima bem e dura razoavelmente.

Fava

Mata com pinha torna uma facilidade fazer o fogo, alem de ser uma otima lenha de curta duração.
Esse pinheiro é uma peste/praga, intoxica o solo e acaba com toda biodiversidade ao redor dela. Sempre que acho uma dessas o facão come solto. Se for grande já faço o Anel de Malpighi (cortar a casca em volta do tronco formando um anel, isso corta os vasos do floema e não desce mais seiva elaborada pra raiz da planta matando ela). Cuidado com o chá, acho que nem todas as especies de Pinus são apropriadas para consumo, algumas podem ser tóxicas.
(05/04/2012 02:15)Francesco Escreveu: [ -> ]Esse pinheiro é uma peste/praga, intoxica o solo e acaba com toda biodiversidade ao redor dela. Sempre que acho uma dessas o facão come solto. Se for grande já faço o Anel de Malpighi (cortar a casca em volta do tronco formando um anel, isso corta os vasos do floema e não desce mais seiva elaborada pra raiz da planta matando ela). Cuidado com o chá, acho que nem todas as especies de Pinus são apropriadas para consumo, algumas podem ser tóxicas.

Nunca ouvi falar que seria toxico o chá dessa especie de pinus, é bem característica, impossível se confundir, mais se não quiser arriscar melhor não tomar. abraço
Aproveitando o gancho, alguém conhece outros pinheiros ou outras plantas que tenham resina como esta, aqui pela região de São Paulo não encontrei nenhum que produzisse resina.
Abraço.
Edney o jatoba tem uma resina dura como essa ai tbm, mas demora um pouco pra vc conseguir tem q encontrar uma arvore que teve um corte ja algum tempo, pois e uma resina q vai se formando devagar.... talvez onde um galho quebrou vc consegue achar ela tbm, depois vc procura em uma arvore de jatoba tbm tem pra todo lado! valew!

Fava

(05/04/2012 02:15)Francesco Escreveu: [ -> ]Esse pinheiro é uma peste/praga, intoxica o solo e acaba com toda biodiversidade ao redor dela. Sempre que acho uma dessas o facão come solto. Se for grande já faço o Anel de Malpighi (cortar a casca em volta do tronco formando um anel, isso corta os vasos do floema e não desce mais seiva elaborada pra raiz da planta matando ela). Cuidado com o chá, acho que nem todas as especies de Pinus são apropriadas para consumo, algumas podem ser tóxicas.

Qual seria a substância toxica?
Presente nas folhas.
Para o solo sei que altera seu pH, e o excesso da palha abafa abrotação de outros gêneros botânicos. Só sei isso.
(05/04/2012 19:38)Marcos Bontempo Escreveu: [ -> ]Edney o jatoba tem uma resina dura como essa ai tbm, mas demora um pouco pra vc conseguir tem q encontrar uma arvore que teve um corte ja algum tempo, pois e uma resina q vai se formando devagar.... talvez onde um galho quebrou vc consegue achar ela tbm, depois vc procura em uma arvore de jatoba tbm tem pra todo lado! valew!

Valeu, "salvou a pátria" de novo.
pinus além de abafar se multiplica muito rápido por ter sementes que são facilmente transportadas com o vento, existem especies de pinus que crescem muito rapidamente. Assim como Francesco, desço a lenha nesses pinus. Sou do Paraná, e na serra do mar existem muitos desses tomando conta e são muito encontrados em areas de preservação permanente.

Antonio Miranda

(26/02/2012 20:57)Dambrós Escreveu: [ -> ]Belas dicas meu irmão. E o pinus é da nossa região, gosto das pinhas pra iniciar fogo, é muito boa, queima muito fácil. Abraço.

Oi Dambrós preciso de uma informação, A resina de pinho pega fogo de imediato, ou somente ajuda a manter o fogo? Quando digo de imediato se ascender com isqueiro ela inflama na hora?
Aqui perto de casa tem uma grande praça, e vi ali uma " palmeira" tipo Buriti, ferida la no topo que lança sem parar resina que escorre até o chão. fui la peguei um pouco tentei acender mais não deu certo , não acende nem no fogão. por isso te pergunto sobre a resina do pinheiro.

Grato, Abraços.
(05/05/2012 23:39)Antonio Miranda Escreveu: [ -> ]
(26/02/2012 20:57)Dambrós Escreveu: [ -> ]Belas dicas meu irmão. E o pinus é da nossa região, gosto das pinhas pra iniciar fogo, é muito boa, queima muito fácil. Abraço.

Oi Dambrós preciso de uma informação, A resina de pinho pega fogo de imediato, ou somente ajuda a manter o fogo? Quando digo de imediato se ascender com isqueiro ela inflama na hora?
Aqui perto de casa tem uma grande praça, e vi ali uma " palmeira" tipo Buriti, ferida la no topo que lança sem parar resina que escorre até o chão. fui la peguei um pouco tentei acender mais não deu certo , não acende nem no fogão. por isso te pergunto sobre a resina do pinheiro.

Grato, Abraços.

Fala irmão. A resina do pinus é como um combustível sólido, vai queimando aos poucos. As vezes que usei foi relativamente fácil acender com isqueiro, com pederneira não acende, tem que ter chama. Espero ter ajudado. Vlw.

Antonio Miranda

(06/05/2012 08:02)Dambrós Escreveu: [ -> ]
(05/05/2012 23:39)Antonio Miranda Escreveu: [ -> ]

Grato, Abraços.

Fala irmão. A resina do pinus é como um combustível sólido, vai queimando aos poucos. As vezes que usei foi relativamente fácil acender com isqueiro, com pederneira não acende, tem que ter chama. Espero ter ajudado. Vlw.

Obrigado ajudou sim.
Excelente postagem,ele também serve para combater a acne,artrite,bronquite,febre,feridas,insônia,tosse e tuberculose.Abraço.
Se não me engano além do pinus o eucalipto é uma praga tbm, correto?

Ja vi o bear grylls fazendo chá com algo parecido com pinus, ele chamava de chá de "spruci" algo do tipo...

Abraço
Dica, não é legal quando a resina cola na mão ou nas roupas... hahaha
É muito bom tratar sobre o uso medicinjal do pinus, pois o conhecimento popular fala que pinus é venenoso, pois não é nativa e onde a folha cai mata tudo no solo.O que é mentira. Se não conhece,diz que não conhece e pronto.
Ja ouvi falar de gente que masca a resina de pínus no lugar de chiclete.
Eu jamais tive coragem de provar, mesmo por que só ouvi falar, nunca conheci ninguem que fizesse isso, se alguem do site souber algo verdadeiro sobre a resina ser mascada, informa pra gente ai.
Esta do chá pra mim e nova , eu achava que isto era praga pois todo lugar que se va tem pinus !!
Vou experimentar pra ver o que da , mais que dar uma bela dor de barriga nao vai acontecer hehehehe
Valeu !
(05/09/2012 20:53)sikorski Escreveu: [ -> ]Ja ouvi falar de gente que masca a resina de pínus no lugar de chiclete.
Eu jamais tive coragem de provar, mesmo por que só ouvi falar, nunca conheci ninguem que fizesse isso, se alguem do site souber algo verdadeiro sobre a resina ser mascada, informa pra gente ai.
Sim também já ouvi falar de mascar a resina de pínus. E conheci gente que mascou a resina de pínus e não teve nada. Eu assisto ''A prova de tudo'' ,e a única parte realista são as técnicas que o bear explica e, lá ele tambem disse que se masca esta resina, mas é mais útil para fogo. Tanto que nunca vou para o mato sem resina de qualquer pinheiro, que funcina como borracha para fogo em dias úmidos.
(03/09/2012 00:08)rafael trentin Escreveu: [ -> ]Se não me engano além do pinus o eucalipto é uma praga tbm, correto?

Ja vi o bear grylls fazendo chá com algo parecido com pinus, ele chamava de chá de "spruci" algo do tipo...

Abraço

Tá difícil responder e acompanhar o fórum todo dia hehe, spruce em inglês é pinheiro então provavelmente foi um pinus que ele usou ou outra especie parecida.
(07/09/2012 18:17)escoteiros de TUPÃ-CI Escreveu: [ -> ]
(05/09/2012 20:53)sikorski Escreveu: [ -> ]Ja ouvi falar de gente que masca a resina de pínus no lugar de chiclete.
Sim também já ouvi falar de mascar a resina de pínus. E conheci gente que mascou a resina de pínus e não teve nada. Eu assisto ''A prova de tudo'' ,e a única parte realista são as técnicas que o bear explica e, lá ele tambem disse que se masca esta resina, mas é mais útil para fogo. Tanto que nunca vou para o mato sem resina de qualquer pinheiro, que funcina como borracha para fogo em dias úmidos.

É isso mesmo, usavam resina vegetal como base para o chiclete antes do petróleo.
Otima dica agora sou do rio e por aqui a "praga" é a jaca que nao é uma espécie nativa da mata atlantica e se repoduz muito mais rápido do que as espécies nativa.
Não concordo com o amigo que diz matar as arvores que encontra! Acho q nossas matas já são muito agredidas por nossos semelhantes, então mesmo ela sufocando outras espécies, seria mais lógico você limpar o local, se possível, e plantar uma muda saudável de outra espécie, para tentar fazer uma renovação da mata e não ajudar no desmatamento. O que causa esse "sufocamento" de outras espécies são as folhas e não a árvore em si.
Antes uma árvore em pé do que todas caidas!
Segue um trecho retirado da Wikipédia sobre o uso dos pinheiro e em momento algum se fala na existência de toxinas nocivas ao homem.
"O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões de clima temperado e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. Isso porque o pinheiro é uma madeira leve, que possui um rápido crescimento. Além disso ele também pode ser plantado com uma grande densidade populacional e a queda de suas folhas (acículas) produz um efeito alelópatico em plantas de outras espécies ou seja as folhas inibem o crescimento de outras plantas (denominadas de plantas daninhas nas florestas plantadas), o que provoca uma redução na competição por água, luz e nutrientes nas florestas de pinheiros. Um exemplo típico é o da Pinheiro radiata (Pinus radiata D. Don).
A resina de algumas espécies é importante fonte de breu do qual se extrai terebintina e outros óleos essenciais. Algumas espécies têm sementes comestíveis que se podem cozinhar ou assar. Algumas espécies são usadas como árvores de natal e suas pinhas e ramos são largamente usados em decorações natalícias. Muitos pinheiros são também usados como plantas ornamentais em parques e jardins. Uma grande quantidade de espécies anãs é cultivada para plantio em jardins residenciais. Também existe uma longa tradição oriental, especialmente na China e no Japão, e bem difundida entre as culturas ocidentais modernas, do cultivo de miniaturas artísticas das mais diversas espécies de pinheiros, os bonsai, um termo emprestado do idioma japonês.
Os pinhais plantados sempre sofrem acentuado risco de incêndio por causa da camada de acículas secas que se acumulam no solo e porque a árvore possui grande quantidade de resina a ponto de seu material ser explosivo em determinadas condições."

Obs: Essa é minha opnião, caso outras pessoas não a compartilhem, ok! Estamos aqui para debater e aprender diferentes pontos de vista e técnicas!

Um grande abraço.
Bom dia Guilherme,
a última foto do seu post, a Resina do Pinus, mostra a resina como pedras ... você saberia me dizer se consegue-se comprar estas pedrinhas de resina? Caso afirmativo, onde , em que tipo de lojas se compra isso?
Abraço e grato pelas excelentes dicas!
Fala galera, quero fazer uma correção, foi falado no início que o pinus produz fruto, que é o
pinhão, porém o pinhão é produzido somente pelas araucarias, outra espécie de pinheiro que esse
sim é típico do sul do Brasil, o pinus é usado para reflorestamento, assim como eucalípto, e realmente
deve-se tomar cuidado com o chá das flolhas, inclusive existe pinus modificado a genética da planta
para crescer mais rápido para adiantar o corte. O pinus não produz o pinhão como a araucaria.
Páginas: 1 2
URL de Referência