Bushcraft Brasil - Bushcraft, Sobrevivência e Aventura !

Versão Completa: Embarcações para bushcraft
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Olá amigos,

Resolvi fazer este post pois tenho visto que há um grande interesse de amigos aqui no fórum na aquisição de embarcações para prática de bushcraft. Pois muitas vezes queremos explorar lugares mais distantes onde por meio de uma embarcação isso é possível ou mesmo praticar a atividade de pesca.

Para tanto, irei abordar aqui alguns modelos que considero servir para nossos interesses. Além de ter bushcrafters internacionais também como parâmetro que se utilizam destes para a prática.

Basicamente selecionei os modelos voltado para pesca por suas características peculiares que acredito atender as nossas necessidades.
Classifiquei aqui apenas os modelos rotomoldados.

Existem basicamente dois modelos principais de caiaque de pesca.

os modelos seat in ou também chamados de sit in:

[Imagem: ne4x1.jpg]

[Imagem: 14l4wnp.jpg]

A vantagem desse modelo é que você fica bem mais confortável em relação a água você fica mais distante do nível da água e por consequência não fica tão em contato com ela. Seus equipamentos e você ficam dentro do caiaque mais protegidos. Possuem uma flutuabilidade maior. O que lhe permite uma boa quantidade de carga. É possível até usar saia em alguns modelos de maneira que você pode veda completamente a entrada de água dentro do cockpit principamente em caso de chuva.

Uma desvantagem desse modelo é que ele é mais difícil de entrar no cockpit ,requer um pouco de equilíbrio e força. Também possui um grau de dificuldade maior quando se trata de entrar no cockpit caso ele vire ou você queira tomar um banho no meio do rio.

e existem também os modelos seat on top:

[Imagem: 8wa7o6.jpg]

[Imagem: 20jlp4o.jpg]

[Imagem: 5pe8lk.jpg]

Neste caso, você fica sobre o caiaque e nesse tipo de caiaque você tem mais contato com a água. Você consegue entrar e retornar ao caiaque como muito mais facilidade e caso ele vire é fácil de desvirar e de retirar a água dele. De fácil customização.

Este possui a desvantagem que você e seus equipamentos ficam mais expostos ao tempo. Possui um capacidade de carga boa dependendo do modelo, mas limitada. Porém em alguns casos você pode-se ampliar o compartimento de carga abrindo-o como na imagem abaixo.

[Imagem: 5wds48.jpg]

Um coisa que precisa ser observada e o nível de flutuabilidade do seat on, pois como são mais próximos do nível da água, dependendo da quantidade de carga...vai entrar muita água neles. O que ajuda um pouco neste caso é tampar os drenos, pois assim entra menos água com o peso. Mas ainda assim tem modelos que suportam muito pouco peso.

Obs1.: Uma coisa que precisa ser observada é que todos os caiaques de pesca possuem um arrasto bem maior que os caiaque convencionais o que os deixa bem mais lento. Eu mesmo já remei lado a lado com caiaques convencionais e a diferença é a absurda. O arrasto esta basicamente relacionado ao formato casco e largura do caiaque. Trocando em miúdos, os caiaque de pescas precisam de mais estabilidade para possibilitar o equilíbrio do pescador dentro do caiaque durante as manobras de pesca e consequentemente eles possuem quilha maiores e são mais largos. Existem alguns modelos que tem mais e outros menos arrastos, mas sempre terão.

Obs2.: Estes caiaques são pau pra toda obra, ou seja, servem para rio mar lago, não sei corredeiras, pois até pra isso tem caiaques muitos específicos.

Gostaria de destacar também que em termos de embarcação, na europa e canadá há uma grande utilização canoas canadenses( canadian canoe) para bushcraft em riachos e rios.

[Imagem: 153wqkj.jpg]

[Imagem: 5l5c89.jpg]

Acredito que este modelo se popularizou por dois motivos entre os bushs de lá. O primeiro é por imitar um modelo ancestral e a outra é pela grande capacidade de carga que ela suporta. Como seu casco é liso e praticamente sem quilha, desliza muito facilmente. Os modelos apresentados acima são de fibra o que o torna muito leve. Porém requer uma certa habilidade para rema-lo, pois ele muda de direção facilmente, mas o modelo acima apresentado é uma das mais estáveis.

[Imagem: 20ibbix.jpg]

Vejam a canoa canadense em ação

No mercado brasileiro ainda tem poucas empresas que investem em equipamentos seat in e seat on de qualidade comparado aos internacionais, porém os modelos importados já aparecem em algumas lojas brasileiras.
Muito bom.
Há tempo estou namorando o caiaque safari da Bruden, mas o valor é desanimador, infelizmente.
O caiaque é uma embarcação extremamente versátil, há um custo relativamente alto na aquisição, mas apis isso não há mais gasto, em relação ao barco com motor. Claro que existem limitações em se comparado ao barco, mas sem duvida é muito mais pratico.
Grande abraço.
Legal Waldiney, eu também gosto muito dos caiaques e barquinhos em geral, diversão garantida.
Eu tenho um Hunter Fishing e acho excelente.
[Imagem: DSC01116.jpg]
[Imagem: DSC01102.jpg]
(29/06/2015 15:00)ribeirinho Escreveu: [ -> ]
Olá amigos,

Resolvi fazer este post pois tenho visto que há um grande interesse de amigos aqui no fórum na aquisição de embarcações para prática de bushcraft. Pois muitas vezes queremos explorar lugares mais distantes onde por meio de uma embarcação isso é possível ou mesmo praticar a atividade de pesca.

[align=justify]A vantagem desse modelo é que você fica bem mais confortável em relação a água você fica mais distante do nível da água e por consequência não fica tão em contato com ela. Seus equipamentos e você ficam dentro do caiaque mais protegidos. Possuem uma flutuabilidade maior. O que lhe permite uma boa quantidade de carga. É possível até usar saia em alguns modelos de maneira que você pode veda completamente a entrada de água dentro do cockpit principamente em caso de chuva.

Uma desvantagem desse modelo é que ele é mais difícil de entrar no cockpit ,requer um pouco de equilíbrio e força. Também possui um grau de dificuldade maior quando se trata de entrar no cockpit caso ele vire ou você queira tomar um banho no meio do rio.

e existem também os modelos seat on top:

Neste caso, você fica sobre o caiaque e nesse tipo de caiaque você tem mais contato com a água. Você consegue entrar e retornar ao caiaque como muito mais facilidade e caso ele vire é fácil de desvirar e de retirar a água dele. De fácil customização.

Este possui a desvantagem que você e seus equipamentos ficam mais expostos ao tempo. Possui um capacidade de carga boa dependendo do modelo, mas limitada. Porém em alguns casos você pode-se ampliar o compartimento de carga abrindo-o como na imagem abaixo.

Um coisa que precisa ser observada e o nível de flutuabilidade do seat on, pois como são mais próximos do nível da água, dependendo da quantidade de carga...vai entrar muita água neles. O que ajuda um pouco neste caso é tampar os drenos, pois assim entra menos água com o peso. Mas ainda assim tem modelos que suportam muito pouco peso.

Obs1.: Uma coisa que precisa ser observada é que todos os caiaques de pesca possuem um arrasto bem maior que os caiaque convencionais o que os deixa bem mais lento. Eu mesmo já remei lado a lado com caiaques convencionais e a diferença é a absurda. O arrasto esta basicamente relacionado ao formato casco e largura do caiaque. Trocando em miúdos, os caiaque de pescas precisam de mais estabilidade para possibilitar o equilíbrio do pescador dentro do caiaque durante as manobras de pesca e consequentemente eles possuem quilha maiores e são mais largos. Existem alguns modelos que tem mais e outros menos arrastos, mas sempre terão.

Obs2.: Estes caiaques são pau pra toda obra, ou seja, servem para rio mar lago, não sei corredeiras, pois até pra isso tem caiaques muitos específicos.

Gostaria de destacar também que em termos de embarcação, na europa e canadá há uma grande utilização canoas canadenses( canadian canoe) para bushcraft em riachos e rios.

Acredito que este modelo se popularizou por dois motivos entre os bushs de lá. O primeiro é por imitar um modelo ancestral e a outra é pela grande capacidade de carga que ela suporta. Como seu casco é liso e praticamente sem quilha, desliza muito facilmente. Os modelos apresentados acima são de fibra o que o torna muito leve. Porém requer uma certa habilidade para rema-lo, pois ele muda de direção facilmente, mas o modelo acima apresentado é uma das mais estáveis.

Vejam a canoa canadense em ação

No mercado brasileiro ainda tem poucas empresas que investem em equipamentos seat in e seat on de qualidade comparado aos internacionais, porém os modelos importados já aparecem em algumas lojas brasileiras.
Bah, meu sonho é ter um caiaque, mas os preços são bem salgados, rsrsrs.....
Mas são muito práticos, pelo que lembro, o Cristian usa um em pescarias, são bem práticos e leves, muito bom mesmo, uma boa opção.
(29/06/2015 18:48)Red Escreveu: [ -> ]Legal Waldiney, eu também gosto muito dos caiaques e barquinhos em geral, diversão garantida.
Muito show esse teu caiaque Red!!!
Um dia ainda quero comprar um, mas os preços são meio "salgados", rsrsrs....
Navegar e pescar é o que mais gosto de fazer ! SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Eu não tenho experiência com canoas e caiaques. Atualmente uso em minha pescarias um caíco de madeira que é grande e pesado mas muito estável e confortável esse fica sempre no rio, pois transportar sem reboque não tem como.
No momento tenho apenas essa imagem, assim que possível posto algumas com o tamanho total .

[Imagem: rc7ths.jpg]
Uma embarcação muito versátil que eu uso é esse caíco de fibra que mostro no vídeo .
Pesa 40 kg, mede 4 m, borda de 40 cm, e 1 m de largura.
Pode ser transportado no rack.
Boa capacidade de carga, acomoda dois pescadores, porem exige cuidados quanto aos movimentos e corredeiras.

(29/06/2015 15:33)Allan Hartwig Escreveu: [ -> ]Muito bom.
Há tempo estou namorando o caiaque safari da Bruden, mas o valor é desanimador, infelizmente.
O caiaque é uma embarcação extremamente versátil, há um custo relativamente alto na aquisição, mas apis isso não há mais gasto, em relação ao barco com motor. Claro que existem limitações em se comparado ao barco, mas sem duvida é muito mais pratico.
Grande abraço.

Eu não tenho um poder aquisitivo dos melhores, mas eu fiz um cofrinho e estipulei uma valor que iria colocar todo mês e acabei comprando o meu. Valeu muito a pena!!
A canadense é show,minha embarcação é um barco de aluminio,tem 5 metros e é boa pra remar,ela fica na margem do rio trancada é só puxar pra agua e pronto,até queria um caiaque pela praticidade,mais por enquanto ficarei somente com a canoa.o CR se não me engano estava adquirindo uma canadense acho que de fibra.valeu irmão.
(29/06/2015 18:48)Red Escreveu: [ -> ]Legal Waldiney, eu também gosto muito dos caiaques e barquinhos em geral, diversão garantida.

O meu é esse barracuda da lontras caiaque da foto abaixo, muito versátil. Agora eles tem um modelo mais moderno. É um caiaque muito resistente e que não sede muito com o peso, já coloquei mais de 160kg nele e aguentou tranquilo.

[Imagem: m9a6v8.jpg]

[Imagem: 29e0zl3.jpg]

Pau pra toda obra!
(29/06/2015 18:53)Norton Escreveu: [ -> ]Bah, meu sonho é ter um caiaque, mas os preços são bem salgados, rsrsrs.....
Mas são muito práticos, pelo que lembro, o Cristian usa um em pescarias, são bem práticos e leves, muito bom mesmo, uma boa opção.

Ia te render ainda muito mais aventuras e novos lugares pra conhecer, fora que esse troço vicia. Sorrisão
(29/06/2015 20:28)gear queiroz Escreveu: [ -> ]A canadense é show,minha embarcação é um barco de aluminio,tem 5 metros e é boa pra remar,ela fica na margem do rio trancada é só puxar pra agua e pronto,até queria um caiaque pela praticidade,mais por enquanto ficarei somente com a canoa.o CR se não me engano estava adquirindo uma canadense acho que de fibra.valeu irmão.

Realmente gear, A canadense é muito show, tenho pensando em adquirir uma pra levar tova a família aqui ou mais bagagens e passar mais tempo em campo, porém me desanimei quando vi o preço recentemente. Quase 4 dilmas.

Já tem duas empresas brasileiras produzindo esse modelo espero que com o tempo elas baixem. Por hora vou juntando no meu porquinho de novo.
(29/06/2015 20:11)Colognese Escreveu: [ -> ]Uma embarcação muito versátil que eu uso é esse caíco de fibra que mostro no vídeo .
Boa capacidade de carga, acomoda dois pescadores, porem exige cuidados quanto aos movimentos e corredeiras.

Muito legal sua embarcação Colognese, ela tem o estilo de uma bateira. Um barco relativamente grande com um peso bastante reduzido, gostei bastante das bordas altas. Parabéns, muito funcional.
Abraço.
(29/06/2015 20:11)Colognese Escreveu: [ -> ]Uma embarcação muito versátil que eu uso é esse caíco de fibra que mostro no vídeo .

O de madeira não deu pra ver direito, mas esse de fibra dá pra levar toda traia com certeza! show.
O meu modelo era o mais barato em termos de custo benefício na época. Custou cerca R$ 1600. Enquanto os outros beiravam os 3 Dilmas. Outra coisa que pode ter contado no preço é que não comprei em loja, comprei direto no site do fabricante e mesmo com o frete ainda saiu mais barato que as outras marcas. O sites deles é esse aqui
Legal o tópico.

Eu não curto muito navegar assim, apenas aprecio.
Estar em algo que não me dá segurança em baixo do pés me incomoda bastante. ConfusoLinguaLingua

Gosto mesmo e de ver os vídeos dos amigos e as aventuras feitas em cima desses caiaques.

Mas essa canoa canadense até eu que não curto passeios assim gostaria de ter uma. PiscadaLingua

Abraço.
Um caiaque que gostaria de experimentar é o Caiman 100, a poucos dias inaugurou uma nova loja de equipamentos de pesca e navegação próximo a minha casa e parece que sera possível fazer um teste com ele, vou me inscrever !
O Olavo Cruz tem um e falou muito bem do mesmo, só não lembro qual o tópico.

[Imagem: 2v2jltw.jpg]
(02/07/2015 19:19)Colognese Escreveu: [ -> ]Um caiaque que gostaria de experimentar é o Caiman 100, a poucos dias inaugurou uma nova loja de equipamentos de pesca e navegação próximo a minha casa e parece que sera possível fazer um teste com ele, vou me inscrever !

Se não me falha a memória. A eko é uma empresa brasileira e ela tem se esforçado para melhorar o desenho dos caiaques seat on top e por conta disso vem ganhando mercado e fabricando excelentes caiaques como este ai. Se assemelha aos modelos americanos de caiaque.
este é meu sonho de consumo.....

(02/07/2015 19:19)Colognese Escreveu: [ -> ]Um caiaque que gostaria de experimentar é o Caiman 100, a poucos dias inaugurou uma nova loja de equipamentos de pesca e navegação próximo a minha casa e parece que sera possível fazer um teste com ele, vou me inscrever !

[Imagem: 2v2jltw.jpg]
show este seu caico @Colognese tem mais fotos dele ?

abs

(29/06/2015 19:45)Colognese Escreveu: [ -> ]Navegar e pescar é o que mais gosto de fazer ! SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Eu não tenho experiência com canoas e caiaques. Atualmente uso em minha pescarias um caíco de madeira que é grande e pesado mas muito estável e confortável esse fica sempre no rio, pois transportar sem reboque não tem como.
No momento tenho apenas essa imagem, assim que possível posto algumas com o tamanho total .

Assim que for para a casa no Rio das Antas eu faço algumas imagens e posto aqui.
Abraço.

(03/07/2015 17:38)andertribo Escreveu: [ -> ]show este seu caico @[Colognese] tem mais fotos dele ?

abs

(29/06/2015 19:45)Colognese Escreveu: [ -> ]Navegar e pescar é o que mais gosto de fazer ! SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão

(03/07/2015 15:00)ribeirinho Escreveu: [ -> ]

Se não me falha a memória. A eko é uma empresa brasileira e ela tem se esforçado para melhorar o desenho dos caiaques seat on top e por conta disso vem ganhando mercado e fabricando excelentes caiaques como este ai. Se assemelha aos modelos americanos de caiaque.

Se tudo der certo, amanha farei uma visita na loja de materiais de pesca e vou ver o Caiman 100 de perto, se for permitido faço umas imagens.
Abraço.
Achei esse vídeo interessante e demonstra bem como bushcrafters de lá fazem uso das canoas canadenses. Vejam a capacidade de carga bem como o deslocamento fácil na água. Quando vejo estas canoas penso logo nas possibilidades aqui na minha região!

Show o vídeo, mas para navegar em águas rápidas precisa de muita habilidade e experiência, caso contrário é banho na certa ! SorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisãoSorrisão
Abraço.
Muito bom o tópico, sou fã dos caiaques, tivemos Foca Caiaker duplo, mas acabei me desfazendo pois o Caique era grande e difícil de manobrar em corredeiras, quero comprar um solar, que é menor e mais manobrável, um detalhe importante é que quando se ganha estabilidade se perde manobrabilidade, em rios mais rápidos tem que ser cuidadoso com isso.
Nós do GES estamos namorando um bom caiaque também. Assim que conseguirmos as dilmares (R$ na moeda atual hahaha) iremos adquirir!
Será de enorme valia para nosso grupo, e é assunto pautado em todos acampamentos.
Faz falta.
Seria interessante colocar as imagens das embarcações pretendidas. Assim fica mais fácil pro pessoal aqui ver os modelos Alegre
Estes são fabricantes que encontrei em uma pesquisa recente.

http://www.fibrascaron.com.br/produto/ca...-canadense

http://www.canoaecia.com.br/produtos.htm
Tem um tempo que cogito comprar um caiaque pequeno SOT, pra deslocamentos nas represas, principalmente pra lazer, pesca e acampamentos.
Avaliando as características mais comuns nos caiaques disponíveis por aí no Brasil, eu cheguei no modelo
Patagônia da Fun Board: http://www.funboard.com.br/patagonia.htm, que é uma versão nacional do gringo Frenzy, da Ocean Kayak, acho que esse está bom pra mim:
[Imagem: f58f9f7b72e29268a34bc28493e5e8c7.png]
Tamanho: 272x72cm, peso 21Kg
Capacidade de carga: 140-148Kg
Tem perfil e quilha hidrodinâmicos (balanço estável, mantêm o rumo na remada e gera pouco arrasto) e a borda alta ajuda a não molhar muito.
Preço: um dos mais baratos (talvez o mais barato) que se acha em Pindorama.

Desvantagem é que pelo tamanho compacto o bagageiro é pequeno e vem sem compartimento estanque de fábrica (mas pode ser instalada uma tampa) também é mais estreito que a maioria dos caiaques SOT maiores e mais abertos que se vê por ai.
Essa questão da capacidade de carga acho que em situações excepcionais pode ser resolvida adicionando um estabilizador lateral, como naquelas canoas duplas polinésias, tipo catamarã.

Vi um tópico em que um cara narra sua aventura de cinco dias, navegando e acampando nos 200 Km entre Salvador-Itacaré BA nesse bichinho:
SALVADOR - ITACARÉ 200 KM EM CINCO DIAS
Para represas e águas calmas, eu compraria caiaques duplos, pois se perde muito pouco em força de remada, e a carga fica pra mais de 70 kg, ai da pra levar muito equipamento, os individuais tem carga máxima de 120 kg geralmente, como normalmente o remador pesa mais de 90, hehe, ai fica muito limitado
Retomando tópico Piscada
URL de Referência